E-book: saiba mais sobre e como utilizar em sua estratégia

24 de junho de 2022

A produção de um conteúdo é um tópico que vem recebendo uma atenção cada vez maior dentro da internet, seja em relação ao mercado ou aos próprios usuários que demonstram interesse nesse tópico, que pode ser encontrado em formato diversos, como um e-book.

Relação essa que é observada pelas empresas com o intuito de otimizarem suas relações comerciais, apresentando algo digno de atenção de um público na internet, sendo algo que pode estar diretamente associado ou não aos produtos e serviços de uma companhia.

Pois da mesma forma que um negócio pode compartilhar nas redes sociais conteúdos que destaquem melhor os seus produtos, aumentando a sua possibilidade de venda, esse mesmo tipo de produção pode ser usada para iniciar um contato especial com um público.

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Tal como empresas de jateamento com gelo seco, que através de suas redes sociais ou até mesmo um blog podem tratar de assuntos que sejam relevantes para o seu público consumidor, existindo uma relação direta ou indireta com que tais companhias trabalham.

O importante é tratar de algo que tenha valor para o público a ser conquistado por tal companhia, o que pode ser de grande utilidade no processo de fortalecimento da relação de uma empresa e o seu público, algo que pode trazer grandes benefícios a longo prazo.

Sendo essa a razão pela qual o marketing de conteúdo esteja recebendo uma atenção tão especial nos últimos anos, mostrando um grande valor para os mais diversos segmentos de mercado por meio de conteúdos e formatos que podem ser adotados por uma empresa.

Como uma companhia voltada a serviços elétricos, que pode amplificar a sua relação ao público ao se desdobrar sobre assuntos variados, como a necessidade de se adotar uma manutenção preventiva de geradores de energia, por exemplo.

Conteúdo que pode ser abordado por meio de textos, vídeos, posts para redes sociais, além de muitos outros perfis, contando até mesmo com a combinação desses formatos para garantir uma melhor visualização dos temas explorados por uma companhia.

E dentro dessa variedade de modelos, um que também consegue se destacar são os e-books, acompanhando o processo de digitalização dos conteúdos, com o mesmo ocorrendo com as obras textuais, nesse caso um livro.

E-book: mais que um livro digital

Seguindo a concepção do seu nome, um e-book, diminutivo para electronic book, trata-se de um livro digital, ou seja, ele segue a mesma composição de um livro tradicional, com a reunião de conteúdos textuais ou visuais dentro de um espaço delimitado.

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A diferença está em seu formato, tratando-se de um livro de perfil digital, algo que modifica o seu método de consumo, já que a disponibilidade de um e-book se mostra muito maior do que o seu modelo impresso, já que esse conteúdo pode ser acessado por diferentes canais.

Como por meio de um leitor digital, um tablet, um computador ou até mesmo pelo seu aparelho celular, sendo necessário apenas um dispositivo de tela com acesso à internet. Em alguns casos sequer isso, caso esse conteúdo seja transferido para tal dispositivo.

Facilidade essa que permite com que um usuário possa ler um e-book sobre assuntos que tenham a sua atenção, com a prática de coleta de solo para análise química, além de outros tópicos associados à cultura da agricultura, por exemplo.

Tudo de maneira prática, contando apenas com a disponibilidade de tempo por parte do usuário, além do acesso a um equipamento que possa ser utilizado para realizar essa leitura. E o que não falta hoje são dispositivos com acesso à internet.

Mas a questão do e-book é que ele se diferencia de um livro impresso não apenas pelo seu formato, mas também pelas diferentes aplicações que podem ser encontradas nesse modelo digital, como links para vídeos, gráficos interativos, além de outros componentes.

Componentes que podem tornar o seu conteúdo o mais atrativo possível, garantindo assim maiores índices de leitura por parte do público presente na internet. Ainda mais diante da alta competição por atenção que se encontra nas redes por causa de tantos conteúdos.

Um formato ao qual é possível destacar uma série de benefícios associados a tal modelo de base digital.

Benefícios que um e-book pode trazer a um negócio

Da mesma forma em que um leitor biométrico para controle de acesso pode ser utilizado para registrar os acessos ocorridos dentro de um departamento específico de uma empresa, um e-book pode ser o responsável pela atração de clientes ao seu negócio.

