Estratégias para aumentar a geração de leads de seu site

15 de dezembro de 2021

A geração de leads é um dos fatores que permite a um negócio prosperar em sua área comercial, pois antes de ser possível contar com esses ativos como possíveis clientes para um negócio, é preciso primeiro ter um contato inicial com esses compradores em potencial.

Seja na apresentação dos seus produtos e serviços, e em alguns casos , até mesmo com a criação de uma necessidade junto a esses possíveis clientes. Até porque ninguém irá vender um pedaço de bolo para alguém que não gosta de sobremesas.

Além de outras variações que estão relacionadas à procura de um cliente por uma marca ou empresa, aumentando assim a percepção dela junto ao público, o que em uma etapa posterior se relacionará diretamente nos resultados comerciais dessa companhia.

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Como uma empresa de gestão condominial, que para expandir a sua área de atuação precisa identificar a posição de possíveis condomínios que se interessem pelos seus serviços, para futuramente trabalhar com a divulgação dos seus serviços na área.

Uma relação que faz com que as empresas tenham tanta preocupação com as ações de marketing e divulgação dos serviços, pois não basta oferecer o melhor produto a custo-benefícios no mercado, é preciso que a sua audiência conheça tal realidade.

Para que dessa forma seja possível para uma companhia conquistar uma melhor posição no mercado, tendo uma performance de destaque na internet, e como consequência disso, conquistando uma situação melhor em relação ao seu público.

Para que assim alguém pesquise no seu navegador por uma empresa de impressão 3D, para realizar uma obra específica junto ao seu negócio, seja possível encontrar uma companhia em específico, tendo ela trabalhado a sua visualização nas redes.

E para que todos os objetivos comerciais de uma empresa sejam alcançados, é preciso em primeiro lugar ter uma boa relação com os seus clientes, a começar pela sua posição como leads para um negócio. Sendo de grande importância conhecer a que se refere esse termo.

Afinal, o que é um lead?

Essa breve introdução já deixou clara a importância que o conceito dos leads pode ter para a performance comercial de um projeto. E para compreender a relevância desses indivíduos para uma empresa, primeiro é preciso entender a fundo esses índices.

O termo lead vem do inglês, como uma referência ao verbo “to lead”, ou seja, levar algo ou alguém de um ponto específico para outro. Por se tratar de um conceito orientado à performance comercial de um negócio, o destino em questão é até a decisão de compra.

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Com os leads se tornando um índice de transição nesse sentido, ou seja, indivíduos que demonstram algum tipo de interesse em um produto ou serviço, e que caso forem trabalhados pelas empresas podem se tornar consumidores da sua marca.

Como um dentista que está com planos de abrir um consultório médico próprio, logo, se torna um cliente em potencial para uma loja de equipamentos odontologicos, que opera com venda de máquinas, cadeiras odontológicas e materiais descartáveis.

A importância de um lead para um negócio está justamente nessa associação, como um indivíduo que tenha um destaque a ser trabalhado pelas empresas, para que elas tenham acesso a um número garantido e em crescimento de clientes para os seus serviços.

Mas além dessa associação rápida, o trabalho com os leads também permite que uma empresa tenha um maior prestígio no seu mercado, contando com o reconhecimento não apenas do seu público, mas também de possíveis consumidores.

Dentro de uma relação que permite com que, mesmo alguém que não conheça muito sobre o ramo da natureza, já tenha sido apresentado ao título de uma empresa de engenharia ambiental, para caso seja necessária a sua contratação, possa recorrer à ela.

O que faz com que uma marca de refrigerante seja reconhecida mundo afora, até mesmo por aqueles que não pretendem consumir essa bebida. E que talvez, após uma campanha específica, possa ser um produto a ser consumido por esse lead em destaque.

E com os leads sendo então artifícios tão importantes para a prosperidade de um negócio, é importante saber não só como trabalhar com eles, mas também como ampliar a presença deles junto a uma empresa.

Como atrair um número maior de leads para seu site

O conceito de um lead não é específico do cenário digital, podendo ser trabalhado também em comércios tradicionais, como na coleta de dados de um cliente durante a criação da carteirinha de fidelidade dele com um supermercado, por exemplo.

