5 dicas de como impulsionar o seu e-commerce

16 de dezembro de 2022

O número de compradores online cresce exponencialmente, principalmente com o advento da pandemia da COVID-19 e, por esse e outros motivos, impulsionar o seu e-commerce se torna uma tarefa necessária para alcançar uma parcela considerável de consumidores. 

São muitas pessoas comprando online, e o mercado tende a crescer ainda mais com o passar dos anos. 

Como resultado, todos os modelos de negócios encontram um mercado consumidor cada vez mais competitivo, exigindo que empreendedores empreguem estratégias de marketing digital para impulsionar o e-commerce e aproveitar a mudança nos hábitos de consumo em geral.

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A seguir estão 5 dicas de como impulsionar o seu e-commerce de maneira eficiente.

  1. Conheça seu público-alvo

Você conhece os produtos e serviços que tem a oferecer ao mercado consumidor, como aula de hidroginástica, mas será que há um público-alvo definido para o seu e-commerce?

Neste caso, há 2 tipos de análise que podem ser implementadas para impulsionar o seu e-commerce, sendo a análise de tráfego e a análise de comportamento do usuário. 

O primeiro, de tráfego, mostra o ponto de origem do seu público e como eles chegam até você.

Essa análise ajuda a decidir quais estratégias de marketing digital podem ser empregadas para obter mais visitantes no site.

A internet oferece várias ferramentas de análise que ajudam a entender dados sólidos, entre os quais destaca-se informações pertinente como:

  • Faixa etária;
  • Interesses de consumo;
  • Localização;
  • Sexo.

Com essas informações em mãos, é possível criar uma persona de comprador, o que ajuda a desenvolver melhor as estratégias de marketing digital. 

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O segundo tipo de análise, o comportamental, mostra o que os usuários realmente fazem no seu site e-commerce. 

Nesse caso, há ferramentas digitais que permitem observar onde os usuários clicam enquanto navegam pelo seu site após pesquisarem sobre empresas de energia solar na bahia, por exemplo, identificando os percursos para otimizá-los.

Essas informações ajudam a posicionar melhor os elementos, como de CTA (Call To Action), para aumentar a interação, e resultar em melhores taxas de conversão.

  1. Personalize a experiência

A sociedade está vivendo em um mundo em que o e-commerce é uma realidade, com tecnologia de ponta que permite fazer compras os mais variados produtos e serviços.

Sendo assim, você precisa ter atenção às dicas para identificar aquelas que podem servir para o seu modelo de negócio e para o marketing digital. 

O objetivo é mostrar ao mercado consumidor que sua oficina de conserto de nobreak é especial, atende aos desejos de compras de forma prática e atende às dores. Por isso, esses usuários sentem que podem se juntar ao seleto grupo de clientes. 

Para isso, a marca precisa ser personalizada para esse público que estima exclusividade. 

O e-commerce se torna cada vez mais pessoal, visto as novas demandas do público e conforme os lojistas disputam a atenção dos compradores.

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Como consumidores digitais, o que esperam é um tratamento próximo, isto é, mais pessoal e sempre estão atentos ao que o e-commerce oferece a eles.

Para impulsionar o seu e-commerce, é possível utilizar os dados pessoais que você tem à disposição, levando em consideração que os clientes podem ser abordados de diferentes formas durante a navegação no site. 

Cabe a você como empresas de planejamento fiscal disponibilizar produtos atrativos, e que estejam relacionados aos desejos de consumo.

Isso pode ser oferecido em forma de cupons, assim como uma proposta de up sell ou cross sell durante a abordagem. 

A partir da finalização da compra, você pode recorrer ao inbound marketing, mantendo contato conforme os dados disponíveis, solicitar feedback e disponibilizar descontos em datas especiais, como aniversário e festividades. 

No caso de up sell e cross sell, seu e-commerce pode disponibilizar novos produtos ou serviços, e assim é possível manter o engajamento durante todo o ano. 

  1. Integração de plataformas sociais para vendas

As redes sociais devem integrar um planejamento de marketing digital. 

Conforme os usuários se tornam seguidores, o objetivo passa a ser transformá-los em clientes pagantes por um pratica equipamentos residencial ou comercial.

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A criação de contas em plataformas diferentes de redes sociais permite manter uma presença constante no ambiente online. 

Esse é um dos segredos para garantir um engajamento orgânico, além de proporcionar conversões de leads para clientes fiéis. 

As plataformas possuem características únicas e, por isso, vale incluir determinadas estratégias para impulsionar o seu e-commerce.

  1. Instagram 

Essa plataforma social permite uma postagem integrada com seu site, o que reflete em impulsionar o seu e-commerce conforme o número de usuários acessa seu perfil.

