A mesa digitalizadora é um dispositivo bastante utilizado por profissionais que trabalham com imagem. Também conhecida como mesa gráfica ou tablet gráfico, pode ser usada para desenhar e escrever através de uma caneta conectada a um computador por um cabo USB ou por Bluetooth. Dessa forma, a imagem desenhada aparece na tela do PC por meio de um programas de edição de imagem como o Adobe Photoshop ou o Illustrator.
Mesa digitalizadora / Foto reprodução
Quais as vantagens de uma mesa digitalizadora?
Publicidade:
O processo se concentra na mesa o que garante maior rapidez garantindo que ajustes sejam feitos de forma mais concisa. É possível selecionar e visualizar os trabalhos de maneira mais prática, e assim ter uma visão mais ampla do que está sendo feito durante o processo.
Para quem trabalha com arte ou edição de imagens pode ser uma ótima forma de exercitar a criatividade. A facilidade com que diferentes programas são acessados garante mais poder de escolha. Assim o designer é livre para criar de forma mais rápida já que os recursos são acessados de forma mais simples.
A ergonomia é um ponto positivo de utilizar o instrumento. Trabalhar com a mesa é mais confortável do que com o mouse e pode evitar futuros problemas com LER (Lesão por Esforço Repetitivo), que é comum em profissionais da área.
Como são os principais modelos?
A marca mais conhecida e recomendada é a japonesa Wacom. Ela divide seus exemplares em amadores e profissionais. A primeira categoria, chamada de One, consiste em peças com telas menores e que apresentam menos recursos. Seu preço também é menor e ela é muito utilizada por quem está agora pensando em investir em uma mesa e não tem tanta necessidade de grandes recursos.
Já a categoria profissional é formada por Intuos e Intuos Pro. Nesse grupo, existem mesas de todos os tamanhos, com mais recursos e diferentes maneiras de usar a caneta. Uma vantagem é que alguns softwares são disponibilizados junto com o produto.
Já o iPad Pro é desenvolvido pela Apple, vem está conquistando os artistas. A mesa vem com uma caneta para desenhar, além de ter a vantagem da mobilidade. Este modelo é muito utilizado por quem faz pintura digital.
Publicidade:
Existem ainda outras empresas no mercado que oferecem produtos similares, como a Huion ou a Genius. Ambas não são tão populares no mercado brasileiro mas podem ser uma boa opção. O importante na hora de escolher é levar em conta o custo benefício do trabalho que deve ser executado na mesa.
Designer gráfico deve investir em uma mesa digitalizadora?
Existem dois tipos essenciais de mesas digitalizadoras, as que não têm uma tela incorporada e as que precisam ser conectadas a um computador. Outro fator chave que você deve considerar na hora de escolher a sua é o lápis óptico. Para escolher a mais adequada é preciso levar em conta o trabalho a ser desempenhado na mesma.
Sua principal função é substituir os mouses de computador na hora de desenhar, escrever, editar imagens. Portanto é uma ferramenta fundamental para designers, ilustradores, desenhistas e modeladores 3D. A mesa digitalizadora oferece uma série de vantagens, como agilização e conforto no processo de criação. Portanto, leve em consideração todos esses fatores na hora de escolher uma que realmente possa ajudar o seu trabalho à longo prazo.