A ação de reengajar leads para a sua marca pode ser um grande desafio para os empreendedores que tentam construir um negócio que entregue ao público mais do que apenas um produto ou serviço.
Isso porque, o engajamento se tornou uma das principais métricas das marcas, principalmente após a chegada da era digital, com os blogs, sites de vendas e as redes sociais.
Você provavelmente já deve ter ouvido essa palavra em algum momento, mas talvez nem saiba sobre o que ela se trata, o engajamento é muito mais do que apenas contar com bons e grandes números na internet.
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O engajamento é a ação de troca entre perfis, sejam eles de pessoas para pessoas, de empresas para empresas ou até mesmo de empresas para pessoas, ou seja, de marca para consumidor.
Um usuário que comenta e compartilha os serviços de cabeamento de rede de uma empresa, é um usuário engajado com o que a marca produz, ou seja, esse usuário também faz sua parte para manter uma boa comunicação com a marca.
Sendo assim, podemos entender que o engajamento é muito mais do que apenas uma métrica do marketing digital, mas uma forma de garantir a troca de experiência e contato entre duas partes.
Não é à toa que o engajamento se tornou uma das principais métricas do meio empresarial dentro do universal digital, pois foca na construção de um relacionamento saudável e natural entre marca e consumidor.
E quem empreende sabe bem que antes de conquistar um potencial cliente, é preciso atraí-lo e encantá-lo pelo o que sua marca possui. É dessa ideia que surgiu o conceito de lead dentro do universo digital.
Toda marca possui lead, desde uma que vende máquina de café expresso vending até mesmo uma empresa que oferece serviços de limpeza comercial, o lead é um conceito que faz parte de qualquer negócio.
Entretanto, para que leads se tornem clientes da sua marca, seja ela qual for, ele precisa ser devidamente engajado ou, como iremos abordar no conteúdo, ele precisa ser reengajado.
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Se tudo até aqui pareceu desconhecido para você, não se desespere, hoje você irá entender de uma vez por todas o que é um lead, a importância dele para os negócios e como reengajar leads com a sua marca.
Entenda o que são leads e a sua importância
Os leads podem ser entendidos como potenciais clientes, ou seja, aquelas pessoas que demonstram algum tipo de interesse pelo que você oferece e tem grandes chances de comprar de você.
Por exemplo, imagine que uma pessoa está à procura de equipamentos de proteção individual e conhece a sua marca que vende justamente esses produtos, ela acessa o seu site de vendas e olha o que você possui no estoque.
Entretanto, no meio desse processo ela decide enviar um formulário solicitando o contato da marca ou então toma a atitude de mandar uma mensagem, ou ligar para a empresa a procura de mais informações sobre os produtos oferecidos.
Esse é um simples exemplo que serve para você entender que o lead não é só aquele que vê o perfil da sua marca nas redes sociais, mas aquele que toma a atitude de demonstrar que está interessado no que você oferece.
Dentro de uma régua imaginária sobre status de clientes, o lead ficaria no meio, entre o admirador e o cliente. Isso porque, já não é mais um simples usuário que gosta do que você produz, mas também ainda não é um cliente oficial da marca.
Por isso, o lead precisa de muita atenção e cuidado, seja no processo de venda de um produto físico ou na procura por alugar galpão para festa, se for isso que ele deseja no momento.
O lead é extremamente importante para os negócios, pois através dele surgem os clientes, que podem se tornar consumidores fiéis da sua marca, indicando ela para outras pessoas e voltando a consumir de você no futuro.
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Pensando assim, o engajamento do lead com a marca é essencial para que ele se sinta parte da empresa e confiante em sua decisão de compra. Caso contrário, você perde não só o engajamento, como o lead em si.
Dicas para reengajar leads
Como mencionamos anteriormente, o engajamento é muito mais do que uma métrica, mas uma forma de garantir a comunicação entre marca e consumidor, nesse caso, entre marca e seus leads.
Seja um despachante aduaneiro logística ou até mesmo uma marca de acessórios, entender que o engajamento com seu lead é algo que precisa ser cuidado, faz toda a diferença em suas estratégias.
Existem muitos casos onde o lead deixa de engajar com a marca e isso resulta na perda de um possível cliente, por isso, é importante saber como reengajá-los com o seu negócio. E você saberá como fazer isso seguindo as dicas a seguir, confira:
Entenda o motivo do lead
A primeira coisa a ser analisada quanto um lead para de engajar com a sua marca é entender o motivo ou os motivos que o levaram a tal ação, e existem milhares deles, como:
- Falta de comunicação;
- Falta de uma proposta de valor;
- Demora no contato ou retorno;
- Mas avaliações de clientes anteriores;
- Atendimento ruim;
- Falta de clareza no que oferece;
- Entre outros.
Entender o motivo ou os motivos que levaram o lead a deixar de engajar com a sua marca é essencial para que você se redima com ele e evite cometer o mesmo erro para não perder outros leads da marca.
Produza conteúdo de qualidade
Uma empresa de alimentos saudáveis, por exemplo, sabe que se tornou a melhor em seu segmento dentro do universo digital por produzir conteúdos de qualidade e que fidelizem leads à sua marca.
O conteúdo de qualidade é aquele que se preocupa em esclarecer uma dúvida de seu público ou ajudá-lo a resolver algum problema, ou seja, um conteúdo de valor e que realmente traga diferença para a vida de quem o consome.
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Produzir esse tipo de conteúdo é essencial para que o lead veja que você possui autoridade dentro de seu segmento e que pode ajudá-lo da melhor maneira possível, o que reativa o engajamento desse lead com a marca.
Entre em contato com o lead
Muitos leads, ao preencherem um formulário de contato ou até mesmo ao entrarem em contato com a empresa, sempre deixam algum dado que você pode usar para entrar em contato com ele e descobrir o motivo pelo qual deixou de engajar com a sua marca.
Uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, pode ligar, mandar uma mensagem ou até mesmo enviar um e-mail para o lead a fim de fazer com que ele se aproxime da marca novamente.
Essa simples ação pode ser um divisor de águas dentro da marca e te ajudar não apenas a reengajar leads, mas também a construir um relacionamento saudável e duradouro com ele.
Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais funcionam como espécies de estímulos que agem diretamente no cérebro da pessoa e acabam influenciando ela a tomar alguma atitude, seja comprar algo ou tomar alguma atitude.
É uma estratégia muito usada para que as marcas vendem mais, entretanto, eles podem ser usados para diversos outros objetivos, inclusive reengajar leads através de gatilhos que o incentivem a voltar para sua marca.
Assim como um sistema ERP contas a receber é essencial para que um e-commerce organize suas contas, os gatilhos mentais auxiliam na captação de maneira mais rápida e otimizada desses leads.
Esteja presente nas redes sociais
Por fim, mas não menos importante, hoje, a maioria das pessoas de todo o mundo estão presentes todos os dias nas redes sociais, por isso, não há lugar melhor para estar senão lá, onde os seus leads também podem estar.
Ter perfis nas redes sociais e alimentá-los com frequência serve não só para atrair novos clientes, mas também para reativar aqueles que podem ter se perdido no meio do caminho ou perdido o interesse no que você oferece.
Sendo assim, esteja presente com assiduidade nas redes sociais para que os leads possam se lembrar de você e voltar a reengajar leads com o que você produz e oferece, trazendo-o de volta a um cenário de possível compra.
Considerações finais
Os leads de hoje podem ser os seus fiéis clientes de amanhã, por isso, investir na busca e na reativação deles é uma forma de garantir o resultado do seu negócio e a consulta de um fiel usuário.
Dessa forma, você contará não apenas com um cliente que consome e gosta do que você oferece, mas com um grande aliado da sua marca, que a recomendará de olhos fechados e te ajudará a crescer de maneira natural e otimizada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.