Registro de domínio: por que fazer?

20 de junho de 2022

É muito importante hoje ter um site particular. Principalmente quando se fala sobre o processo de gestão de uma empresa, com esse endereço digital servindo como o principal contato com o público. Sendo importante então garantir o registro de domínio desse site.

Atividade que garanta a sua propriedade em cima desse endereço específico, para que nenhum outro usuário na rede, principalmente os seus competidores comerciais, não tenham acesso ao seu domínio virtual, em algo capaz de prejudicar seus negócios.

O mesmo é válido para quem possui algum projeto pessoal. Uma obra formalizada a partir da gestão de um site em particular, trazendo informações claras sobre o seu programa pessoal. Como um artista que busca divulgar suas obras por meio da internet.

Publicidade:

Ao gerenciar um site próprio, torna-se mais fácil para esse profissional artístico apresentar ao público um pouco sobre o seu processo criativo, informações de contato sobre esse pintor, além de uma galeria virtual, expondo os seus principais projetos.

Assim como um balão inflável gigante pode conquistar a atenção do público para uma loja, ao posicionar esse tipo de objeto ao lado de um estabelecimento comercial, um site bem gerenciado pode realizar esse mesmo serviço, dando destaque a algo específico.

Sendo importante ter atenção às mais diversas particularidades possíveis de se encontrar em um site, como a plataforma na qual ele está hospedado, o seu design, sua estrutura de navegação, além de outros pontos de destaque, como o endereço em si deste site.

Características importantes que podem afetar até mesmo a relação entre quem mantém esse tipo de plataforma e o público que visita tal site. Como um usuário em busca de informações sobre um serviço ou indivíduo com o intuito de realizar algum tipo de compra.

Hoje existe a possibilidade de contratar um serviço para a elaboração de fachada em pele de vidro em seu prédio, tudo por meio da internet, aumentando assim as possibilidades comerciais desse tipo de negócio.

Situação que destaca a importância de gerenciar algum tipo de plataforma digital nos dias de hoje. E quando se fala sobre o processo de administrar um site, a questão do seu domínio deve ser vista com certa importância.

Do que se trata um registro de domínio?

Na internet o termo domínio se refere a um endereço digital específico, ou seja, a plataforma que pode ser acessada a partir dos dígitos que são aplicados dentro de uma ferramenta de busca ou do seu navegador específico.

Publicidade:

Um domínio de destaque, inclusive, pode garantir um maior número de acessos para tal site. Como por meio de um endereço que esteja claramente associado a uma marca reconhecida, com o público acessando essa plataforma diante do destaque desse nome.

Diante disso, é importante que essa empresa faça de maneira rápida o registro desse domínio, ou seja, conquiste a posse desse endereço digital específico, garantindo então que outros usuários não possam usar tomar conta dessa propriedade digital.

Tal como ocorre com golpistas na internet, que podem criar um site similar à plataforma de acesso de uma empresa ou até mesmo do governo, de forma a enganar seus visitantes, fornecendo informações, dados bancários, além de outros itens de importância pessoal.

Para se proteger desses possíveis golpes, inclusive, é importante ter atenção à URL (Uniform Resource Locator) do site que você acessa, sigla que se refere à localização específica de uma plataforma digital na internet, por meio desse endereço específico.

Dessa forma, os mais variados tipos de negócios, como distribuidores de sensores balluff, podem se destacar melhor ao público, evidenciando os produtos com que trabalha através de um site particular. Facilitando também o acesso a esse tipo de plataforma.

A questão do registro de um domínio funciona então de maneira similar à posse de um imóvel, no qual a compra de uma casa ou apartamento é devidamente registrada a partir do registro desse local junto aos órgãos de registro imobiliário.

O mesmo acontece na internet, por meio de registro de domínio. Contudo, existe um detalhe específico que diferencia a posse de um endereço físico ou digital, que é a questão da propriedade em si, já que a sua posse de uma marca não o torna dono deste domínio.

Podemos usar como exemplo uma empresa que atua com a manutenção em elevadores. Uma companhia fictícia que chamaremos de “Elevação”. Mesmo sendo dono dessa marca, o domínio “Elevação.com” não é posse da companhia, mas sim de quem registrar primeiro.

