A integração entre os setores de vendas e marketing tem feito muito impacto positivo em diversas companhias, que entendem a necessidade de procurar por elementos desse tipo para alavancar suas vendas em uma empresa de reforma predial.
Durante muito tempo, gestores foram levados a acreditar que os segmentos de vendas e marketing eram duas instituições separadas, que deveriam ser mantidas em isolamento e em muitos casos até mesmo incentivada uma competição entre ambas.
A verdade, entretanto, é que esse tipo de comportamento acaba sendo muito mais nocivo do que benéfico para a empresa, e diversas oportunidades de negócios são perdidas pela falta de comunicação entre as duas equipes.
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Isso porque, essencialmente, ambas tratam da mesma questão: o impacto que o cliente recebe quando se comunica com a empresa.
Durante seu processo de jornada de compra, ele passa por diversas etapas, concentradas em uma estrutura conhecida como funil de vendas. Essa divisão é feita da seguinte maneira:
- Visitante;
- Lead;
- Oportunidade;
- Cliente.
Durante a primeira metade desse processo, os consumidores estão engajados com a equipe de marketing, que oferece uma série de novas informações e conteúdo de qualidade para manter esse público interessado.
Assim, sua companhia de filme stretch fabricante consegue otimizar esse processo de vendas, entendendo cada uma das etapas que o cliente passa desde a descoberta do produto até o fechamento da negociação.
Após receber informações o suficiente, o cliente começa a pensar sobre consumir um produto ou serviço que sua empresa está oferecendo. Esse é o momento onde a equipe de vendas entra em ação.
Depois de criada a oportunidade de negócios, os vendedores conseguirão fazer uma oferta satisfatória para o consumidor, levando-o ao estágio final e completando a operação, garantindo um resultado ainda melhor para ele.
Quando as equipes não têm comunicação interna, é muito comum que uma culpe a outra quando algo der errado, ao invés de entender a situação e tentar reverter em uma situação futura, garantindo um resultado mais adequado para a companhia.
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Isso faz com que a integração entre ambos seja fundamental para sua companhia de agitador mecânico industrial, permitindo que você consiga se posicionar de forma mais adequada no mercado em que está inserido.
Integração entre vendas e marketing
Quando é removido o sentimento de competição e as equipes deixam de se tornar rivais, elas conseguem trabalhar em conjunto, garantindo uma estrutura muito mais adequada para suas vendas.
A comunicação é uma questão fundamental nesse caso, uma vez que essencialmente, ambos os times estão lidando com o mesmo consumidor. Por isso, o marketing deve ser claro e transparente com relação a suas ações.
Dessa maneira, você consegue otimizar seus resultados e ampliar ainda mais as oportunidades para que a equipe de vendas possa agir e garantir a conversão para a empresa, melhorando ainda mais o faturamento da mesma.
Além disso, a equipe de vendas é responsável por oferecer uma experiência satisfatória, possibilitando que o consumidor seja fidelizado pela companhia, voltando para a equipe de marketing para novas interações.
Esse processo cíclico é muito importante para a saúde financeira de qualquer empresa, e pode ajudá-lo a ir ainda mais longe no mercado, conquistando uma posição mais adequada para sua companhia.
Assim, você é capaz de se tornar uma verdadeira autoridade no segmento em que trabalha, como na venda de anel de vedação O ring.
Entender esse processo é parte fundamental da estrutura de interação que você utilizará com o vendarketing, termo criado pelo mercado para definir a integração entre os dois setores.
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Por isso, entender esse tipo de ação ajuda a conquistar um posicionamento muito melhor a longo prazo nesse tipo de ação.
Como integrar suas equipes?
Agora que você entende um pouco melhor a importância de integrar suas equipes de vendas e marketing, é hora de identificar quais são os melhores meios de realizar esse tipo de atividade, garantindo um retorno muito mais satisfatório para a companhia.
Vale lembrar que cada empresa é única, e possui seus próprios processos e interações.
Por isso, duas companhias diferentes podem ter resultados completamente distintos ao unir os dois segmentos, ainda que estejam em um mesmo nicho, como a fabricação de arruela lisa.
Adaptar esse tipo de informação para sua realidade é uma das maneiras mais efetivas de otimizar esse tipo de ação, garantindo um retorno muito melhor para sua empresa com ambos os times integrados adequadamente.
