A área da publicidade muda, por todo o dinamismo e vivacidade que envolve a comunicação entre empresas e consumidores, e o marketing de serviços tornou-se bastante proeminente em ajudar muitas marcas a se promover em todo o mundo.
Ao contrário do marketing de produto, que envolve a promoção de um produto fisicamente visível em várias mídias, o marketing de serviço exige a promoção de um trabalho que não está fisicamente disponível, mas ainda está disponível aos clientes.
Atividades, benefícios ou facilidades, os serviços são estendidos como uma mercadoria aos clientes que escolhem entre uma natureza variada de propostas ao mercado consumidor.
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Um exemplo de marketing de serviços pode ser: quando uma família chega a um restaurante, eles aproveitam os serviços enquanto estão no estabelecimento. Em troca, eles pagam pelos serviços que utilizam e talvez consumam uma mercadoria intangível.
Do transporte à educação, da instalação de portas de alumínio sob medida à montagem de móveis de lojas na residência do cliente, o mundo tem sido envolto por serviços que tendem a atender as massas de uma forma ou de outra.
O que é marketing de serviços?
Os serviços, por serem intangíveis, podem ser mais difíceis de mostrar valor e a solução. Afinal, uma pessoa não visualiza ou pega nas mãos quando se trata de um serviço.
Por isso, muitas vezes, o objetivo dos marketing de serviços é criar bons relacionamentos com o público-alvo, desenvolvendo e construindo confiança e demonstrando esse impacto da atividade realizada. Ou seja, uma empresa está, essencialmente, vendendo a si mesma.
Exemplos de marketing de serviços são difundidos nos mais diferentes formatos, como:
- Bancos e financeiras;
- Companhias aéreas;
- Instituições de ensino;
- Tecnologia;
- Transporte e logística.
Vale destacar que serviço e produto são diferentes, porém, existe um híbrido chamado serviço como produto, ou SaaS (Software as a Service), que combina a oferta de produtos e serviços.
Isso inclui varejo onde os produtos são roupas, com serviço de suporte ao cliente quando este decide comprar nobreak, ou experiência de compra pessoal.
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7Ps e mix de Marketing de Serviços
O mix de 7Ps e marketing de serviços é uma estrutura usada para analisar o desempenho do dessa estratégia, somado à qualidade que uma empresa tem a oferecer.
O mix de marketing de serviços costumava consistir nos 4Ps, apresentados como:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
No entanto, isso foi posteriormente expandido para formar os 7Ps. Isso porque havia um maior grau de interdependência entre compradores e vendedores, ou seja, o mix de marketing tinha que levar em conta as relações comprador-vendedor
Os três fatores extras para concluir o mix de marketing de serviços são Pessoas, Percepção e Processo.
A adição desses três fatores extras ajudou a tornar os 7Ps uma estrutura muito mais abrangente para o marketing de serviços prestados por uma empresa de montagem industrial ou aquela que realiza a manutenção de telhados no setor da construção civil.
Além disso, oferece uma perspectiva mais ampla de marketing de serviços, com resultados mais refinados.
Os quatro fatores originais do mix de marketing são amplamente conhecidos e usados em todas as facetas do marketing, mas as adições modernas dão uma nova perspectiva ao marketing de serviços.
Isso dá atenção especial às pessoas, pois inclui todos os funcionários e consumidores que afetam a qualidade do serviço.
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De qualquer maneira, os processos e o ambiente físico, ou a percepção, ainda exercem grande influência, pois monitoram o espaço e as formas como um funcionário ou projeto eletrico industrial, entre outras, prestam serviço.
Triângulo de marketing de serviços
Da mesma forma que o mix de marketing envolvendo os 7 P ‘s essenciais para uma expansão segura da comunicação entre empresa e consumidor, o triângulo de marketing de serviços foi criado para lidar com a complexidade quando profissionais têm que lidar com produtos intangíveis.
O triângulo do marketing de serviços destaca três atores-chave, que serão apresentados a seguir de forma individual.
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Empresa
A gestão de uma empresa que presta serviço de instalação de gerador silenciado, incluindo profissionais de marketing e pessoal de vendas em tempo integral.
Isso é viabilizado por meio do desenvolvimento contínuo e do marketing interno com os funcionários.
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Funcionários
Inclui qualquer pessoa que esteja trabalhando em contato próximo com o consumidor. Eles desempenham um papel integral quando se trata da publicidade interativa do marketing de serviços.
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Clientes
Qualquer pessoa que adquira o serviço de uma empresa. Eles também estão fortemente expostos ao marketing externo de uma empresa.
Interação do triângulo de marketing de serviços
Para que a comunicação e a divulgação publicitária sejam bem-sucedidas, um profissional de marketing deve garantir que haja uma interação positiva entre esses três participantes.
No mais, para que esse sucesso seja alcançado, três tipos de marketing devem ser realizados, como apresentados a seguir.
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Marketing Externo – Fazendo Promessas
Envolve a comunicação de uma empresa com o consumidor que precisa fazer a manutenção de nobreak após determinado período da compra do equipamento.
Essa forma de comunicação permite que a empresa ofereça os serviços, e defina a expectativa de qualidade do serviço que o cliente pode esperar.
No marketing de serviços, isso dá atenção especial às evidências físicas, como a aparência do local de negócios ou a aparência do pessoal.
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Marketing Interativo – Cumprindo as Promessas:
O marketing interativo gira em torno da comunicação que ocorre entre o cliente e a equipe de prestação de serviços.
Esta é uma das partes mais importantes da utilização bem-sucedida do triângulo de marketing de serviços, pois é a única vez que o cliente terá uma experiência frente a frente com a empresa, por meio dos fornecedores.
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Marketing Interno – Promessas Habilitantes
Uma adição mais moderna ao triângulo de marketing de serviços, o marketing interno se concentra no treinamento de funcionários com os mais altos padrões para que eles possam oferecer um serviço excepcional.
Sem marketing interno, há uma grande chance de que o cliente receba um serviço abaixo do padrão.
Para que o triângulo de marketing de serviços seja implementado com sucesso, todos os departamentos de uma empresa devem trabalhar em conjunto, e assim oferecer a mais alta qualidade de serviço possível.
Todos os membros de uma organização devem estar conscientes quanto ao papel que se presta na prestação de serviços de qualidade, e assim entender qual é a função de marketing.
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Além disso, os avanços na tecnologia estão tendo um enorme impacto na qualidade do serviço e nas estruturas de marketing.
Isso ocorre porque as mudanças na tecnologia permitem que as empresas que desenvolvem mesa call center aspirador de pó, por exemplo, se comuniquem com os clientes em um ambiente não físico, como por meio da internet.
Dessa forma, passa a transformar o triângulo em uma pirâmide de marketing de serviços, pois todos os três fatores podem ser comprados juntos, inclusive por meio do uso inteligente da tecnologia.
Atenção aos triângulo de marketing de serviços
Uma das quedas mais significativas do triângulo do marketing de serviços é que as empresas muitas vezes não o implementam como três pontos essenciais que devem ser implementados de maneira correta e apropriada.
Em vez disso, eles se concentram em um ponto do triângulo e negligenciam os outros.
Isso é particularmente verdadeiro para o marketing interno, pois muitas organizações acreditam que, se os funcionários estiverem tratando corretamente, isso naturalmente passará para o ambiente externo.
No entanto, o fato de que todos os três pontos estão entrelaçados e se influenciam mutuamente, apresenta oportunidades para as organizações possam conduzir o marketing de forma eficiente e a um custo acessível, ou seja, baixo investimento publicitário.
Outra crítica ao triângulo do marketing de serviços é que ele leva em consideração muitas atividades de marketing.
O marketing é usado meramente como uma ferramenta para coagir um consumidor a comprar um bem ou serviço, e uma organização não deveria ter que se concentrar em todos os três aspectos do triângulo.
Como a qualidade do serviço é impactada por cada ponto individual do triângulo, uma organização poderia, teoricamente, focar apenas em um ponto
Pelo contrário, como apontado acima, isso pode ter impactos não intencionais em outras facetas do triângulo, o que significa que uma organização deve se esforçar para monitorar e implementar todos os três pontos essenciais, em vez de se concentrar em apenas um.
Conclusão
Para resumir, o marketing de serviços é um conceito em que uma empresa de transformadores de tensão promove os serviços que são intangíveis, inseparáveis, mas perecíveis por natureza.
Por meio de uma série de iniciativas, o marketing de serviços é realizado à luz do emergente setor global de serviços.
Além disso, o marketing de serviços é muito diferente do marketing de produtos e envolve uma variedade de recursos a serem lembrados.
A importância do marketing de serviços vem em um crescente perceptível nos últimos tempos, à medida que mais e mais serviços como educação, bancos, hospitalidade e entretenimento estão surgindo como commodities populares.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.