A Acessibilidade Digital é um tema que ainda gera dúvida em muitos empreendedores, mas se trata de uma ferramenta indispensável para criar uma experiência mais agradável para os consumidores de sua empresa, independente do segmento em que ela atua.
Para uma empresa de limpeza de coifas e dutos, é fundamental conseguir atingir o máximo de pessoas possível dentro de sua estrutura de comunicação para otimizar esse tipo de processo.
O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de elementos tecnológicos tem se popularizado e ampliado o impacto que as pessoas sentem com essas ações.
Publicidade:
Dentro desse conceito, um dos itens que mais é levado em conta por empresas diversas é a experiência do usuário. O cliente atual é muito mais exigente, tornando a produção de conteúdo e apresentação de material interessante muito mais importante.
Algumas pessoas chegam ao ponto de gastar mais com um determinado produto ou serviço quando recebem uma experiência que excede suas expectativas, tornando esse elemento fundamental para qualquer estratégia de marketing.
Um dos itens mais importantes para a realização desse tipo de ação diz respeito à inclusão e ao acesso irrestrito de seus consumidores, independentemente de qualquer complicação que eles possuem para se conectar.
A igualdade de acesso é um item muito importante nos dias de hoje, uma vez que ela busca democratizar o acesso digital e permitir que todas as pessoas tenham igual direito de consumir o material que desejarem.
Assim, uma companhia que produz crachá de identificação pode se comunicar de forma muito mais ampla com seus consumidores, independentemente de qualquer tipo de limitação que ele possua.
Ainda que esse processo esteja iniciando, algumas empresas com consciência estão tomando a dianteira na produção de ferramentas que facilitam o acesso para seu material de diversas formas diferentes, buscando esse tipo de engajamento.
Quanto mais as páginas conseguem entender a importância desse processo, mais especialistas conseguem recursos para trabalhar em melhorias que tornam a vida das pessoas com qualquer tipo de restrição muito mais simples.
Publicidade:
A internet é um lugar para todos, e esse tipo de comportamento é importante para demonstrar justamente esse tipo de resultado em sua empresa de artigos para pet.
O que é a acessibilidade digital?
A definição oficial de acessibilidade digital, de acordo com o governo brasileiro, é a eliminação de barreiras na web. Isso significa que todos os portais e sites devem ser projetados para que todas as pessoas consigam entender o conteúdo apresentado.
Esse processo deve ser aplicado a todo tipo de utilização da internet, como por exemplo:
- Documentos digitais;
- Sites;
- Aplicativos;
- Formulários.
Qualquer tipo de interação que é utilizada por canais digitais deve ser acessível para todos, e não limitada a nenhum tipo de barreira de consumo do conteúdo, seja ele visual, cognitivo ou de qualquer outro meio.
Quando uma empresa oferece uma máquina de fazer balanceamento pela internet, é muito importante que o conteúdo seja expansivo e que englobe todas as pessoas, apresentando formas alternativas de consumir esse tipo de material.
Hoje, existem diversos recursos de tecnologia acessível, que é formulada pensando na inclusão e em formas alternativas de usar ferramentas tecnológicas. Isso vai desde ferramentas de hardware adaptados até softwares de leitura de tela e outros elementos.
Ainda que esses recursos sejam avançados, e existem diversos profissionais trabalhando para criar ainda mais melhorias com esse tipo de conteúdo, ainda existem muitas barreiras que precisam ser ultrapassadas a longo prazo.
Esses obstáculos podem atrapalhar muito o consumo de conteúdo digital, e em alguns casos até impossibilita o uso de um determinado site, dificultando muito a vida de pessoas com alguns tipos específicos de deficiência.
Publicidade:
Somente no Brasil, a quantidade de pessoas com algum tipo de deficiência passa de 20% do total da população. Por conta disso, é muito importante para as empresas que invistam em implementar conceitos mais acessíveis em seus canais de comunicação.
Com a acessibilidade digital, todos os canais que uma marca de GEOTAB possui dentro da internet são planejados para atingir o máximo possível de público, permitindo que pessoas com dificuldade de acesso consigam entender o que a empresa quer passar.
Dessa forma, as empresas acabam melhorando sua performance digital como um todo, otimizando a maneira como são vistas na internet.
Tipos de acessibilidade digital
Existem diversas maneiras diferentes de observar a acessibilidade digital, e estes elementos estão intimamente ligados a maneira como você produz conteúdo e as ferramentas que tem à sua disposição.
Os órgãos regulamentadores mundiais criaram uma série de diretrizes para que todos os sites entendam não só a importância da acessibilidade, mas também como fazê-la corretamente.
Isso inclui complicações com todos os tipos de deficiências, desde as mais graves até as mais simples, mas que ainda geram algum tipo de problema para o consumo como um todo.
Quando você consegue aplicar essas ações corretamente, seu site se torna muito mais acessível, ampliando o impacto que você consegue ter no mercado de arruela de aço.
O conteúdo em primeiro lugar deve ser perceptível, para que todos consigam identificar os elementos e informações que você está apresentando.
Publicidade:
É importante também que seu site seja operável, e que suas ações interativas sejam facilmente identificáveis. A compreensão é outra questão muito importante para você apresentar um conteúdo de qualidade.
Por fim, seu material deve estar de acordo com as tecnologias voltadas para a acessibilidade, adaptando-o de acordo com os softwares e hardwares mais recentes nesse tipo de integração.
Depois que o site é atualizado e todas as manutenções executadas, o processo é relativamente simples. A verdade é que muitos desses recursos são fixos e uma vez instalados, continuarão a funcionar em seu material para ensaio não destrutivo estanqueidade.
Um conceito que tem ganhado muito espaço no mercado é o omnichannel. Nele, toda a comunicação da companhia é compartilhada, e deve ser tratada como um recurso único dentro da plataforma.
Esse tipo de atendimento também deve levar em conta a acessibilidade, e em muitos casos é necessário fazer uma adaptação completa em todos os canais de comunicação que você disponibilizou a seus usuários.
Dessa forma, você consegue otimizar esses recursos e garantir uma estrutura mais adequada de comunicação.
Por que pensar em acessibilidade digital?
O primeiro ponto que deve ser levado em conta com relação à acessibilidade digital é a humanização de sua empresa. Qualquer pessoa deve ter o direito de visitar seu site e consumir o tipo de conteúdo que você está apresentando.
Além de ser um posicionamento humanitário, ele acaba ajudando em questões de imagem da marca como um todo, uma vez que as pessoas darão preferência para marcas que demonstram preocupação com todos os usuários.
Isso ajuda a criar uma experiência muito mais satisfatória para seus clientes, que sabem que estão comprando itens em uma empresa de forno para fundição de alumínio que sabe se posicionar e não tem medo de procurar por recursos.
A acessibilidade digital também é um direito que está na Constituição. Por isso, estar de acordo com esse tipo de situação vai além de simplesmente tentar fazer o bem, trata-se de uma questão legal.
Em 2015, foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que inclui elementos de acessibilidade digital em sua redação. Por isso, esse tipo de atividade é muito importante e deve ser levado a sério.
Estar em dia com o governo federal é muito importante para qualquer site que deseja se manter em atividade na internet.
A acessibilidade digital impacta até mesmo suas métricas de marketing digital. Isso porque faz parte do SEO de qualquer empresa. A sigla, que significa Search Engine Optimization, inclui em suas diversas tarefas esse processo de acessibilidade.
Os algoritmos de motores de busca costumam identificar a disponibilidade desse tipo de ferramenta, ajudando sites que a possuem a ter um posicionamento melhor em buscas com palavras-chave utilizadas pela empresa.
A longo prazo, esse impacto pode se provar muito valioso para a estabilidade da marca e por possibilitar novas oportunidades de negócios.
Considerações finais
A acessibilidade digital é um dos itens que mais está em pauta atualmente, principalmente pelo impacto positivo que ele é capaz de fazer para as pessoas que ativamente estão buscando esse tipo de melhoria.
Uma companhia que entende a importância desse processo acaba ganhando muito mais espaço no mercado digital, com profissionais e clientes buscando a empresa como uma referência no setor.
Companhias que optam por fazer esse tipo de interação acabam ganhando notoriedade dentro de sua área de trabalho, se tornando verdadeiras lideranças no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.