Veja como criar conteúdos para Fundo do Funil

13 de dezembro de 2022

No processo de vendas de uma empresa, o fundo do funil de vendas tem um papel muito importante.

Apostando nos conteúdos e estratégias certas é possível apresentar sua empresa e seus produtos ou serviços de forma atrativa, captando e convertendo novos clientes em sua jornada de compra.

Para entender como isso é possível, trouxemos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o fundo do funil, além de dicas úteis para aplicar nos seus conteúdos e aumentar a conversão dos seus leads.

Publicidade:

O que é Fundo de Funil?

Trata-se do último estágio do funil de marketing e vendas, sendo o momento em que seu lead decide por realizar a compra do seu serviço ou produto, ou seja, contratar sua empresa de pingadeira para muro.

Ao chegar nessa etapa, espera-se que o usuário já entenda seu problema e necessidade, e está apenas estudando quais soluções existem para poder fazer sua escolha.

Dessa forma, podemos dizer que os conteúdos de fundo de funil são essenciais, pois eles vão dar o empurrãozinho necessário para a venda acontecer.

Quais as características do Fundo de Funil?

Enquanto nos conteúdos de topo de funil você está introduzindo o assunto ao usuário, dando detalhes e explicando tudo desde o início, o fundo de funil é muito mais focado na necessidade do seu cliente, pois ele já sabe o que quer e irá tomar a decisão final.

Podemos dizer que os conteúdos de fundo de funil são focados na própria empresa e nos benefícios que ela pode gerar para o consumidor.

Sua ideia deve ser demonstrar que sua empresa de alambrado oferece o produto certo e que entender a dor do cliente.

O seu negócio deve explorar as dúvidas do lead, contornar objeções e mostrar o diferencial do seu negócio, para conduzir o lead à solução que deverá ser o seu produto ou serviço.

Publicidade:

Benefícios de investir no Fundo de Funil

Sem dúvidas, a principal vantagem de investir nas estratégias de fundo de funil é aumentar a conversão de leads em clientes para seu negócio.

Ao tornar os usuários mais conhecedores de seus problemas e necessidades, entregando conteúdos informativos, ricos e diversificados, eles estarão muito mais qualificados para tomar uma decisão de compra.

Com leads qualificados você facilita ainda mais o processo de vendas, auxiliando toda a equipe de sua empresa.

Aproveite o fundo de funil para reforçar sua autoridade e credibilidade no mercado, de forma que os usuários não hesitem em escolher as soluções de sua empresa de terraplanagem.

Importância de usar bons conteúdos para Fundo de Funil

O propósito dos conteúdos de fundo de funil é motivar um lead em sua decisão de compra e fazer com que ele continue como cliente fidelizado de sua empresa.

Dessa forma, seu conteúdo deve ser preparado de forma a esclarecer seu cliente sobre tudo que sua empresa pode oferecer a ele. Entre os pontos que você deve abranger no fundo do funil, estão:

  • Esclarecer sobre o funcionamento da empresa;
  • Apresentar cases de sucesso;
  • Demonstrar a sua solução;
  • Mostrar os resultados que ela oferece;
  • Apresentar o seu diferencial;
  • Apresentar as vantagens da sua solução.

Nesse ponto do funil, seu lead já sabe quais são suas dores e compreende que você tem a solução para o problema dele. Mas este também é o momento em que os usuários vão comparar suas soluções com a de outros profissionais para tomar uma decisão genuína de compra.

Formatos de conteúdos mais assertivos para o Fundo de Funil

Temos alguns formatos de conteúdos que geram maior encantamento do lead e são muito úteis para o processo de conversão.

Publicidade:

Os vídeos, por exemplo, são um ótimo exemplo de material que aumenta a credibilidade da marca por permitir ao usuário conferir na prática a solução que você propõe.

Mas os formatos de conteúdo para fundo de funil podem variar. O importante é que eles sejam capazes de criar uma conexão entre o lead e sua marca de caixinha de luz.

Conteúdos para o Fundo de Funil

Para que apresente o resultado esperado, um material de fundo de funil precisa ser bem-planejado e bem elaborado.

Por meio desse conteúdo você vai trabalhar sua autoridade e a credibilidade da solução que você oferece. Então independentemente do formato escolhido, sua estratégia de conteúdo deve ser bem trabalhada.

