Retargeting: o que é e como fazer

8 de setembro de 2022

O retargeting é uma estratégia que faz muito sucesso no universo dos negócios e principalmente dentro do marketing digital, isso porque se trata de uma estratégia certeira para atrair e fidelizar clientes à marca. 

Muitos já ouviram falar sobre o remarketing, uma estratégia muito usada e benéfica dentro do universo do marketing, que se assemelha ao conceito de retargeting mas são bem diferentes uns dos outros. 

Hoje, os usuários que buscam por um produto ou serviço desejam muito mais do que isso, eles querem uma experiência, ou seja, uma marca que ofereça a eles uma jornada, onde o possível cliente trilha um caminho coerente até a decisão de compra. 

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Com a chegada das redes sociais e do marketing digital, deixamos de lado o que conhecemos como marketing boca a boca e investimos no alcance e ótimos resultados que o universo digital traz. 

Não é à toa que a melhor empresa de construção e reforma possui relevância tanto no mundo real quanto no digital, pois um complementa o outro e o âmbito online reforça a mensagem de qualidade do produto e serviço oferecido. 

Entretanto, cativar novos clientes nunca foi uma tarefa fácil, mesmo o universo digital tendo trago mais alcance para as marcas, fazer com que eles se sintam convencidos a comprar o que você oferece é um grande desafio. 

Mas com o passar do tempo e os estudos que ajudaram as marcas a entenderem a fundo o comportamento do usuário, conceitos foram criados e aplicados com o objetivo de ajudar as empresas a atraírem mais clientes. 

E é justamente dentro deste cenário que o retargeting entra, com seu conceito inovador e muito presente nas redes sociais e no mundo digital, fazendo com que qualquer usuário possa ser cativado por ele. 

Afinal de contas, sabemos bem que a internet mudou por completo a maneira como consumimos, se hoje queremos encontrar uma boa abraçadeira plástica preço acessível, basta dar alguns cliques que encontraremos a melhor à nossa disposição. 

Por isso, o retargeting se tornou extremamente importante para que as empresas reforcem suas mensagens no digital e atraiam cada vez mais clientes para o seu negócio de uma maneira natural e otimizada. 

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Sendo assim, hoje iremos conhecer o conceito de retargeting a fundo, assim como as suas principais vantagens, a sua diferença em relação ao remarketing e também algumas ações estratégicas para colocá-lo em prática na sua marca. 

Entenda o que é o retargeting 

O conceito de retargeting se baseia na ação do reforço de um produto ou serviço que seja de interesse do usuário e que, ao se deparar com o anúncio dele novamente, pode aumentar suas chances de comprá-lo. 

Por exemplo, imagine que você entrou no site de uma empresa que realiza um projeto de cabeamento estruturado de redes mas acabou não contratando o serviço naquele momento porque precisava coletar alguns dados da sua casa. 

Pois bem, após isso você começa a mexer nas suas redes sociais despretensiosamente até se deparar com o anúncio da mesma empresa de cabeamento estruturado que estava visitando o site mais cedo. 

Isso provavelmente já deve ter acontecido com você em algum momento e com outro tipo de produto ou serviço, é mais comum do que parece e isso nada mais é do que retargeting na prática. 

Quando o usuário acessa um site, ele permite a utilização de cookies, que são espécies de robôs que armazenam os seus dados pessoais e, caso você não compre algo naquele site, eles saberão onde você estará para mostrar o produto ou serviço novamente para você. 

E isso acontece nos mais diversos tipos de negócios, desde uma empresa de instalação elétrica industrial até mesmo uma marca de roupas, afinal de contas, todo negócio deseja aumentar seus resultados, não é mesmo? 

O retargeting funciona como uma espécie de rede que tem como objetivo principal buscar e capturar os possíveis clientes da sua marca para que eles retornem ao seu site de vendas e finalmente façam a compra do produto ou serviço oferecido. 

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Esse conceito se tornou extremamente importante nos últimos tempos justamente por oferecer as marcas mais assertividade em relação à captação de clientes e a fidelização deles, isso em paralelo a estratégias e ferramentas eficientes, como:

  • Marketing de conteúdo;
  • Anúncios pagos;
  • Marketing de influência;
  • Mídia offline;
  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Entre outros. 

Sendo assim, entendemos que o retargeting é muito mais do que apenas um novo conceito dentro do marketing digital, mas uma ação estratégica que ajuda milhares de empresas a terem cada dia mais clientes qualificados. 