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Isso por se tratar de um formato de conteúdo um pouco mais robusto em relação às redes sociais ou as matérias compartilhadas em seu site. Detalhes que permitem com que um negócio possa ter mais sucesso na forma em que busca abordar uma audiência.

Oferecendo a esse público conteúdos mais detalhados, seja sobre assuntos relacionados aos serviços de produtos de uma companhia ou que lidam com algo de importância para esse negócio. Como uma agência bancária ao falar de educação financeira.

Um conteúdo específico que pode conquistar a atenção do público diante de sua busca de informações sobre o tema. E diante da empresa que disponibilizou o e-book, esse cliente pode iniciar uma relação positiva, podendo se tornar um cliente de tal companhia.

O que conversa com os benefícios que podem ser alcançados juntos à disponibilização de um e-book, como:

  • Autoridade da marca;
  • Maior alcance de leads;
  • Conteúdo atrativo;
  • Possibilidade de reutilização de conteúdos.

Todos esses servem como vantagens para uma empresa de pintura epóxi que fornece ao público um e-book desenvolvido para falar sobre os serviços da companhia ou de temas que possam estar relacionados tanto à empresa como ao público que ela busca atingir.

E para se ter acesso a tudo isso, só é preciso saber como construir um e-book de qualidade.

Etapas para o desenvolvimento de um e-book

Para desenvolver um e-book otimizado a ajudar no alcance de um resultado específico, é preciso antes definir quais são esses objetivos, além de muitas outras questões como:

Tema do e-book

Antes de adentrar sobre um tema, é preciso definir o que de fato será discutido em um e-book. No caso de uma empresa, é indicado trabalhar assuntos que estejam associados ao interesse do público, de forma a garantir uma leitura em cima desse conteúdo.

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Estrutura do conteúdo

Com um tema definido, com uma fábrica em busca de abordar assuntos importantes para suas atividades, como a função de um serviço de pintura eletrostática, por exemplo, é preciso de fato garantir uma estrutura adequada a esse conteúdo.

Incluindo o tamanho esperado para esse e-book, as plataformas onde ele será disponibilizado, além da contratação do responsável pela criação desse e-book, seja um redator de fora da companhia ou o pessoal do setor de marketing.

Design do e-book

Por se tratar de modelo de conteúdo a ser consumido de forma digital, é importante ter atenção a certas características comuns de serem trabalhadas na internet, como a questão visual que envolve esse conteúdo. É importante ter atenção a detalhes como:

  • Fonte;
  • Ilustrações;
  • Formatação do conteúdo;
  • Capa.

Detalhes que podem garantir uma melhor atenção por parte do leitor, como um e-book disponibilizado por uma empresa que realiza o aluguel tendas para eventos SP, que em seu livro digital de apresentação pode trazer fotos sobre os seus modelos de tendas.

Pontos capazes de otimizar o consumo do seu conteúdo, sendo importante também ter atenção a outras estratégias comerciais ou de divulgação que podem ter o seu e-book como centro.

Otimizando o alcance do seu e-book

Para se certificar de que o seu e-book seja útil para alcançar os objetivos comerciais traçados por uma empresa, é importante que esse conteúdo esteja diretamente alinhado a certas características que o cercam, como a escolha de uma plataforma de publicação.

É possível disponibilizar esse e-book para download ou então torná-lo acessível por meio de um link, assim como destacá-lo em plataformas especializadas em livros digitais, questão que precisa ser definida de acordo com o perfil do seu público.

Junto a isso, é importante garantir a divulgação adequada do seu e-book, o promovendo através das redes sociais, além de outros canais, como por meio de uma landing page (página de destino que pode estar disponível em seu site ou enviada via e-mail).

Prática que facilita também o alcance dos dados dos usuários, como algo necessário para se ter acesso a um e-book, por exemplo. Servindo como uma porta para esse conteúdo, assim como uma universidade pode usar de um controle de acesso para refeitórios.

Com o auxílio desses recursos é possível garantir um maior número de acesso aos seus e-books, algo que amplifica também o acesso a qualquer que seja o seu objetivo em cima do compartilhamento desses conteúdos, como conseguir novos clientes para um negócio.

Tudo a ser trabalhado por meio desse modelo de livro digital, o que explica a importância cada vez maior que o mercado dá para esse formato de contato, capaz de reunir conteúdos, textuais, visuais e interativos, tudo em um mesmo lugar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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