Público-alvo
Um dos itens que mais é afetado pela comunicação, ou pela falta dela, é a definição de público-alvo. Esse é o grupo de pessoas que será foco de suas ações publicitárias, e deve ser definido com precisão para um retorno adequado.
Muitas empresas deixam a definição do público-alvo separadas entre as equipes, o que acaba gerando resultados diferentes para cada etapa do funil. Isso diminui as chances de retorno e principalmente a conversão em vendas.
Conflitos não devem ser gerados nesse tipo de processo, uma vez que isso acaba afastando ainda mais o público de suas interações. Por isso, é importante que membros de ambas as equipes estejam trabalhando em conjunto nesse tipo de ação.
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Uma boa maneira de segmentar seu público e entender suas necessidades é a criação de uma persona.
A persona nada mais é do que uma figura fictícia, criada com base no público-alvo da sua empresa de ensaio não destrutivo estanqueidade.
Quando a criação da persona envolve ambos os times, você consegue uma figura muito mais próxima da realidade, conseguindo entender todas as necessidades de seus clientes e como converter mais vendas.
Definição de objetivos
Alcançar metas é fundamental para otimizar a estrutura da empresa, e fazer com que os profissionais de todos os setores consigam produzir com qualidade em busca desses objetivos.
Definir objetivos isoladamente pode se tornar um problema, principalmente quando você percebe posteriormente que duas metas são conflitantes, o que pode acabar atrapalhando todo o resultado da empresa.
Por isso, é interessante pensar em todos os colaboradores no momento de fazer a definição de metas e objetivos da companhia.
Assim, você consegue ter uma visão mais ampla e adequada para o futuro da sua companhia de forno para fundição de alumínio.
Quando todos os profissionais estão de acordo com a definição de objetivos da empresa, é mais provável que trabalhem para atingir esse fim como uma unidade, possibilitando ações muito mais impactantes.
Além disso, com toda a produção voltada para esse tipo de ação, as chances de erros ou gargalos diminuem consideravelmente, uma vez que existem diversos outros profissionais para ajudar a lidar com cada uma dessas situações.
Por conta disso, a criação de metas deve sempre ser uma ação conjunta na empresa, eliminando as falhas de comunicação que podem acabar deixando ainda mais difícil atingir seus objetivos comerciais com qualidade e efetividade.
Comunicação integrada
Ter uma comunicação de qualidade é fundamental para garantir resultados mais efetivos. O diálogo é a maneira mais efetiva de todas suas equipes trabalharem em conjunto para atingir os objetivos determinados.
Algumas ferramentas tecnológicas são muito importantes nessa questão, como um bom CRM. Esse tipo de ferramenta permite que os profissionais marquem o que está sendo feito com um determinado consumidor.
Assim, quando um vendedor for entrar em contato com o cliente, ele terá todo o histórico de comunicação com a equipe de marketing, ficando muito melhor preparado para a abordagem de vendas de resina epóxi preço.
Dessa maneira, ele mostra uma valorização maior do consumidor, e evita que o mesmo tenha que ficar se repetindo para conseguir finalmente efetivar a compra.
Além disso, um canal de comunicação aberto é uma excelente maneira de valorizar esse tipo de situação dentro de sua companhia. Isso pode se dar através de mensageiros instantâneos, ferramentas online ou outros elementos.
O canal de comunicação permite um diálogo mais dinâmico e instantâneo, o que pode ser fundamental para garantir o retorno esperado durante uma negociação, sobretudo quando o consumidor está falando com o vendedor.
Sempre que o atendente tiver alguma dúvida, esse canal de comunicação acaba se mostrando uma ferramenta muito mais efetiva para suas ações.
Considerações finais
Com a união das equipes de marketing e vendas, você consegue uma estrutura muito mais adequada para seu trabalho, otimizando seus resultados e possibilitando uma interação maior com o público.
Dessa forma, você acaba ganhando mais destaque no segmento em que atua, e em muitos casos acaba se tornando uma verdadeira liderança, uma vez que seus objetivos estão alinhados com a proposta da companhia.
Quanto mais esse tipo de ação é bem executada, maiores serão suas chances de venda no futuro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.