Uma agência de performance é uma empresa que presta serviços de marketing e comunicação, com foco no crescimento do negócio e entrega de resultados concretos.
Seu objetivo é alcançar um nível maior de aplicação, de maneira mais intensa e com retornos mais rápidos, que possam ser comprovados por métricas, conversões e ampliação do alcance.
Uma das características mais importantes desse tipo de agência é seu trabalho contínuo, ou seja, não basta desenvolver campanhas e ações, é necessário oferecer suporte e monitorar métricas e indicadores.
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O trabalho é feito de maneira intensa e contínua para que o cliente consiga alcançar os melhores resultados possíveis. Devido a essa característica, esse tipo de agência pode ser comparado a um laboratório.
O foco da agência é o cliente e por isso ela trabalha o tempo todo para que ele conquiste ganhos de acordo com as metas e objetivos estabelecidos. Mas isso só pode ser feito se houver todo um acompanhamento que está além das ações.
Para entender melhor o conceito, este texto vai mostrar por que se posicionar como agência de performance, quais são as vantagens de estruturar a agência dessa forma, quais são os passos para fazer isso e a diferença entre esse tipo de agência e as demais.
Por que se posicionar como agência de performance?
O marketing digital não é novidade para nenhuma empresa, por isso existem muitas agências que trabalham nesse ramo. Diante dessa realidade, posicionar o negócio como agência de performance é muito mais vantajoso.
O maior objetivo desse modelo de negócios é otimizar a performance do cliente para que ele tenha resultados reais e mensuráveis. Por outro lado, as agências tradicionais se preocupam com outros pontos.
Por exemplo, ao criar uma campanha para uma agência de segurança para eventos, um negócio tradicional vai estabelecer uma estratégia digital, criar a presença da marca, cuidar do branding, entre outras questões.
Mas se essa mesma empresa contratar uma agência de performance, ela terá as melhores condições de alcançar seus objetivos, como aumentar as conversões, melhorar as ações de marketing e garantir o retorno.
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Vantagens de se estruturar como agência de performance
Muitas agências têm interesse em se estruturar como um negócio de performance, mas muitas se perguntam se realmente vale a pena mudar sua forma de atuação.
A mudança vale a pena porque a agência vai conseguir entregar resultados de forma rápida. Isso é essencial nos dias de hoje porque as organizações estão buscando resultados mais rápidos e que valorizem os investimentos.
Nem sempre essa pressa faz sentido, mas uma agência de performance pode se beneficiar com essa exigência. Isso porque o trabalho com essa questão é muito mais ágil, podendo entregar os resultados que o cliente procura.
As organizações, como uma empresa de locação de iluminação para eventos, possuem demandas em comum, e as campanhas de alto desempenho correspondem a elas.
Elas ajudam o site institucional a ter um bom ranqueamento, enquanto a marca cria as melhores campanhas de e-mail marketing. Essas e outras demandas fazem com que uma agência de performance seja a melhor opção de negócio.
Além do mais, trabalhar nesse modelo ajuda a mensurar melhor as ações planejadas, uma vez que é necessário fazer um acompanhamento contínuo e qualificado do trabalho para alcançar os resultados esperados.
Como ser uma agência de performance?
Muitos gestores e profissionais de marketing se interessam por essa ideia de negócio, mas eles precisam fazer uma transição responsável, organizada e que realmente ajude a criar uma agência que atenda às necessidades do cliente.
O primeiro passo é definir a identidade do negócio, pois é necessário deixar claro que seu foco é o desempenho dos clientes. Esse posicionamento deve estar claro para os colaboradores e para o mercado, assim, todos podem compreender o que será entregue.
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Definir a identidade também é essencial para que a agência possa competir com outras prestadoras de serviço que tenham o mesmo foco.
Para conquistar um cliente, como uma loja de pintura automotiva, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para compreender o funcionamento da agência e seus concorrentes.
Uma dica é criar um organograma para o modelo de atuação e definir os processos internos, caso contrário, pode ser difícil de se enquadrar à nova realidade.
Por fim, os colaboradores precisam saber quais são suas obrigações dentro da agência, uma vez que elas vão passar por muitas mudanças. Eles devem estar preparados, assim, vão conseguir trazer o sucesso que o cliente espera.
