O relacionamento com o cliente é uma parte de extrema importância para qualquer empresa que deseja aumentar a satisfação e boa avaliação de sua marca perante os clientes dentro do mercado.
Há quem ainda não se considera adepto ao relacionamento com o cliente justamente pelo grande tabu em torno desta área e que faz muitos pensarem que se trata de uma área focada apenas no atendimento ao cliente.
Mas antes de qualquer coisa, precisamos desmistificar isso e te fazer entender de uma vez por todas que atendimento aos clientes e relacionamento com o cliente são coisas completamente diferentes.
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Vamos imaginar que uma empresa de restauração de fachadas converse com um cliente sobre o preço do serviço e os dias disponíveis que a equipe possui para realizá-lo. Você acha que esse diálogo se encaixaria em um atendimento ou relacionamento?
Acertou com quem disse atendimento! Pois ele serve justamente para tirar uma dúvida rápida do seu cliente e ajudá-lo a resolver algum problema de imediato, ou seja, dificilmente esse cliente irá se lembrar do nome de alguém que apenas o atendeu.
Mas quando falamos de relacionamento, o processo fica ainda mais afunilado e focado na construção de uma intimidade e diálogo com o seu cliente, fazendo com que ele se torne um parceiro da sua marca.
Se uma empresa que vende rampa rebocável entra em contato com um determinado cliente para perguntar o que ele acha do produto, do atendimento ou até mesmo do processo de compra. Significa que essa marca está começando a desenvolver um relacionamento com o cliente.
E um relacionamento começa justamente assim, quando uma empresa decide entrar em contato com um cliente para dar início a uma relação que se estenderá por bastante tempo e renderá ótimos benefícios tanto para você quanto para o seu cliente.
Por isso, construir e buscar sempre melhorar o seu relacionamento com o cliente é fundamental para que a sua empresa seja vista com bons olhos por eles, afinal de contas, o seu cliente é a peça principal para que a sua marca permaneça de pé.
Não podemos deixar de citar as mudanças e inovações que a área de relacionamento com o cliente obteve após a chegada da era digital e as mudanças que houveram com o surgimento da internet e das redes sociais.
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Hoje, uma empresa de instalações elétricas e hidráulicas consegue se relacionar com seu cliente de maneira muito mais rápida e eficaz do que antes.
É inegável a grande diferença que plataformas de comunicação trouxeram para o mundo empresarial e como isso facilitou ainda mais o relacionamento entre empresas e clientes, tornando-o mais assíduo e constante.
Por isso, hoje iremos abordar algumas dicas para te ajudar a manter um bom relacionamento com o cliente através das plataformas e mídias digitais, provando que é mais do que possível construir uma relação de transparência e sucesso.
7 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente
Agora que você já entendeu a importância do relacionamento com o cliente para a sua marca, chegou o momento de conferir algumas das dicas que separamos para te ajudar neste processo. Confira:
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Use o WhatsApp
O WhatsApp hoje é uma das maiores plataformas de comunicação em todo o mundo. Trata-se de um simples aplicativo que permite que você compartilhe mensagens a qualquer momento, de onde estiver e com qualquer pessoa ao redor do mundo.
Uma empresa de aterramento elétrico, por exemplo, consegue conversar com seus clientes de maneira bem mais rápida através do WhatsApp, justamente por conta da rapidez que esse aplicativo entrega as devidas mensagens aos usuários.
É através dele que milhares de pessoas se comunicam com a família, amigos, colegas de trabalho e pessoas especiais, ou seja, é a ferramenta perfeita para quem deseja construir um bom relacionamento de maneira saudável, natural e personalizada.
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Aposte nas redes sociais
As redes sociais são grandes inovações do mercado e mudaram por completo a nossa relação com marcas e empresas, pois elas se tornaram ainda mais acessíveis e parte do nosso dia a dia.
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Por isso, você pode e deve investir na produção de conteúdo nas redes sociais para visar um melhor relacionamento com os seus clientes. E dentre as diversas que existem, você pode embarcar nas mais usadas, como:
- Instagram;
- Tik Tok;
- YouTube;
- Twitter;
- LinkedIn;
- Facebook, entre outras.
É o caminho ideal para quem deseja criar uma afinidade com o seu público e uma relação repleta de reciprocidade, que trará mais confiança para o seu cliente e melhores resultados para a sua marca.
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Conheça bem o seu cliente
Quando decidimos nos relacionar com alguém, um dos primeiro passos é conhecer bem a outra pessoa para sabermos com quem estamos nos envolvendo e se realmente o esforço para construir esse relacionamento valerá a pena.
E quando falamos de relacionamento com o cliente, não é diferente. Se uma empresa de equipamentos em aço inox se preocupa em conhecer bem o seu perfil de cliente, provavelmente irá saber exatamente qual produto oferecer a ele.
Isso porque, esse conhecimento te ajuda a conhecer as dores, desejos e necessidades do seu clientes, e, consequentemente, você também saberá a melhor maneira de ajudá-lo produzindo e entregando o serviço ou produto que ele precisa e quer naquele momento.
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Utilize chatbots
Os chatbots são grandes inovações quando o assunto é um bom relacionamento com os clientes, eles podem ser entendidos como programas com uma inteligência artificial que se comunica com seu cliente de maneira automática, seguindo as mensagens que ele manda.
Por exemplo, uma pessoa que pesquisa por “alarme de incêndio preço” e encontra um site com um chatbot, consegue enviar uma mensagem nele perguntando sobre o valor do produto e ser respondida imediatamente pela inteligência artificial.
Isso aumenta a satisfação do cliente perante a sua marca e as chances dele adquirir o seu serviço ou produto e, além disso, indicar a sua marca para alguém.
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E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das melhores estratégias para fidelizar clientes e, acima de tudo, criar ou manter um bom relacionamento com eles. Trata-se da estruturação e envio de e-mails personalizados para chamar a atenção do seu cliente.
Por exemplo, uma empresa que fornece serviço de furo em concreto, pode enviar um e-mail falando um pouco mais sobre o serviço e ainda oferecendo alguns benefícios para aquele cliente, como uma avaliação gratuita ou até mesmo um desconto.
Isso, além de melhorar o relacionamento da sua empresa com o cliente, ainda aumenta a satisfação e a avaliação que ele possui da sua marca, fazendo ele nunca mais se esquecer do contato que teve com a sua empresa.
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Segmente o seu público
Por fim, é preciso entender que nem todos os seus clientes estarão sempre atrás do mesmo serviço ou produto, por isso, é preciso segmentá-los de acordo com o que cada um precisa ou deseja para que o seu relacionamento com ele seja personalizado e objetivo.
Por exemplo, se um cliente procura um serviço de pintura de fachadas apenas para saber o preço e outro procura para saber os dias disponíveis para realizar o procedimento, são duas solicitações diferentes e que precisam ser segmentadas na hora do atendimento.
Dessa maneira, você consegue se relacionar com cada cliente de maneira individual e personalizada, fazendo com que ele se sinta abraçado pela sua marca e entenda que você se preocupa em oferecer o que ele deseja de maneira objetiva e sem enrolação.
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Incentive o retorno
As ações que incentivam o retorno, cria um ciclo onde fica mais fácil desenvolver o relacionamento com o seu cliente. O exemplo mais clássico são os famosos programas de fidelidade.
Neles, a cada compra, o cliente ganha alguns benefícios para voltar e comprar de novo. Dessa maneira, cria-se um ciclo que permite que a sua empresa não apenas venda mais, como também consiga novas chances de compreender o seu cliente e cativá-lo.
Por isso, vale a pena pensar em campanhas e ofertas que incentivem o seu cliente a dar um retorno, afinal de contas, um relacionamento é construído quando as duas partes se comunicam e têm atitudes para mantê-lo ativo.
Assim, você consegue construir um relacionamento sincero e duradouro com seus clientes, provando que atrás de cada tela existem pessoas que possuem sentimentos, pensamentos e desejos que são ouvidos e abraçados tanto pela marca quanto pelo cliente.
São dicas essenciais para que você torne a sua marca um espaço ainda mais humanizado e repleto de sucesso para que cative ainda mais clientes e construa relacionamento saudável com seus clientes que podem se tornar grandes amigos e parceiros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.