Avaliação gratuita

Apostando na avaliação gratuita, tanto sua empresa quanto seu lead saem ganhando, pois ele terá o passo a passo de seu produto ou serviço, e sua empresa reforça sua autoridade mostrando todos os conhecimentos adquiridos.

Pedido de demonstração

Ofereça pedidos de demonstração, testes e amostras grátis, bem como solicitações de orçamento. Ao conseguir testar seu serviço ou produto, como rastreador de veículos, a decisão de compra do seu lead virá mais facilmente.

Webinars

Essa é uma forma excelente de criar autoridade de marca, funcionando como uma palestra online que permite a interação do público onde eles podem fazer perguntas e apresentar suas dúvidas.

Vídeos curtos

Apostar em vídeos curtos aumenta a probabilidade de seu público assisti-los por inteiro e realmente conhecer sua empresa e sua solução. Você pode utilizá-los como estratégia para responder perguntas frequentes e mostrar resultados de sua solução.

Publicidade:

E-books

Tratam-se de materiais com um conteúdo mais aprofundado, técnico e que apresentam os benefícios que sua empresa oferece.

Apostar nesse tipo de conteúdo motiva o lead em sua decisão de compra, expondo seus diferenciais e o conceito de sua marca de galpão industrial de forma esclarecedora e transparente.

Dicas para criar uma estratégia efetiva para o Fundo de Funil

Seu lead chegou na etapa final do funil de vendas, e é hora de colocar em prática todas as principais estratégias para não perder a venda. Trouxemos algumas dicas importantes para você ter uma estratégia efetiva para o fundo do funil.

Seja o mais pessoal possível

Proporcionando uma comunicação cada vez mais personalizada e única para seu lead, ele se sentirá mais acolhido e compreendido. Como resultado ele estará mais à vontade para escolher a sua empresa.

Proporcione experiências

Garante que seu lead irá experienciar parte de sua solução, pois dessa forma ele consegue testar e avaliar melhor o que seu negócio está oferecendo. Ao ver como sua solução funciona na prática, maiores são as possibilidades de que ele feche com sua empresa.

Aumente a interação com os produtos

Forneça o máximo possível de informações sobre sua solução, mostrando ela na prática com vídeos, tutoriais de uso e postagens em redes sociais.

Faça o acompanhamento sempre

Seja presente, tire dúvidas e mostre que sua empresa se importa com cada usuário ao mostrar suas soluções. Saiba também os limites dos leads.

Aprenda a usar os clientes a seu favor

Sua empresa de portaria já tem cases de sucesso? Então não fique guardando essas informações ricas e apresente aos leads. Aproveite as análises de seus clientes atuais ou passados, bem como todos os depoimentos que podem trazer mais credibilidade para seu produto ou serviço.

Crie conteúdos mais técnicos

Os conteúdos mais técnicos não precisam ser complicados de entender, e sim ser mais detalhados. Use informações que realmente valham a pena para seu lead, que facilitem o aprendizado e torne a decisão final mais fácil.

Incentive o engajamento

Aproveite os mais diversos canais de comunicação, sejam as redes sociais, YouTube e e-mail, se mostrando sempre presente. Ao se mostrar ativo nos outros canais de contato, você conseguirá criar um relacionamento com seu público e ser lembrado na hora da decisão de compra.

Crie conteúdos mais direcionados

Crie conteúdos personalizados para seus clientes, enviando textos, e-books, vídeos e postagens que façam sentido para seu problema. Isso irá mostrar que sua empresa não trata seus leads como qualquer um, mas que realmente se importa com sua dor.

Reforce a autoridade da sua empresa

Mostre o diferencial do seu negócio, pontue as vantagens e benefícios de escolher a sua empresa. Reforce pontos como o tempo de mercado, seus cases de sucesso, sua proposta de valor, seus pontos fortes e únicos e a qualidade da sua solução.

Ofereça alguma promoção ou bônus

Seu lead já está no final da jornada do consumidor, então muitas vezes que falta para ele fechar com sua solução seja apenas um agrado.

Esse agrado pode ser um desconto, frete grátis, um cupom ou alguma oferta que dê um incentivo a mais para seu lead fechar a compra de martelos hidráulicos ou qualquer que seja sua solução.

Considerações finais

É preciso investir em conteúdos relevantes, principalmente no fundo de funil, para agregar valor ao seu negócio.

Visando alcançar seus objetivos, conte com profissionais qualificados que trabalhem o posicionamento da sua marca, pois uma equipe especialista consegue trazer resultados mais ágeis e satisfatórios para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap