Saiba as melhores estratégias de SEO para e-commerce

14 de dezembro de 2022

Atualmente, um dos maiores objetivos das empresas que atuam na internet é conquistar o sucesso no espaço digital. Para isso, existe uma série de estratégias, uma delas é o SEO para e-commerce.

Nesse contexto, um dos maiores investimentos que você poderia fazer é empregar tempo e dinheiro para a aplicação do SEO.

Em resumo, o SEO significa Search Engine Optimization, que traduzindo para o português brasileiro, temos algo como “Otimização para Motores de Busca”.

Publicidade:

Até esta parte do texto você deve estar se perguntando: “por que o SEO é tão importante para a minha loja virtual?”. No geral, investir no SEO é uma das maneiras mais eficientes para colocar um site de coffee break corporativo no mapa.

Considerando que esse é o tipo de pergunta que a grande maioria das pessoas fazem, desenvolvemos este artigo com o objetivo de reunir as principais estratégias para aumentar a sua visibilidade na internet.

Dessa maneira, as chances de você conseguir efetuar suas vendas irão aumentar naturalmente, afinal, o tráfego no seu site será ainda maior.

Esse fato, inclusive, é ainda mais importante quando é aplicado em um site dedicado à venda, como uma página especializada em vender produtos como lâmina para microscópio, que atua diretamente com um nicho de mercado.

Contudo, além de promover um tráfego maior, o SEO também será responsável por colocar o seu site no mapa.

Confira o artigo para saber mais como essa estratégia orgânica consegue alavancar o seu negócio.

Como o SEO para e-commerce pode aumentar as vendas?

Como você provavelmente já sabe, a internet é um grande ambiente onde as pessoas usam para fazer suas pesquisas.

Publicidade:

Trata-se de um lugar onde é possível buscar praticamente qualquer tipo de informação, ou seja, se você quer saber a distribuidora de açaí mais perto da sua casa, o buscador irá reunir os principais locais de acordo com a sua localização atual.

Na maioria das vezes, você navega na internet sem saber o endereço do site que você gostaria de acessar.

Quando você não sabe qual o endereço que deseja acessar, em alguns casos os usuários optam por realizar a busca por um assunto específico.

Esse tipo de coisa acontece principalmente quando um usuário deseja reunir mais informações sobre um tema, como inspeção de recebimento, que por sua vez trata-se de um assunto bem específico que merece uma atenção especial.

Dentre as estruturas da internet, saiba que todos os sites existentes possuem uma hierarquia.

Portanto, os sites que estiverem na primeira posição, consequentemente terão o melhor conteúdo para você. Trata-se de sites que trabalham com conteúdos de qualidade e que possuem muitas chances de resolver o seu problema.

Como ter uma boa posição influencia nas vendas?

Uma das coisas mais comuns de se ver, são e-commerces que ignoram a importância de estar nas primeiras posições.

Por outro lado, um site de guincho reboque, por sua vez, ao investir nas estratégias de SEO, logo conseguem ganhar a confiança do usuário pelo simples fato de estar nas primeiras posições.

Publicidade:

Para exemplificar melhor a importância de ter uma boa posição na internet, basta-se colocar no lugar de seus clientes.

Por exemplo, em vez de pesquisar com o nome de uma grande empresa, os usuários geralmente buscam pelo nome dos produtos que desejam de acordo com a necessidade de cada um.

Em outras palavras, os sites que estão em primeiro lugar possuem mais chances de serem clicados. Ou seja, um site especializado em venda de caminhão poliguindaste possui mais chances de realizar suas vendas.

É simples: quanto mais visitas você tiver no seu site, mais chances terá para realizar suas vendas. Logo, essa ação está ligada ao marketing-direto.

Como conseguir ranking?

Agora iremos abordar as principais estratégias para colocar o seu site nas primeiras posições na internet. Inicialmente, é importante pontuar que o SEO é uma estratégia que deve ser trabalhada frequentemente.

Todo o esforço que for direcionado para esse tipo de estratégia é responsável por colocar sites nas primeiras posições por um longo período.

Por exemplo, se você for buscar por “manutenção de equipamentos hospitalares” logo, o buscador irá te apresentar as melhores opções no mercado.

Além disso, dificilmente você estará nas primeiras posições nos primeiros momentos que for aplicar o SEO. Entretanto, se você conseguir depositar o seu tempo para o desenvolvimento da estratégia e ter atenção, logo o seu site estará em uma ótima posição.

Publicidade:

Faça a adaptação do seu site aos algoritmos

Resumidamente, os algoritmos podem ser definidos como uma sequência lógica de uma série de ações para um determinado fim.

No Google, por exemplo, o algoritmo é chamado de Page Rank. Antes, a busca acontecia apenas pela repetição das palavras-chave.

Felizmente essa ferramenta está ainda mais inteligente devido às várias atualizações que foram lançadas com o tempo. Dessa forma, os navegadores que você costuma utilizar, agora, priorizam mais a relevância das informações e a experiência de navegação dos usuários.

Selecione as palavras-chave corretas

Inicialmente você precisa saber que existem dois tipos de termos que são pesquisados, são os headtails e os longtails.

Os headtails tratam de assuntos mais gerais, que costumam ser usados nas pesquisas, mas na verdade trata-se de um termo que possui um difícil ranqueamento e conversão.

Por outro lado, temos as longtails, que tratam de assuntos mais específicos. Na prática, são menos procuradas, mas têm mais chances de converter os usuários, considerando que o cliente já sabe o que está procurando.

No geral, ambos os termos devem ser usados para potencializar a sua estratégia de SEO, e consequentemente melhorar o seu ranqueamento. Pense que muitos usuários, da mesma maneira que buscam por unidade móvel de saúde”, também irão buscar por “hospitais”.

Saiba para quem vender

Da mesma forma que essa estratégia torna os resultados de busca mais humanos, é necessário também que você pense no seu público. Isso significa que você precisa saber a forma que o seu cliente pensa.

É um momento para você fazer algumas perguntas, como: qual a forma que o meu cliente usa para encontrar os produtos que deseja? Perguntas como essa fazem que você selecione melhor as mercadorias que irão aparecer em destaque no seu site.

Trabalhe na experiência de navegação do seu site

Para facilitar todo o processo, pense primeiro nas plataformas que sejam fáceis de serem visualizadas. Ou seja, as páginas do seu site precisam ter o carregamento rápido.

As descrições das imagens que estiverem no seu site precisam estar conectadas com o objetivo da pesquisa.

Além disso, o conteúdo do seu site precisa estar organizado, sem excesso de textos ou com termos duplicados. Isso significa que todo o material da sua página precisa ser da melhor qualidade possível.

Vale pontuar também que a sua página precisa ser fácil de acessar e navegar nos demais dispositivos, além de um computador de mesa. Para isso, você pode ver como o seu site aparece em tablets, celulares e outros dispositivos.

Com as atuais ferramentas de busca, ter um site otimizado para os principais dispositivos é de fato muito importante para a eficiência do SEO.

Conclusão sobre o SEO para e-commerce

Por fim, é importante lembrar que o SEO é um conjunto de estratégias que merecem muita dedicação. Portanto, não pense que os resultados irão aparecer logo no início.

Trata-se de um processo, que na maioria das vezes, costuma ser longo. Contudo, vale a pena investir com profissionais que se dedicam unicamente para aplicar essa estratégia da melhor forma.

Muitas pessoas, ao aplicar o SEO, percebem que é um trabalho muito complexo para desenvolver sozinho, afinal é uma estratégia que merece um acompanhamento bem de perto. Nesse sentido, investir em profissionais de SEO permite você:

  • Ter mais tempo;
  • Desenvolver novas estratégias;
  • Cuidar de assuntos internos;
  • Criar novos programas para melhorar o ambiente de trabalho.

Ou seja, as vantagens de contratar um profissional de SEO está ligado também, com a saúde do seu negócio.

Ao estar nas primeiras posições de busca, não significa que o SEO terminou, muito pelo contrário, é um momento em que você irá se dedicar para manter-se na colocação.

Estar nas primeiras posições de fato pode determinar o sucesso da sua empresa. Nesse processo, você não deve, de forma alguma, esquecer a necessidade de investir em recursos para melhorar a navegação dos usuários.

A satisfação do cliente, como você provavelmente sabe, é fundamental para a finalização de uma venda, portanto investir em SEO também é investir numa experiência satisfatória para o seu consumidor.

Além de ajudar o seu site a fazer a primeira venda para um determinado cliente, o SEO pode também te ajudar com a fidelização. Uma vez que você produz conteúdos de qualidade para colocar no seu site, isso chama a atenção do lead, que passa a te acompanhar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap