Considerada uma das principais redes sociais da atualidade, o Facebook é uma plataforma fundamental para qualquer negócio que deseja crescer. Por isso, a utilização da ferramenta Facebook Ads é um passo importante para ganhar visibilidade.
Trata-se de uma das ferramentas de anúncio mais usadas no mundo, principalmente pela possibilidade de engajamento com milhões de usuários. Inclusive, a plataforma é muito intuitiva e conta com diversos recursos para que você possa criar seus anúncios.
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Este sistema de impulsionamento do Facebook oferece uma gama muito variada de formatos de anúncio para você aplicar em sua empresa. Assim, uma companhia de válvulas retenção, por exemplo, consegue ampliar muito seu público com a ferramenta.
Embora grandes corporações já estejam usando há algum tempo, bem como investindo pesado nos anúncios da plataforma, vale a pena apostar nesta modalidade de publicação, mesmo para empresas pequenas.
Isso porque você conseguirá atingir um público muito maior do que se fizesse organicamente, sobretudo se estiver iniciando seu negócio. Isso porque é muito mais fácil conseguir um alcance maior com o apoio da plataforma.
O trabalho com o Facebook Ads pode ser muito vantajoso, mas é preciso aplicá-lo junto com suas outras estratégias de marketing.
Não utilizar este benefício pode acabar prejudicando suas ações, enquanto a utilização do impulsionamento sozinha pode acabar não ajudando. Por isso, é fundamental que você aplique este recurso em sua empresa de, por exemplo, calandra de chapas.
Por isso, é importante que você saiba exatamente o momento de iniciar a aplicação do Facebook Ads em uma campanha que esteja desenvolvendo, para conseguir assim a maior quantidade possível de acessos.
O poder de segmentação que este recurso oferece é outra de suas principais vantagens. Quando você sabe o tipo de público que está buscando, pode limitar a propaganda para acessar este conteúdo, garantindo assim que conseguirá o melhor resultado possível.
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Entenda como funciona o Facebook Ads
Existem alguns termos comuns que são usados na ferramenta, fundamentais para você conseguir compreender sua utilização, bem como saiba de que maneira aprimorar suas campanhas para conseguir alcançar seus objetivos.
Pensando nisso, separamos um passo a passo de como utilizar o Facebook Ads. Continue a leitura!
A base da ferramenta
Todas as ações que você fizer com relação ao Facebook Ads serão através do Gerenciador de Negócios.
Esta é a base de toda a plataforma de anúncios do Facebook, e é onde você passará um bom tempo aprendendo todas as suas funcionalidades. Então, para vender melhor seu filtro ciclone, ou outro item, é preciso conhecer corretamente as funcionalidades do aplicativo.
Fazer um impulsionamento de publicação é muito mais do que simplesmente apertar um botão. Então, você precisa compreender todas as possibilidades da ferramenta e o que você pode fazer para conseguir aproveitar ainda mais esta opção.
Os recursos disponíveis no gerenciador permitirão que você crie toda a plataforma de publicidade paga no Facebook, além de avaliar os resultados dos anúncios e monitorá-los enquanto estiverem ativos.
Isso é possível em tempo real, o que permite que você faça modificações se achar que os resultados estão abaixo do esperado. Dessa forma, você consegue explorar com muito mais tranquilidade todos os recursos do Facebook Ads.
Criando anúncios
Os anúncios, ou Ads, como são chamados pela plataforma, são todas as mídias que você opta por impulsionar.
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É importante ter em mente que o Facebook não criará conteúdo para você. O que a plataforma faz é impulsionar uma publicação que você criou. Por isso, a maior parte da publicidade de bomba de diafragma, por exemplo, ainda fica com a sua empresa.
A criatividade é parte fundamental do trabalho de marketing. Isso porque o perfil do cliente de hoje mudou completamente. Anúncios genéricos e sem personalidade não têm mais espaço no mercado.
Por isso, é fundamental que você se atente ao tipo de conteúdo que tem interesse de produzir para seus clientes, conseguindo assim um espaço muito maior de comunicação dentro da plataforma.
Quando sua publicação é instigante e chama a atenção, o impulsionamento acaba servindo como uma ponte para que você consiga alcançar públicos novos, aumentando assim sua base de consumidores.
Além disso, é importante pensar em conceitos de renovação. Isso porque um anúncio funciona bem durante um período, mas vai perdendo sua potência quanto mais tempo ele fica no ar.
Por isso, é importante que você se planeje para mudar periodicamente o tipo de anúncio. Por exemplo, criar um anúncio sobre manutenção de áreas verdes pode acabar atraindo um novo tipo de cliente para sua empresa, mas pode ser necessário fazer uma atualização.
Dentre as possibilidades que você pode criar para se engajar, estão:
- Textos;
- Vídeos;
- Imagens;
- Conteúdo em áudio (podcast).
Todas estas aplicações podem ser compartilhadas na rede social e impulsionadas, alcançando diferentes tipos de audiência que costumam se interessar pelo conteúdo apresentado.
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Por isso, é fundamental que você saiba reconhecer aqueles que têm mais potencial de clientes. Assim, você consegue aumentar suas vendas de software para loja ou de qualquer outro item que faça parte do seu catálogo.
O Facebook tem um algoritmo que apresenta as propagandas de acordo com o tipo de conteúdo que o consumidor está vendo no momento, então é importante que você crie algo que se encaixe nesse perfil.
Conversão
Uma das principais ferramentas de engajamento dentro da plataforma é o pixel de conversão. Trata-se de uma linha de código que permite ao usuário acompanhar as interações com a propaganda de fora do Facebook.
Isso significa que você pode acompanhar os resultados mesmo quando eles estão fora das redes sociais, em outros sites e motores de busca. Entretanto, para garantir a efetividade da ferramenta, você deve configurá-la corretamente.
O próprio Facebook ADS oferece suporte e manuais para que você consiga facilmente fazer a programação e consiga usufruir deste benefício, para conseguir visualizar melhor os recursos que tem à sua disposição.
Criando uma boa campanha
Para conseguir o melhor resultado possível para seu engajamento, o ideal é que você crie uma campanha poderosa, que gere muitos resultados na plataforma.
Para isso, você pode se atentar a alguns detalhes que fazem a diferença na produção, sendo os principais pontos:
Contando histórias
Uma das principais maneiras de conseguir espaço no mercado é com uma boa história para contar. Quando você começa a apresentar seu conteúdo, é ideal que consiga passar mais do que um anúncio sobre um produto ou serviço.
As pessoas estão interessadas em conteúdo, em aprender mais sobre a origem de uma ação, como interagir com o público e apresentar sua companhia. Lembrando que você deve conseguir se engajar com seu público rapidamente.
A atenção de um consumidor costuma durar alguns segundos antes de ser focada, e é exatamente neste período que você deve se convencer de que sua história vale a pena ser ouvida.
Por isso, é importante mostrar todos os principais pontos que você deseja passar. Assim, você consegue um engajamento muito maior para sua empresa de trabalho temporário ou qualquer outro negócio que tenha.
É importante pensar que todo o conteúdo criado para uma determinada campanha deve ter conexão com a marca. Se você criar um anúncio desconexo, as chances de perder espaço no mercado são grandes.
Planejamento
Qualquer ação de marketing que você pensa em criar deve passar por um extenso planejamento. É importante pensar em todas as atividades que vão envolver a campanha, e como você pode explorar melhor esses recursos.
A primeira coisa que você deve ter muito bem definido em sua estratégia são os objetivos de fazer estas ações de marketing.
Embora a maioria das pessoas tenha se acostumado com o conceito de que uma ação deve ser criada para vender mais, isso não é necessariamente verdadeiro.
O objetivo de contratar um serviço como o Facebook Ads pode ser aumentar sua visibilidade. Assim, sua contabilidade area fiscal, por exemplo, acaba ficando mais conhecida e aumenta suas oportunidades.
Ter o conceito definido ajuda a compreender quais são os elementos que você deve ter mais atenção, além de identificar que tipo de ação poderá tomar para conseguir explorar melhor a campanha.
Outro ponto muito importante é definir os KPIs para fazer a análise da campanha. KPI, ou Key Performance Indicator, são os indicadores que serão usados para fazer a análise e avaliação de toda a estratégia de marketing.
Estes elementos são fundamentais para você compreender a usabilidade da campanha como um todo. É muito importante que você consiga compreender o que está acontecendo ao longo das ações, para que possa tomar decisões mais assertivas.
Segmentação
Conforme citado anteriormente, segmentar o público é essencial para campanhas de marketing, sobretudo em impulsionamento de propaganda. Isso porque você deseja atingir o melhor resultado possível quando estiver criando material direcionado.
Para conseguir atingir o resultado desejado, você pode criar uma persona, a idealização de um cliente. Trata-se de uma figura fictícia criada para ajudar a compreender melhor e realizar ações mais assertivas.
Considerações finais
O Facebook Ads é uma ferramenta de grande poder nas mãos de quem sabe utilizá-la. Ela aproveita a imensidão de usuários cadastrados no Facebook para conseguir expandir sua linha de clientes.
Por isso, compreender meios de utilizar a ferramenta é fundamental para qualquer empresa que queira aumentar sua capacidade de atendimento, expandindo muito mais a base de seu público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.