Com uma rotina cada vez mais intensa, as pessoas se sentem perdidas e sobrecarregadas. No entanto, com alguns métodos de foco é possível ter mais organização nas atividades laborais e pessoal, conseguindo produzir suas demandas com mais qualidade e agilidade.
A necessidade e vontade de dar conta de todas as tarefas no dia a dia que está mais acelerado pode gerar ansiedade, e quando o resultado não é positivo, isso pode se transformar em um motivo de insatisfação.
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A sensação de distração com celular, barulhos e outros fatores são comuns na rotina de várias pessoas, mas isso pode ser corrigido com um direcionamento do foco e tempo, ação que gera impactos na vida profissional e promove mais equilíbrio na vida como um todo.
O objetivo de ter autodisciplina é essencial para o desenvolvimento pessoal.
Assim, buscar novos hábitos e métodos que ajudam a organizar a rotina e promovem mais bem-estar, eliminando ações e pensamentos que não agregam ao desenvolvimento, é crucial para obter melhores resultados, sendo o primeiro passo para ter uma rotina mais saudável e produtiva.
Formas de gerenciar seu tempo
Aprender a gerenciar o tempo é essencial para não ter acúmulo de tarefas no ambiente de trabalho.
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Mais do que isso, ao realizar uma boa gestão de tempo, você pode ter mais tempo para si, fazendo o que gosta e desenvolvendo novas habilidades.
Por isso, é importante reconhecer atividades e hábitos que ajudam a organizar a rotina e demandas. Assim, as principais maneiras de gerenciar seu tempo devem ser identificadas.
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Compreenda a importância da organização
A falta de organização gera problemas na rotina dos colaboradores, na execução das tarefas, além de estimular uma bagunça “cerebral” da equipe, que se adapta ao ambiente caótico e não consegue seguir linhas de raciocínio.
Assim, a organização no ambiente de trabalho deve estar em todos os ambientes e processos de empresas de conservação e limpeza em bh, por exemplo, desde as ações mais simples como a limpeza do ambiente até a realização dos fluxos dos serviços.
Para isso, o primeiro passo é eliminar itens supérfluos do ambiente, porque eles podem contribuir para falta de foco. Assim, o clima no ambiente de trabalho fica mais leve e saudável.
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Faça uma lista das atividades
Uma listagem das atividades que precisam ser feitas durante o dia pode ser uma grande aliada na gestão de tempo.
Isso porque a lista permite visualizar o que precisa ser feito no decorrer do dia e quais são as prioridades.
O interessante é que ao criar a listagem, você pode separar o que é ou não urgente e até definir horários e demandas que podem ser delegadas.
Esse processo ajuda a diminuir o estresse e ansiedade ao longo do dia, reduzindo a sobrecarga mental sobre as atividades. Assim, você pode ter mais organização ao executar as tarefas.
Além disso, aproveitar os espaços da página para adicionar dicas e comentários para facilitar o trabalho é um jeito de ter mais foco e qualificar as demandas.
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Uma vantagem da lista é a possibilidade de fazê-la do jeito que fizer mais sentido para sua rotina, seja em uma planilha no computador, celular, papel, documento digital, entre outros.
Quanto mais prática for a organização diária, de modo que facilite a visualização dos serviços de home care em são paulo, você perceberá o quão importante é a organização diária e a facilidade promovida na organização da rotina, ajudando a cumprir o que está no planejamento a longo prazo, além da sensação de satisfação promovida.
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Aprenda a estabelecer metas
Estabelecer metas é um passo muito importante para quem deseja alcançar resultados significativos.
Isto posto, saber onde quer chegar, o caminho que precisa ser percorrido e como fazer isso tornará mais fácil perceber as etapas que precisam ser executadas para realizar um bom trabalho.
Assim, é crucial também identificar quais metas precisam ser subdivididas em tarefas menores para que possam ser concretizadas de forma qualificada e plena.
Lembre-se que estabelecer suas metas ajuda a ter motivação para enfrentar a rotina. Mais que isso, ajuda a correr atrás dos seus sonhos e desejos.
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Gerencie o seu tempo online
A internet é muito útil na rotina de serviços de aula de dança infantil e pode ser uma importante aliada na organização da rotina.
No entanto, em alguns momentos, se o uso das redes não for bem administrado, a internet pode se tornar inimiga da produtividade e eficiência, não sendo utilizada corretamente.
As redes sociais podem se tornar uma grande questão quando o assunto é foco.
Isso significa que o tempo que você fica nessas plataformas pode influenciar no trabalho, atenção e resultados alcançados, visto que traz distração e até pode desmotivar ações.
Por isso, gerenciar o tempo que fica nelas é crucial para se manter produtivo e não perder o foco.
Deste modo, estabelecer limites para o uso de dispositivos móveis no trabalho e na realização de atividades importantes permite manter o nível de foco, qualidade no aproveitamento da atividade e produtividade elevados.
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Cuide da alimentação
O cuidado com a alimentação ajuda a ter mais qualidade de vida e disposição. Atividades que exigem concentração e foco também estão incluídas nisso.
A atenção com alimentação está relacionada ao que se ingere ao longo do dia.
Isto posto, é essencial se alimentar bem e nunca deixar de comer durante a jornada de trabalho.
Sem energia, o corpo humano não funciona. Ou seja, se você não se alimentar corretamente, terá impactos na energia disponível para se dedicar às atividades.
Incluir alimentos saudáveis durante suas pausas diárias pode ajudar a ter mais energia e promover mais disposição e força ao corpo.
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Medite
A meditação ajuda no foco e em outras áreas da vida. Por isso, adotar a prática da meditação diária ajuda a ter mais concentração interior, além de ajudar a lidar melhor com as emoções e sentimentos.
Processos de prótese capilar masculina valor, por exemplo, são muito tensos e podem provocar diversos sentimentos.
Assim, ao se conhecer e praticar a meditação, situações de estresse podem ser identificadas com mais facilidade, bem como a concentração necessária para lidar com atividades que demandam mais concentração é estimulada.
Dito isso, se for possível, estimular a meditação no ambiente corporativo possibilita que todos os colaboradores se beneficiem com essa prática, tendo mais foco e controle.
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Treine seu foco
Manter-se focado é uma capacidade que pode ser treinada. ,
Desta maneira, você pode escolher como e em que colocar sua atenção e, principalmente, como sustentá-la pelo tempo que for necessário. Para isso, a prática da concentração deve ser aplicada continuamente, reduzindo os impactos de fatores de distração.
Mas, como fazer isso? Você pode praticar com exercícios simples como olhar um quadro na parede, uma paisagem ou até um carro estacionado.
Como listar e qualificar suas atividades
Manter o foco o tempo todo é uma tarefa desafiadora e se torna preocupante quando não há organização e um bom gerenciamento.
Para auxiliar nesse processo, ao longo dos anos, novos métodos de gestão de tempo foram desenvolvidos pensando na otimização dos fluxos de trabalho e descanso, bem como em mais qualidade de vida para as pessoas. Confira a seguir os principais métodos de foco.
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Método Pomodoro
A técnica de Pomodoro foi desenvolvida por um estudante italiano no fim dos anos 80 e consiste em fazer uma divisão das tarefas em intervalo de 25 minutos.
Para colocá-lo em prática, o primeiro passo é listar as tarefas que você precisa fazer, por exemplo, uma apuração de impostos.
A partir disso, é possível iniciar a realização das atividades, cronometrando a tarefa. Depois que o ciclo de 25 minutos for concluído, deve-se parar por 5 minutos para descansar, retornando para outro ciclo de 25 minutos até concluir a demanda.
Durante as pausas você pode simplesmente aproveitar para respirar fundo e relaxar ou fazer outra atividade de relaxamento que tenha vontade.
Quando completar 4 ciclos, você pode fazer pausas mais longas, de 15 a 30 minutos, para descansar.
O objetivo do método pomodoro é a execução das atividades com foco total em ciclos específicos e descansar somente nos momentos de pausas, ou seja, nos intervalos de tempo especificado, reduzindo sobrecargas ao cérebro, bem como distrações diversas.
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Método GTD (Get Things Done)
O norte-americano David Allen foi o criador deste método e a proposta foi desenvolver uma proposta simples, eficiente e que ajudasse na produtividade.
Para isso, o método é composto de cinco etapas:
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Capturar
Identificar e anotar todas as demandas, ideias e tarefas que precisam ser cumpridas.
Como geralmente há muitas demandas, não confie em guardar tudo na cabeça, porque em algum momento você pode esquecer, por exemplo, que precisa cuidar das questões de impressora multifuncional laser monocromática.
Anotar em um papel, bloco de notas no computador ou celular e até usar ferramentas da sua preferência é um jeito de organizar tudo e garantir a priorização das atividades – e aliviar o fluxo de raciocínio.
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Esclarecer
Na segunda etapa, é importante fazer uma análise mais minuciosa do que foi listado na primeira etapa, especificando o que precisa ser feito em cada atividade.
Ao analisar as tarefas você pode decidir o que é mais ou menos urgente, bem como o que deve ser realizado por você.
Esse “filtro” ajuda os envolvidos nas atividades a terem mais foco, contribuindo muito com a produtividade.
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Organizar
Ter listas organizadas do que precisa ser feito em ordem de prioridade e outras pessoas envolvidas no projeto é fundamental para não perder tempo.
Para um fluxo contínuo nas atividades, é necessário dispor essas listas em um local de fácil acesso. Ao ter a opção de acessá-las rapidamente, você pode consultá-las sempre que necessário e determinar as próximas etapas.
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Refletir
Sim, esse é um dos passos do método GTD.
Olhar para tudo que foi organizado é necessário para ver se nada está sendo deixado para trás e as prioridades estão sendo seguidas.
A atualização de informações quando necessário ajuda a manter tudo sob controle e evita atrasos na entrega das atividades para o setor de encadernação manual.
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Engajar
Por fim, a última fase é a parte em você coloca a “mão na massa” conforme a organização estabelecida nos passos anteriores.
Essa etapa exige educar o cérebro para que ele entenda que, o que você está fazendo naquele momento é importante, uma tarefa primordial.
Dedicar todo o foco e atenção para as atividades fará a diferença, porque você já sabe tudo que deve ser feito, graças a organização feita. Ou seja, não há distrações e preocupações, pois já identificou as demandas mais importantes e que precisam ser feitas.
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Método Don’t The Break Chain
Conhecido como método “Não quebre a corrente”, tradução literal do nome, essa é uma prática muito simples de ser realizada.
A ideia da metodologia consiste em organizar todas as tarefas que você precisa fazer no dia e ao final, você pode marcar um “X” naquelas que foram executadas.
Quanto mais “Xs” marcados, melhor para a produtividade e entrega do projeto final, demonstrando alinhamento com o planejamento feito.
Assim, os riscos vão se juntando e formando uma espécie de corrente no calendário e lista de tarefas, sendo que a ideia principal é não quebrar essa corrente. Ou seja, realizar os todos os serviços de contabilidade preços de forma adequada e nos prazos estabelecidos.
Para esse método, contudo, é preciso ser realista ao estabelecer as metas a serem cumpridas, de modo a não gerar ansiedade e quebra de expectativas.
Desta maneira, escolher um método que possa se aplicar a sua realidade e se dedicar a cumpri-lo corretamente é uma ótima forma de treinar o seu foco, ter mais organização no ambiente de trabalho e, assim, ter tempo e disposição para cumprir com todas as demandas pessoais e profissionais.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.