Quais os riscos do Black Hat SEO?

24 de janeiro de 2023

A grande busca de quem aposta em marketing digital, principalmente inbound marketing, é posicionar melhor seu site nos buscadores para gerar tráfego e lucro. Muitas metodologias existem para alcançar esse objetivo, e uma delas é o uso de black hat SEO.

Agências de SEO conseguem resultados muito rápidos com esse método, o que enche os olhos do cliente leigo que vê os números do site crescendo sem fazer grandes investimentos.

Aí surgem especulações, o cliente passa a encarar tudo o que os grandes gurus do marketing ensinam como charlatanismo e se sente satisfeito com o crescimento atingido tão facilmente.

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Porém, no médio e longo prazo, essas técnicas podem se mostrar um grande pesadelo para o cliente.

Receber uma penalidade manual, ou seja, uma notificação do Google solicitando a remoção das práticas utilizadas para que o site volte a ser exibido nas buscas é só uma das consequências que se pode enfrentar.

O que é Black Hat SEO?

Para explicar o que é black hat, é preciso entender o que é SEO. A sigla para Search Engine Optimization se refere a um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos buscadores.

Essas técnicas envolvem criação de conteúdo de valor, uso inteligente de palavras-chave, otimização do site para mobile, entre tantas outras etapas. Agências sérias de marketing digital seguem esse caminho, que é conhecido como white hat.

Uma empresa que faz administração de condomínios e usa o white hat pode conquistar uma base de tráfego sólida e ativa no seu site, engajamento nas redes sociais, uma crescente real nas vendas e a consolidação da marca no mercado.

Já quem usa o black hat adota a estratégia de tentar burlar o sistema e aumentar seus números sem criar uma fundação para isso.

Sem dar ao público motivo para voltar ao site com frequência e interagir com o conteúdo, que muitas vezes não é sequer produzido, o black hat cria a ilusão de um crescimento milagroso, mas o resultado não passa de números vazios.

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Além disso, o black hat utiliza técnicas que violam as regras de conduta do Google, o que pode gerar problemas como a perda de posições e até mesmo o banimento do site nas páginas de pesquisa.

As 10 técnicas mais usadas de Black Hat

Mesmo sem uma agência maliciosa vendendo resultados inacreditáveis, é possível cair nas técnicas do black hat sem querer, principalmente se você gera seu próprio conteúdo e administra seu site de aluguel de container para canteiro de obra de forma independente.

Conheça as principais técnicas de black hat e proteja seu site.

1 – Doorway Pages

São páginas criadas exclusivamente para o uso de palavras-chave. Não têm conteúdo e frequentemente direcionam o usuário para sites suspeitos.

2 – Cloaking

O cloaking é uma forma de enganar os robôs que fazem as pesquisas na web para o usuário.

O site é otimizado de forma que esses bots entendam se tratar de uma página correta, mas o que aparece para o usuário é um site mal feito, sem relevância e que pode conter vírus ou conteúdo malicioso.

3 – Link Wheels

Uma das formas de melhorar seu posicionamento nas buscas é ser mencionado na internet com frequência. Criar autoridade no seu nicho faz com que isso aconteça naturalmente, uma vez que o seu nome ou marca poderá aparecer sempre que falarem do assunto.

Uma empresa de terraplanagem consolidada no mercado pode ser citada em sites de arquitetura e engenharia, blogs de topografia, artigos acadêmicos, entre outras possibilidades.

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Essa é a base das link wheels. Nessa técnica, um site secundário é criado para mencionar links do site principal; então um terceiro site é criado para apontar links do site secundário, e assim por diante.

Todos os sites são criados com a intenção de, direta ou indiretamente, mencionar o site principal com frequência e dizer ao buscador que aquele site é relevante.

4 – Redirecionamentos não-autorizados

Esse tipo de técnica busca enganar o próprio usuário. O resultado que aparece na pesquisa é otimizado e mostra um conteúdo de valor que corresponde ao que foi pesquisado. Quando o usuário abre o link, entretanto, a página que se abre é totalmente diferente.

5 – Link Farms

Parecido com a técnica das link wheels, às link farms são um grupo de páginas que mencionam umas às outras. Não há um site principal nesse esquema, e as páginas podem ser criadas por programas desenvolvidos para ajudar no black hat.

6 – Palavras-chave não relacionadas

Como o nome indica, são palavras-chave aplicadas ao conteúdo sem nenhuma coerência com o assunto principal. Podem estar até escondidas nos rodapés dos sites.

Uma fábrica de piso laminado que tenha caído na armadilha de uma agência de SEO mal intencionada pode se deparar com o nome de celebridades da internet em um artigo sobre manutenção do material em seu blog.

7 – Spam em comentários

É comum o uso de robôs para fazer comentários repetidos em diversas plataformas, de sites a redes sociais, com um link anexado. Esse método é usado não só para gerar menções ao site, como também para espalhar vírus e roubar informações do usuário.

8 – Conteúdo oculto

Outra técnica do black hat é esconder palavras-chave em uma página para que o site seja ranqueado nas pesquisas. Para isso, insere-se o texto com fonte tamanho 0 ou na mesma cor do plano de fundo do site. O usuário não consegue ver, mas o buscador identifica.

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9 – Conteúdo duplicado

Plágio é uma prática condenada em qualquer área, mas no caso do black hat, ele serve para se aproveitar do posicionamento de outros sites sem ter o mesmo trabalho de criar um conteúdo relevante.

Além de ser contra as regras de conduta, é inefetivo, pois o Google tende a priorizar as publicações mais antigas nas páginas de resposta. Por mais que o conteúdo duplicado seja imoral, na prática, ele pode acabar valorizando o post original.

10 – Links pagos

Essa é a técnica mais complicada de se identificar, pois qualquer criador de conteúdo pode mencionar intencionalmente um rastreador de veículos em uma postagem de dicas, mesmo que aquele não seja o foco do seu conteúdo.

Os links pagos, entretanto, costumam ser encaixados no texto de forma bastante artificial, na maior parte das vezes. É como propaganda no meio da novela, desencaixada do contexto e que causa estranheza no público.

Por exemplo, os personagens estão em um diálogo dramático até que um interrompe o assunto para mencionar como é boa a cerveja que eles estão tomando, ao que o outro responde “Ah, sim, essa cerveja maravilhosa é da marca X. Mas, oh, Fulano, como sofro…”

Como saber se a agência faz Black Hat SEO?

Identificar um crescimento rápido e súbito nos índices do site da sua administradora de galpão industrial é um sinal de alerta para o uso de black hat. Se você suspeita da agência responsável pelo seu SEO, fique atento com algumas coisas:

  • A agência não tem dados para mostrar;
  • Não pede acesso ao Google Analytics ou Search Console;
  • Alega que suas técnicas são sigilosas;
  • O site começa a atrair públicos de outros nichos;
  • Aumentam os links suspeitos que redirecionam para o seu site;
  • Você recebeu uma penalidade manual.

Esses são alguns indicadores de que a sua agência pode estar praticando black hat. Se você identificou esses pontos, busque uma forma de rescindir seu contrato com a agência o mais rápido possível.

Como garantir um SEO de qualidade?

O inbound marketing ainda é uma das formas mais efetivas de se posicionar na internet, se feito corretamente. Existem regras que devem ser seguidas para garantir a sua efetividade, assim como a instalação da caixinha de luz em um projeto de elétrica. 

Confira algumas dicas para se assegurar de que o seu site está no caminho certo.

Verifique outros clientes da agência

Se for contratar uma agência, o que é recomendado, busque no portfólio outros clientes que tiveram resultados reais e que possam testemunhar a favor da agência. Essa é uma forma de garantir que a empresa é séria e não faz uso de black hat SEO.

Faça testes

Existem ferramentas, como o plugin Yoast SEO, usado no WordPress, que fazem a análise de uma página ou publicação antes de ela ir ao ar. Com esse recurso é possível identificar se a otimização está adequada ou se ainda pode melhorar.

Peça relatórios

De tempos em tempos, peça para a sua agência emitir relatórios de desempenho, caso ela não faça isso naturalmente. Peça que expliquem quais técnicas estão sendo utilizadas para alavancar seu site de martelos hidráulicos e quais os próximos passos.

Assim, além de você se inteirar do que está acontecendo, ainda garante que todas as técnicas utilizadas sejam limpas e aprovadas pelas regras de conduta do Google.

Otimize o site para mobile

Um recurso que é menos associado ao SEO, mas que melhora bastante o ranqueamento do seu site, é otimizar a página para telas menores, como celular e tablet.

A maioria dos usuários, hoje em dia, acessa a internet através desses dispositivos e um site mal planejado para atender esse público tende a ter uma taxa alta de saída, que é quando o usuário passa pouco tempo no site antes de sair da página.

O Google considera que essa página é irrelevante e não atende às necessidades do usuário, então para de indicá-la nas respostas de pesquisas.

Abrir mão do SEO não é uma opção nos dias atuais. A maior parte das movimentações comerciais, diretas ou indiretas, ocorrem na internet. Certifique-se de estar utilizando as técnicas certas para aproveitar todas as oportunidades do mundo virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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