O universo dos influenciadores vem dominando o mundo online, é só você abrir suas redes sociais que eles estão lá, anunciando aquele hidratante prefeito, mostrando sua alimentação, suas compras na floricultura, enfim essas figuras vieram para ficar.
E com isso as empresas estão cada vez mais enxergando o potencial desses profissionais, afinal, quer melhor vitrine do que milhões de pessoas que seguem e ouvem tudo que alguém tem para falar, melhor ainda se for sobre a sua marca.
Os seguidores desses influenciadores querem saber de tudo, desde o brinco que ela está usando, até a lixeira coleta seletiva aço inox da sua cozinha, que ajuda a preservar o meio ambiente.
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Afinal os influenciadores são especialistas dentro de uma comunidade específica, que apoiam e avaliam produtos, serviços e até ideias, tudo voltado para o seu público alvo, como se aquilo fosse uma bolha feita para ele explorar toda sua influência.
É preciso entender que os influenciadores têm muito poder, se você conseguir que um deles apoie sua marca, conseguirá explorar todo o mercado que está a disposição dele. E saiba que existem influenciadores para todos os segmentos como:
- Alimentação;
- Arquitetura;
- Reforma;
- Plantas.
Enfim, as opções são infinitas, por isso é importante entender qual o público desse influenciador para conseguir encaixar o seu negócio.
Graças a essa infinidade de segmentos, essa estratégia pode ser usada desde empresas de eliminador de gotas em PVC até em uma floricultura.
Assim o marketing de influenciador é o campo do marketing que mais cresce, sendo assim, esses influenciadores são pagos com dinheiro ou benefícios, para divulgar sua marca ou produto.
Para entender um pouco melhor como funciona esse universo, como as redes sociais podem ajudar você que está tentando se inserir nesse mercado, seja você um professor ou um técnico de Empresa de manutenção elétrica predial continue lendo esse artigo
Como surgiu os influenciadores
Essa onda de influenciadores pode parecer nova, mas já está no mercado digital há cerca de 12 anos, tudo começou nos anos 2000 quando o Tim O’Reilly, cunhou o termo “Web 2.0”.
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Esse foi o marco para entender a internet como uma plataforma que aproveita a inteligência coletiva para evoluir, com isso a internet passou a ser um ambiente no qual os usuários eram receptores, mas também transmissores de informações.
O que isso quer dizer, agora as pessoas não só usavam as informações disponíveis no ambiente online, elas também começaram a gerar conteúdos, seja informando como a antena antifurto que comprou era boa, até mostrando seu cotidiano em blogs.
Antes no marketing tradicional, as empresas usavam uma figura pública como um cantor, ator ou até mesmo um modelo para influenciar a opinião dos consumidores. Isso era feito dentro da empresa, onde a marca decidia tudo que seria feito.
Já no contexto digital, ocorreu o que chamamos de horizontalização do marketing, isso quer dizer que as barreiras entre o consumidor foi encurtada, agora eles se comunicam diretamente, onde criam suas comunidades e trocam experiências.
Exemplo, uma empresa que oferece inspeção predial a saúde dos edifícios, precisa estar mais próximo do seu público e se fazer presente no universo online, inserido no nicho certo ele vai conseguir se comunicar com esse cliente e tornar essa relação mais próxima.
Pois com essa horizontalização, as marcas já não são as únicas a atuarem no mercado, graças a esses influenciadores, pessoas comuns começam a disparar suas opiniões e influenciar as pessoas.
Assim presenciamos a ascensão de indivíduos que antes eram desconhecidos e viviam suas vidas, seja trabalhando em lojas de barras e perfis de alumínio, sendo advogados, psicólogos, atletas, enfim, essas pessoas agora são figuras públicas da internet.
Quais os tipos de influenciadores e quanto ganham
O universo dos influenciadores digitais é muito amplo, eles atuam em diversas áreas e nichos, como moda, educação, empreendedorismo, carreira, esportes, finanças, automobilismo, saúde, estilo de vida, música, entre outros.
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Existem influenciadores que criam conteúdo todos os dias, já tem aqueles que são mais sazonais, tudo depende do público que ele deseja atrair, afinal são os seguidores que alavancam esses influenciadores e definem o seu sucesso.
Existe uma infinidade de redes sociais onde é possível monetizar os conteúdos e com isso gerar renda, mas para fazer sucesso é importante que essa rede tenha um número alto de usuários, só assim será possível ter um grande público.
As mais populares e que têm uma rentabilidade maior são:
- Instagram;
- YouTube;
- TikTok;
- Facebook.
Não tem como falar qual o valor exato que um influenciador digital ganha, não é como fazer a cotação do custo de elevador para deficiente ou ir ao supermercado e saber quanto custa o quilo de tomate.
Pois tudo depende, pois depende do público que esse influenciador possui, de qual conteúdo ele irá produzir, a frequência das publicações, as marcas que ele trabalha, afinal o valor que uma marca local vai pagar, não é o mesmo de uma empresa conhecida internacionalmente.
Existe uma média de preços que podem variar de 4 mil a 500 mil, mas isso não é uma regra, tem campanhas que podem ultrapassar esse valor. Por isso, para esse influenciar que está começando é importante entender que vai demorar um pouco para conseguir esses valores.
Pois antes de tudo precisa conquistar um público, ter uma boa frequência de conteúdos, para conseguir chamar atenção das marcas e com isso ir conquistando sua presença no mercado e ir aumentando seu preço.
Como um influenciar ganha dinheiro?
É importante entender que cada rede social tem seu próprio mecanismo de monetização dos conteúdos, por isso esses valores podem variar de acordo com a plataforma. Conheça as possibilidades de faturamento das principais redes sociais.
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Instagram
Os influenciadores que utilizam o Instagram para compartilhar o seu conteúdo, podem ganhar dinheiro produzindo postagens patrocinadas no feed ou através de parcerias com marcas em conteúdos nos stories.
Para ter uma ideia de quanto ganha um influencer no Instagram, as empresas consideram alguns fatores na hora de fechar um contrato de parceria.
São eles, o número de seguidores, capacidade de engajamento com o público e se os valores da empresa estão alinhados com esse influenciador.
Atualmente o Instagram disponibilizou mais um recurso para que os influenciadores possam ganhar dinheiro na plataforma, além das publicidades, ao realizarem uma live, eles podem contar com contribuições de seus seguidores, por meio de selos.
Facebook
Essa é uma das redes mais tradicionais quando falamos de monetizar o conteúdo, pois ela possui um mecanismo de anúncios que é muito poderoso no mercado digital, o Facebook Ads.
Dessa forma os influenciadores podem ganhar dinheiro através das publicações em parceria com as marcas, em postagens orgânicas, além de utilizar a ferramenta de tráfego pago para impulsionar seus conteúdos.
TikTok
Essa é a rede social da vez, o TikTok tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros, pois é uma forma rápida e divertida de se consumir conteúdo.
Ainda não é possível ser remunerada diretamente pela rede social, sua remuneração acontece mais ou menos como no Instagram, as marcas entram em contato com esses influenciadores para que eles criem conteúdos.
Mas em breve a plataforma irá lançar um mecanismo aqui no Brasil que é o TikTok Creator Fund, capaz remunerar diretamente esses criadores de conteúdos.
Essa rede social serve para ter um bom alcance na internet, criar um público e com isso aumentar as chances de fechar parceria com grandes marcas, como se ela fosse uma portaria virtual valores, sendo uma porta de entrada para ganhar mais com as redes sociais.
Como se tornar um influenciador digital
Para se tornar um influenciador, primeiro é preciso ter muita força de vontade e persistência, saiba que não vai ser da noite para o dia que a sua página irá crescer e você vai conseguir ser notado pelas marcas.
Existem pessoas que demoraram anos para conseguir viver apenas com as redes sociais, anos esses de muito trabalho e dedicação.
Você precisa ter disposição para construir uma imagem e postar conteúdos constantemente, saiba que as pessoas vão sempre querer que você poste, expresse sua opinião, compartilhe sua vida.
Comece entendendo em qual segmento você quer se inserir, o que gosta de fazer e qual assunto pretende abordar, comece aos poucos, criando conteúdos para entender como esse público reage.
Acima de tudo é importante se destacar, afinal por ser um mercado grande, já existe muita gente fazendo a mesma coisa, o que você tem de diferente? Explore isso. Além disso, é importante seguir alguns passos como:
- Seja você mesmo;
- Construa um posicionamento;
- Não compre seguidores;
- Tenha um planejamento.
Seguindo esses passos e tendo dedicação e acima de tudo não desistindo na primeira oportunidade, você conseguirá trabalhar com esse universo dos influenciadores, é importante agarrar todas as oportunidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.