Como gerar mais cliques nos e-mails?

29 de março de 2023

Ao contar com uma boa estratégia, é possível para uma empresa conseguir dar início a uma relação de destaque com o seu público, enviando mensagens diretas que possam ajudar em suas metas, sendo importante garantir mais cliques nos e-mails.

No entanto, não basta enviar um e-mail de alta qualidade se eles não estão sendo acessados pela sua lista de contatos, o que coloca a importância nesse caso de selecionar melhor o seu público ou até mesmo otimizar a forma em que tais mensagens são escritas.

Isso é algo válido para praticamente todos os tipos de negócios, cada um utilizando de uma estratégia diferente, de acordo, por exemplo, com o perfil de sua audiência, o que pode ajudar a definir uma tática de comunicação que permita um melhor contato com o público.

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Diversas são também os motivos para uma empresa trabalhar com esse envio de e-mails, podendo ser uma loja de roupas que está em busca de divulgar sua nova linha de outono ou então, um serviço de administração de condomínios sp a falar com os moradores.

Seja qual for a razão por trás do envio de uma mensagem, é sempre importante ter certeza de que o público destinatário está de fato tendo contato com os conteúdos e avisos enviados, justificando assim até mesmo com que outros e-mails sejam mandados no futuro.

Esse tipo de análise não era muito fácil de fazer no passado, em relação ao envio de cartas físicas, mas na modalidade digital, com a ajuda de plataformas específicas, torna-se mais fácil para uma companhia estudar a sua performance de conteúdo nesse sentido.

A partir desse canal de comunicação, é possível para uma fábrica de móveis planejados não apenas estabelecer uma boa relação com o seu público, mas também entender melhor a opinião dessa audiência ao enviar juntos formulários e outros modelos de pesquisa.

De forma independente ao modelo de conteúdo enviado por meio de um e-mail, é importante estar atento a sua taxa de cliques, de modo a confirmar se a sua lista de contatos está de fato tendo uma boa relação com quem faz o envio de tais mensagens.

A relevância de uma alta taxa de cliques

A taxa de cliques trata-se de um índice que mede a quantidade de acessos que algum tipo de conteúdo recebe na internet, podendo ser analisado em cima de anúncios, links, vídeos ou qualquer outro tipo de produção que possa ser acessada no meio digital.

Entre esses canais, podemos destacar uma mensagem de e-mail, com tal tipo de análise podendo ser usada para verificar a quantidade de usuários que clicam em um e-mail recebido, em relação a todos aqueles que receberem tal tipo de conteúdo.

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É justamente dessa forma que tal tipo de cálculo pode ser realizado, a partir da divisão entre as pessoas que clicaram em um e-mail sobre todos os que receberam tal mensagem, multiplicando-se o resultado por 100 para chegar a um valor percentual.

Diante do acesso a esse resultado, é possível para um fornecedor de parafusos ter uma melhor noção em relação a sua performance através dos e-mails enviados a sua lista de contatos, seja com ofertas, notícias da empresa ou até mesmo informações para o público.

Ao perceber que existe uma alta taxa de cliques em relação aos e-mails enviados pode ser válido até mesmo tentar ampliar essa sua audiência, para obter uma boa performance em cima de um público, agora, caso sua taxa esteja em baixa, aí é preciso agir melhor.

Caso essa possa ser a realidade do seu negócio e esteja em busca de como garantir com que a sua taxa de cliques possa crescer em relação aos seus e-mails enviados, é importante olhar com mais atenção para tudo aquilo o que compõe suas mensagens.

Como aumentar sua taxa de cliques

Tendo claro o seu objetivo de aumentar a taxa de cliques, fazendo que mensagens sobre inventário de riscos do pgr ou qualquer outro tipo de assunto sejam acessadas pelo seu público de interesse, alguns pontos devem ser trabalhados em seus e-mails.

Escolha um assunto interessante

Ao falar sobre a escolha de um tema interessante, não estamos falando apenas de curiosidades ou tendências do momento, mas sim daquilo que de fato seja de interesse do seu público, ao ponto de um usuário sentir-se motivado ao abrir esse tipo de mensagem.