Os clientes podem clicar em uma imagem postada e, instantaneamente, encontrar no seu e-commerce para finalizar a compra. 

  1. Facebook 

A maior rede social existente possui, aproximadamente, 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo, com uma conta no Facebook. Com isso, se mostra como uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital existentes.

Além disso, a plataforma do Facebook oferece ferramentas que permitem segmentar os usuários que procuram documentos para abrir cnpj a partir de dados demográficos e a localização, bem como criar comunidades para interagir de forma mais direta. 

Isso permite um melhor ROI (Return Over Investiment), ou retorno de investimento sobre o investimento em marketing digital. 

  1. YouTube 

Com um número aproximado de 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo, o Youtube pode aproveitar essa plataforma de maneira gratuita.

Quando bem feito, os vídeos do Youtube podem contar com conteúdo valioso, explicativo, análise de produtos, promoções cruzadas e anúncios do que está por vir. 

No ranqueamento de sites mais visitados, está em 3º lugar, tornando-se um espaço apropriado para construir e expandir uma marca, além de gerar leads.

  1. Pinterest 

Essa plataforma possui muitos seguidores, e serve para que empresas mostrem as imagens dos produtos, com possibilidade de link para impulsionar o seu e-commerce.

O Pinterest funciona para obter mais tráfego e vendas porque os usuários gostam do pin, e economizam tempo ao planejar as compras online.

Sendo assim, seja para essa, entre outras redes sociais, você deve se certificar de que as páginas reflitam a sua marca, o seu tom de voz, com uma identidade única e que abordem o público-alvo correto. 

Esse é um setor do marketing digital que demanda criatividade, bom senso e pensamento crítico, apesar das características de diversão e entretenimento. 

  1. Otimize as campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma tradicional da publicidade online, estando presente desde os primeiros momentos em que a internet ficou disponível para a sociedade civil. 

Essa ferramenta digital é fundamental para acompanhar o funil de vendas, com otimizações que devem ser empregadas na divulgação de uma marca e que ajudam em conversões e vendas, sendo elas:

  • E-mail de boas-vindas;
  • Envio de cupons e descontos;
  • Compilado de dicas e informações relevantes;
  • Lembretes da lista de desejos;
  • Solicitação de feedback.

Na verdade, existem muitas maneiras de aproveitar o e-mail marketing para impulsionar o seu e-commerce de consultoria em tecnologia da informação, pois sua responsabilidade é garantir a inovação e encontrar novas maneiras de romper a desordem e gerar resultados de marketing digital.

Isso pode partir do aumento de valores médios de pedidos, e das vendas em geral, através da aplicação de e-mails programados que encantam os usuários e engajam no momento certo.

O truque é que, na hora de buscar dicas de e-mail, rede social e marketing digital para e-commerce, evite focar apenas nas tendências e fique alinhado com as melhores práticas que ajudam a impulsionar o seu e-commerce, conforme suas necessidades e público.

Bom produto, bom conteúdo, bons preços e experiência do usuário satisfatória no cenário do marketing digital pode levar ao caminho do sucesso, mas é preciso sempre trabalhar para isso acontecer de forma contundente.

  1. Realize auditorias de SEO

Com todas as dicas acima implementadas, a auditoria sobre a prática de SEO (Search Engine Optimization) ajuda a verificar se sua presença online está de acordo com as vendas e o lucro.

A auditoria de SEO, partindo de uma equipe competente, consegue identificar o posicionamento da marca, além do ranqueamento nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, as páginas de resultado do motor de busca. 

Dessa forma, é possível esclarecer as prioridades de SEO quanto ao marketing de conteúdo, que pode ser inserido no e-mail marketing sobre triturador de gelo industrial, nas postagens das redes sociais e nos textos e artigos de blogs do seu e-commerce. 

Tenha a certeza de que essas auditorias sejam desenvolvidas regularmente, e assim é possível aprimorar os recursos e a relevância do seu site, além de impulsionar o seu e-commerce e alcançar o maior número de pessoas. 

Conclusão

Definitivamente, impulsionar o seu e-commerce é parte essencial e estratégica para garantir os negócios a longo prazo. 

As dicas apresentadas podem ser aplicadas de forma conjunta ou separada, desde que haja um planejamento de marketing digital que esteja integrado ao plano de negócios geral. 

Por fim, e mais importante, é preciso mensurar a eficácia de cada abordagem empregada, e assim você sabe o que está funcionando e o que precisa de ajustes. 

Invista constantemente nas estratégias que trazem resultados satisfatórios, e aproveite para impulsionar o seu e-commerce e garantir um crescimento saudável nos negócios. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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