Account-Based Marketing: entenda o que é e para que serve

24 de novembro de 2022

O Account-Based Marketing é uma estratégia que abrange uma forma diferenciada de trabalho, fazendo com que a empresa ou profissional foque seus esforços na captação de clientes com base naquilo que eles mais conhecem: suas contas.

Com a chegada do marketing digital, diversas estratégias foram criadas para ajudar no aumento de resultados e atração de novos clientes para um negócio, dentre tantas que existiam, a definição do público-alvo era a mais comum.

Nessa estratégia em questão, a empresa define um perfil de cliente ideal e traça características que podem compor esse perfil de cliente e, com base nisso, começam a produzir conteúdos e formas de atrair exatamente essas pessoas.

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É uma ótima estratégia para quem está começando a trabalhar com o marketing digital e deseja produzir algo personalizado, mas com o passar do tempo, muitos viram que alguns perfis de clientes estavam desalinhados com o que se esperava.

Uma empresa que trabalha com a produção de uma caldeiraria industrial, por exemplo, entende que mesmo tendo concorrentes diretos, o seu negócio ainda será único no mercado, e por isso é importante focar nele.

Tendo isso em vista, o conceito de Account-Based Marketing, que significa Marketing Baseado em Contas e tem como principal objetivo fazer com que os empreendedores revejam a forma com a qual focam seus esforços para a captação de clientes.

O termo em inglês, que também pode ser conhecido pela sigla ABM, traz um novo formato de estratégia para as empresas, fazendo com que elas foquem seus esforços no entendimento de suas contas e, a partir disso, os clientes começaram a surgir.

Nesse caso, as contas podem ser entendidas como filiais ou parceiras de um grande negócio, mas no caso dos pequenos, suas contas podem ser os seus produtos ou serviços, o foco neles é o que te fará ter cada vez mais resultados.

Seja uma rede de empresas que presta serviços de manutenção elétrica ou um grande e-commerce com produtos de beleza, o importante é que você conheça bem a sua conta, e é justamente sobre isso que iremos entender mais no conteúdo de hoje.

Benefícios do Account-Based Marketing 

O Marketing Baseado em Contas foca justamente na obtenção de informações e diferenciais do seu negócio para que isso seja usado a seu favor quando falamos da atração de novos clientes.

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Sendo assim, podemos entender que o ABM é uma estratégia muito importante para a conquista de diferentes benefícios nos dias atuais, fazendo com que não só os resultados de uma empresa cresçam, mas o seu desempenho no geral também.

Um deles é justamente a maior segmentação dentro do mercado, pois ao focar em suas contas, você garante que os clientes que cheguem até a sua marca sejam os mais qualificados possíveis, ou seja, aqueles com mais chances de comprar de você.

Ao aplicar tal estratégia em uma marca que vende graxa de silicone, por exemplo, o empreendedor consegue reter a atenção e o desejo daqueles que realmente estão precisando do produto ou que podem se interessar por ele.

Diferente do que a estratégia com base em público-alvo faz, pois focar apenas no perfil do seu cliente ideal pode acabar deixando as características da sua conta de lado e atraindo pessoas que nem estão interessadas no que você oferece.

Além disso, a estratégia em questão promove mais união dentro da empresa, pois os profissionais, parceiros e filiais do seu negócio podem se unir em prol de um mesmo objetivo, que é a produção de mais resultados e a conquista de mais clientes.

Sem contar que ele ainda promove uma ótima experiência ao cliente, pois ao focar em sua conta, você poderá mostrar a ele os diferenciais do seu produto ou serviço, o que traz ainda mais chances desse potencial consumidor se encantar de vez pelo que você oferece.

Em uma empresa de terraplenagem e pavimentação, por exemplo, o Account-Based Marketing faz com que os próprios funcionários da empresa conheçam a fundo o serviço prestado, fazendo com que a experiência do cliente, desde o primeiro contato, seja a melhor possível.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que o ABM traz para as empresas, fazendo com que cada vez mais marcas consigam focar em suas contas e captar clientes mais segmentados para o seu negócio.

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Entenda o que essa estratégia traz de inovador e diferente 

Mesmo entendendo tudo isso sobre o Account-Based Marketing, alguns ainda se perguntam sobre o que essa estratégia possui de inovador e diferente no mercado, ou seja, como ela se tornou uma estratégia tão diferente e potente.

O fato é que o Marketing Baseado em Contas trabalha com uma proposta completamente diferente das outras estratégias que já vimos no mercado, pois faz com que o empreendedor foque seus esforços naquilo que está sob o seu controle.

Pense que uma empresa, ao divulgar a sua consultoria ambiental, nem sempre terá 100% de controle sobre as pessoas que irão entrar em contato com a marca, mas ela poderá ter 100% de controle sobre o serviço que presta, pois o conhece de ponta a ponta.

Isso mostra como o Marketing Baseado em Contas mudou por completo o foco dos profissionais, que antes focavam na sorte de atraírem os clientes ideais para o seu negócio, e hoje focam em seus produtos, serviços e contas da empresa.

Ao mesmo tempo que é algo inovador, também é diferente, pois traz para o universo do marketing digital uma forma de se trabalhar que jamais foi vista anteriormente, mudando por completo o foco de personalização do trabalho.

É claro que, assim como qualquer outra inovação no mercado, o Account-Based Marketing sofreu muito preconceito quando surgiu, o que é normal, pois tudo que é inovador e tira as pessoas de sua zona de conforto trazem uma sensação desconfortável no início.

Entretanto, com o passar do tempo, a estratégia conseguiu provar o seu valor e se tornar uma das melhores nesse segmento, sendo que uma pessoa que consegue fazer o cadastro tecnico federal ibama também consegue entender e colocá- la em prática.

Sendo assim, podemos entender que o grande diferencial dessa estratégia gira em torno de todo o cuidado que é feito para entender como as contas de uma empresa são geridas e podem ser usadas para o sucesso na captação de clientes.

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Tendências para o futuro dessa área

Por se tratar de uma estratégia inovadora e que surgiu há pouco tempo no mercado, o Marketing Baseado em Contas promete diversas tendências para o futuro e que irão fazer toda a diferença nas marcas, como:

  • Chatbots;
  • Inteligência artificial;
  • Avatares;
  • Multiverso;
  • Atendimento eletrônico.

Cada um deles irá oferecer ao cliente uma experiência inovadora e única quando falamos de atendimento e até mesmo na construção de um bom relacionamento entre ambas as partes, afinal de contas, trata-se de uma estratégia que visa resultado com qualidade.

Isso porque, ao ver que um usuário pesquisa por hidrojateamento preço acessível e encontra justamente o seu negócio neste segmento, a estratégia de ABM foca na qualidade desse usuário e não apenas na quantidade.

Isso significa que dentro da estratégia de Account-Based Marketing, vale mais a pena ter um cliente bem qualificado e realmente interessado no que você oferece, do que milhares de possíveis clientes que não estão alinhados com a sua marca.

Neste caso, a qualidade é muito melhor do que a quantidade, pois ao poder contar com um cliente bem segmentado e que goste do que você produz, a chance dele voltar a consumir de você ou recomendar sua marca para outras pessoas é ainda maior.

Por isso, as tendências do Account-Based Marketing para o futuro focam justamente na construção de um repertório de clientes que sejam qualificados para a sua marca e possuem grandes chances de se fidelizarem a ela.

Como mencionamos anteriormente, uma empresa que oferece uma abraçadeira para tubulação industrial pode não ter 100% de controle dos seus clientes, mas terá nas suas contas, produtos e serviços, sendo isso o mais importante dentro do ABM.

Em suma, podemos entender que a estratégia de Marketing Baseado em Contas é algo que ainda irá trazer muitos frutos positivos para o universo dos negócios, e por isso ainda fará com que muitas empresas mudem suas formas de captação de clientes.

Considerações finais

Assim como qualquer outra estratégia dentro do marketing digital, o ABM traz algo inovador e diferente, fazendo com que o foco em suas contas seja o ponto-chave para a atração de clientes qualificados.

Dessa forma você terá a certeza de que conta não apenas com um simples conceito, mas uma estratégia poderosa do universo empresarial, que mudará por completo a sua forma de trabalhar e os seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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