O e-commerce é um formato que tem ganhado muita visibilidade desde que o mundo passou pelo processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos ganhou popularidade entre o público em geral.
Entretanto, saber como escolher o mix de produtos para sua empresa de jardinagem e paisagismo, por exemplo, é uma tarefa que demanda atenção, sobretudo por conta das mudanças nesse formato digital que fazem com que as empresas tenham que se adaptar.
Entenda mais sobre o conceito de mix de produtos
Um mix de produtos é a variedade de itens que uma loja tem a oferecer, seja ela física ou virtual. Quanto mais variedade você oferece para o público, maiores as chances de venda e até mesmo de fidelização.
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Ainda assim, embora a variedade seja uma questão benéfica, é preciso estipular limites.
Os custos para ter um mix de produtos muito amplo pode acabar saindo do orçamento da empresa de içamento, por exemplo, e você deve saber como lidar com estes elementos para conquistar uma boa estrutura de vendas.
É preciso entender como fazer esse tipo de modificação de maneira inteligente, para que você consiga um mix de produtos de qualidade, mas dentro de seus limites, otimizando assim a busca de pessoas dentro do seu público-alvo.
O primeiro ponto a se avaliar quando você pensa em mix de produtos é a variedade que pode ser oferecida para suas ações. Entretanto, é preciso ter em mente que você ainda deve manter sua identidade na escolha, fazendo com que os consumidores identifiquem sua empresa.
Ter uma boa variedade de produtos em suas prateleiras digitais é uma excelente maneira de aumentar o lucro do e-commerce, uma vez que cada tipo de consumidor tem seus próprios itens de preferência, e você aumenta as chances de fechar negócio.
Esse tipo de ação em muitos casos acaba por fidelizar o cliente, que voltará sempre a sua loja quando precisar de novos itens, e ele pode dar preferência para suas ações, diminuindo a necessidade de gastar para conseguir a retenção de clientes à procura de um sistema de som ambiente residencial, por exemplo.
A sazonalidade é outra questão importante para muitas companhias digitais, uma vez que alguns itens são procurados apenas em determinadas épocas do ano, e tê-los no momento certo é uma ótima maneira de ampliar suas possibilidades.
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Montando seu mix de produtos: veja como
Depois de entender o que é o mix de produtos e sua importância para qualquer e-commerce, é hora de pensar em como você pode estruturar suas ferramentas e garantir um resultado mais efetivo para suas ações.
É importante frisar que cada empresa é única, e nem sempre o mesmo mix de produtos funciona para dois e-commerces diferentes de projetos de combate a incêndio, por exemplo, ainda que ambos estejam trabalhando dentro do mesmo segmento.
Por isso, é muito importante você adaptar essas ferramentas para sua realidade, onde poderá trabalhar com mais efetividade para uma estrutura adequada para suas vendas, garantindo resultados muito mais efetivos.
Histórico de vendas
Não há pessoas melhores para falar sobre seu mix de produtos do que os consumidores que já fizeram negócio com você. Através do histórico de vendas, é possível identificar as preferências que seu público possui em relação a compras.
Com uma boa análise desse elemento, é mais fácil identificar as necessidades e desejos de seus consumidores, entendendo o que pode ser realizado para que você melhore ainda mais o mix de produtos em sua loja virtual de gerenciamento de obras civis, por exemplo.
Existem diversos padrões de consumo que podem ser avaliados com o histórico de vendas, o que permite não só que você encontre mais variedade de produtos que têm alta saída, mas também que identifique produtos que não estão recebendo muita atenção.
Esse tipo de avaliação também ajuda a entender a sazonalidade de suas vendas. Alguns itens em particular podem ter um aumento considerável durante um determinado período do ano, como uma estação específica.
Neste caso, você pode avaliar sua questão logística para ter o produto em questão quando chegar a hora de sua alta procura, aumentando consideravelmente suas vendas e otimizando esse tipo de processo.
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Também é possível identificar compras feitas em conjunto. Muitas vezes, um item acaba levando o público a consumir outro que funciona bem com o primeiro. Através do histórico de vendas, você pode avaliar em quais casos isso acontece em sua empresa de extintores de incêndio, por exemplo.
Dessa maneira, é possível criar técnicas de cross selling e upselling, otimizando ainda mais os resultados de seu mix de produtos e vendendo muito mais, o que gera um impacto direto no faturamento do e-commerce.
