Conquistar um espaço de destaque nos meios de comunicação pode fazer com que o seu negócio alcance melhores resultados. Tudo com base na atenção a ser dada aos seus produtos e serviços pelos seus clientes potenciais. Seja pela mídia espontânea ou paga.
O importante é garantir que o seu empreendimento tenha um espaço positivo dentro das principais plataformas acessadas pela sua audiência almejada. Sejam canais tradicionais, como o rádio e a TV, ou então veículos mais modernos, como a opção das redes sociais.
Essa escolha depende muito do perfil do seu público, tal como uma marca voltada a um audiência jovem, pode encontrar um maior valor em anunciar nas redes sociais, com destaque para aquelas que trabalham com o formato de vídeo, como o Tik Tok atualmente.
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Por outro lado, um serviço de transporte de veículos, por exemplo, cuja atenção está mais voltada ao um perfil tradicional de clientes, aí a melhor opção é se manter alinhado aos canais mais habituais do mercado.
Por qualquer que seja o veículo procurado, o mais importante é garantir com que esses anúncios cheguem corretamente até o seu público almejado. E também de que esse destaque esteja atrelado a uma ideia positiva, que ajude nos resultados da empresa.
Até porque não existe nenhum valor para uma marca se tornar conhecida por causa de um evento negativo, causando uma crise que pode crescer na mesma medida em que essa notícia prejudicial passa a ganhar um destaque maior dentro de diferentes meios de mídia.
Uma boa gestão pode até mesmo conseguir inverter esse tipo de situação, mas no geral se trata de um risco que nenhuma empresa gostaria de passar, principalmente durante seus primeiros meses.
No caso desses empreendimentos que acabaram de abrir suas portas, ser citado com frequência na mídia pode até mesmo servir como algo positivo para tal negócio, permitindo a ele conquistar uma maior consideração com o público, permitindo o seu crescimento.
E para alcançar tal posição de valor é importante reconhecer os benefícios que um bom serviço de mídia pode trazer ao seu negócio. Nesse sentido é fácil pensar na mídia paga, no entanto, existe outro modelo a ser considerado, que é a mídia espontânea.
Sendo importante conhecer ambos a fundo, para então saber qual modelo pode ser o mais benéfico, podendo trazer mais visibilidade para o seu negócio.
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Mídia paga x mídia espontânea
A ideia por trás do conceito de mídia opera com a difusão de algum tipo de mensagem através de um canal específico. Cenário que é válido para os mais diferentes tipos de conteúdos, através de formatos como textos, imagens e vídeos.
Inclusive, essa diversificação de formatos ocorre na medida em que os meios tecnológicos de comunicação avançam na sociedade, permitindo assim os anúncios sonoros através do rádio, os comerciais audiovisuais na TV, além dos conteúdos interativos na internet.
Entre as principais oportunidades para que um marca possa destacar comercial os seus produtos e serviços, através de certos veículos de mídia, as seguintes opções se destacam:
- Mídia digital;
- Mídia eletrônica
- Mídia impressa;
- Mídia audiovisual.
Modelos que podem até mesmo conversar entre si, diante da possibilidade de até mesmo uma empresa de içamentos criar uma campanha especial para o final do ano para diferentes plataformas ao mesmo tempo, com um conteúdo que possa ser replicado na TV e no digital.
Além de muitas possibilidades, tudo depende do investimento a ser aplicado por uma marca, pagando para que os seus anúncios apareçam em programas ou espaços que possuam uma ampla audiência em relação ao seu público de interesse.
E é dessa forma que é possível explicar como funciona a mídia paga, ou seja, um sistema no qual o anunciante paga para que a sua marca seja exibida em um veículo em particular. Um método conhecido de comercialização, presente desde a invenção da mídia impressa.
Contudo, esse não é o único método possível de garantir que o seu negócio possa ser citado nos canais de mídia, já que tal ação pode ocorrer também por meio de um modelo espontânea, através da decisão voluntária de certos veículos em citar sua marca.
Um tipo de cenário que pode ocorrer após a decisão de uma empresa de exame demissional oferecer ao seu público uma série de cursos profissionalizantes de forma gratuita, com o objetivo encontrar bons profissionais a serem contratados por tal companhia.
