O meio digital trouxe diversas facilidades para o mundo em que vivemos e a internet é utilizada para compras, vendas, gerar informações e conteúdo. E quando pensamos nisso, é preciso que a página ofereça uma boa experiência de usuário aos leads e clientes.
Embora fazer isso não seja a coisa mais difícil do mundo, é importante ter em mente que é algo trabalhoso, além de precisar de constância e ter no DNA da empresa o objetivo de oferecer a melhor experiência possível para aqueles que buscam o seu site.
Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá mostrar algumas dicas para otimizar o seu site e melhorar a experiência de usuário, abordando as vantagens e a importância de se investir nesse meio, assim como algumas formas de aplicação.
Publicidade:
Desde uma empresa especializada em transplante de árvores até uma desenvolvedora de projetos de TI, precisam estar na internet para conseguir chamar a atenção dos seus leads e se mostrar mais interessantes ao mercado, convertendo usuários em clientes.
Mas não apenas isso, diferente de antigamente, um site nos dias de hoje não é um diferencial e sim um requisito básico de qualquer empresa que queira vender seus produtos ou ser minimamente conhecida dentro do seu ramo.
Claro que uma empresa de içamentos trabalha o seu site de maneira diferente de uma loja de roupas, mas o conceito permanece o mesmo. O site é a porta de entrada, o cartão de visita da sua marca para outras pessoas, empresas e até investidores.
Portanto, investir em uma navegação fluida e funcional, assim como otimizar ao máximo os processos da página, faz com que os usuários queiram estar por lá, não abandonando o domínio e nem o carrinho sem efetuar a compra, trazendo diversos benefícios à organização.
Em outras palavras, para que a sua consultoria em ti preço consiga atingir o máximo de pessoas possível, primeiro precisa garantir que o seu site oferece uma boa experiência àqueles que navegam nele, afinal, ninguém pensa duas vezes em abandonar um site que trava.
Os tópicos a seguir reúnem informações que podem ser muito bem utilizadas para garantir uma maior eficiência no seu site, assim como explorar algumas vantagens que aumentam os motivos para que até mesmo a sua assessoria contábil para abertura de empresa invista nisso.
A importância de uma boa experiência de usuário
De forma simples e bastante objetiva, chamamos de experiência do usuário todas as diferentes maneiras de interação que uma pessoa têm com a sua marca e, quando o meio digital se instaurou, isso começou a ser voltado para sites, aplicativos e softwares.
Publicidade:
Atualmente, apenas vender ou oferecer um produto, ou serviço ao cliente não basta. O nível de satisfação dele precisa ser igualmente atendido, caso contrário, o cliente buscará uma outra empresa que assim o faça.
Portanto, para que a sua empresa de desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada consiga continuar com sua reputação e não caia no esquecimento, precisa se apoiar nos pilares da boa experiência de usuário. Eles são:
- Desempenho técnico;
- Credibilidade;
- Acessibilidade;
- Utilidade;
- Intuitividade;
- Atrativo visual.
Quando todos esses aspectos conseguem, juntos, trabalhar em sintonia como se fosse uma coisa natural e única, a empresa consegue não apenas entender a fundo o que o cliente quer e precisa, mas também consegue encontrar a própria essência.
O atrativo visual é o mais simples de entender, afinal, nada mais é do que o design e o modo com a sua empresa de serviços de call center se apresenta e faz com que seus serviços ou produtos se tornem interessantes tanto a uma primeira olhada quanto ao longo do tempo.
A intuitividade está diretamente relacionada ao quanto o usuário consegue utilizar o site e as funcionalidades que ele proporciona sem ajuda, o quanto se mostra simples de ser acessado e aproveitar ao máximo o que a página tem a oferecer.
Já a credibilidade se refere ao quanto a sua empresa entrega o que promete aos seus usuários e leads, mostrando que a expectativa gerada foi correspondida e que a sua organização de aplicação de insulfilm espelhado realmente é confiável.
A acessibilidade é o conceito que lida em quantas pessoas podem acessar o que é informado no seu site, seja por qualquer dispositivo móvel ou até desktop. Isso garante uma boa experiência enquanto a pessoa navega na página.
A utilidade, entendemos como o quão útil é o seu site e quantos problemas ele ajuda a resolver. Em outras palavras, como o conjunto de funcionalidades que ele oferece, trabalham de maneira efetiva e removem os obstáculos que aparecem na frente do usuário.
Publicidade:
Por fim, o desempenho técnico irá medir o quanto o seu site de antecipação de recebíveis para empresas, por exemplo, consegue funcionar sem travar, engasgar ou deixar de funcionar. Ele mede o quão fluida é a navegação pela página.
Otimizando o seu site
Agora que entendemos melhor o que pode gerar uma boa experiência de usuário e como ela é importante para a sua página, chegou o momento de compreender como otimizar o seu site para atingir os seus objetivos e a tão comentada boa experiência de usuário.
Sem mais delongas, confira abaixo algumas dicas para melhorar o seu site e deixar ele otimizado:
01 – Seja claro e objetivo
O primeiro passo para oferecer uma boa experiência ao usuário é demonstrar de forma simples e bastante clara os objetivos da marca, produto ou serviço. Isso faz com que o cliente não crie expectativas onde não existe.
Muitas empresas falham em deixar mensagens ambíguas. Isso faz com que os usuários acreditem que os produtos, serviços ou até mesmo as funcionalidades presentes no site sejam mentirosas, ou não sejam completamente verdadeiras.
Isso acaba frustrando o usuário, o que faz com que a sua empresa perca credibilidade e a satisfação do cliente diminua. É muito melhor ser simples, curto e direto do que escrever palavras bonitas para enganar ou dizer uma meia verdade ao seu usuário.
02 – Invista em marketing de conteúdo
Uma das melhores maneiras de oferecer uma boa experiência ao usuário é fazer com que ele não apenas fique satisfeito, mas também seja fidelizado pela sua marca.
As pessoas estão na internet para consumir conteúdo, seja ele de qualquer tipo de assunto ou qualquer tipo de mídia, ou plataforma. Não é à toa que as próprias redes sociais e o YouTube são tão gigantes nos dias de hoje.
Publicidade:
Criar conteúdo de qualidade, original, que agregue valor e, ao mesmo tempo, desperte o interesse dos usuários faz com que o marketing digital da sua empresa fique mais forte e, consequentemente, o usuário passe mais tempo consumindo conteúdo dentro do seu site.
Caso a página já seja fluida e tenha uma boa estrutura, isso acontecerá de forma bastante orgânica e natural. Portanto, não tenha receio em investir nesse método, pois as pessoas irão consumir conteúdo em seu site.
03 – Estruture bem o seu site
Uma coisa que ajuda muito ao usuário se sentir melhor dentro da sua página, navegar por elas, consumir o conteúdo e comprar seus produtos e serviços, é quando o site é bem estruturado e organizado, quando as coisas são claras e simples.
Infelizmente, é normal que as empresas queiram reinventar a roda e encham o seu site de funcionalidades, designs diferentes e ideias grandiosas. Mas vale mais uma página que faz o básico de maneira espetacular do que querer abraçar tudo e não fazer nada direito.
Ao entrar em um site, difícil de mexer, você o abandonará e procurará outra marca que possa resolver o seu problema. Portanto, tenha empatia e crie um site em que você gostaria de utilizar, para que assim, isso seja refletido para o cliente que irá acessar.
04 – Entreviste os usuários
Quem pode melhor dizer como ter uma boa experiência de usuário do que as próprias pessoas que utilizam o seu site? Conduza entrevistas com perguntas que te ajudem a avaliar não só o que acham do modelo atual, mas também no que a sua empresa está pecando.
O feedback é uma das ferramentas de negócio mais poderosas que existem e, se a pessoa que a sua marca está tentando impressionar não está satisfeita, é porque tem algo de estranho e que precisa ser mudado o mais rápido possível.
Esperamos que esse texto tenha ajudado a entender não apenas o que é a experiência de usuário mas como oferecer uma fantástica para o seu cliente. Utilize as dicas como orientação e estude a melhor maneira de aplicar em seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos