O marketing por geolocalização é uma importante ferramenta no setor de vendas, uma vez que ele possui a capacidade de fornecer uma divulgação no momento certo, aumentando as chances de venda de uma empresa.
Isso acontece porque o sistema de GPS que está presente nos celulares consegue identificar o local em que o usuário está inserido, divulgando um estabelecimento em um momento em que o potencial cliente está mais próximo do local, aumentando as vendas.
A tecnologia de geolocalização trouxe inúmeros benefícios às pessoas, onde as entregas expressas, sistemas de segurança, estratégias de publicidade e muitas outras áreas do mercado conquistaram grandes mudanças em seu meio.
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Dessa forma, quando uma empresa possui dados que podem indicar que você é o seu público-alvo e a sua localização está próxima, como uma empresa de instalação de fechadura elétrica, é possível entrar em contato de maneira efetiva com você.
Embora ainda exista muita polêmica referente a esse assunto, uma vez que a questão da privacidade do usuário pode entrar em discussão, essa ferramenta ainda pode proporcionar grandes resultados em diferentes áreas.
Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é o marketing de geolocalização, como ele funciona e quais são os seus benefícios para você e sua empresa.
O que é marketing por geolocalização?
O marketing de geolocalização é uma prática que utiliza informações relevantes, como a sua localização atual e características referente ao seu comportamento e interesses, a fim de realizar indicações e divulgação de estabelecimentos para você.
Com isso, ao estar próximo a um local que você já demonstrou algum tipo de interesse, seja pela marca ou por um produto ou serviço similar ao que a instituição oferece, é realizada uma divulgação personalizada e filtrada para você.
Dessa forma, a empresa aumenta as chances de efetuar a venda, realizando publicidades para um público específico. Além disso, por você demonstrar interesse no produto, os seus problemas podem ser mais facilmente solucionados, encontrando aquilo que você procura.
Por exemplo, se você tem realizado pesquisas referente a Cerca de alambrado, o marketing de geolocalização pode o ajudar a encontrar esse produto através do seu comportamento e localização.
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Normalmente, as informações de localização de um potencial cliente, como o seu endereço, são adquiridas através do seu endereço IP ou então pela sua localização, utilizando o GPS do seu celular.
O intuito dessa estratégia de divulgação é a de reunir informações relevantes sobre o usuário que possuam a capacidade de melhorar a inteligência de dados, melhorando assim a comunicação entre empresa e cliente.
Com isso, ao deixar o GPS do seu celular ligado sem parar durante um mês inteiro, enquanto visita diferentes restaurantes, eventos e locais de entretenimento, os dados de seu comportamento, possíveis interesses e localizações são salvos.
Com o auxílio do Big Data, esses dados são registrados e podem ser utilizados através do Geotargeting Ads.
Dessa forma, os anúncios que aparecem em seu celular são voltados para os dados obtidos sobre você, levando em conta o seu comportamento e os lugares que você tem o costume de frequentar.
Por exemplo, se você trabalha em uma empresa de portaria, esse dado é salvo, indicando então locais próximos do seu trabalho que podem despertar o seu interesse, como restaurantes ou diferentes lojas com itens que chamem a sua atenção.
Como funciona o marketing por geolocalização?
Existem algumas estratégias que são específicas e que podem auxiliar você da melhor forma possível, ajudando a realizar um marketing de geolocalização eficiente para o seu negócio, onde dentre elas podem-se citar:
Esses são os principais meios de utilização de um marketing de geolocalização eficiente, auxiliando no desempenho da sua empresa e atraindo um número maior de potenciais clientes para a sua marca.
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Geotargeting
O geotargeting é uma forma de marketing de geolocalização que é mais amplamente usada pelas empresas, uma vez que se realiza uma segmentação do público de acordo com algumas variáveis, como o seu país, cidade e bairro em que mora ou trabalha.
Com isso, se você mora em São Paulo, por exemplo, e demonstra certo interesse em instalar uma piscina na sua casa, pesquisando sobre o assunto, vão aparecer anúncios de empresas que realizam a construção de piscina e que estão próximas a você.
Através dessa ferramenta você pode anunciar especificamente para certas localidades, onde o Google Adwords e o Facebook Ads são plataformas que coletam esses dados e o auxiliam para uma campanha de geomarketing eficiente.
Você pode perceber a coleta desses dados e utilização através das notificações solicitando a sua permissão para possuir as informações de localização do seu dispositivo, através dos aplicativos que você baixa e também dos anúncios que aparecem para você em diferentes plataformas.
Geofencing
Já o geofencing trabalha com conteúdos que são disponibilizados a você em tempo real, onde, por exemplo, se você busca por uma broca de madeira e passa próximo ao local que possui esse produto, você pode receber mensagens instantâneas com promoções e ofertas.
Geotagging
Ao marcar a sua localização nas redes sociais, como no Instagram ou no Facebook, as empresas podem ganhar uma maior visibilidade online e os clientes podem encontrá-la com uma maior facilidade.
Check-in
Essa ação é realizada pelo usuário ao chegar nos lugares, indicando onde ele está. Dessa forma, ao realizar o “check-in” em suas redes sociais, o consumidor demonstra engajamento com a empresa.
Para que isso aconteça, os locais podem muitas vezes disponibilizar promoções e descontos que incentivem o cliente a efetuar essa ação.
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Quais são as vantagens do geomarketing?
O marketing de geolocalização pode fornecer muitos benefícios ao seu negócio, auxiliando no sucesso da empresa em diversas formas. Entretanto, dentre os principais benefícios que essa estratégia de divulgação pode proporcionar estão:
- Público altamente segmentado;
- Reduzir custos de marketing;
- Conhecer melhor os seus consumidores.
Essas são as principais vantagens que a utilização do geomarketing pode fornecer à sua empresa, ajudando a vender mais e aumentar os seus lucros.
Público altamente segmentado
Como já mencionado, o marketing de geolocalização é realizado através da identificação e análise de dados sobre o usuário. Dessa forma, ele apenas divulgará um alarme monitorado, por exemplo, se identificar esse interesse em você.
Além disso, como o próprio nome já diz, a sua localização é um fator relevante para esse meio de publicidade, fornecendo informações de estabelecimentos que não só podem ser do seu interesse, como também estão próximos a você.
Com isso, é possível perceber que a divulgação se torna bem mais filtrada, específica para um determinado nicho e, consequentemente, com maiores chances de conversão.
Reduzir custos de marketing
A internet trouxe um grande benefício para o marketing, uma vez que os anúncios realizados no meio digital possuem menores custos de efetivação.
Dessa forma, você pode realizar vários anúncios referente a uma pingadeira para muro, ferramentas de usinagem, roupa e entre muitos outros itens com um baixo custo.
Além disso, por ser bem filtrado, a publicidade do geomarketing não precisa passar por um processo de compra tão extenso, uma vez que o cliente que recebe a indicação já demonstrou interesse previamente ou está próximo do local de venda.
Conhecer melhor os seus consumidores
Outro fator importante é que os dados que são coletados permitem que você consiga conhecer melhor o seu consumidor, identificando os seus interesses, comportamentos e locais que mais frequenta.
Com isso, ao demonstrar interesse em um portão de chapa, máquina pneumática, bolo de chocolate ou qualquer outro item, é possível salvar esses dados para utilizá-los da melhor forma possível.
Empresas que usam o marketing por geolocalização
Existem muitas empresas que utilizam a estratégia de marketing por geolocalização para atingirem melhores resultados em seus meios de divulgação online.
Com isso, elas conseguem atingir ótimos resultados, alcançando um público específico e aumentando as suas chances de conversão de clientes em reais consumidores da marca.
Dessa forma, dentre as principais empresas que utilizam essa estratégia como forma de divulgação, obtendo um grande sucesso, estão:
- Outback;
- Dunkin Donuts;
- Starbuck;
- L’Oréal.
Esses são apenas alguns exemplos de empresas que utilizam essa estratégia, existindo ainda muitas outras.
Através de anúncios indicando promoções e descontos que os estabelecimentos possuem durante a sua proximidade ao local, eles chamam a sua atenção para conquistar um produto que já é do seu interesse e com menores preços.
Além disso, passar no local se torna muito viável para você, uma vez que você já está próximo ao estabelecimento.
O marketing de geolocalização possui muitos benefícios para as empresas, possibilitando uma divulgação mais específica e personalizada e aumentando as chances de conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.