Como a identidade visual da sua marca impacta o seu negócio?

30 de abril de 2021

A identidade visual é um dos mais importantes elementos que sua empresa precisa pensar. Isso porque ela definirá a marca, bem como as características, a missão, visão e os valores da organização como um todo.

Por isso, ter uma identidade visual bem definida é um passo fundamental para a maioria dos empreendimentos. Por exemplo, pensando assim, uma auditoria blindagem segurança com boa identidade vai conseguir muito mais clientes.

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Lembre-se, é a identidade visual que permite um reconhecimento muito mais imediato por parte da empresa, muitas vezes sendo importante para a exploração de recursos.

Uma identidade bem definida faz com que as pessoas identifiquem muito mais facilmente sua empresa, facilitando assim o engajamento e envolvimento com ela.

Algumas empresas estão muito bem posicionadas no mercado, o que acaba aumentando as possibilidades de que elas sejam lembradas, sendo que a simples união das cores usadas na identidade visual já são o suficiente para fazer as pessoas se lembrarem.

Nestes casos, não é preciso nenhum tipo de recurso em texto ou imagem, tamanho o poder que a identidade visual pode causar no público.

Por isso, esse tipo de recurso deve ser visto como prioridade sempre. Assim, um kit academia ao ar livre preço, por exemplo, pode acabar sendo muito mais consumido se for de uma marca reconhecida.

Ademais, quando uma identidade visual não tem a atenção necessária, ela acaba ficando mal desenvolvida, e as pessoas não dão atenção aos detalhes, assim, dificultando para que você consiga converter vendas e ampliar seu negócio.

O que é exatamente a identidade visual?

Por se tratar de um conjunto de fatores, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que de fato compõe a identidade visual de uma empresa. A verdade é que a construção de todos os elementos gráficos que identificam a companhia estão inseridos na identidade visual.

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Isso significa uma série de elementos, como as cores escolhidas para representar a empresa, a fonte e o texto que a define, bem como logotipos e até mascotes.

Todos estes elementos compõem o conjunto de informações que os consumidores perceberão como sendo parte de sua empresa.

A identidade visual é uma forma de a empresa mostrar de maneira simples seus valores, missão e objetivos, de forma direta e objetiva, com poucas informações textuais para facilitar a compreensão.

Inclusive, quando você pensar em sua identidade visual, pode traçar um paralelo com um ser humano. Pensando assim, sua empresa de wiper hospitalar, por exemplo, é similar a você. Afinal, todos possuímos um conjunto de características que nos tornam únicos.

Estas características acabam se destacando, fazendo com que a maioria das pessoas nos identifique sem mesmo ser necessário o contato direto. No caso das marcas, o efeito é o mesmo.

A identidade visual ajuda a fixar na memória dos consumidores elementos tidos como fundamentais para a estrutura do negócio, criando uma personalidade única para ele.

Para que você consiga resultados positivos, é importante conseguir identificar suas principais qualidades. Elas serão fundamentais para você conseguir compreender como criar uma identidade que se fixe na memória de seus consumidores.

Assim, é uma questão de tempo até esse conceito se espalhar e sua empresa começar a ser mais reconhecida pelas qualidades que oferece. Por exemplo, com isso, quando uma pessoa se perguntar onde alugar andaime, lembrará imediatamente de sua empresa.

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Por isso, quanto mais caprichada e completa for a identidade visual que você criar para sua empresa, mais facilmente ela será integrada no dia a dia de seus clientes, fazendo com que a associação se torne algo natural.

Dentre os principais elementos que precisam ser planejados para compor a identidade visual de uma empresa podemos citar:

  • Logotipo;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Conteúdo digital (avatar, capa, etc).

Com estas ferramentas, você estará pronto para apresentar sua identidade visual para todos os públicos, tanto físicos quanto digitais.

Por que você deve utilizar uma identidade visual?

Uma das principais vantagens relacionadas à criação de uma identidade visual forte é o apelo que isso gera ao redor do público.

Algumas empresas gigantes estão colocando isso à prova, repaginando seu visual e mantendo apenas as cores e alguns elementos visuais. Assim, uma empresa de reforma e construção, por exemplo, pode confirmar o quanto sua identidade está fixada.

Isso não impede que as pessoas imediatamente identifiquem do que se trata, de tão forte e marcado que está na mente de todos. Isso faz com que as pessoas aumentem muito a confiança que elas possuem em um determinado negócio.

Quando você tem um bom trabalho de identificação, as pessoas conseguem definir quem você é de maneira muito mais simples. Assim, bater o olho na paleta de cores escolhida para a empresa já remeterá aos seus produtos ou serviços.

Com o tempo, essa identificação acaba ficando marcada na cabeça do público, que lembrará imediatamente de você sempre que precisar de algo que a empresa tem a oferecer.

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Por isso, é importante que você consiga explorar sempre este tipo de recurso. Assim, todas as vezes que um cliente precisar de, por exemplo, manutenção corretiva elevadores, ou outro item que seja do seu ramo de atuação, lembrará de você.

Uma empresa que os consumidores compram sem nem mesmo pesquisar concorrentes ou outras opções de valores e produtos é aquela que trabalhou durante um bom tempo sua identidade visual, a ponto de se tornar uma referência no mercado.

Por que investir em sua identidade visual?

Caso você não tenha certeza se deve investir em sua identidade visual, é importante ter em mente alguns elementos importantes para que o público consiga perceber as qualidades que você oferece.

Embora a identidade visual demande um pouco mais de tempo e atenção em sua criação, bem como um investimento para você ter um serviço de qualidade, é fundamental que você pense a longo prazo e identifique todas as vantagens que este tipo de ação tem a oferecer.

Imagem em primeiro lugar

No mundo dos negócios, uma das mais importantes frases populares é aquela que diz que a primeira impressão é a que fica. Isso é muito verdadeiro, sobretudo quando falamos da relação entre consumidor e marca.

Uma empresa sem identidade visual pode passar uma sensação de amadorismo para os clientes, ou seja, de uma companhia que não está completa. Por isso, muitas pessoas tendem a se afastar desse tipo de empreendimento.

Não importa o quão bem você consegue efetivar seu trabalho se as pessoas não tiverem interesse em consumi-lo. Por isso, você deve buscar um reconhecimento maior para a sua empresa, galgando espaço entre companhias ainda maiores.

Alguns simples detalhes, como um cartão de visitas com seu logotipo ou outro recurso importante que você possa explorar acaba fazendo toda a diferença em um primeiro contato.

Maior credibilidade

Quando você consegue elaborar bem sua identidade visual, além dos benefícios citados anteriormente, acaba conseguindo passar para seus clientes um sentimento muito mais forte de confiança.

A credibilidade de uma empresa com a identidade visual bem definida é aumentada, uma vez que as pessoas conseguem enxergar o profissionalismo da empresa.

É através desta imagem que ela vai conseguir passar as informações que deseja para o público. Assim, uma empresa de instalação de portoes automaticos, por exemplo, precisa passar confiança desde sua identidade para conseguir clientes.

Um dos principais motivos para ter uma boa identidade visual é conseguir fixar sua marca na mente dos consumidores, fazendo-os se lembrar de você quando quiserem algum produto ou serviço relacionado a sua empresa.

Separa a concorrência

Um outro importante ponto para conseguir criar uma boa identidade visual é a possibilidade de tornar sua empresa única no mercado. Sem algo para se destacar, você é apenas mais um, independentemente da qualidade de seu produto.

Isso faz com que os consumidores acabem fazendo avaliações e possam se afastar do relacionamento com a sua empresa em detrimento de um concorrente.

Ademais, quando você tem a identidade visual estabelecida, entretanto, você se torna uma presença mais forte. Dessa forma, uma empresa de, por exemplo, estruturas metálicas se torna um destaque em seu nicho de atuação.

Afinal de contas, você é uma marca visualmente interessante, com um ar mais profissional e garantido. Isso é ainda mais importante se seus concorrentes ainda estiverem planejando a identidade deles.

Você pode ao longo do tempo até mesmo ganhar mais valor agregado para seu produto ou serviço. Isso porque as pessoas terão interesse em consumir o seu produto, e nenhum outro.

Esse tipo de exclusividade é fundamental para explorar melhor os recursos de seu negócio, possibilitando uma série de interações.

Deixe o cuidado com profissionais

A identidade visual de sua empresa é um assunto sério. Por isso, é muito mais garantido você contar com o trabalho de um profissional qualificado da área. Afaste-se de oportunidades de economizar neste aspecto.

Isso porque você não quer uma identidade visual que deixe a desejar, criando oportunidades ruins para sua empresa.

Considerações finais

A identidade visual é um dos mais importantes passos que sua empresa tomará. Isso porque a longo prazo suas escolhas farão toda a diferença para serem apresentadas a novos públicos.

Quanto mais sua empresa tomar atenção a esse elemento, maiores serão as chances de você conseguir um bom engajamento e aproveitar melhor as possibilidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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