A agência deve oferecer todo o suporte que a equipe precisa, principalmente durante o período de transição, além de contar com um gestor que saiba coordenar o time, com foco em alta performance.
Diferenças entre agência de performance e agência comum
Para entender como funciona uma agência de performance, é necessário compará-la com um negócio tradicional. Ambos prestam serviços no mesmo segmento, mas existem diferenças no modo como eles lidam com as demandas.
Se uma fábrica de infláveis contratar uma agência de performance, a agência terá um envolvimento maior, devido à dedicação da empresa para com suas necessidades.
Embora uma agência tradicional também esteja engajada com o cliente, quando se trata de performance, a questão não está relacionada apenas ao trabalho, mas a uma postura maior de intensidade e acompanhamento.
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Entre os pontos que mostram a diferença entre essas agências está o engajamento com o cliente. Ambos os modelos são engajados com as organizações, mas se dedicam ao trabalho de maneiras diferentes. Uma agência comum desenvolve ações como:
- Pesquisas de mercado;
- Criação de campanhas;
- Branding;
- Identidade da marca.
Mas mesmo trabalhando com diferentes pontos, nem sempre ela vai monitorar os resultados o tempo todo, tendo em vista a quantidade de obrigações.
Por outro lado, ao trabalhar com uma loja de tele entrega baterias, uma agência de performance vai adotar uma atuação específica, dedicando-se totalmente às ações que vai realizar para seu cliente.
Seu papel é monitorar as métricas e indicadores ininterruptamente, para que seu cliente consiga alcançar as metas estabelecidas.
As agências tradicionais são focadas na criação, desenvolvimento e manutenção da marca, por meio de ações que fortalecem sua identidade junto ao público. Elas fazem o trabalho de branding, uma vez que se trata de algo necessário.
Mas quando se pensa em performance, é necessário ir além, uma vez que a empresa já tem uma imagem concreta. Essas agências trabalham com empresas com menos foco na marca e mais preocupadas com as campanhas e ações que melhoram seu desempenho.
Sua atuação gera impactos positivos para a marca porque vai além de criar campanhas de valorização e aproximação, buscando alcançar resultados.
Ao contratar uma agência de performance, um fabricante de brindes modernos para clientes vai conduzir campanhas e ações para alcançar seu máximo desempenho. Mas esse trabalho depende de dedicação integral e contínua.
Por outro lado, se a mesma organização contratar uma agência tradicional, o foco será a criação para agregar valor à marca e garantir que ela se mantenha forte perante o público.
Mas é justamente essa perspectiva que causa insatisfação por parte das empresas para com as agências, afinal, nem sempre elas vão alcançar os resultados esperados.
A rotina de trabalho também é uma característica distinta entre suas ações, tendo em vista que uma agência tradicional vai cuidar da identidade visual, segmentar a audiência, fazer pesquisas com os clientes e criar campanhas de lançamento de produtos.
Ao trabalhar com um fabricante de copos personalizados odontologia, seu foco também será realizar pesquisas de mercado, desenvolver campanhas e fazer branding.
Por outro lado, uma agência de performance procura utilizar as estratégias de SEO, cria campanhas de e-mail marketing, faz campanhas de Analytics, cuida da gestão de redes sociais e mensura as campanhas, sites e blogs.
Ela também cria campanhas de links patrocinados e de qualificação de leads, e tudo isso pode trazer resultados muito melhores para seus clientes.
Isso acontece porque esse tipo de negócio trabalha diretamente com o marketing de performance, ou seja, seu foco é mensurar os resultados ao máximo.
Ao fazer isso para um restaurante que oferece coffee break a tarde, a agência de performance vai entender quais são as métricas fundamentais para seu cliente e como entregar um desempenho concreto imensurável.
Considerações finais
As agências de performance sabem que seus clientes esperam relatórios detalhados sobre as métricas e querem que elas atestem o resultado positivo de seu trabalho.
É por isso que um dos maiores pilares desses negócios é o monitoramento de resultados continuamente, afinal, eles podem mudar as estratégias para garantir melhorias no desempenho.
É importante lembrar que sempre surgem novas abordagens que movimentam o mercado, e uma boa agência de performance consegue entender em detalhes o que isso significa para seus clientes.
Com ela, as marcas podem ter uma excelente perspectiva de atuação em seu segmento de atuação, uma vez que as ações são realizadas do jeito certo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.