O meio jurídico é conhecido por suas normas e pelo uso de uma linguagem mais formal, o que expõe um maior profissionalismo em relação a outros setores, e com o avanço da tecnologia os softwares jurídicos chegaram para inovar.
O avanço tecnológico de uma maneira geral costuma apresentar novidades para as mais diferentes áreas, isso de forma cada vez mais dinâmica, o que faz com que diversos setores tenham que se adaptar às novas possibilidades que surgem frente a cada tipo de cenário.
Normalmente quando se pensa sobre esse tipo de avanço é comum ficarmos apenas no ramo comercial, diante da facilidade de se encontrar qualquer tipo de produto ou serviço através do uso de um sistema digital, tal como uma plataforma de busca, por exemplo.
Publicidade:
Apesar de se tratar de uma realidade, com o uso de um sistema de pesquisa facilitando a busca por controle de acesso de veículos para condomínios ou qualquer outro tipo de item ou serviço de interesse do usuário, existem outras vantagens vindas da tecnologia.
Ao pensar sobre essas aplicações no mundo atual, é possível ir desde a criação de uma lista de compras através de um aplicativo, indo até mesmo a contagem de passos que um corredor pode acumular durante o seu treino diário, facilitando suas atividades de rotina.
Todos os exemplos citados são exemplos simples, mas que mostram de maneira prática como existe um avanço claro em relação às novas tecnologias que estão disponíveis para a nossa sociedade moderna, com essa modernidade crescendo cada vez mais.
Dentro dessa realidade cada vez mais avançada, é possível enxergar uma modernização constante dos mais diversos tipos de empreendimento, indo desde empresas de engenharia mecânica até mesmo a negócios mais populares, como um mercado de bairro.
Ao pensar nesse espaço grande que as novas tecnologias vêm ocupando em nossas vidas, é possível pensar também em seus impactos em áreas mais tradicionais, como o mercado financeiro, as atividades industriais e até mesmo o meio jurídico através de suas leis.
Especificamente em relação ao campo judicial, existe o valor que pode ser encontrado em aplicações tecnológicas, como é o caso dos programas digitais voltados a essa área, assim como muitas outras.
Qual o valor dos softwares?
Os softwares se tratam de programas que podem realizar uma série de atividades, assumindo uma posição que muitas vezes tinha que ser incorporada por indivíduos em geral. E isso pode abordar as atividades simples, como anotar sua presença no trabalho.
Publicidade:
Com o uso de um software moderno é possível garantir um melhor controle sobre a entrada e saída de funcionários de uma empresa. Isso além de muitas outras atividades que podem ser otimizadas a partir do uso de certas aplicações mais modernas.
O uso desses programas é um passo comum em relação às novas possibilidades que estão disponíveis no mercado, com tal modernização não sendo algo exatamente atual, afinal, a chamada Revolução Industrial partiu justamente da aplicação das máquinas nas fábricas.
Movimento esse que continuou a ocorrer até chegarmos aos dias de hoje, em um cenário onde é possível ver empresas de uniformes profissionais além de muitas outras companhias podendo otimizar os seus serviços a partir do uso de certas tecnologias.
E ao mesmo tempo em que essa modernidade pode ser vista através de aplicações mais físicas, como as máquinas em uma linha de produção, existe também o valor dos softwares digitais, que podem facilitar o controle das mais diversas atividades de gestão, o que inclui:
- Emissão de nota fiscal;
- Gestão de entrada e saída de funcionários;
- Administração de finanças;
- Controle do sistema de segurança.
Praticidades essas que estão associadas ao uso dos softwares. Mas não é somente ao meio comercial que esses programas digitais apresentam seu valor, já que o seu avanço tecnológico também é válido para áreas mais segmentadas, como o meio jurídico.
O papel dos softwares no campo jurídico
Da mesma forma em que um software pode ter uma grande utilidade na gestão de um negócio, o mesmo pode ser dito sobre as atividades de um escritório jurídico, onde o uso de certos programas pode facilitar a conclusão de uma série de atividades legais.
Ao pensar especificamente no valor desse tipo de aplicação é possível citar diversos benefícios, entre eles:
Publicidade:
- Acesso e análise a um banco de dados;
- Acompanhamento de processos jurídicos;
- Transmissão de mensagens entre profissionais;
- Gestão de dados jurídicos;
- Controle de contratos;
- Coordenação de assinaturas.
Todas essas são atividades que podem ser úteis tanto para um criado escritório jurídico como também para os seus clientes, tal como um fornecedor de refrigerador para laboratório que necessita de ajuda legal para controlar as atividades do seu negócio.
E de fato contar com esse tipo de benefício é algo cada vez mais necessário por parte de quem atua no campo das leis, principalmente ao pensarmos na alta quantidade de atividades que crescem nesse setor, acompanhando a expansão social como um todo.
Algo que parte também de um maior interesse por parte da população em relação à busca por seus direitos, cabendo ao campo jurídico responder de forma positiva a essa demanda, com o uso de alguns programas podendo facilitar suas atividades de modo geral.
E ao pensar em como esse tipo de programas podem ser úteis para o campo jurídico, é possível destacar o uso de alguns softwares em particular que podem ser de grande utilidade para quem atua nesse meio, sendo válido então conhecer algumas alternativas.
5 softwares positivos para o campo jurídico
Ao pensarmos no uso de algumas aplicações digitais no campo moderno é considerado desde a preparação de funcionários através de um treinamento NR 32 de método virtual, assim como a muitas outras atividades executadas no meio comercial.
O mesmo pode ser dito sobre a gestão de um escritório de advocacia ou qualquer outro tipo de atividade dentro do setor jurídico, tratando-se de áreas que podem ser gerenciadas a partir do uso de atualizações constantes, como pode ser vista em programas como:
1 – Jusbrasil PRO
O Jusbrasil é uma plataforma essencial para quem atua no campo das leis atualmente, trata-se de um sistema unificado onde é possível encontrar informações dos mais diversos tipos sobre ações que podem estar ocorrendo dentro do campo legal.
A questão é que existem certas limitações sobre o uso dessa plataforma, com seu acesso total sendo liberado através do Jusbrasil PRO, um programa que pode oferecer uma experiência completa para quem recorre ao uso dessa versão do software.
Publicidade:
2 – Processual Jusbrasil
Ainda sobre o Jusbrasil, existe uma aplicação específica que deve ser considerada, o chamado Processual Jusbrasil. Nessa aba é possível pensar na facilidade em buscar por ações diversas apenas pelo nome ou número de um processo.
Ponto esse que pode abordar desde clientes físicos, que participam de um processo contra algum tipo de empresa, assim como por um cliente jurídico, tal como um fornecedor de produtos sem glúten que realiza um contrato junto de uma rede de comida natural.
3 – Contraktor
Ao pensar especificamente na realização de contratos, o Contraktor é uma opção segura para quem busca ter uma certa garantia sobre a proteção necessária para a realização de um contrato ou algum tipo de serviço.
4 – JUSTTO
Ainda sobre contar com o auxílio de uma plataforma segura, o JUSTTO é uma opção que deve ser considerada por quem busca realizar algum tipo de acordo dentro do campo jurídico, facilitando assim a segurança de ambos os lados de uma ação.
No geral, é um software que pode auxiliar na resolução de questões que envolvam acordos ou pontos mais específicos, como prazos a serem cumpridos. Uma gestão positiva para o controle de um serviço geral a ser contratado, como um de cartazeamento digital.
5 – Astrea
Enquanto muitos dos softwares citados possuem suas aplicações específicas, existe um que se destaca a ponto de ser uma opção a ser considerada tanto por um escritório jurídico como por um profissional autônomo, tudo graças ao valor desse programa.
Nesse caso estamos falando do Astrea, um software capaz de acompanhar a gestão de processos a serem realizados desde o início até ao fim de tal ocorrência. Algo que pode facilitar até mesmo a gestão de uma fábrica com seu fatiador de frios industrial.
Seja qual for a origem de uma ação a ser iniciada, assim como o que motivou um cliente a busca por conselhos jurídicos, a verdade é que essas atividades podem então ser melhor gerenciadas com o uso de alguns dos softwares que foram citados acima.
De uma maneira geral, tratam-se de programas que podem ser válidos tanto para um grande escritório como para quem acaba de iniciar na área, tudo graças aos benefícios disponíveis por tais tipos de softwares dentro do ramo das leis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.