Público-alvo definido: Qual sua real importância?

26 de outubro de 2022

O conceito de público-alvo é um dos mais importantes dentro do universo do marketing, seja ele o digital ou o tradicional, pois é algo que promete não morrer com o passar do tempo e nunca trará malefícios para quem nele resolva apostar.

Vivemos em uma época onde milhares e milhares de pessoas estão presentes no mundo digital, e isso aumenta as chances de vendas de uma marca, mas também se torna um perigo quando ela não possui o seu público-alvo definido.

Isso porque, em meio a tantas pessoas, como saber quais delas podem realmente se interessar pelo que você oferece a ponto de comprar? Pois bem, é um questionamento válido em tempos onde milhares de pessoas estão online no mundo digital.

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Como saber qual é o meu Público-alvo?

Imagine que você entra dentro de uma sala com mais de 50 pessoas e precisa vender seu produto ou serviço para eles, entretanto não são todos que se interessam pelo seu segmento de mercado, como identificar aqueles que podem comprar o que você oferece?

Uma cozinheira residencial não oferece os seus serviços para qualquer pessoa que vê na rua, ela sabe quem é seu público-alvo, e por isso obtém ótimos resultados ao captar os perfis de clientes que coincidem com o seu público.

Acontece que, com o passar do tempo e com a chegada das redes sociais, muitas pessoas começaram a achar que não era mais preciso definir público-alvo, que isso já era um conceito irrelevante e não tão importante dentro do universo empresarial.

E foi justamente por pensamentos como esses que essas marcas perderam clientes, faturamento e viram tudo isso ser destinado aos seus concorrentes, que entenderam a importância desse conceito que não poderiam ter tempo na hora de aplicá-lo.

Entretanto, muitos empreendedores ainda possuem essa dúvida e se perguntam se definir o público-alvo de uma marca nos dias de hoje ainda é algo importante. Isso é bom, pois a dúvida ainda antecede a ação, e com conhecimento é possível mudá-la com calma.

Mesmo as pessoas conseguindo encontrar uma boa câmara de congelamento preço acessível através da internet em poucos minutos, existem muitos pontos que precisam ser avaliados para que esse cliente faça parte do grupo de público-alvo da marca.

Pensando nisso, hoje iremos conhecer tudo sobre esse conceito, além de entender como fazer a sua definição, conhecer os seus benefícios e de fato compreender a importância desse conceito dentro do marketing e das vendas de uma empresa.

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Primeiro entenda o que é público-alvo

O conceito de público-alvo se baseia na construção de um grupo de pessoas que são detentoras de características ideais de clientes da sua marca, ou seja, aqueles com mais chances de comprar o que você oferece. Essas características variam entre:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Região onde mora;
  • Profissão;
  • Classe social.

O perfil ideal de cliente de uma marca nada mais é do que um perfil fictício onde o empreendedor constrói um ser que possua as características da pessoa que irá consumir aquele produto ou serviço assim que o vir.

Por exemplo, uma empresa de desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada pode ter o seu público-alvo definido em cima de características como: homens entre 30 e 45 anos, moram na região onde a empresa está e são de classe média para alta.

Lembrando que este é apenas um exemplo e tudo nele pode mudar dependendo do seu tipo de negócio e do que você oferece no mercado, mas é uma forma simples de entendermos, na prática, o que é um público-alvo bem definido.

Ele serve justamente para que você consiga traçar uma linha coerente entre suas estratégias, seus produtos ou serviços e os consumidores, que irão tirar o dinheiro do bolso para consumir o que você oferece.

Sendo assim, podemos entender que o conceito de público-alvo é muito mais do que apenas uma estratégia, mas uma forma inovadora de tentar ajudar as marcas a conhecerem mais sobre seus próprios negócios e sobre quem pode ajudá-las a crescer.

Como definir e especificar o público-alvo?

Seja uma empresa que realiza manutenção em pabx SP ou até mesmo uma marca de acessórios, definir o seu público-alvo é essencial, mas para muitos isso também pode parecer complicado.

Entretanto, quando se conta com as dicas certas para fazer isso acontecer da melhor maneira possível, definir o seu público-alvo torna-se ainda mais simples. Por isso selecionamos algumas para te ajudar nesse processo, confira:

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Canais de comunicação3

O primeiro ponto para se atentar são os canais de comunicação que você utiliza dentro do seu negócio, os canais de comunicação nada mais são do que os espaços que você usa para se comunicar com seus clientes ou atraí-los para a decisão de compra.

Pode ser as redes sociais, um site, comerciais na televisão ou rádio e até mesmo panfletos na rua, entender quais são os seus canais é o primeiro passo para que você conheça quais pessoas consomem esse tipo de conteúdo e podem se interessar pelo que você oferece. 

Localização

A localização também é um ponto extremamente importante, principalmente em um negócio que precisa dela para sobreviver, como uma empresa que oferece aluguel de galpão preço acessível no interior de São Paulo, a localização é um ponto-chave nesse negócio.

Por isso essa ação se baseia no entendimento de onde os seus potenciais clientes podem estar, principalmente se você possui um ponto de vendas físico. Estabelecer a região, a cidade ou bairro que eles mais estão concentrados fará toda a diferença.

Produto ou serviço

Outro ponto muito importante, talvez um dos mais importantes até aqui, é justamente entender bem qual o seu tipo de produto ou serviço, o que ele é, o que ele oferece e qual o segmento de mercado dele, pois tudo isso fará diferença na definição do seu público.

Por exemplo, uma marca de produtos focados nos cuidados do corpo pós-parto terá um público bem segmentado, que neste caso serão mulheres que acabaram de dar à luz. Entender sobre os produtos é essencial para a definição desse perfil.

Características do público

E por fim chegamos às características do seu público, ou seja, os traços de personalidades que os formam. Aqui uma empresa que vende um curso nr10, por exemplo, define as características que listamos no início do conteúdo para conhecer mais o seu público.

É justamente com base nessas características que o empreendedor conseguirá traçar estratégias personalizadas para chamar a atenção desse público e convencê-los a comprar o que você oferece.

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Benefícios de um público-alvo bem definido

Agora que você entende o que é preciso para a definição de um público-alvo para a sua marca, chegou o momento de conferir os benefícios que todo esse trabalho traz para a empresa, o que pode te convencer ainda mais sobre a importância desse conceito. Confira:

Mais oportunidades de vendas

Com um público-alvo bem definido você aumenta suas oportunidades de vendas justamente por saber para quem você está vendendo, fazendo com que sua captação de clientes seja mais assertiva e você não perca tempo com quem não irá consumir de você.

Maior segmentação

A segmentação te ajuda a traçar estratégias mais assertivas e ao conhecer quem são os clientes que compõem a sua marca e que consomem o seu pacote de macarrão talharim, por exemplo, o que ajuda até mesmo na criação de novos produtos ou serviços.

Melhor relacionamento

E é claro que não poderíamos deixar de mencionar como a definição do público-alvo é essencial para a criação de um ótimo relacionamento com seus clientes, afinal de contas, eles já conhecem a sua marca, esse é o momento onde você conhece a história deles.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a definição do público-alvo de uma marca pode trazer, o que prova o seu valor e que provavelmente já te faz ter a resposta do questionamento no título do nosso conteúdo.

A real importância do público-alvo para o marketing

Obviamente não poderíamos terminar esse conteúdo sem dar uma resposta clara e objetiva sobre o questionamento que permeia todo o nosso texto: afinal de contas, qual a real importância do público-alvo definido em uma empresa?

De acordo com tudo o que vimos até aqui, pudemos ver que o público-alvo é muito mais do que uma ideia, é uma ação que precisa ser colocada em prática por todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa caixa funerária até mesmo uma prestadora de serviços.

Uma marca que possui o seu público-alvo definido é uma marca que sabe que seus produtos ou serviços terão um direcionamento no mercado, e com isso ele será entregue às pessoas que mais possuem chances de comprá-lo.

Com isso, entendemos que a real importância da definição de um público-alvo está diretamente ligada aos resultados de uma marca, pois é através dele que você conseguirá produzir produtos, serviços e estratégias direcionadas para pessoas que possuem um perfil.

Dessa forma, você conseguirá criar e desenvolver novas formas de vender e produzir que sejam segmentadas, pois você saberá exatamente quem terá contato com aquilo e qual o perfil daqueles que irão se interessar pela sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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