Vantagens do retargeting

O retargeting se tornou uma estratégia muito usada não apenas pela inovação em sua aplicação, mas também por trazer diversos benefícios para os mais diferentes tipos de negócios, de uma empresa de elevadores de carga até mesmo um consultório médico. 

Não é atoa que, se você buscar pelos melhores deste segmento, verá que eles usam o retargeting em suas estratégias e conteúdos, justamente por saberem o quão benéfico ele é para as marcas. 

Usar o retargeting ajuda no aumento das suas vendas, pois ao fazer um possível cliente se deparar novamente com a sua marca, as chances dele se lembrar do desejo ou necessidade que apenas o seu produto ou serviço consegue suprir, as chances dele comprar de você são ainda maiores. 

Sem contar que, a estratégia ainda auxilia na melhor qualificação dos leads, ou seja, você contará não apenas com mais clientes, mas com aqueles que são os ideais para a sua marca e que além de consumir de você, poderá indicar sua empresa para outras pessoas. 

Além disso, o retargeting ainda ajuda a empresa a economizar, seja a pioneira na produção de laudo acústico igreja ou na venda de produtos de limpeza, isso porque ele diminui a taxa de CAC da marca, que nada mais é do que o Custo de Aquisição de Clientes. 

Isso só mostra como o conceito de retargeting é muito mais do que algo que se limita a teoria de algo bom para as empresas, mas prova isso através da produção de grandes vantagens como as mencionadas acima. 

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Diferença entre o retargeting e o remarketing 

Chegamos em um tópico muito importante e que precisa estar bem claro para quem pensa em colocar o retargeting em prática dentro do seu negócio, e ele é focado na diferença entre o retargeting e o remarketing. 

Por mais semelhantes que esses conceitos possam ser, eles têm objetivos e processos bem diferentes, ambos são ótimos para qualquer negócio, mas é preciso entender a essência de cada um para não se confundir na hora de colocá-los em prática. 

Começando pelo retargeting, como você viu, se trata de um conceito que tem como objetivo principal reforçar a mensagem de uma marca de acessórios para airless ou qualquer outra através da divulgação de anúncios para usuários que já acessaram o site de vendas da empresa. 

Já o remarketing é uma estratégia que trabalha diretamente na ação de refazer a compra de um usuário que já é cliente ou lead da empresa, ou seja, é aquela pessoa que já está a um passo da compra ou até mesmo que já a realizou. 

Por exemplo, quando um usuário fecha o seu carrinho de compras em um site mas não realiza o pagamento, ele normalmente recebe um e-mail da marca falando para ele finalizar sua compra, isso é prova de uma ação de remarketing. 

Enquanto um foca na divulgação do produto ou serviço através das mídias sociais para incentivar a ação de comprar, outro já entra em contato direto com o possível cliente para levá-lo novamente a ação de compra, pois ele já esteve lá em algum momento.

Lembrando que ambas as estratégias são válidas e muito usadas tanto em empresas de escadas pré moldadas quanto em diversos outros negócios que, hoje, são vistos como os melhores em seus segmentos. 

Entender a diferença entre eles é importante para que você saiba com qual conceito está trabalhando e como ambas, paralelamente, podem ajudar a sua marca a ter cada vez mais resultados positivos. 

Ações estratégicas 

Agora que você já entende tudo sobre o conceito de retargeting e até mesmo as suas diferenças em relação ao remarketing, chegou o momento da prática, que é colocar tudo isso dentro do seu negócio. 

E para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com ações estratégicas versáteis, que servem para todo tipo de negócio, e que irão te ajudar a colocar o conceito de retargeting em prática dentro da sua marca. Confira: 

  • Entenda o comportamento dos seus usuários;
  • Conte com ferramentas e sistemas para te ajudar;
  • Deixe os seus principais produtos/serviços mais visíveis;
  • Aposte em plataformas com maior número de visitantes;
  • Descubra onde os seus potenciais clientes estão;
  • Mantenha contato com seus usuários e construa um bom relacionamento. 

Ações que parecem banais, fazem toda a diferença nos resultados de uma marca, ajudando ela a crescer não apenas em números, mas também em qualidade, gerando valor para o seu negócio dentro do mercado. 

Dessa maneira, o retargeting servirá não apenas para aumentar seus resultados, mas também para te ajudar a conhecer mais sobre o seu público e entender como a sua marca pode ajudá-los cada vez mais. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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