Publicidade:

O que destaca a importância de registrar o mais rápido possível o seu domínio, de forma a impedir que concorrentes o possam prejudicar, impedindo o uso desse endereço virtual, ou então cobrando por um valor para repassar a posse desse domínio particular.

Como funciona a composição de um domínio?

O domínio de um site pode ser facilmente visualizado por meio de sua URL, esse endereço específico possível de ser visto logo acima, na barra de digitação do seu navegador escolhido para entrar nesse site.

Registro esse que é composto pela sigla www, referente ao conceito de World Wide Web, a rede mundial de computador, unido do domínio em particular deste site. Após isso é aplicada uma extensão, cuja função é destacar ao público a função primordial deste site.

Entre as extensões mais populares destacam-se:

  • .com (para o comércio);
  • .net (para redes de tecnologia);
  • .edu (para centro de educação);
  • .org (para organizações sem fins lucrativos);
  • .info (para sites informativos).

Uma variedade que deve ser escolhida para destacar o perfil do seu site, inclusive para os serviços de busca, facilitando assim o seu encontro na rede. Tal como uma fabrica de placas de sinalização de trânsito, cuja extensão “.com” destaca o seu valor comercial.

Por fim pode existir também uma extensão regional, de forma a indicar a origem deste site. No caso do Brasil, o termo aplicado é o intuitivo “.br“. Componentes esses que fazem parte de um domínio a ser registrado, podendo ser usado para sites ou endereço de e-mails.

Tendo agora um conhecimento sobre como funciona um domínio é importante então apresentar um passo a passo sobre como fazer esse tipo de registro. Uma ação prática, que deve ser vista com atenção para quem busca ter posse sobre o endereço de um site.

Como realizar o registro de um domínio?

A internet vem apresentando boas oportunidades para os mais diferentes tipos de empreendimentos, até mesmo aqueles de público mais segmentado, como uma fábrica de conectores, que trabalha especificamente com uma audiência industrial.

Publicidade:

Para que essa fábrica garanta o registro de um domínio, as seguintes etapas devem ser seguidas:

  1. Escolha do nome

Para registrar um site primeiro deve-se escolher o nome que será utilizado neste endereço. Quando se trata de uma plataforma digital a ser associada a uma marca específica, usar o nome dessa empresa em seu domínio é o mais aplicado.

Facilitando até mesmo a procura do público sobre os seus produtos e serviços na internet.

  1. Veja se o domínio está disponível

Conforme antes citado, o registro de um domínio é garantido para quem chegar primeiro. Diante disso, é importante observar a disponibilidade de um endereço virtual. Ação que pode ser concluída de maneira prática, digitando essa URL na aba do seu navegador.

Outra forma é recorrer ao próprio site de registro.

  1. Escolha o seu plano de registro

Após verificar essa disponibilidade, o próximo passo é recorrer à plataforma Registro.br. Site que conta com uma série de planos e valores acerca do registro do seu domínio, como algo de validade por 1, 2, 5 ou até mesmo 10 anos.

Ação que deve ser tomada por todos os ramos, desde empresas do setor econômico até mesmo escolas que oferecem um curso NR 35.

  1. Hospedagem do site

Com um endereço digital devidamente registrado, é possível informar esse domínio ao provedor escolhido para hospedar o seu site. Ação importante para garantir o acesso adequado ao endereço na rede, desde a estrutura até o título do seu site.

Ao realizar esse tipo de registro de domínio, pode se garantir a um site uma série de benefícios, entre eles:

  • Credibilidade ao projeto;
  • Proteção e fortalecimento da marca;
  • Presença na internet;
  • Uso de um e-mail corporativo.

Um conjunto de possibilidades que pode ser responsável para que o site de um fornecedor de produtos de segurança receba novos acessos, surgindo como uma opção para quem pesquisar em seu buscador de internet por “cancela automática em são paulo”.

Ação essa capaz de aumentar as possibilidades comerciais de um negócio, o que indica o valor de se garantir o registro adequado do seu domínio. Seja em relação a um projeto pessoal, artístico, comercial ou algo que seja uma interseção entre esses modelos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap