Entre os componentes textuais que fazem a diferença para o SEO de um conteúdo, os BackLinks são um dos mais importantes.
Investir em táticas orgânicas é fundamental para construir um público dedicado e engajado com a sua marca.
Nesse contexto, é imprescindível inserir seus links em um contexto maior. Isso traz benefícios em diversas partes do processo.
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Caso você não tenha familiaridade com backlinks e queira entender melhor o que ele representa no SEO, chegou ao texto certo!
Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda o que é um backlink, como ele deve ser utilizado e qual a importância dele dentro de estratégias de SEO.
O que é BackLink / Imagem reprodução
O que é um backlink?
No vocabulário do marketing digital, backlink é cada link que é posicionado em um conteúdo no formato de texto.
Pode ser tanto um link interno (que direciona o visitante para conteúdos de dentro do site), quanto um link externo (que menciona outros sites).
Mas se engana quem pensa que esse recurso pode ser aplicado sem grande reflexão ou estratégia.
Os algoritmos dos mecanismos de busca identificam cada backlink como um voto de confiança que um site dá para o outro.
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Então, a reputação e a qualidade do site que você cita ou que cita você é de extrema importância para alcançar boas posições nos resultados.
De modo semelhante, cada link deve ser mencionado de forma que faça sentido dentro do texto sobre serviços de enfermagem domiciliar.
Por isso, não adianta encher o material de links que não tenham contexto ou relação com o que está escrito.
Quais são os tipos de backlinks?
Há dois tipos de backlinks: follow e nofollow. No aspecto do formato, eles são idênticos. No entanto, os algoritmos avaliam cada um deles de modos diferentes.
Os links follow fazem com que os robôs acessem a página inserida. Eles proporcionam autoridade ao projetos de loteamento.
Os links nofollow, por outro lado, são aqueles que o dono do site não deseja que sejam seguidos pelos algoritmos.
Sendo assim, são tratados de modo diferente. No entanto, os links nofollow seguem importantes porque geram tráfego, aumentam a percepção da marca e também acabam impactando.
Entenda a importância dos backlinks
Tendo uma boa noção do conceito e dos tipos de backlinks, fica mais fácil compreender por que eles são tão importantes no marketing digital.
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Confira os tópicos na sequência para ficar ciente da função deles dentro de um planejamento de marketing para portas de aluminio sob medida.
Agiliza a indexação
O processo de indexação é uma das etapas que os robôs dos mecanismos de busca realizam para apresentar um link na página de resultados.
É muito comum que novas páginas sejam indexadas a partir de cliques em backlinks. Então, tê-los é muito importante.
Em especial para sites mais novos, quando eles são indexados com mais rapidez, pessoas o encontram com mais agilidade.
Traz autoridade
Quanto mais perto do topo o link sobre serviços de contabilidade preços estiver, mais ele chama a atenção dos usuários.
Afinal, se o blog de uma empresa específica se encontra logo no início dos resultados, quer dizer que ele é da mais alta qualidade.
A pessoa não precisa necessariamente te encontrar pelo Google. Se ela estiver navegando em outro site e encontrar um backlink para o seu site, também fica conhecendo a marca.
Em ambos casos, todos saem ganhando: a empresa e o cliente.
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Melhora a experiência do usuário
Quem está realizando pesquisas na web vai se interessar por conteúdos complementares.
Entra aí um aspecto essencial do backlink: ele precisa ter relação com o restante do conteúdo para fazer sentido.
Em outras palavras, deve acrescentar informações pertinentes para o leitor. Dessa forma, ele passa mais tempo navegando e se informando melhor sobre os aventais descartáveis, por exemplo.
Nem é preciso dizer que essa característica aumenta sensivelmente as possibilidades de conversão.
Aumenta a popularidade organicamente
Quem investe em backlinks não precisa gastar recursos com estratégias pagas, como anúncios e conteúdos patrocinados.
O rankeamento é aprimorado organicamente, de acordo com a avaliação dos algoritmos e o número de acessos.
Uma pesquisa realizada pela Backlinko informa que sites nos primeiros lugares dos resultados no Google possuem quase 4 vezes mais backlinks que resultados entre os segundo e décimo lugares.
Viabiliza parcerias
Você pode entrar em contato com empresas que tenham relação com máquina de lavar carros profissional para oferecer oportunidades de parcerias.
Associar-se a marcas que tenham coerência com o seu serviço e o seu público-alvo faz muito bem para os negócios.