Nesse sentido, é indicado primeiro conhecer a fundo o público com quem está querendo se conectar, para a partir daí, construir mensagens que possam ter algum valor ao seu público, sendo possível até mesmo personalizar o conteúdo para cada destinatário.

Desenvolva ao máximo o conteúdo do e-mail

Por outro lado, de pouco adianta abordar um assunto interessante ao seu público se o conteúdo ali apresentado não é dos melhores. Diante disso, é importante buscar uma otimização máxima dos e-mails a serem enviados, usando de estratégias como:

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  • Trazer um conteúdo relevante;
  • Usar de uma linguagem acessível;
  • Trabalhar o lado audiovisual dos conteúdos;
  • Incluir chamadas para a ação.

Entre as estratégias citadas, é válido dar uma atenção maior para a última, tratando-se do uso de CTAs (Call to Action), termos que levam o leitor a executar uma ação, como “Leia Agora”, sobre a newsletter enviada por um serviço de locação de container para obra.

Desenvolver um bom design para os seus e-mails

Apesar de ser algo que já foi citado no tópico anterior, é importante dar uma atenção específica para como o conceito visual está sendo trabalhado no envio dos seus e-mails, ainda mais se levarmos em conta a atenção cada vez maior da internet ao audiovisual.

Em relação a isso, falamos não apenas dos elementos puramente visuais, como formatos de borda, uso de cores ou até mesmo a aplicação de imagens, vídeos e gifs dentro de uma mensagem, mas também para a própria construção do conteúdo textual em si.

É importante escolher por fontes que facilitem o consumo do conteúdo e ao mesmo tempo atraiam a atenção do público, com o mesmo valendo para o tamanho dos textos, espaçamento e tudo mais a otimizar um texto sobre estrutura metálica residencial.

Saber segmentar sua audiência

Costuma ser um erro comum entre as empresas acharem que a sua lista de contato deve ser sempre a maior possível, recorrendo a práticas não recomendadas, como a compra de listas de e-mails, chegando assim, a um público que não se interessa por você.

A relação citada acima é justamente uma das responsáveis pelo baixo número de cliques que uma companhia pode conquistar em relação ao número de e-mails enviados. Para evitar isso, é importante saber como melhor trabalhar a sua audiência de contato.

É recomendável trabalhar também com possíveis segmentações, de modo a falar com uma parcela específica do seu público, garantindo dessa forma até mesmo uma maior personalização dos conteúdos, atingindo melhor aqueles que recebem suas mensagens.

Ter atenção ao horário de envio

Da mesma forma que a segurança de uma propriedade pode ser medida através do monitoramento de alarmes, a eficácia no envio dos seus e-mail pode ser analisada através do controle em cima dos horários em que suas mensagens são encaminhadas.

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Ao analisar o período de maior abertura dos seus e-mails, seja de tarde, manhã ou noite, cabe a uma companhia usar essa informação para encontrar o horário ideal e frequência para enviar suas mensagens, aumentando a possibilidade de abertura deles.

Otimizar suas estratégias

Ao colocar em prática todas as estratégias acima, é possível esperar por melhorias na sua taxa de cliques. No entanto, para de fato garantir isso, é importante otimizar suas táticas a todo momento, realizando testes que possam otimizar sua performance.

Por meio de testes A / B, por exemplo, é possível testar avaliar com diferentes públicos questões como o estilo de design, modelo do conteúdo, horário de envio e tudo mais a ser personalizado, identificando qual grupo apresentou um maior acessos aos seus e-mails.

A partir dessa melhoria constante da sua estratégia de e-mail, é possível garantir com que a sua taxa de cliques torne-se maior em relação às mensagens enviadas, seja sobre uma oferta de caixinha de luz parede ou avisos sobre o vencimento de uma fatura.

De um modo geral, o mais importante é garantir com que a qualidade dos e-mail enviados seja a melhor possível, o que inclui não apenas o conteúdo em si, mas também os detalhes que podem facilitar ou prejudicar a leitura de tudo o que ali está escrito.

Diante desse cuidado, é possível ter acesso a uma maior taxa de cliques em seus e-mails, algo que pode conversar diretamente com a performance a ser alcançada pela sua empresa com o seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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