A gestão de um negócio lida com um número amplo de estratégias e conceitos, indo além do simples ato de venda e promoção de um produto ou serviço. Sendo importante conhecer termos específicos, como o CAC e ROI, para gerenciar positivamente o seu negócio.
Siglas que devem ser vistas com importância tanto pelo setor financeiro, como pela área de marketing, em busca de definir tanto o custo para adquirir um cliente, como o retorno financeiro alcançado e aquele almejado por parte de um empreendimento em sua gestão.
Significados que estão atrelados respectivamente às siglas citadas, mas o número de conceitos importantes para um negócio são muito maiores, sendo responsabilidade de uma empresa conhecer os termos mais importantes para gerenciar positivamente seus projetos.
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Tudo de forma a garantir que um ato visto como simples, como garantir que um usuário resolva por comprar equipamento de pilates, após ser atingido por anúncios específicos sobre o assunto, quando na verdade se trata de um trabalho de bastante complexidade.
Pois além da divulgação específica de um produto ou serviço, é preciso também estimular esse público a ter necessidade em cima das opções citadas, de forma a aumentar a possibilidade de uma compra, além de dar início a uma possível relação com uma marca.
Garantindo assim que esse cliente possa retornar a fazer negócios com tal empresa, assim como recomendar os seus serviços para outras pessoas ao seu redor. Tudo a fazer com que uma companhia possa alcançar melhores resultados gerais dentro do seu mercado.
Ou seja, existe um número cada vez maior de estratégias que precisam ser aplicadas para garantir que um produto ou serviço em particular, tal como a instalação de película antivandalismo em veículo, receba algum tipo de atenção diferente por parte dos clientes.
Um trabalho que pode se tornar bastante difícil de ser executado quando se trata de uma área comercial preenchida por diversos competidores. Chegando assim a um cenário onde além de convencer a sua audiência é preciso também superar seus concorrentes.
E para que esse tipo de ação seja possível de ser alcançada, é preciso ter atenção a todos os conceitos que possam ter alguma importância para a gestão dos seus negócios, incluindo o custo necessário para obter a atenção e consideração de compra por alguém.
Algo que precisa ser visto como algo além de um gasto, mas sim como um investimento, sendo esses alguns dos tópicos aos quais o seu índice de CAC acaba por receber uma atenção diferenciada.
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Como funciona o CAC?
O CAC é um termo que pode ter bastante importância na gestão financeira de um negócio, sendo importante primeiro entender ao que se refere tal sigla. Custo de Aquisição de Cliente, ou seja, o quanto uma empresa tem que gastar para conquistar um novo cliente.
Um conceito que está associado a todo tipo de estratégia utilizada, seja por um serviço de fretamento de vans para empresas ou uma loja de colchões, para garantir o convencimento de um cliente.
Passando por anúncios em canais de mídia, além de outras práticas que envolvem algum custo.
Gastos esses que podem estar relacionados a diferentes áreas de uma companhia, indo além do investimento feito por uma marca em sua estratégia de comunicação, mas passando também pela área de produção, de vendas, além de muitos outros setores.
O CAC envolve qualquer tipo de gasto feito por uma empresa para conquistar o número de vendas a ser alcançado por um negócio. No caso de um vendedor autônomo, até mesmo a gasolina gasta para ir ao encontro de um cliente pode entrar nessa lista de gastos.
Um investimento necessário para que esse negócio conquiste seus clientes. Sejam eles consumidores esporádicos ou fidelizados, tratando-se nesse caso de uma audiência a ser investida, para garantir que eles se mantenham como clientes do seu projeto comercial.
Conhecer os níveis do CAC da sua empresa é algo de grande importância para o setor financeiro de uma companhia, mas também para todo o processo de gestão de uma empresa, pois se os seus custos forem maiores que os seus lucros, tal negócio corre risco.
Sendo importante então para uma loja virtual cuidar não só da logística transporte de cargas, além de outros conceitos importantes para a manutenção dos seus serviços, mas conhecer também o nível de CAC da sua companhia, sendo preciso saber como calculá-lo.
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Como calcular esse índice?
Apesar de ser um termo de grande importância para a gestão de um negócio, o Custo de Aquisição de um Cliente não chega a ser um conceito muito difícil de ser compreendido ou calculado, não sendo preciso ser um especialista financeiro para chegar a tal resultado.
Isso porque o CAC se refere à média a ser feita entre a soma de todos os investimentos feitos por uma empresa para obter novos clientes, pelos resultados conquistados de fato. Aplicações que normalmente são feitas pelo setor de marketing e vendas de uma empresa.
Entre esses custos é possível citar gasto com aplicações como:
- Anúncios e promoções;
- Treinamento de funcionários;
- Realização de eventos;
- Assinatura de serviços.
Ou seja, todo tipo de gasto necessário para que uma marca possa conquistar primeiro a atenção de um cliente em potencial, seja por meio de um mobile promocional ou por meio de conteúdo pago e, posteriormente, convertê-lo em um cliente de fato.
E para identificar esse número particular de clientes obtidos é preciso também estipular um período específico de análise, por meio de um periodicidade que seja de maior benefício para um negócio, de acordo com o seu plano de atuação.
Podendo ser um grupo de clientes analisado dentro de um período anual, semestral, mensal entre outros, ou até mesmo em um espaço de tempo alinhado a veiculação de uma campanha em particular.
Uma ação praticada até mesmo por uma empresa de exame demissional para obter novos clientes, atuando então para divulgar tanto a qualidade dos seus serviços como a necessidade deles para quem gerencia um time de profissionais que muda frequentemente.
Feito esse cálculo, quanto menor for o resultado alcançado, mais positiva pode ser a performance de um negócio, levando em conta o gasto mínimo aplicado para conquistar novos clientes para a sua empresa.
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E para garantir que o seu índice de CAC seja o menor possível é preciso trabalhar junto ao seu time de marketing, de forma a investir em estratégias que possam ser positivas nesse sentido
Maneira de reduzir o seu CAC
Assim como em uma negociação feita com um vendedor em uma feira, para reduzir o percentual do CAC da sua empresa é preciso ter um bom olhar para os negócios, de forma a encontrar soluções a baixo custo que levem a aquisição de um novo público.
Cenário que pode ser alcançado a partir da aplicação das seguintes estratégias de marketing:
Marketing de conteúdo
O consumo de conteúdo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, na medida em que os formatos digitais conquistam uma maior atenção pelo público. Logo, se o seu objetivo é justamente fisgar tal audiência, oferecer bons conteúdos pode ser uma solução.
E não necessariamente tais conteúdos precisam atuar na comercialização dos seus produtos e serviços, sendo mais indicado até que isso ocorra de forma menos direta.
Inbound marketing
Conhecido também como marketing de atração, essa estratégia abrange o marketing de conteúdo, ao mesmo tempo que lida com outras soluções que atraiam a atenção de um público em especial, muitas vezes por meio de canais que exigem pouco custo.
Por exemplo, você pode destacar ao seu público que a sua empresa de logística conta com uma empresa de monitoramento e rastreamento de veiculos, e dessa maneira se torna possível rastrear e garantir as suas entregas.
Portanto, sua empresa por meio dessas publicações consegue passar ao público uma credibilidade e ainda atrair clientes. Algo que pode ser feito através da própria internet, por meio de estratégias que destaquem o nome dessa companhia.
Seja por meio da produção de conteúdos, mas também a trabalhar com termos-chave que melhoram a sua exibição nos canais de busca, por meio de uma boa aplicação de SEO, termo associado a sua performance nos serviços de pesquisa.
Vendarketing
O vendarketing pode parecer um nome estranho, mas é uma estratégia que vem crescendo bastante na internet, envolvendo a união das práticas executadas tanto pelo time de marketing como pela equipe de vendas de uma empresa.
Uma união que pode levar a tomada de melhores decisões acerca do processo de aquisição de um cliente, o que diretamente pode impactar nos níveis de CAC da sua companhia.
Automação de marketing
A presença de novas tecnologias tornam possível a citada combinação de forças do setor de marketing e de vendas, como através de uma única plataforma, que possa reunir informações de ambas as equipes.
Mesma tecnologia que pode também tornar acessível um processo de automação de marketing, no qual uma companhia pode se comunicar com seus clientes de forma rápida e automática, assim como ter um melhor controle sobre suas atividades comerciais.
Um conjunto de possibilidades que pode fazer com que os custos para alcançar novos clientes possa diminuir no mercado, impactando diretamente o seu CAC e, a longo prazo, trazendo resultados melhores a um negócio.
Lembre-se, assim como antes de fechar negócio em sua empresa de gerenciamento de frota agrícola você pesquisa cautelosamente, antes de implementar estratégias na sua empresa é fundamental que você conte com um profissional.
Pois dessa maneira será possível evitar erros no percurso e isso faz com que o planejamento ocorra da maneira mais efetiva possível, reduzindo custos e tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.