Atenção à concorrência
Um dos pontos mais importantes para garantir uma estrutura de qualidade em suas ações é procurar entender o que a concorrência está fazendo. Isso permite que você avalie os pontos principais que fazem o público preferir um determinado e-commerce.
Vale lembrar que espionar seus competidores ou copiá-los pode trazer uma série de problemas legais, além de ser uma atitude extremamente antiética. Por isso, quando você olha para a concorrência, é preciso um olhar crítico sobre a situação.
Dessa forma, você identifica elementos importantes para sua própria estrutura de mix de produtos, uma vez que pode perceber lacunas que o mercado está produzindo e se encaixa nestes elementos com sua empresa de engenharia elétrica, ou qualquer outra.
Todos os itens que a concorrência está deixando de lado, ou que o público não encontra em um determinado local podem se tornar ferramentas para atraí-lo a seu negócio, garantindo uma estrutura de vendas muito mais efetiva.
Prestar atenção nas necessidades não atendidas por seus competidores acaba dando uma vantagem comercial muito importante para sua empresa, que começa a entender melhor todas as possibilidades que pode realizar.
Além disso, existem muitos outros elementos que podem ser trabalhados junto a análise de concorrência, como:
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- Preço;
- Marcas;
- Modelos;
- Cores.
Quanto mais você conseguir trabalhar com estes elementos, maior é a chance de suas estratégias serem funcionais e você ampliar seu espectro de vendas, deixando para trás a concorrência e aproveitando novos olhares.
Assim, você se torna uma ferramenta fundamental no mercado, garantindo uma estrutura de atendimento que esteja de acordo com todas as demandas que o público solicitou e que você pode perceber que não foram atendidas por outras lojas virtuais.
Entenda seu público
O público-alvo de seu e-commerce é um dos principais focos para conseguir mais vendas. É conhecido como público-alvo todo o grupo de pessoas com gostos e padrões em comum, com os quais você pode negociar, seja você um fabricante de grade de piso ou outro item.
Esse grupo será a base para todas as suas ações de marketing e para a montagem do mix de produtos, entendendo suas principais necessidades e desejos. Dessa forma, você acaba com um grupo de itens mais prováveis de terem vendas.
Entretanto, o público-alvo é uma métrica bastante genérica, que muitas vezes não entrega todas as informações necessárias para a montagem de seu e-commerce. Isso acontece porque nem sempre as pessoas estão em um mesmo momento.
Para lidar com esse tipo de ação, é importante utilizar uma ferramenta conhecida como buyer persona. Trata-se de uma figura fictícia criada com base nas informações que você consegue coletar sobre seus clientes.
Um dos grandes diferenciais de uma persona é que ela é criada com muita profundidade, tanto em questões básicas como nome, profissão e endereço, até um perfil psicológico completo para conseguir responder seus questionamentos.
Dessa maneira, você tem uma estrutura de qualidade para entender como trabalhar com esse tipo de público, identificando quais são os itens de maior valor para as pessoas que costumam acessar seu material.
Relação de produtos
Para organizar um bom mix de produtos, é fundamental que eles conversem entre si. Dessa maneira, é possível criar ferramentas de sugestão para os consumidores quando eles optarem por comprar um determinado item.
Esse tipo de ação também ajuda a trabalhar melhor a questão de cross selling e upselling, citadas anteriormente. Enquanto a primeira trabalha com a oferta de itens complementares a compra, a segunda oferece outras versões e modelos de um mesmo item para um upgrade.
Dessa maneira, você consegue trabalhar com mais efetividade em seu mix de produtos, tornando sua empresa muito mais vantajosa do ponto de vista comercial.
Considerações finais
Um bom mix de produtos pode ajudar qualquer e-commerce a se tornar uma liderança dentro de seu segmento de atuação, afetando uma parcela bem maior de consumidores e se engajando em muito mais possibilidades de vendas.
Para isso, entretanto, é preciso saber montar um mix adequado de produtos, conhecendo profundamente as características de seus consumidores e avaliando sempre as necessidades do mercado como um todo.
Dessa maneira, você consegue entender a melhor maneira de aplicar estes recursos em sua empresa, ampliando as chances de se tornar conhecido e otimizar suas oportunidades de negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.