Além disso, outros colegas passarão a perceber seu empreendimento como uma referência no segmento.
Isso é ótimo para manter a reputação em alta e construir uma marca realmente consistente e importante.
Como usar backlinks?
Agora, falta entender como a empresa de ferramentas para funilaria e pintura pode conquistar um bom número de backlinks.
A resposta curta é: tendo um site de qualidade com conteúdos que mereçam ser linkados.
Acompanhe os tópicos em sequência para ter uma noção aprofundada e completa de como usar backlinks como parte de uma estratégia de marketing digital.
Saiba o que você deseja alcançar
Um backlink pode trazer vários benefícios diferentes. É importante você saber desde o começo o que pretende alcançar com eles.
Pode ser fortalecimento da marca, aumentar o tráfego de blogs ou trabalhar para aumentar o rankeamento do site de Chaveiro 24hr, por exemplo.
Dependendo do objetivo escolhido, é preciso adequar as palavras-chaves e os links mencionados.
Para melhorar o ranqueamento, é preferível usar palavras-chaves fixas com boa taxa de pesquisa.
Para incentivar o tráfego, aposte em conteúdos bem completos que tragam informações pertinentes para o usuário.
Marque presença em fóruns e comentários
Os fóruns de interação são, talvez, um dos formatos mais antigos de troca de ideias pela internet. Eles seguem firmes e fortes, principalmente no Facebook.
Procure por tópicos que tenham a ver com a sua área de atuação e poste links do seu blog que resolvam as dúvidas dos usuários.
Além de tudo, esse é um jeito dinâmico de se colocar à disposição de possíveis compradores e saber exatamente o que eles procuram em uma marca.
Faça boas colaborações
Já mencionamos que é possível estabelecer parcerias com outras empresas para conquistar backlinks.
Um dos métodos mais comuns para isso é através do guest post, que nada mais é do que postar em um site de terceiros como convidado.
Possuir backlinks em sites de má reputação não traz nada de bom. Então, não economize tempo na hora de procurar parceiros qualificados.
Você também pode recomendar a leitura de um conteúdo próprio para o público de determinada empresa.
Saiba onde inserir o backlink
Os usuários da internet sabem identificar um link: ele é toda porção de texto com cor diferente do resto (no geral, em azul).
Pensando nisso, quando alguém clica em um backlink, faz isso já tendo alguma noção do que vai encontrar graças às palavras que foram linkadas.
Logo, é necessário pensar muito bem onde cada um é inserido. Se o backlink estiver associado a um trecho do texto que não tem relação com o destino, a experiência do consumidor vai estar sendo piorada.
Uma boa estratégia é disponibilizar links nas palavras-chaves que foram previamente segmentadas para cada conteúdo.
Produza conteúdo de alta qualidade
Como destacamos mais acima, para ser mencionado por outros sites é preciso merecer a menção.
Em outras palavras, o seu site ou blog precisa ter uma grande oferta de conteúdos realmente relevantes.
É sempre recomendável apostar em recursos variados para manter a atenção do leitor, como:
- Imagens;
- GIFs;
- Infográficos;
- Vídeos;
- Áudios.
Não subestime o impacto da produção de material autoral na web. Ele faz uma diferença imensa em várias etapas.
Em primeiro lugar, quanto melhor é a postagem, mais tempo o usuário passa no site – e maior é a possibilidade de ele recomendar o seu site para amigos e colegas.
Em segundo lugar, nenhuma empresa vai desejar consolidar parcerias com marcas com reputação negativa.
Por isso, fazer plágios, cópias, paráfrases e qualquer outra prática indevida está totalmente fora de questão.
Conte com o auxílio de jornalistas e assessores
Na hora de tentar conseguir backlinks para sites de grande porte, procurar por profissionais da informação pode ser muito positivo.
Isso porque eles possuem uma vasta rede de network e, assim, podem facilitar o contato com grandes empresas para você.
Para chamar a atenção desses profissionais, procure fornecer informações de valor para eles.
A partir daí, cria-se uma relação de benefício mútuo que pode ser muito produtiva em vários aspectos.
Considerações finais
Esperamos que agora você entenda completamente a importância, a função e as estratégias de backlinks.
Quando o assunto é SEO, os backlinks se destacam como recursos aparentemente simples, mas muito valiosos para empresas e clientes. Então não fique de fora e aposte neste recurso também!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.