Como destacar sua empresa nas principais redes sociais

4 de novembro de 2021

Marcas, organizações e instituições usam plataformas de redes sociais todos os dias para se conectar com seus públicos, aumentar a conscientização e impulsionar leads e negócios.

Com seguidores engajados em uma ou mais das principais redes, as marcas podem efetivamente divulgar campanhas, novas iniciativas e produtos e serviços. 

A mídia social mudou a forma como as empresas comercializam online. Ele alterou para sempre a forma como eles interagem, respondem e atendem às necessidades dos clientes. 

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As empresas de instalações elétricas, por exemplo, são agora muito buscadas na mídia social para resolução de questões cotidianas como a instalação de chuveiros ou conserto de fiação.

Se você está no mercado, seja uma empresa grande ou pequena, as redes são sua conexão online com clientes. O marketing de mídia social oferece visibilidade diferente de qualquer outro meio, o que é muito importante.

Neste artigo vamos lhe apresentar 8 dicas infalíveis para destacar sua empresa na mídia social e alavancar suas vendas. 

1. Defina metas significativas de marketing social

Você precisa descobrir o que deseja das mídias sociais em geral. Porque criar um plano de marketing de mídia social significa ter um jogo final em mente.

O que importa é que você defina metas realistas de mídia social. Recomendamos abordar objetivos menores que permitem que você dimensione seus esforços sociais de uma forma que seja razoável e acessível.

Se você gerencia empresas de caldeiraria em SP, por exemplo, pode ter como objetivo expandir seu público e veicular conteúdo sobre a importância do uso de caldeiras para a sociedade.

2. Conheça bem seu público-alvo

Conectar-se e engajar-se com o seu público é crucial no marketing de mídia social atual, se você deseja obter lucro. Mas, para fazer isso, você precisa entender o seu público. Você deve ser capaz de identificar suas necessidades, vontades e desejos.

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Como você pode entender melhor seu público? Você pode realizar algumas pesquisas nos seguintes aspectos:

  • Compreensão dos pontos fracos e fortes;
  • Dados demográficos;
  • Participação de conversas em fóruns com seu público-alvo;
  • Resposta a comentários em seu blog e mídia social;
  • Coleta de feedback.

Depois de ter uma ideia de quem é seu público-alvo, você estará mais bem preparado para ajudá-lo. Eles querem lidar com empresas que se importam – não apenas uma marca sem rosto. Uma consultoria melhoria de processos pode ser interessante para isso. 

3. Selecione suas plataformas de mídia social com sabedoria

Não é necessário estar disponível em todas as plataformas de mídia social, mas o que importa é causar impacto em algumas em que você está presente.

Não é a quantidade que importa, é a qualidade que conta. Pesquise e planeje sua presença de marketing de mídia social que se alinhe com seus objetivos e atraia seu público-alvo. Concentre-se nas plataformas preferidas pelo seu grupo demográfico segmentado.

Por exemplo, se você tem uma loja de EPI ABC (Equipamentos Individuais de Proteção) na região do ABC Paulista, sabe que seu público reside na região e arredores. Se ele usa mais o Instagram e Facebook, é onde você deve estar presente.

4. Estabeleça suas métricas mais importantes

Não importa o que você esteja vendendo, sua estratégia deve ser orientada por dados. Isso significa focar nas métricas de mídia social que importam. 

As métricas englobam:

  • Alcance;
  • Número de cliques;
  • Engajamento;
  • Desempenho de hashtags;
  • Sentimento.

Uma estratégia de marketing de mídia social eficaz está enraizada em números. Dito isso, esses números precisam ser colocados em um contexto que retorne aos seus objetivos originais.

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Por exemplo, se uma consultoria contábil e fiscal recebeu 250 cliques na última semana, apenas 32 clientes estão realmente engajados. Com base nessas métricas, você consegue elaborar estratégias para melhorar o que está em déficit.

Abordaremos cada métrica em maiores detalhes abaixo.

Alcance

O alcance da postagem é o número de usuários únicos que viram sua postagem. Em face dos algoritmos orgânicos em constante mudança, rastrear o alcance é indiscutivelmente mais importante do que nunca.

Cliques

Os cliques em links são essenciais para entender como os usuários se movem no funil de marketing. Rastrear cliques proporciona o entendimento sobre o que incentiva e desperta  o consumidor a efetuar compras.

Engajamento

O número total de interações sociais dividido pelo número de impressões. Trata-se de ver quem interagiu e se foi uma boa proporção fora de seu alcance total. Isso esclarece como o seu público percebe você e sua vontade de interagir.

Desempenho de hashtags

Consiste na quantificação de pessoas usando um mesmo termo chave antecedido do símbolo #. Saber quais as mais usadas e em quais momentos pode ajudar a definir o foco do seu conteúdo no futuro.

Sentimento

É a medida de como os usuários reagiram ao seu conteúdo, marca ou hashtag. É sempre melhor ir mais fundo e descobrir como as pessoas estão falando sobre sua marca.

5. Analise sua concorrência

Antes de começar a criar conteúdo, você deve ter uma boa ideia do que seus concorrentes estão fazendo. Você pode obter insights úteis de uma revisão bastante simples da presença social dos concorrentes.

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Olhar para os canais sociais da concorrência informará diretamente sua própria estratégia de promoção nas redes sociais. O objetivo aqui não é copiar ou roubar as ideias dos concorrentes. 

Em vez disso, é para determinar o que está funcionando para eles e quais conclusões você pode tirar para adaptar suas próprias campanhas de acordo.

Se você tem uma loja de equipamentos odontologicos pode pesquisar sobre suas concorrentes nos buscadores e verificar suas redes sociais a fim de analisar quais estratégias usam e tem funcionado.

6. Crie conteúdo envolvente

Sua estratégia de marketing de redes sociais deve, obviamente, ter como foco o conteúdo e periodicidade de publicação.

Neste ponto, você deve ter uma boa ideia do que publicar com base em seu objetivo e identidade de marca. Você também pode usar a arte de contar histórias. Nós, humanos, nos conectamos a histórias, é o apego emocional que sua marca constrói com seu público. 

Supondo que você tenha uma assessoria contábil em São Paulo e deseje angariar mais clientes. Citar histórias de sucesso curiosas e envolventes ou mesmo escrever um conteúdo com começo, meio e fim, pode ajudar de modo significativo.

7. Avalie seus resultados e otimize

É importante que você seja capaz de adaptar sua estratégia à medida que avança ao longo do tempo. Sem analisar continuamente seus esforços, você nunca saberá o desempenho de uma campanha em relação a outra. 

Ter uma visão panorâmica de sua atividade nas redes sociais ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Isso significa observar seu conteúdo de melhor desempenho e ajustar suas campanhas de acordo.

Não há como negar que muitas mídias sociais são uma questão de tentativa e erro. O monitoramento das métricas por trás de suas campanhas em tempo real permite que você faça pequenos ajustes em sua estratégia de marketing de mídia social.

Imagine que você tem uma empresa de assessoria tributária e tem veiculado campanhas amplas de anúncios no Facebook. Contudo, percebe um decaimento de tráfego e verifica que seu público migrou para o Instagram.

Deste modo, sua nova artimanha deve ser a adoção de maiores campanhas nessa rede social a fim de resgatar o tráfego e atingir seu público.

8. Humanize sua marca

Crie uma humanização da marca. Mostre ao seu público o que se passa no seu escritório, apresente-os aos seus funcionários, mostre os humanos por trás da sua marca. Isso deve ser parte integrante de sua estratégia de marketing de mídia social.

Lembre-se de que as histórias da marca não são anúncios e argumentos de venda, elas ajudam o público a se conectar com sua marca. Suas histórias contam o que você representa, mostram sua cultura e também seus valores. 

Por exemplo, compartilhe seus planos para sexta-feira, as atividades divertidas de construção de equipes que você tem, deixe os funcionários assumirem o controle da mídia social uma vez e se conectarem com o público.

Conclusão

A mídia social está aumentando em importância para vendas, suporte ao cliente e reconhecimento da marca. 

Você precisa de uma estratégia de marketing de mídia social sólida para se manter à frente da concorrência e criar vínculos mais fortes com o público-alvo nas plataformas que eles preferem usar.

O marketing de mídia social pode ser um trabalho árduo. Mas os benefícios são difíceis de ignorar. Se você não levar isso a sério, sem dúvida perderá leads, clientes, visibilidade online e vendas. 

Use essas dicas de marketing de redes sociais para ajustar sua estratégia e vá testando até criar uma de sucesso. Lembre-se que a sociedade é volúvel e que as tendências mudam continuamente. Acompanhe e sempre esteja por dentro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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