Ter um site personalizado pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. Afinal de contas, é uma maneira de criar uma identificação com os seus clientes, além de contribuir para a reputação da empresa no mercado digital.
Contudo, conforme uma pesquisa feita pelo Think Google, os empreendimentos no Brasil ainda pecam no quesito customização. Cerca de 67% dos sites não são personalizados e apenas 9% utilizam técnicas avançadas de caracterização da arquitetura.
Além disso, a maioria não conta com nenhuma automação no envio de mensagens personalizadas, incluindo o compartilhamento de conteúdo em display, vídeo, e-mail ou até mesmo nas redes sociais.
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Ou seja, há uma falta de maturidade digital, que pode ser um fator decisivo na lucratividade nas empresas, bem como na construção de uma imagem no mercado online.
Com o crescimento cada vez maior das vendas pela internet, ter um site personalizado se tornou, praticamente, uma obrigação para os empreendimentos, em especial, os que desejam construir uma presença sólida no mundo digital.
Por isso, o artigo de hoje vai trazer as 5 oportunidades que o seu negócio perde quando não possui um site personalizado, demonstrando a importância de investir na customização da sua página web. Acompanhe a leitura!
1 – Perde confiança do público
Imagine que você está procurando uma impressora multifuncional monocromática na internet e se depara com inúmeros resultados. O primeiro site é totalmente personalizado, com um aspecto bastante profissional. Já o segundo, é desorganizado e parece confuso.
É provável que você sinta muito mais confiança em fechar negócio com a primeira empresa, visto que a própria página web se apresenta com um “cara” mais profissional, o que é fundamental para a tomada de decisão.
Até porque, mesmo com o crescimento dos protocolos de segurança e a facilidade na realização de compras online, ainda é difícil ter uma confiança total na hora de fechar uma compra. Por isso, quanto mais personalizado é o seu site, maior é a confiança do público.
Além do mais, é importante que o seu site tenha um processo de checkout rápido e transparente. Sendo assim, ao vender um bolinho de bacalhau congelado, totalmente online, é preciso oferecer um método simples de fechar a compra.
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Caso contrário, o cliente também irá perder a confiança no seu site e desistir de fechar um negócio. Por isso, a personalização deve incluir todas as seções e páginas do site.
2 – Alta taxa de desistência da compra
Esse aspecto está diretamente relacionado com o primeiro, levando em consideração que para fechar uma compra, o consumidor precisa confiar na sua página.
A falta de personalização pode fazer com que o público veja o seu site como não-seguro, o que contribui para a alta taxa de desistência de compra.
Ora, experimente procurar uma lousa digital preço acessível e se deparar com um e-commerce extremamente confuso, pouco prático, com um carregamento lento e elementos dispersos na página. Você terá confiança de deixar todos os seus dados lá? Creio que não.
Sendo assim, a falta de personalização do seu domínio também prejudica os lucros, pois a sua empresa deixa de vender produtos ou serviços, justamente por conta dessa má impressão que o público tem do seu site.
Além do mais, vale ressaltar que a falta de personalização pode fazer com que o seu site não alcance um dos seus objetivos principais: encontrar novos públicos e aumentar o alcance da marca.
Afinal de contas, uma das grandes vantagens das vendas online é justamente essa. Mas caso o cliente não sinta confiança no seu portal de desembaraço aduaneiro, é pouco provável que a sua página vá conquistar novos públicos – mesmo investindo em anúncios.
Fora que o marketing “boca a boca” pode funcionar de modo inverso: ao invés de recomendarem o seu serviço, as pessoas vão falar mal.
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3 – Perde parcerias com anunciantes
Ter um site personalizado não garante só uma lucratividade maior em termos de vendas, mas também é uma maneira de ganhar dinheiro com anunciantes parceiros.
Hoje em dia, uma das melhores formas de conseguir ganhar dinheiro na internet é por meio de anúncios. Tanto que o Google Ads é uma das maiores plataformas de propaganda da atualidade, oferecendo a oportunidade de várias empresas anunciarem na web.
O conceito é bem simples: você coloca o seu site disponível para anúncios e o próprio Google direciona as propagandas parceiras. Assim, você pode ganhar de muitos modos, como a quantidade de cliques, visualizações ou conversões.
Claro que é fundamental compartilhar materiais publicitários de empresas que não são concorrentes diretos. Por exemplo, se o seu negócio vende balcão para self service, é interessante ter como parceiro uma loja que vende talheres.
Outra forma de firmar parcerias é por meio dos guest posts, ou artigos de convidados, que são materiais produzidos por pessoas que não são proprietárias do site, mas contribuem para alavancar a sua marca e ampliar o alcance de público.
Se o seu site não for atrativo e devidamente customizado, é provável que poucos convidados queiram firmar parcerias, o que também é prejudicial para os negócios.
4 – Falta de informações claras ao público
A informação é a grande moeda de troca da internet. Para termos uma ideia, o marketing de conteúdo, uma estratégia que funciona a base do compartilhamento de materiais informativos com a audiência, é um dos métodos mais usados por sites e blogs.
Muito disso, deve-se ao próprio perfil do consumidor digital, interessado em expandir o seu conhecimento em um determinado assunto.
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Quer dizer que quando alguém procura por sacaria de ráfia, a pessoa quer saber mais sobre o que é isso, para que serve e como usar. Não apenas ver uma propaganda invasiva e sensacionalista.
Com um site personalizado, o seu negócio tem a oportunidade de oferecer informações mais claras aos clientes, contribuindo para aumentar as chances de compra e até mesmo a fidelização do público.
Afinal de contas, quando as pessoas sabem realmente o que a sua empresa oferece, as vantagens e os diferenciais do seu negócio, fica muito mais fácil conquistá-las.
Além disso, a informação objetiva e transparente ao público, é uma maneira de:
- Colocar a sua marca em evidência;
- Facilitar a tomada de decisão do cliente;
- Transmitir confiança e credibilidade;
- Oferecer segurança aos compradores.
Por isso, quando tratamos da personalização dos sites, estamos falando não só em termos de design, mas também todo o processo de compartilhamento de conteúdo que influencia diretamente na autoridade da marca.
5 – Prejudica a exposição da empresa
Quando se tem um site sobre serviço de proteção radiológica, é importante trazer ao público algumas informações argumentativas a respeito do porquê o seu empreendimento tem qualidade e garantia no mercado.
No caso de um e-commerce, o site deve ir além disso, mas também funcionar como uma espécie de “vitrine virtual”, onde os produtos são expostos para que os clientes possam ter uma noção mais real do que se vende.
Com a falta de um site personalizado, essa exposição da sua marca pode sofrer interferência e, desse modo, você não terá o alcance esperado.
Mesmo com um bom investimento em marketing digital, a audiência se sentirá frustrada ao entrar na sua página e o pior: os clientes podem se sentir enganados.
Quer dizer que além de prejudicar a exposição da marca, o seu negócio passa a ser mal visto e considerado uma enganação por parte do público.
Por essa razão, para conquistar seus clientes de modo completo, é preciso investir no marketing digital, mas também na customização do seu site. Assim, quando eles entrarem na sua página de controle de frota terão confiança no seu negócio.
É uma maneira de aumentar a lucratividade, bem como a consciência de marca em todo o mercado, fazendo com que o seu negócio se torne bem conhecido pela audiência.
Conclusão
Com o avanço rápido das redes digitais, da internet e dos aprimoramentos tecnológicos, era de se esperar que os negócios estivessem cada vez mais presentes no mundo online.
Hoje em dia, as vendas pela internet são uma realidade e só tendem a crescer cada vez mais, devido à praticidade de compra, facilidade de pagamento e a oportunidade de comprar mercadorias em diferentes empresas, sem limitações geográficas.
No entanto, mesmo com as inúmeras facilidades, é preciso considerar que o mercado online é extremamente competitivo e exigente.
Por esse motivo, ter um site personalizado se tornou um diferencial para os negócios, sendo uma obrigação para os empreendimentos que desejam se destacar.
O artigo de hoje teve a intenção de demonstrar a importância da customização do seu site, expondo algumas oportunidades que você pode perder pela falta de personalização.
Por isso, personalize o seu site o quanto antes e aproveite todas as vantagens que o mundo da internet pode oferecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.