De todas as iniciativas publicitárias e comerciais que uma marca pode empreender, uma das melhores e mais promissoras é o investimento em estratégias voltadas para a web.
De fato, o marketing offline ainda pode trazer bons resultados. Basta pensarmos na distribuição de panfletos, na impressão de outdoors, ou mesmo na circulação de propagandas de rádio e televisão.
Contudo, é preciso reconhecer que cada vez as pessoas se voltam para os conteúdos online. Também por isso, são eles que atraem um tipo de atenção de maior qualidade, permitindo canalizações que o velho marketing não permitia.
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Imagine a diferença entre você distribuir flyers ou rodar comerciais de rádio para divulgar sua empresa ou marca, nesses veículos que chegam a todo tipo de gente, sem um direcionamento muito preciso.
Agora imagine um recurso de marketing que permite você customizar não apenas a região e o horário em que sua propaganda deverá aparecer, mas para que perfil de público, escolhendo desde gênero e idade até o poder aquisitivo.
Pois bem, este segundo caso é, precisamente, o caso do marketing digital. E são esses os impactos que o investimento bem-feito na web podem trazer para o seu negócio.
Neste momento você deve estar pensando: “Ah, mas se o velho marketing já podia ser caro, como para aparecer na televisão, então o marketing digital que permite tudo isso deve ser totalmente inacessível”.
Para quem pensa assim pode parecer chocante, mas a verdade é que não apenas ele é muito mais acessível e democrático do que o velho marketing, como às vezes ele é simplesmente gratuito.
É isso mesmo. Um exemplo clássico é o dos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, que são os buscadores mais utilizados no Brasil e se tornaram a maior vitrine do momento.
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Eles não apenas permitem você captar centenas ou milhares de leads por mês, como contam com uma estratégia chamada SEO (Search Engine Optimization), que permite que seu site apareça nessa grande vitrine sem tirar um real do bolso.
Portanto, para ajudá-lo a criar um site focado em resultados reais, vamos aprofundar em algumas estratégias que são as que mais merecem seu investimento, tais como:
- O visual e o serviço de web design;
- O inbound e o marketing de conteúdo;
- Os segredos do SEO e dos Links Patrocinados;
- Como dominar as redes sociais;
- Entre outros pontos.
Com essas estratégias de marketing digital (que acabam passando por outras, como e-mail marketing, loja virtual e afins), certamente seu site e seus investimentos na web vão se tornar uma máquina de resultados.
Para entender como, basta seguir adiante.
Qual a importância do aspecto visual?
Provavelmente já aconteceu de você abrir um e-mail marketing com um título que era interessante, contudo ao correr a barra de rolagem (antes de ler), você percebeu que ele parecia muito desorganizado, então acabou nem lendo.
Você sabia que existe um termo para o que você fez? Trata-se de “escaneabilidade”, que é a essência de qualquer web design, já que a proposta central desse profissional é focar no aspecto gráfico de um conteúdo digital.
A mesma regra vale para e-mails, blogs ou sites institucionais, seja para vendas mobile ou prestação de serviço. O aspecto visual é tão importante que ele pode representar a diferença entre seu conteúdo ser lido até o fim, ou ignorado.
Portanto, essa dica certamente ajuda uma empresa a se destacar no mercado por meio da web: não basta conhecer seu ramo de cima a baixo, ou mesmo ter bons conteúdos. É preciso jogar com as regras do jogo, e na web a apresentação vale muito.
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Atualmente essa dimensão diz respeito a uma infinidade de conceitos, tais como:
- Programação;
- Arquitetura da informação;
- Ergonomia e usabilidade;
- Acessibilidade.
Sim, até mesmo a acessibilidade. Se a sua loja virtual vende uniformes para empresas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), por exemplo, você sabia que existe toda uma clientela formada por PCDs (Pessoas com Deficiência) nessa área?
Só que se o seu site não contar com as funcionalidades que só um designer especializado em acessibilidade pode trazer, certamente você acabará perdendo essa valiosa fatia do mercado.
Por dentro do marketing de conteúdo
Uma das mudanças mais radicais que o marketing digital trouxe foi o acesso à informação, bem como a velocidade com que hoje o conhecimento circula entre as pessoas.
Isso se dá especialmente entre as últimas gerações, também conhecidas como Gerações Y e Z, que sãos os nascidos, respectivamente, em meados dos anos 1980 e 2000 para cá.
