10 dicas de como melhorar a sua performance no trabalho

14 de dezembro de 2022

Trabalhar de forma eficiente, com mais inteligência, pode melhorar a sua performance no trabalho e, de uma maneira ou de outra, esse é o pensamento que deve perdurar para progredir na vida profissional. 

Afinal, quem não quer ser melhor no campo de atuação profissional? Por isso, muitos buscam fazer a diferença entre os funcionários e no cargo de gestão para alcançar resultados satisfatórios e únicos.

No entanto, é preciso entender determinados pontos para que a melhora da performance no trabalho, mesmo que pessoal, tenha um sentido prático e ocorra de forma contínua, organizada e estratégica.

Publicidade:

Sendo assim, a seguir estão 10 ações que você pode seguir, tendo como meta melhorar sua performance no trabalho, alcançando um status de exemplo a ser seguido, seja como funcionário ou gestor.

  1. Priorize e planeje o dia

Um planejamento com falhas pode ter todo um projeto fadado ao fracasso. 

Se você trabalha em um projeto e precisa fazer um túnel de congelamento, você precisa ter um objetivo em mente e, para isso, o planejamento organizacional é um caminho a seguir. 

Aqui, 4 pontos podem ser definidos, sendo eles:

  • Criação de cronograma diário;
  • Determinação de projetos e tarefas urgentes;
  • Cuidado com adiamentos;
  • Pontualidade nas tarefas.

Esses pontos imediatos criam mais valor e benefícios para os negócios, permitindo selecionar o que pode ser feito de forma prática, o que depende de demandas de terceiros, ou que podem ser delegadas sem qualquer prejuízo ao resultado final. 

  1. Identifique quais são suas principais responsabilidades

Você apresenta melhores resultados e performance no trabalho quando está focado em resultados que refletem nos objetivos definidos, em vez de apenas se manter ocupado com tarefas que não chegam a ponto algum. 

Por vezes, uma descrição do trabalho em uma empresa de solda não é o suficiente, mas o porquê ele precisa ser feito é realmente importante para compreender a necessidade de que seja realizado. 

Publicidade:

Dessa forma, é preciso saber porque as tarefas que você realiza são prioridade dentro de um projeto maior, e como elas contribuem para o quadro geral. 

Ao definir metas, é importante compreender, de forma clara, qual é o resultado final e suas responsabilidades quanto a todo o processo. 

  1. Estabeleça metas provisórias e ganhe recompensas

O caminho para chegar a um ponto satisfatório na carreira profissional pode ser longo e, mesmo que o objetivo esteja distante, nada impede que faça o que se deseja, da melhor forma possível. 

Assim, vale definir metas claras para o sucesso temporário, com recompensas próprias, como uma pausa entre projetos dedicados a empresas de equipamentos médicos hospitalares, ou mesmo um final de semana longe de qualquer preocupação com o trabalho.

Um projeto dividido em etapas, com métricas e marcos individuais de sucesso mantém a sua moral em alta, assim como os níveis de energia. 

  1. Evite distrações e priorize tarefas

Para otimizar sua performance no trabalho, acompanhe sua agenda tendo como prioridade as tarefas mais importantes para alcançar os objetivos. 

Outro passo primordial é manter as equipes sob sua responsabilidade, se for o caso, focadas em cumprir as metas semanais ou mensais. 

Em muitos casos, vale estabelecer regras para evitar distrações, como desligar o celular pessoal ou bloquear as redes sociais nos computadores da empresa.

Publicidade:

A gestão de uma empresa que trabalha com foco nas atividades profissionais atinge os objetivos com funcionários motivados, e você pode ser o exemplo a ser seguido e melhorar a performance no trabalho. 

  1. Identifique problemas e corrija o quanto antes

Você precisa ficar atento e identificar o que pode atrasar sua força de trabalho, e assim corrigir o quanto antes para encontrar maneiras de melhorar a dinâmica profissional.

Para isso, determine as estruturas das empresas de contabilidade em Campinas em que atua, assim como as políticas e os procedimentos alinhados com a sua estratégia de competitividade individual. 

De alguma maneira, os obstáculos de curto e longo prazo surgem, e isso deve ser eliminado na raiz, bem como os planejamentos precisam considerar potenciais imprevistos.

Uma maneira de evitar obstáculos é abrir mão de prazos irreais e de alta pressão, reduzindo o desenvolvimento das atividades sob estresse – o que poderia impactar os resultados.

  1. Avalie os pontos fortes e fracos

Você conhece seus próprios pontos fortes e fracos como profissional?

Tenha como prioridade identificar o tipo de trabalho que você faz com afinco, aquele que você gosta de fazer e como pode melhorar em áreas defasadas.

Com uma lista de pontos fortes e fracos, você consegue pensar em como melhorar a performance no trabalho como engenheiro avaliador de imóveis e se tornar cada vez mais produtivo, bem como saberá quais atividades faz mais sentido se desenvolver/apostar.

Publicidade:

Em determinados casos, pode ser que a ajuda de terceiros, ou mesmo a delegação a membros da equipe, ajudem a reduzir seus pontos fracos e fortalecer os pontos fortes. 

  1. Mantenha sua área de trabalho organizada

Não é apenas seu cronograma que precisa ser organizado, mas também seu espaço de trabalho. Dessa forma, você pode evitar situações como:

  • Atrasar para uma reunião;
  • Esquecer de imprimir documentos;
  • Solicitar acesso ao TI (Tecnologia da Informação);
  • Vincular processos de trabalho entre setores.

A organização espacial é preponderante para ter uma melhor performance no trabalho, pois você pode focar nas atividades produtivas e “ignorar” distrações, reduzindo o impacto de procurar por objetos, por exemplo.

A desordem visual de uma mesa de trabalho aumenta os níveis de ansiedade e estresse, o que pode desencadear uma resposta, mesmo que interna, de fuga ou luta. 

Além disso, as tomadas de decisão em um projeto de instalação de gerador residencial podem ser melhores se você descartar papéis que podem ser triturados e reciclados. 

Outra dica é remover o que não é essencial e disponibilizar as ferramentas diárias ao alcance.

Caso o trabalho seja com tecnologia e arquivos digitais, coordene as pastas do computador e tenha unidades compartilhadas. 

A nomeação de arquivos ajuda a encontrar qualquer documento com uma pesquisa simples, com alguns cliques e palavras-chave no próprio computador. 

Para o trabalho em equipe, empregue um sistema que permita o seu acesso, assim como dos funcionários, de forma fácil e rápida. 

  1. Tome iniciativas e seja proativo

As iniciativas são bem-vistas por gestores, e a proatividade está relacionada a ser responsável pelos resultados que refletem na performance no trabalho.

Ao tomar uma iniciativa, você pode apresentar ideias que beneficiam a equipe, e contribui para que tudo aconteça de forma eficiente. 

Se algo foge do controle ou dá errado, basta descobrir o erro e apresentar uma solução viável. 

De qualquer maneira, ter iniciativa e proatividade ajuda a reduzir o estresse no ambiente de trabalho e destaca como uma pessoa que está preparada para novos desafios.

Quando todos são responsáveis pelo trabalho, os próprios erros e os resultados obtidos, a microgestão dos líderes é reduzida – o que faz com que a produtividade aumente, para todos os envolvidos. 

  1. Esteja disposto a resistir ao status quo

Ter a mente evoluída, e de forma contínua, é crucial para a melhoria da performance no trabalho e na realização das tarefas. 

Empresas modernas que instalam manta absorvente de óleo, por exemplo, podem aderir a um processo de coletividade em que é preciso enfrentar cenários antiquados, que não se encaixam no status quo quanto à cultura organizacional implementada anteriormente – otimizando os resultados obtidos. 

Dessa forma, para alcançar uma performance mais produtiva no trabalho, é preciso se mostrar disposto(a) a desafiar determinadas práticas ultrapassadas, com embasamento, oferecendo alternativas que melhoram a disposição e oferecem o melhor para as atividades realizadas.

  1. Busque equilíbrio entre profissional e pessoal

Muitas pessoas dedicam mais tempo ao trabalho e menos ao lado pessoal que, em outros tempos, era visto como vestir a camisa da empresa.

Nesses novos tempos, com as facilidades que a tecnologia e a internet oferecem, é possível manter um equilíbrio entre o lado profissional e pessoal, sem descuidar de um ou de outro, o que traz mais qualidade de vida e, consequentemente, mais qualidade à performance.

Na verdade, cada pessoa precisa encontrar esse equilíbrio, e deve observar como anda a performance no trabalho para que possa se dedicar a projetos diversos, ante o cuidado com o lado pessoal, e até mesmo a saúde mental e corporal.

De alguma forma, o trabalho deve ficar no espaço exclusivo para isso, e finais de semana (ou datas acertadas) devem ser livres para fazer atividades corriqueiras, como ver familiares e amigos, fazer as tarefas domésticas e realizar as compras para casa.

Esse é um ponto de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e ter um limite para que você não fique cansado, estressado e, quem sabe, até mesmo esgotado mentalmente. 

A longo prazo, encontrar esse equilíbrio ajuda até mesmo a melhorar a sua performance no serviço de cuidadora de idosos, se for o caso.

Vale ressaltar que, em algum momento, pode haver um prazo de um projeto que demanda mais dedicação, ou uma situação familiar que precisa da sua presença.

Essas são situações pontuais que precisam ser encaradas e que podem ser recompensadas de alguma maneira, tanto em um cenário profissional quanto pessoal.

Conclusão

Essas 10 dicas podem melhorar sua performance no trabalho, assim como fazer a diferença nas experiências pessoais. 

De fato, isso envolve definir metas pessoais e profissionais, e tudo dependerá de você para alcançar de maneira efetiva. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap