Por que desenvolver um blog para seu negócio?

1 de novembro de 2021

Trabalhar o contato com o público é um dos grandes desafios de qualquer administrador de um negócio, sendo necessário trabalhar essa relação para que a sua audiência melhor se aproxime do seu empreendimento. Contato que pode ocorrer via blog, sites e redes sociais.

As plataformas digitais inclusive se apresentam como grandes ferramentas nesse sentido, permitindo que as empresas consigam melhor se aproximar da sua audiência, através de um ambiente que permite uma maior interação entre o público e as marcas.

Antigamente era comum aos meios comerciais atuarem com métodos de comunicação menos participativos, através de anúncios unilaterais. A expansão das plataformas digitais trouxeram uma grande modificação nesse sentido, aproximando o público das empresas.

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Uma relação que existe graças à possibilidade de uma empresa de construção e reforma e de um possível consumidor, interessado nesse tipo de serviço para realizar uma obra em sua casa, estarem ambos presentes dentro de uma mesma plataforma.

Com a expansão das tecnologias de comunicação, o acesso a internet vem se expandindo cada vez mais, com os usuários podendo acessar tais plataformas direto do seu celular, sendo hoje um dos dispositivos mais importantes para que seja possível essa relação.

E se o público se mostra presente em um ambiente específico, cabe às empresas saber como ir ao encontro dessa audiência, algo facilitado pela internet, nos quais os mais diferentes públicos, físicos e jurídicos conseguem dividir um mesmo tipo de espaço.

O que permite à uma empresa de porta de aço não só disponibilizar o catálogo de modelos de porta com os quais trabalha, mas também contar com uma plataforma interativa, sendo possível comunicar-se diretamente com o seu público geral ou específico.

Por outro lado, diante dessas vantagens comerciais, é fácil prever uma grande adesão das empresas a esses ambientes virtuais, com os mais diferentes tipos de negócio disputando a atenção dos usuários, sem contar com as interações deles entre si, ocupando o seu tempo.

Logo, para conquistar o interesse desse público é preciso adotar técnicas especializadas, através de ferramentas que permitam um contato mais próximo com os usuários, e nesse sentido se destaca o uso de uma modalidade específica de marketing, o de conteúdo.

As particularidades do marketing de conteúdo

De forma a manter o mercado comercial sempre preparado para as mais diferentes situações, lidando com as modificações sociais do público, os especialistas em marketing costumam desenvolver de forma frequente novas estratégias para o mercado.

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Entre essas diversas técnicas, uma que vem tendo um grande destaque no meio comercial é o chamado marketing de conteúdo, uma estratégia voltada à produção de conteúdos capazes de alimentar a relação entre o público e as empresas.

Diferente de um anúncio tradicional, no qual um fornecedor de piso tátil divulga os seus produtos através de uma peça comercial, como um comercial para TV ou anúncio em revista, o marketing de conteúdo trabalha com métodos mais singulares.

Nessa situação, esse mesmo fornecedor pode operar com procedimentos de contato facilitados, como uma matéria em um site falando sobre os diferentes tipos de piso que podem ser utilizados para garantir um ambiente o mais acessível possível.

Através desse conteúdo e de muitas outras variedades, abordando temas relacionados à sua empresa e ao seu produto ou serviço comercializado, é possível para uma companhia melhor se conectar ao seu público, garantindo uma maior atenção dessa audiência.

Outra particularidade do marketing de conteúdo é a sua variedade de formatos, com uma mesma empresa podendo adotar diferentes métodos para se aproximar do seu público-alvo, por meio de vídeos, sites e outras plataformas.

Um dos grandes diferenciais do marketing de conteúdo é a sua forma otimizada de se proporcionar uma relação de contato com o público, permitindo a uma loja de EPI para eletricista ter uma maior aproximação com a sua audiência, antes de divulgar a si mesma.

Para isso se destaca o uso de ferramentas menos tradicionais, como os citados anúncios comerciais e as atividades de compra dentro de uma loja virtual. E dentro desse ramo de possibilidades se destaca a gestão de um blog.

Sim, uma espécie de site pessoal que permite ao seu administrador produzir e divulgar os mais diferentes tipos de matérias, capazes de fortalecer a sua relação com o público, além de destacar os seus produtos a longo prazo, através de meios específicos.

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E os blogs se evidenciam justamente por apresentarem maiores soluções nesse sentido.

Quais são as vantagens de um blog

No início os blogs eram muito populares, como uma espécie de diário digital, no qual os usuários usavam dessas ferramentas para comentar sobre assuntos referentes ao seu cotidiano, destacando temas que melhor se relacionavam ao seu estilo pessoal.

Com o tempo esses diários pessoais passaram a contar com outras especialidades, indo além das publicações de texto, podendo contar com diferentes widgets, componentes eletrônicos que permitem diferentes funcionalidades aos blogs.

E com isso esse modelo de site passou a contar com vídeos, fotos, entre as mais diversas ferramentas que se adequam aos objetivos da pessoa por trás desse blog, como alguém do ramo de proteção ao consumidor, discutindo consultoria de qualidade iso 9001.

Através dessa variedade de ferramentas os blogs passaram a se destacar para os projetos comerciais, permitindo às empresas falarem sobre os mais diferentes temas, a partir de assuntos relacionados ao trabalho da sua empresa e ao que interessa o seu público.

Entre os maiores benefícios conquistados pelo uso desse modelo de site estão:

A interatividade dos blogs

Para que uma empresa conquiste a atenção dos usuários é importante contar com meios de interação, resultando em um maior engajamento do público com os seus conteúdos ali postados, e em maior tempo, com o nome da sua empresa em si.

Essa flexibilidade dos blogs em relação aos sites tradicionais faz com que esse modelo se destaque para uma loja de equipamentos odontologicos, tornando-se capaz de ir além da divulgação do seu acervo de produtos, fortalecendo o título de sua companhia.

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Sendo que essa interatividade é um resultado do próprio ambiente dinâmico que os blogs trazem, sendo alimentados com frequência pelos mais diversos tipos de conteúdo. Ou assim devem ser, caso queiram contar com o acesso frequente do público.

Facilidade em ser encontrado nas redes

Se o marketing de conteúdo se destaca justamente por trabalhar com ferramentas especializadas, que permitem a uma empresa entrar em evidência dentro da grande concorrência de empresas na internet, os blogs acabam sendo mais específicos.

A publicação frequente de diferentes conteúdos, ainda mais quando eles apresentam índices de qualidade e especialização de pesquisa, como no uso de palavras-chave, permite a esse blog ser encontrado de maneira mais rápida nos sites de busca.

 

Algo de grande importância para os mais variados negócios, como um escritório de consultoria projeto ambiental, que utiliza das plataformas digitais como o principal método de divulgação dos seus serviços.

Peça importante para o funil de vendas

Um conceito muito importante no marketing é o chamado funil de vendas. Uma ferramenta que permite a um negócio identificar em qual posição do processo de compra se encontra um possível cliente, prestes a concluir uma compra ou reconhecendo sua necessidade.

O blog acaba sendo algo de grande importância nesse sentido, sendo um instrumento que permite às empresas trabalharem melhor a sua relação com o seu público, através de matérias que destacam as qualidades de um produto, para alguém com dúvidas.

Resolvida essa questão os usuários tornam-se capazes de finalizar uma compra específica, passando por diferentes etapas, de acordo com as necessidades desse público em questão em um momento distinto. Permitindo uma maior fidelização dessa audiência.

Como manter um blog de qualidade

De forma a garantir que o seu blog tenha um bom diferencial comercial, capaz de se destacar com o seu público, é importante adotar algumas técnicas em relação ao seu blog, com:

  • Boa ortografia;
  • Um tom adequado de diálogo;
  • Conteúdos variados;
  • Bons títulos.

Uma série de ferramentas que permitem ao seu endereço virtual contar com uma relação diferencial com o público, de forma com o que um fornecedor de areia consiga divulgar os seus produtos, sua qualidade, seus valores, tudo o que for chamar atenção do usuário.

Isso porque a relação da marca com o público está além da sua relação comercial, ainda mais nos dias de hoje, onde os usuários estão cada vez mais conscientes, de acordo com as ferramentas de informação aos quais esse público passa a ter acesso.

Logo, caso uma empresa queira se destacar com essa audiência, é importante que a mesma saiba como adotar estratégias diferenciadas, capazes de evidenciar a sua relação diferenciada, por meio de técnicas aprimoradas de contato.

Dentro dessas possibilidades acabam por se destacar os blogs, que como um meio de comunicação especializado permitem uma associação diferenciada entre as empresas e o público ao qual elas pretendem atingir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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