É por conta desse recorte histórico que hoje a comunicação de uma empresa de consultoria ambiental é bastante diferente da comunicação que se praticava algumas décadas atrás. Sendo o cerne dessa mudança a questão do conteúdo.
O “marketing de conteúdo” nada mais é que uma estratégia praticada na web. Segundo ele você precisa antes criar vínculos de confiança com o seu público, e só depois apelar para estratégias tipicamente comerciais.
Tal divisão se dá entre o inbound e o outbound marketing. Este último representa as velhas estratégias, focadas no aspecto comercial e na prospecção ativa. Já o inbound representa uma prospecção passiva; focada, justamente, no conteúdo.
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O modo mais prático de fazer isso é criando um blog e marcando presença nas redes sociais. Se você tem uma produtora de audiovisual, certamente vai precisar falar uma linguagem que se aproxime do seu público e seja capaz de criar pontes.
Quando uma marca aprende a utilizar as estratégias da web para essa finalidade, ela não apenas consegue trazer melhores resultados (como clientes mais fiéis). Ela também consegue se destacar no mercado, inclusive no médio e longo prazo.
A dica vale para todas as plataformas. Se o seu foco é uma loja virtual ou um marketplace, não tem problema: que tal criar um blog no mesmo domínio, para atrair leads por meio de conteúdos de qualidade?
Segredos de SEO e Links Patrocinados
Para falarmos sobre a importância do SEO e da otimização de páginas, não é preciso teorizar, basta você pensar no seu dia a dia em termos de uso da internet.
Pode ser pelo computador (notebook ou desktop), pode ser pelo celular ou pelo tablet. Você é capaz de dizer quantas vezes utiliza o buscador para tirar dúvidas, fazer cotações, consultar mapas e endereços e daí em diante?
Qual não é a facilidade de abrir um motor de busca e jogar a palavra-chave móveis planejados para cozinha, não é mesmo? Seja para comprar tal produto, contratar serviços nessa área, ou mesmo para ler e escrever artigos a respeito.
Certamente estamos diante de um dos investimentos na web que mais podem alavancar um negócio, ajudando qualquer empresa, de qualquer segmento ou nicho, a se destacar no seu mercado.
O segredo do SEO é tomar a consciência de que tal investimento não tem a ver com orçamento, com dinheiro ou esforço similar. É preciso ter paciência, zelar por cada conteúdo que seu site for gerar, pensando sempre de modo original.
Agora, se você está com um lote de mesa saarinen oval, e quer promover não sua marca, mas esse produto específico, trazendo resultados imediatos (como leads interessados em comprar naquele dia), então é melhor investir também em anúncios pagos.
São os famosos links patrocinados, que permitem as customizações citadas no início.
Portanto, outra regra de ouro é esta: investir em SEO e anúncio ao mesmo tempo, assim sua marca se destaca de dois modos distintos, fortalecendo-se. A otimização pode ser melhor para o blog, por exemplo, já o anúncio para a loja virtual.
Como marcar presença nas redes sociais?
Talvez já tenha ficado claro, com base em algumas sementes lançadas acima, que hoje em dia não é possível falar sobre investimento na web sem falar em mídias ou redes sociais.
Realmente, é ali que as marcas ganham uma voz e passam a se comunicar com seu público, especialmente das Gerações Y e Z, de modo mais encantador e assertivo.
Se você tem uma empresa de comunicação visual, obviamente não pode deixar de lado essas que se tornaram verdadeiras ilhas da comunicação na atualidade.
Isto é ainda mais verdadeiro no nosso caso. Afinal, segundo dados do IBGE, o Brasil está entre os países que mais tempo passam conectados nas redes sociais. Portanto, é claro que se você quiser se destacar na web, precisará estar ali.
Contudo é preciso marcar presença de maneira assertiva, e não de qualquer jeito. Não basta simplesmente aparecer em qualquer rede, é preciso compreender a proposta de cada uma delas.
Uma clínica de psicologia, por exemplo, não necessariamente terá os melhores resultados em plataforma que priorizam fotos e textos curtos, concorda? O mesmo não vale, com certeza, para um ateliê de arte e pintura.
Portanto, você pode até aparecer em todas, mas é preciso saber qual tem mais sinergia com seu negócio, e investir melhor nela.
As opções vão desde plataformas focadas em mensagens instantâneas ou textos médios, até o foco em fotos e vídeos online.
Com isso vemos como o investimento na web pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado. Além de ainda ajudá-la a vender mais e se fortalecer no médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.