Migrando seu negócio para o digital: orientações eficientes

23 de agosto de 2023

Migrar o negócio para o digital é uma das discussões mais acaloradas entre empreendedores e gestores desde o ano de 2020. Antes disso, a transformação digital já estava acontecendo, mas de maneira mais lenta.

Ao longo dos anos, ela ganhou proporções maiores que começaram a afetar muitos setores. As ferramentas tecnológicas, por exemplo, se tornaram muito necessárias para aprender, trabalhar, estudar, comprar e vender.

O e-commerce é uma prova disso porque se trata de uma área que já estava em crescimento e que elevou o conceito de transformação digital. Logo as empresas perceberam a importância de migrar para essas plataformas.

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Não há problema em continuar vendendo em uma loja física, mas a marca perde muitas oportunidades quando insiste em não vender pela internet. Também perde em termos de competitividade quando deixa de adotar algumas ferramentas.

A digitalização está muito além de criar um perfil nas redes sociais e ter um site institucional. Ela vai a fundo e implica nos processos internos, por isso é muito importante compreender esse assunto.

Com isso, este artigo vai explicar o que é transformação digital, como saber se ela serve para o negócio, a diferença entre digitalização e transformação digital, como implementar esse processo na empresa e dar algumas dicas para otimizá-lo.

O que é transformação digital?

De maneira geral, ela nada mais é do que um processo utilizado para integrar a tecnologia a todas as áreas do negócio. É um processo que muda de maneira profunda a empresa, trazendo benefícios para a marca e seus clientes.

O negócio passa a adotar tecnologias inovadoras que fazem mudanças culturais e operacionais, capazes de se adaptar às demandas dos consumidores.

Um bom exemplo disso é quando um fabricante de peças lataria caminhão VW migra da infraestrutura de computadores on premises para computação em nuvem.

Também se tem como exemplo as organizações que começam a criar soluções digitais, como plataforma de comércio eletrônico e aplicações móveis.

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Como saber se o digital serve para o negócio?

Para saber se o online serve para a empresa, basta pensar que a tecnologia está adequada às novas gerações. Os recursos tecnológicos são essenciais para trabalhar, fazer encomendas, aprender uma profissão, entre outras possibilidades.

Quando se fala em novas gerações, é importante considerar as pessoas que nasceram a partir de 1996, pois esses indivíduos são verdadeiros nativos digitais. Hoje em dia, boa parte dos consumidores pertencem à geração Z.

Assim sendo, o consumo precisa ser direcionado para a internet, principalmente por meio de aplicativos, plataformas e-commerce e redes sociais.

Essas pessoas conseguem processar mudanças de maneira orgânica e estão trocando trabalhos manuais pelo uso da tecnologia.

Dessa forma, uma marca de compressor de duplo pistão também produz muito conteúdo online porque ela prefere dessa forma, além da possibilidade de fazer tudo de maneira simultânea.

Com isso, também se espera que as organizações ofereçam uma experiência completa. Isso tem feito com que muitas companhias se tornassem omnichannel, ou seja, elas utilizam vários canais ao mesmo tempo e de maneira integrada.

Diferença entre digitalização e transformação digital

Chama-se digitalização o processo de converter ações físicas em ações digitais. Isso significa que um sistema de computador poderá usar as informações. Um exemplo disso são os formulários impressos preenchidos pelos clientes.

Esses documentos podem ser digitalizados e enviados por e-mail para que as pessoas os preencham. A partir disso, a organização vai coletar dados que serão usados nas estratégias de marketing e vendas.

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Para digitalizar uma empresa, é necessário modernizar os sistemas, automatizar processos existentes e investir em sistema online. No entanto, esse processo não consegue transformar o negócio por conta própria.

Na verdade, ele é um passo muito importante para a transformação, e ela tem um significado mais profundo e amplo, uma vez que recria e transforma a cultura organizacional.

Como implementar o digital na empresa?

Para implementar o mundo online dentro do ambiente de trabalho, uma escola com maternal integral deve seguir algumas práticas específicas. São elas:

  • Focar no planejamento estratégico;
  • Mudar a mentalidade de gestão;
  • Focar nos dados;
  • Buscar processos inovadores.

Transformar uma companhia está muito além de investir em softwares e hardwares, na verdade, tudo depende de um bom planejamento para modificar os rumos do negócio. Para isso, a organização deve trabalhar com programas e treinamentos.

A mudança deve ser encarada de dentro para fora e ir além de estar presente nas redes sociais. O ideal é mudar a maneira como o gestor encara os processos tecnológicos para atender requisitos internos e lidar com os clientes.

Por meio de uma gestão orientada a dados, fica mais fácil identificar desvios de padrão, os produtos que são mais promissores, mapear o perfil dos clientes, criar estratégias personalizadas e avaliar as movimentações de mercado.

Isso vai ajudar um fabricante de película para janela de apartamento a se preparar para as tendências, prevenir invasões em seus sistemas e avaliar a concorrência.

A busca por processos inovadores tem como base o aprendizado contínuo e a experimentação rápida. Todo o processo inovador é implementado por meio de experimentos, utilizando protótipos de viabilidade mínima.

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Eles permitem a maximização do aprendizado, sem que para isso a empresa tenha que gastar mais dinheiro.

Como otimizar a empresa?

Para otimizar uma corporação e migrar para o online, o gestor deve trabalhar com algumas ações estratégicas. São elas:

Usar as redes sociais

Os processos de um negócio que entende as percepções favoráveis da migração online estão sempre à frente de um ecossistema envolvente. Isso se dá por causa da existência de várias ferramentas de computação em nuvem.

As redes sociais são plataformas que estão em evolução constante e trouxeram muitas mudanças para as organizações. Com elas, um fabricante de pressostato KPI35 consegue lidar melhor com o próprio tempo e seus recursos.

Saber escolher as plataformas

As redes sociais são canais fundamentais para a digitalização de uma empresa, mas para colher bons resultados com esses canais, é fundamental saber escolhê-los.

Não é necessário estar presente em todas as redes sociais, apenas naquelas em que o público-alvo faz uso em seu cotidiano.

Se o negócio tiver alguma dúvida, pode usar algumas ferramentas que fornecem informações sobre as redes sociais mais adequadas para o modelo de negócio e como aproveitar melhor as publicações.

Preencher todos os espaços

A companhia deve se certificar sobre as informações presentes em seu perfil, e todos os links anexados precisam levar a uma página de destino, preferencialmente no site institucional.

Todas as informações presentes nesses canais e nas páginas de destino precisam ser claras. Além disso, uma escola que disponibiliza curso de teatro profissionalizante deve manter a organização e a clareza nos espaços de informações.

Isso evita que os usuários tenham alguma dúvida e permite usar as redes sociais como canais efetivos de contato com o público.

Definir o público-alvo

Definir o público-alvo é muito importante para identificar em quais plataformas a empresa deve estar presente.

Ao fazer um levantamento sobre a audiência, é necessário aprender sobre a faixa etária, gênero, interesses, ocupação e renda. A partir disso, a entidade vai construir uma persona que vai guiar toda a estratégia de comunicação.

É a melhor forma de compreender os desafios que essas pessoas enfrentam e saber como apresentar soluções. Durante a segmentação, também é possível saber o que as pessoas pensam sobre o negócio e de que maneira a migração online será benéfica.

Criar conteúdos consistentes

Uma autoescola especializada em CNH PCD para moto deve criar conteúdos consistentes e relevantes para seu público, pois esses materiais ajudam a atrair clientes e potenciais clientes para a empresa.

Ao criar os perfis e publicar nesses canais, a marca deve considerar o comportamento do consumidor, fazer um bom gerenciamento e desenvolver estratégias de marketing digital condizentes com a realidade dessas pessoas.

Lembrando que conteúdos recentes aumentam o potencial de autoridade, trazem mais oportunidades de vendas e faz com que a companhia se posicione com mais relevância e autoridade.

Para facilitar esse trabalho, uma companhia que realiza troca de tela Asus pode criar um blog para publicar os conteúdos e então compartilhá-los nas redes sociais.

Educar os leads

Os leads podem ser educados por meio de conteúdo, listas de verificação para download, infográficos, vídeos e ebooks que abordam as principais perguntas dos consumidores.

Informações úteis costumam ser compartilhadas nas redes sociais e isso ajuda a ampliar o alcance da corporação.

Considerações finais

A digitalização dos negócios é muito importante para que eles possam acompanhar as tendências do mercado como um todo.

O consumidor moderno está presente nos canais digitais e deseja manter contato com as empresas por meio dessas plataformas.

A transformação é uma consequência da digitalização e aumenta a competitividade e o potencial da companhia.

Investir em tudo isso é essencial para que a organização se mantenha competitiva e relevante em seu setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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