O press release é uma importante tática de comunicação de qualquer empresa com a mídia tradicional.
Utilizar esse tipo de pauta é fundamental para conseguir mídia espontânea, parte de qualquer ação de marketing para uma fabrica de mezanino da atualidade.
Quando uma empresa está preparando suas ações publicitárias e de marketing, é fundamental conseguir o máximo possível de visibilidade para atingir um público maior e converter resultados melhores.
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Este é o caso do press release, que é a produção de um conteúdo em texto falando sobre a empresa ou especificamente sobre um produto ou serviço, no formato de uma matéria jornalística.
Normalmente, quem elabora esse tipo de conteúdo é um assessor de imprensa, o colaborador de sua empresa responsável por fazer uma ponte entre a empresa de porta de aço e os canais de comunicação, tanto offline quanto online.
A verdade é que nem todos os dias as notícias são quentes. Existem dias em que notícias chegam até os canais de comunicação, mas em outros é preciso que estes profissionais procurem material para publicar.
Neste momento, ter um press release a mão pode ser fundamental, e conseguir preencher a lacuna gerada pela falta de notícias novas.
Dessa forma, o produtor de conteúdo apresenta um material interessante para o público, e a empresa acaba ganhando uma visibilidade maior.
O termo press release, em uma tradução livre, seria algo como boletim de imprensa. Trata-se da criação de uma matéria sobre sua empresa pensada para o formato jornalístico, normalmente com algum conteúdo interessante para a publicação, como:
- Promoções;
- Lançamentos de produtos;
- Prêmios;
- Eventos.
Independente do conteúdo, o ideal é que ele seja escrito por um profissional de assessoria de imprensa ou de relações públicas, que saberá como lidar com esse tipo de situação da melhor maneira possível, aproveitando o tipo de material que os canais de comunicação usam.
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Isso não é uma regra, entretanto, é qualquer pessoa pode escrever um press release. O principal ponto a se atentar é a qualidade da produção, a originalidade e o quão interessante a notícia de sua empresa de tratamento de efluentes pode ser para estes canais.
O ideal é que o press release chame a atenção dos produtores de conteúdo, para que eles se sintam instigados a ler, conhecer um pouco mais do assunto e publicar em seus canais de comunicação o material, aumentando assim a visibilidade de sua empresa.
Como criar um press release?
Para fazer uma produção de conteúdo de sucesso, é preciso ter atenção a alguns elementos importantes de seu press release. Esses elementos ajudarão os produtores de conteúdo a identificar o material que você está enviando para eles.
Vale lembrar que o press release não é uma certeza. Ainda que você faça um excelente trabalho com o material, no final cabe ao jornalista decidir se irá publicar ou não o conteúdo. Por isso, não crie expectativas de publicação de empresas de jardinagem.
Adapte o material a realidade de sua empresa e faça um trabalho de qualidade, para que dessa forma gere um interesse maior nas mídias em publicar o press release que você está distribuindo.
Título
O primeiro ponto, é um dos mais cruciais, é o título. Ele é responsável por atrair a atenção dos produtores de conteúdo. Isso porque todos os dias, jornalistas, influenciadores e outros produtores recebem centenas de e-mails com os mais variados press releases sobre gestão condominial.
O título da matéria acaba se tornando então o primeiro item de corte, uma vez que se o título não gera interesse no profissional, ele acaba descartando o material e seguindo em frente. Embora não seja um trabalho fácil, o título pode fazer a diferença.
Em uma frase, é preciso atrair a atenção do profissional. Isso não significa que você deve explicar todo o conteúdo nesta frase inicial, mas ela deve ser interessante o suficiente para abrir a curiosidade de quem está lendo.
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Evite também ficar explicando muito no título. Isso gera um conteúdo longo e pouco interessante, que normalmente acaba sendo deixado de lado. O título deve ser claro, objetivo e conciso para gerar o interesse real nesse tipo de atividade.
Logo depois do título, é interessante colocar o local e a data da matéria. A data é muito importante porque os produtores de conteúdo trabalham com materiais novos constantemente.
Isso significa que se você envia um press release, ele tem mais chances de ser publicado quanto mais recente ele for, pois ainda está fresco nos materiais recebidos sobre engenharia de avaliações. O local também é um item importante para comunicar.
Embora algumas matérias não sejam regionalizadas, o local pode ajudar a identificar de onde sua empresa é, o que pode despertar o interesse tanto do profissional que irá publicar o press release quanto do público que irá ler o material.
Lead de texto
O lead nada mais é do que um parágrafo inicial, que resume o conteúdo que será apresentado e prepara o leitor para o material completo. Um bom lead é como uma continuação do título, complementando aquilo que ficou de fora da frase inicial.
Normalmente, o lead também é sucinto, normalmente sendo montado em um único parágrafo de poucas linhas.
O lead também raramente é publicado, diferente do conteúdo completo. Isso porque esse elemento é usado para que o jornalista consiga filtrar o conteúdo.
É importante que você dê uma atenção especial ao lead, para que ele se torne atrativo para a pessoa que está filtrando os press releases de empresas de manutenção industrial.
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Dessa maneira, você aumenta consideravelmente suas chances de ter uma publicação em mais canais de mídia.
Início do texto
O primeiro parágrafo do texto é muito importante. Aqui é quando o conteúdo começa a ser elaborado com mais assertividade, respondendo a uma série de questões mais profundas. O objetivo aqui é apresentar o que você deseja falar com mais qualidade.
Para isso, despertar a curiosidade é um ponto fundamental, tornando o conteúdo mais interessante para os leitores respondendo algumas perguntas básicas sobre o conteúdo, sobre os motivos de ele ser escrito e como ele pode ajudar.
Muitas pessoas param no começo do material antes de buscar conteúdos mais interessantes, e por isso você deve ter um cuidado especial para esse tipo de interação, garantindo ações mais efetivas.
Corpo do texto
Este é o momento de elaborar o conteúdo em detalhes, onde as questões mais profundas sobre o material são respondidas. Aqui, é interessante que você apresente dados, fatos e outros elementos como depoimentos, fontes e ferramentas de comunicação.
Ainda que o conteúdo seja mais profundo, o ideal é manter os parágrafos curtos, com no máximo 3 ou 4 linhas, uma vez que esse formato acaba sendo mais interessante para trabalhar com conteúdo digital.
Algumas telas podem ter problemas com parágrafos longos, sobretudo em dispositivos móveis, um ponto que costuma afastar leitores e certamente será barrado no filtro de um jornalista que está procurando uma pauta para publicar sobre venda de moveis para escritorio.
Fim do texto
Aqui é o momento da conclusão, onde você consegue fazer um resumo do que foi falado e consegue resumir bem o conteúdo. Muitos profissionais, pela quantidade de material que recebem, pulam direto do início para o fim do texto.
Por isso, quando você escreve a conclusão, ela deve seguir essa linha, como se o leitor conseguisse compreender o conteúdo pulando completamente o corpo do texto. Dessa maneira, você consegue um espaço mais adequado no mercado.
Além disso, algumas informações adicionais que possam interessar ao jornalista também podem ser acrescentadas na conclusão, instigando-o a procurar mais sobre o conteúdo ou até mesmo entrar em contato.
Para que isso ocorra, é importante que você deixe formas de contato direto. Isso pode ser em nome do assessor de imprensa ou de outra pessoa responsável pela comunicação da empresa.
Dessa maneira, caso o produtor de conteúdo precise de mais informações, ele encontrará com mais facilidade.
Ainda no texto, é interessante colocar informações sobre a empresa. Não precisa ser nada extenso, uma simples apresentação resumida já faz muito bem esse papel, bem como a indicação de suas características.
Esse é um dos pontos mais importantes do press release, uma vez que ele ajuda a apresentar sua companhia para o público do canal de comunicação que está compartilhando o texto.
Considerações finais
O press release é um elemento muito importante para você conseguir trabalhar com qualidade, e pode ser aplicado de maneira inteligente com uma boa produção de texto da parte de sua empresa.
Esse material garante um elemento conhecido como mídia espontânea, um espaço em canais de comunicação que normalmente seria pago para que sua empresa pudesse ser apresentada, mas que acaba saindo de graça por conta da vontade do produtor de conteúdo.
Portanto, quanto mais você utiliza estas ferramentas, mais visibilidade sua marca tem em um mercado cada vez mais competitivo, onde se destacar é fundamental.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.