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No entanto, é no comércio digital que a presença dos leads se torna mais proeminente, diante da facilidade que existe de recolher dados e informações referentes aos usuários que apresentem algum tipo de interesse nos seus serviços.

Como no cadastro inicial que um comprador precisa realizar junto ao site de uma fábrica de carroceria florestal, para fazer uma encomenda dessa máquina de transporte, podendo retornar ao site de compras para adquirir outros produtos de porte industrial.

Para que uma empresa consiga atrair esses leads, de forma a estruturar estratégias para tornar esses possíveis clientes em consumidores de fato, as empresas precisam adotar um conjunto de táticas desenvolvidas pelo marketing.

Tudo para que seja possível potencializar as atividades comerciais exercidas por um negócio, por meio de estratégias como:

Produção de conteúdos

Uma das formas de maior destaque de se conquistar o interesse dos usuários hoje na internet, é a  produção de conteúdos que não necessariamente precisam estar relacionados aos seus produtos ou serviços.

Sendo preciso apenas trabalhar com uma relação entre esses conteúdos e o tipo de produto comercializado por sua empresa. Dessa maneira, é possível evidenciar um conjunto de formatos a serem adotados nessa produção de conteúdo, tais como:

  • Matérias para sites e blogs;
  • Vídeos;
  • Publicações em redes sociais;
  • Contatos via e-mail.

Tudo que permita, até mesmo, para uma empresa de ramo específico, como uma distribuidora de rolamentos SP, apostar em conteúdos que conquistem a atenção dos usuários na rede, ao falar de assuntos relacionados ao ramo da engenharia.

E-mail marketing

Por mais que o e-mail marketing possa ser reconhecido como parte relevante das estratégias de marketing de conteúdo, é importante destacá-lo de forma individual, ao se tratar de algo importante ao que se refere à associação de uma marca com seu público.

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O disparo de e-mails pode ser usado para diferentes propósitos em uma empresa, como conquistar a atenção de um lead com conteúdos customizados, ou até mesmo conquistar informações sobre esses usuários contatados.

Formatos interativos

E quando o propósito é contar com a interação dos seus leads, permitindo assim com que eles liberem maiores informações em relação a si mesmo, é importante oferecer ao mesmo conteúdo em formatos interativos.

Nesse caso é possível citar alguns modelos como enquetes, quizzes ou até mesmo um formato mais direto como uma pesquisa de marketing, para que uma empresa que trabalha com sistema de vendas para representantes encontre táticas melhores.

Levando em conta as opiniões e necessidades desses representantes de venda, de forma a encontrar as melhores estratégias a serem adotadas, em cima dos dados coletados através desse formato interativo.

Infográficos

Outro formato a ter destaque no alcance de um número maior de leads são os infográficos. Conteúdos de formato visual que permitem para uma empresa repassar informações de formato específico através de um modelo de fácil recepção por tal público.

Sendo documentos que podem também ser disponibilizados a partir do preenchimento de certas informações por parte dos usuários, como o seu endereço de e-mail para receber outros conteúdos similares, além de ser possível estudar esse novo contato.

E-books

Os e-book funcionam de forma similar, principalmente no que se refere à forma com que esses conteúdos são distribuídos entre os usuários interessados. Como em um blog de finanças, que traz em sua página principal uma matéria sobre factoring.

Mas caso um usuário se sinta motivado a ler mais sobre o assunto, esse blog pode disponibilizar um e-book que se aprofunde melhor no serviço de factoring para empresas. Livro digital esse a ser recebido via e-mail, a partir dos dados oferecidos pelo usuário.

Fazendo assim com que essa conquista de novos leads aconteça de forma natural, com esses ativos comerciais se sentindo recompensados pela disponibilização dos seus dados na internet.

Todas essas modalidades citadas se destacam como formas de não só aumentar o número de leads em sua empresa, mas também de se dar início a uma relação comercial, começando por esse contato inicial com os seus possíveis consumidores.

Permitindo que uma companhia não só alcance resultados imediatos, mas também a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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