Conheca todas as Mudanças do Google ADS

15 de março de 2023

Você sabe o que é Google ADS? Não se preocupe que vamos te explicar! O Google Ads funciona como uma plataforma direcionada para os anúncios que as empresas ou pessoas desejam fazer no Google. 

 

O Google é a principal ferramenta de busca e pesquisa atualmente, o que faz com que várias pessoas realizem acessos diários para obter informações acerca de produtos, serviços ou simplesmente para tirarem dúvidas. 

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Dessa forma, essa ferramenta de busca vem sendo explorada por diferentes empresas com a finalidade de promover as marcas, aumentar a visibilidade e consequentemente, o número de vendas. 

 

Os anúncios promovidos pelo Google podem aparecer durante a pesquisa do cliente sobre uma consultoria em saúde ocupacional (ou a respeito de qualquer outro tema), assim como durante a exibição de um vídeo no Youtube e em parceria com outros sites. 

 

Com isso, podemos afirmar que o Google Ads é uma excelente ferramenta para promover as vendas de uma empresa e neste artigo, você entenderá como criar uma conta, como utilizá-la e ainda, as principais mudanças dessa ferramenta para o ano de 2023. 

Como o Google Ads funciona? 

O primeiro passo nesse artigo é entendermos acerca do funcionamento do Google Ads. A primeira versão da plataforma foi lançada no ano 2000 e desde lá, já ocorreram diversas mudanças e inovações na ferramenta. 

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De modo geral, para conseguir anunciar, a pessoa ou montagem industrial precisa criar uma conta no Google, fazer um cadastro e assim, escolher o tipo de anúncio e valor que pretende investir.  

 

De modo geral, existem 4 formas de anunciar no Google Ads. 

Rede de pesquisa

A primeira funciona por anúncios em uma rede de pesquisa, que são buscados por meio da inserção de uma palavra-chave. 

 

Por exemplo, o cliente da empresa costuma utilizar a seguinte palavra-chave: solda tig inox. Se essa palavra estiver dentro do seu anúncio, sua empresa que realiza esse tipo de serviço será exibida por meio de um link patrocinado. 

 

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Esse tipo de anúncio é bastante importante, pois se direciona para pessoas que estão em busca de serviços ou de produtos específicos e a empresa só paga pelo anúncio se houver clique no link que foi disponibilizado. 

Rede display

A segunda forma de anúncio ocorre em uma rede display,que é quando o Google exibe o anúncio em um website, em blogs parceiros ou até mesmo em um site de notícias. 

 

Neste caso, pode surgir um anúncio em banner ou até mesmo em texto sobre a venda de uma esquadria de pvc ou qualquer outro produto. Esse anúncio pode surgir também de forma personalizada no gmail ou em aplicativos. 

Youtube

A terceira possibilidade de surgimento de anúncios se dá no Youtube. Inclusive, é possível que a empresa crie vídeos para serem divulgados e vinculados na plataforma. 

 

O Youtube possui mais de um bilhão de usuários, o que mostra a potencializada e expansão da plataforma. É possível selecionar o tipo de público dentro da plataforma, inclusive, identificando qual será a idade, o local (zona geográfica), os interesses, dentre outros.

Aplicativos 

Por fim, vale a pena apontarmos os anúncios em aplicativos dos usuários. 

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É importante destacar que além da sua empresa de manutenção mecânica industrial fazer o pagamento pelo anúncio, ele também precisa ser relevante para o usuário e contar com as técnicas da inserção das palavras-chaves. 

Por que sua empresa deve utilizar o Google Ads?

Você já entendeu que o Google Ads é uma plataforma que permite às empresas realizarem o anúncio de um produto ou serviço. Mas, por que sua empresa deve utilizar o Google Ads? Separamos alguns motivos a seguir!

 

  • O Google Ads apresenta rápidos resultados para a sua empresa;
  • Aumenta a visibilidade do seu negócio;
  • Reforça a autoridade da marca;
  • Permite aumentar o número de vendas;
  • Proporciona  a otimização de landing pages;
  • Permite o aumento do fluxo de conversão;
  • Traz clientes em potencial para o seu negócio. 

 

O Google Ads proporciona que os anúncios da sua empresa cheguem até as pessoas certas, ou seja, a pessoa está procurando por um serviço de impressora laser multifuncional colorida e encontra em seu negócio a possibilidade de obter isso. 

 

Inclusive, vale a pena ressaltar que os primeiros links no Google costumam chamar mais a atenção das pessoas, dessa forma, quanto melhor for o ranqueamento do seu site, maiores as chances de atrair clientes para o seu negócio! 

 

Diante dessas vantagens, é essencial que a empresa passe a considerar a possibilidade de utilizar as estratégias do Google Ads dentro do negócio, assim como se adaptar às mudanças que a rede oferece. 

Quais são as mudanças do Google Ads para 2023?

É muito importante compreendermos o funcionamento do Google Ads, que já apontamos neste artigo, mas entendermos também acerca das mudanças e adaptações que ocorrem com o passar do tempo. 

 

Diante disso, a partir de 1 de maio de 2023, o Google informou que a plataforma não irá mais gerar “públicos-alvos” que sejam semelhantes no processo de segmentação, assim como para a geração de relatórios. 

 

Em vez disso, as pessoas ou empresas terão outras possibilidades e soluções oferecidas pela plataforma, no percurso de atingir o público-alvo correto.

 

Dessa forma, a plataforma recomenda que a segmentação otimizada seja ativada, pois dessa forma é possível otimizar as metas da empresa, assim como atingir um público que seja relevante para a sua marca.

 

Essas mudanças estão ocorrendo pelo fato de que o marketing no ambiente online está em constante transformação. 

 

Nesse sentido, é preciso pensar e desenvolver estratégias que sejam inovadoras e sustentáveis, seja no processo de atração dos leads, da automação e de atingir o público-alvo. 

 

Além dessas mudanças, não será possível também criar regras voltadas para o valor da conversão e a partir de agosto de 2023, todos os segmentos semelhantes serão removidos de grupos de anúncios, assim como de campanhas. 

 

Dessa forma, a plataforma já está recomendando que a empresa e a equipe de comunicação e marketing utilizem o lance inteligente, que é direcionado para definir os valores que podem proporcionar a conversão. 

Além disso, sua empresa de distribuidor de sacos valvulados, que realiza anúncios no Google Ads, pode trabalhar com uma meta de aquisição dos novos clientes. 

 

Isso é importante também na adaptação de outras plataformas de anúncio, como no caso de vídeos e de aplicativos. Inclusive, é possível utilizar uma expansão do público-alvo, com a finalidade de ampliar o alcance dos usuários da marca. 

Afinal o que é infoproduto?

Agora que você já entendeu as principais mudanças do Google Ads, que atua na exposição da marca para a venda de produtos e serviços, é essencial compreendermos como funcionam os produtos dentro de um cenário online. 

 

Dessa forma, apresentaremos a definição do que é um infoproduto. Esse termo se refere a um produto digital, que lida com uma expertise ou que ensina a fazer algo. 

 

Por exemplo, pode ser um e-book sobre manutenção de aparelho de pressão, um podcast, um outro tipo de livro digital ou até mesmo, um curso online. 

 

Tudo isso pode ser divulgado por meio do Google Ads e em alguns casos, é disponibilizado a partir do preenchimento de uma landing page. 

 

Além disso, é possível investir em podcasts, que também são considerados como infoprodutos e permitem a disseminação de conteúdo por meio de áudio. 

 

Tendo conhecimento acerca do que é o infoproduto, vamos conhecer como isso pode ser monetizado dentro da empresa, assim como em um cenário de e-commerce (loja virtual). 

Formas de vender e gerenciar seu infoproduto

Para pensar em uma forma de venda dos produtos e serviços da sua empresa, inclusive, de um infoproduto, é importante desenvolver um conhecimento detalhado acerca do público-alvo. 

 

Esse conhecimento envolve o entendimento detalhado sobre os gostos, preferências e formas de atuação das pessoas. 

 

A partir desse conhecimento, é possível fazer também uma pesquisa de mercado, levando em conta o entendimento sobre a concorrência e o que é produzido dentro desse cenário. 

 

Com posse desse conhecimento, é possível desenvolver um material de qualidade, inclusive, rico em conhecimento e técnicas de marketing de conteúdo. 

 

Com um conteúdo de qualidade, esse material pode ser monetizado por meio da venda em um site do e-commerce da empresa ou até mesmo, abrigar o conteúdo em sites parceiros. 

 

Diante desse conhecimento fica claro que o ambiente digital é repleto de informações e dados, assim como de oportunidades de monetizar as suas produções. 

 

Isso, aliado ao Google Ads, tem um excelente potencial de vendas para a sua empresa. Por isso, não fique de fora das inovações que o Google pode trazer e passe a ver seu negócio crescer. 

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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