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Uma ação específica que pode fazer com que tal empresa receba uma abordagem positiva por meio de um canal midiático, tal como um jornal do bairro, capaz de fazer uma matéria sobre tal oferta, citando então o nome dessa empresa de forma positiva e espontânea.
E é com esse tipo de performance que pode ser esclarecida a função da mídia espontânea, que possui até mesmo um valor superior em relação à mídia paga, sendo importante estar a par dos seus benefícios, para que um negócio comece a agir em busca desse modelo.
Os benefícios da mídia espontânea
Ao comparar a mídia paga com a espontânea é possível identificar muitos benefícios em comum, tal como um amplo alcance da marca, dependendo apenas do veículo específico ao qual as suas mensagens foram veiculadas, de maneira forma custeada ou voluntária.
Contudo, a mídia espontânea possui algumas vantagens que a tornam especial, sendo elas:
Menor custo
Como o próprio nome diz, a mídia paga exige uma certa aplicação financeira, de acordo com o tamanho dos canais aos quais uma marca gostaria de marcar espaço, como fornecedores peças de informatica que buscam aparecer em sites voltados à área.
Já na mídia espontânea tal citação pode ocorrer de forma totalmente gratuita. Sendo preciso apenas investir em ações e conteúdos que tornem essa companhia digna de ser citada por diferentes veículos.
Credibilidade no mercado
Ao alcançar tal citação de forma espontânea, uma marca pode conquistar não só um espaço adequado nos meios midiáticos, mas também uma autoridade que pode ser benéfica para tal negócio tanto no cenário presente como a longo prazo.
No qual o público pode desenvolver uma melhor relação com a sua assessoria contábil para abertura de empresa, diante da forma em que os seus serviços são citados na mídia, por meio de ações que não parecem estar voltadas apenas a divulgá-los de forma comercial.
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Maiores possibilidades
Conforme dito no tópico acima, um destaque da mídia espontânea é justamente a valorização de longo prazo a ser alcançada por um negócio, sendo então uma maneira de abrir novas possibilidades comerciais para uma companhia.
Capaz de aumentar as suas demandas de serviços após ser divulgado em um canal midiático. Por exemplo, comentários nas redes sociais sobre o valor de uma aplicação de insulfilm espelhado para a sua residência ou estabelecimento comercial.
Com esses benefícios em mente é importante então saber como trabalhar com o alcance da mídia espontânea, que mesmo surgindo de forma voluntária, pode ser incentivada por parte dessas empresas interessadas nesse modelo de mídia.
Gerando mídia espontânea ao seu negócio
Para garantir que o seu empreendimento seja citado de forma espontânea pelos canais de mídia, é essencial que a sua companhia de armazenagem e distribuição logística trabalhe com a sua imagem.
E entre as maneiras de se conseguir isso é através das seguintes práticas são as seguintes:
Conteúdos multiplataforma
Diante da variedade de canais disponíveis hoje, é importante que uma companhia saiba como lidar com cada um deles, por meio de conteúdos que possam ser replicados em diferentes plataformas, aumentando assim suas chances de ser citado na mídia.
Tal como uma entrevista que pode ser publicada no formato de podcast, assim como descrita em um texto corrida, permitindo com que esse conteúdo possa ser citado em canais como uma rádio ou um blog em particular.
Atenção aos assuntos do momento
Para garantir que os seus negócios possam alcançar tal destaque, é importante falar de assuntos que estejam em alta no mercado, aumentando assim o interesse do seu público, mas também de outros canais de mídia, que possam falar sobre tal companhia.
Autoridade na internet
Outro tópico importante para conquistar uma mídia espontânea é contar com uma imagem que seja vista com importância por parte de um público, permitindo então que os conteúdos dessa marca possam ser replicados, de acordo com a atenção obtida por uma audiência.
Todas essas são ações que permitam com que uma empresa receba um número maior de pedidos em seus serviços de call center. Tudo a partir da visibilidade que tal negócio pode conquistar no momento, após ser citado positivamente através desse sistema de mídia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.