Dentro do mundo do marketing digital, foram desenvolvidas várias técnicas, e uma delas é o data driven, que também é conhecida como marketing baseado em dados.
Quando essa estratégia é aplicada, a expectativa é que a empresa consiga alcançar o seu público-alvo em um período mais curto do que estamos acostumados. As chances de você ter visto alguns dados referente ao marketing na internet são bem grandes.
Em outros casos, é possível ver as táticas de marketing até mesmo dentro das redes sociais, onde há páginas que tratam sobre diversos assuntos, desde processos como uma elaboração de projeto de terraplenagem, até outros temas mais discutidos.
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Em um primeiro momento, você pode ficar intimidado com a quantidade de dados que existem, ou ter uma preocupação sobre como integrá-los aos aspectos mais criativos do marketing.
De qualquer forma, a ideia que permanece é que, após uma década de crescimento exponencial, o data driven marketing apareceu para ficar e tem o poder claro de ajudar a sua empresa.
Ou seja, uma empresa que presta serviço de portaria de condomínio, por exemplo, pode utilizar o data driven para melhorar suas estratégias, de modo que consiga um retorno financeiro melhor sobre os seus esforços.
Dito isso, vamos agora entender qual o real conceito que está por trás do data driven, e como ele pode melhorar a sua estratégia de marketing.
O que é data driven marketing?
Resumidamente, o data driven marketing é um recurso capaz de adquirir dados coletados por meio de interações com o cliente ou terceiros. Logo em seguida, essas informações são usadas para entender melhor quais são as características do seu público.
Em outras palavras, significa que a estratégia é um processo para aprender as preferências, motivações e comportamentos do seu cliente. Esses dados são usados para orientar as decisões de compra de mídia, bem como mensagens criativas.
A coleta dessas informações também são essenciais para entender, por exemplo, quais as características das pessoas que procuram por um licenciamento ambiental simplificado, ou qualquer outro tipo de documento que eventualmente é buscado pelas pessoas.
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O data driven marketing também é um recurso que consegue apontar tendências dentro de um mercado.
Os principais objetivos por trás do data driven é impulsionar a eficiência das estratégias de marketing, além de aprimorar a experiência do cliente, e obviamente, ter um melhor retorno do investimento que foi feito nos canais de marketing.
Surpreendentemente, a história do data driven vem muito antes da internet surgir no mundo. Contudo, a técnica começou a ser usada com mais frequência através dela, começando com os softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
Através dos CRMs, as empresas conseguem ter um contato direto com os seus consumidores, o que é essencial para uma empresa de manutenção elétrica em condomínios, visto que ela precisa ter uma comunicação direta com os seus clientes.
Esses programas possibilitaram que as empresas direcionassem suas mensagens a segmentos específicos da população. Mesmo com essa forma inicial do data driven marketing, o recurso já entrou no marketing digital.
Posteriormente, as empresas começaram a observar a automação de vendas, sendo mais um recurso que faz as lojas virtuais venderem mais rápido.
Afinal, quando o usuário pesquisa algo como “cesto de lixo inox preço”, logo, os algoritmos recomendam as melhores lojas que utilizam as estratégias de marketing e, além disso, a própria automação.
Esse método ainda fazia de alguma segmentação na classificação de clientes, contudo, a maior contribuição que fez ao data driven marketing foi na criação de perfis de marketing de clientes individuais com base nas interações que acontecem por meio de algum canal de comunicação.
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Isso também levou à personalização da publicidade programática, que é a compra e venda automática de anúncios online. Por mais que esse método seja inovador, ele mesmo criou um problema para si próprio.
Trata-se do excesso de dados, posteriormente, gestores se viram na necessidade de ter um programa para gerenciar essas informações, e por esse motivo, surgiram as plataformas de gerenciamento de dados.
Agora, com mais ferramentas disponíveis para coletar, classificar e gerenciar os dados, há um potencial quase que ilimitado para personalizar o marketing da sua empresa independentemente do ramo.
Possibilidades essas que são extremamente favoráveis até mesmo para uma empresa de serviço de administração de condomínios, onde terá vários recursos para aumentar o seu alcance na internet.
Esse recurso, por sua vez, curiosamente não vem sendo usado em todo o seu potencial por alguns profissionais de marketing. Contudo, a personalização da publicidade tem se mostrado mais eficiente do que nunca.
De acordo com um estudo publicado em 2016, mais de 75% dos consumidores disseram que ter conteúdo de marcas que parecem pessoalmente relevantes, podem impactar positivamente na hora da compra.
Em outras palavras, significa que as marcas não devem continuar ignorando o potencial que o data driven tem, visto que 64% dos executivos concordam que ele é um recurso crucial para o sucesso de uma organização.
Vantagens do data driven marketing
Agora que você já sabe qual é o conceito do data driven marketing, explicaremos as vantagens que essa estratégia pode proporcionar até mesmo para sua construtora obras comerciais e industriais.
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Atualmente, ter um site bem posicionado na internet é uma característica quase que obrigatória para os gestores que pretendem ter uma lucratividade melhor.
Saber onde comprar
Inicialmente, o planejamento de mídia exigia habilidades psíquicas. Contudo, através do machine learning, é possível tornar a compra o mais eficaz possível, possibilitando até mesmo uma empresa especializada em cftv ter uma melhora na sua produtividade.
Atingir o público certo
Por meio do data driven marketing, todos os esforços que a empresa faz, serão direcionados para o público certo.
Ou seja, uma campanha de marketing por exemplo, a mensagem por trás dela irá atingir o público que realmente se interessa sobre o produto/serviço que a marca oferece.
A estratégia pode até mesmo atingir indivíduos singulares em um marketing personalizado, com base nas características que formam o perfil do cliente.
Criar conteúdos relevantes
Conforme a empresa consiga levantar os dados necessários, logo, ela terá informações suficientes para criar conteúdos específicos para os seus clientes.
Criar uma experiência satisfatória para o cliente
Ao criar uma boa experiência para o cliente, as chances para que ele finalmente finalize a sua compra consequentemente aumenta, e posteriormente, torna-se mais um cliente para a empresa.
Alcance seu público além dos canais tradicionais
Com as tecnologias mais recentes, torna-se muito mais fácil aplicar dados para criar uma experiência personalizada em uma ampla variedade de plataformas.
Criar produtos melhores
Com os dados, as empresas podem tanto melhorar, quanto criar produtos novos com base nas avaliações dos clientes.
Aumentar o ROI
O ROI (Retorno Sobre Investimento) é uma das principais buscas das empresas, e o data driven marketing consegue fazer com que as estratégias e os investimentos feitos tenham uma eficiência maior, logo, a empresa terá naturalmente o retorno esperado.
Como implementar uma estratégia data driven
Para implementar uma estratégia data driven dentro da sua empresa, é preciso seguir 6 passos. Confira abaixo:
1. Análise
Antes de tudo, você precisa definir precisamente quais são seus objetivos com uma estratégia baseada em dados. Isso permitirá que você determine quais são os dados necessários.
Para criar perfis de clientes individualizados, você precisará de informações do consumidor, enquanto se a sua meta é entender melhor a jornada do cliente, você deve priorizar os dados de atribuição.
Após estabelecer as suas metas, você pode trabalhar em equipe para identificar quais dados estão faltando.
2. Automatize
Inicialmente pode parecer difícil integrar o data driven em suas práticas existentes. Você pode optar pela automação de marketing para facilitar os processos.
3. Colabore
O data driven marketing não fica limitado apenas ao departamento de marketing. Para que o recurso funcione bem, é fundamental que esse setor trabalhe com o restante da organização, compartilhando informações com os demais membros da equipe.
4. Observe
Assim como foi dito anteriormente, o data driven não é um recurso totalmente novo. Contudo, a prática está em constante mudança através das novas tecnologias.
Tente observar como as marcas andam utilizando ela, para que você possa aplicar na sua empresa de maneira mais eficiente.
5. Monitore suas metas
Procure monitorar todas as metas da sua empresa, e observe se o data driven marketing está atingindo os seus objetivos. O acompanhamento permite que você:
- Ajuste suas estratégias;
- Observe o engajamento do público;
- Reparar o que está dando certo e o que está dando errado;
- Acompanhar a opinião dos clientes sobre a campanha/produto
Portanto, vale destacar que o monitoramento é essencial para saber se o data driven está, realmente, fazendo efeito nas suas estratégias.
6. Use boas práticas
Por fim, procure usar as boas práticas dentro do marketing digital, para que suas estratégias não fiquem comprometidas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.