Benchmarking: saiba o que ele pode oferecer

30 de janeiro de 2023

Benchmarking é uma palavra que tem origem no termo referência, diante da sua aplicação é realizada uma análise aprofundada do mercado com o objetivo de melhorar o desempenho dos negócios ou os resultados da marca.

A comparação é algo muito natural em nossa vida, estando presente na produção empresarial, esportiva ou cultural, sendo o padrão pelo qual valorizamos o que fazemos ou não fazemos. Quero dizer, é quase natural.

Sendo assim, desde as primeiras idades, quando estamos iniciando os estudos, a comparação já é inserida em nossa vida, e conforme os anos vão passando, ela continua presente, só alterando o foco.

Publicidade:

Logo, ao considerar a vida adulta a comparação ocorre desde momentos da sua vida com a vida de um amigo, ao trabalho que você realiza em uma empresa de impressão flexográfica.

Ou seja, a comparação que realizamos é quase um movimento natural, sendo de fato uma espécie de percepção que adquirimos desde bem novos e preservamos conforme os anos e as situações vão acontecendo.

Logo, se engana quem acha que no mundo corporativo é diferente. Por isso é importante comparar as estratégias que seus concorrentes usam com as estratégias que sua empresa usa para não perder relevância no mercado.

Esse tipo de análise permite que a sua empresa, por exemplo, de moinho para milho, encontre possíveis falhas em seu desempenho e as corrija para fornecer produtos e serviços de qualidade ao público.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o benchmarking, evidenciando a sua significação, seus benefícios, quais são as fases desse processo, quais os tipos de benchmarking e principalmente como aplicar essa estratégia dentro da sua empresa.

O que é o benchmarking?

Ao observar a tradução da palavra benchmarking já é possível saber como funciona a técnica e a sua relação ao se tratar da palavra referência.

Ter como referência uma empresa que possui uma boa gestão e um grande número de vendas é positivo, pois permite que a empresa faça benchmarking para encontrar possíveis falhas e resolvê-las.

Publicidade:

Ou seja, ao olhar para a trajetória e estratégias de uma empresa de comunicação visual de sucesso, você aprende com os erros que essa empresa cometeu e consegue ter uma referência positiva para caminhar rumo a uma evolução e crescimento constante.

Sendo assim, quando você começa a estudar sua empresa, você inevitavelmente terá que estudar todo o mercado. Essa função já é o início do benchmarking, que permite conhecer melhor seu lead e até mesmo descobrir técnicas inovadoras.

No entanto, esta não é a regra. Não é preciso reinventar uma atuação, afinal muitos trabalham de forma semelhante e alcançam excelentes resultados. E não se preocupe, não há nada de errado com o benchmarking.

Necessitamos desconstruir a ideia de que essa estratégia saqueia ideias, porque não é dessa forma.

Com isso, o que essa técnica realmente faz é oferecer a oportunidade de conhecer outras ideias e personalizar os pormenores que considere relevantes, dando oportunidade a qualquer negócio de crescer e diferenciar-se.

Logo, à medida que a sua empresa de bolas de vinil melhora, outras seguem de perto porque usam a mesma técnica e se inspiram para alcançar o mesmo patamar.

Benefícios do benchmarking

Diante da importância que essa estratégia possui, é praticamente algo lógico o quanto ela tende a ser determinante em seu negócio e um dos fatores-chave para que a sua empresa cresça e se desenvolva no mercado.

Logo, para que fique claro e você tenha ainda mais motivos para considerar o benchmarking, confira alguns dos benefícios e o quanto essa estratégia de fato tende a acrescentar muito em sua empresa de etiquetas adesivas personalizadas.

Publicidade:

  • Permite um melhor autoconhecimento;
  • Otimização das técnicas já utilizadas;
  • Motivação para a equipe em relação às metas;
  • Maior reconhecimento do mercado;
  • Ampliação da margem de lucro;
  • Aumento na produtividade;
  • Redução dos custos.

Ou seja, ao utilizar dessa técnica, sua empresa está estabelecendo ações e movimentos muito mais precisos que tendem a garantir resultados extremamente positivos e vantajosos.

Por isso, considerar as fases e todas as características que compõem o benchmarking tende a ser uma ação assertiva para que a sua empresa cresça, se desenvolva e se destaque diante do mercado.

Fases do benchmarking

É importante destacar que não existe uma receita mágica para que o benchmarking seja aplicado, pois ele pode acabar variando de empresa para empresa e com a forma com que cada uma trabalha.

Entretanto, a maioria das empresas destacam 5 fases que geralmente devem ser seguidas ao se tratar dessa estratégia e que são primordiais para obter bons resultados, sendo elas:

1 – Planejamento

Nessa fase, ao considerar, por exemplo, uma empresa que trabalha com copo de papel, é o momento de identificar os pontos a serem tomados como referência, coletando as informações e estabelecendo o máximo de assertividade através de cada ação.

Além disso, é importante colocar em evidência as empresas que serão vistas como referência, pois é essencial que essa escolha seja direcionada se baseando em empresas que utilizam técnicas efetivas.

2 – Levantamento de dados

Nessa segunda fase, após ser realizado o planejamento, chegou o momento de escolher quais técnicas serão utilizadas para que os dados sejam coletados, então é importante conhecer as ferramentas disponíveis e saber a que melhor tende a te atender.

Sendo assim, ao considerar uma empresa, por exemplo, de placa de acrílico, é importante até mesmo desenvolver um cronograma geral a ser seguido, pois assim o foco sempre estará em evidência através dos conteúdos e ações realizadas.

Publicidade:

3 – Análise

Nessa etapa é o momento de definir o diferencial da sua empresa, aquilo que a torna única e que faz com que o público escolha os seus serviços ao invés dos serviços da concorrência.

Por exemplo, diversas lojas vendem decoração de Natal para loja, entretanto para que as vendas ocorram diante de tanta concorrência, é necessário ter um diferencial pelos melhores pinheirinhos ou até mesmo pelos valores que são impostos.

4 – Adaptação

Na adaptação é importante determinar quais áreas necessitam ser otimizadas para uma melhor adequação ao mercado, logo é essencial identificar os cuidados necessários para evitar gastos desnecessários e formas de obter um ROI significativo.

Além do mais, é importante até mesmo implementar algumas melhorias visando ter um desempenho igual ou superior do que a concorrência, pois essa é a única forma de se tornar relevante diante do mercado.

5 – Implementação

Nesse momento é importante encorajar diferentes setores a se envolverem e, é claro, deixar que o compromisso de suas lideranças seja a força motriz para implementar a nova abordagem com naturalidade.

Além do mais, é essencial esclarecer onde a equipe de implementação está em cada estágio para que os resultados do monitoramento possam ser analisados ​​com acurácia.

Esses estágios incorporam o conceito PDCA e representam uma série de etapas que imitam de perto o ciclo de melhoria contínua do ciclo de deming: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

Alguns aspectos a destacar nesta fase são os planos de estudo, o desenvolvimento do modelo de benchmarking, a seleção de parceiros, a interpretação dos dados e a implementação das melhores técnicas.

Entretanto, como em qualquer novo processo, a paciência é fundamental. É normal que demore para que a nova forma de trabalhar se normalize.

Como aplicar o benchmarking em uma empresa?

Diante da importância e relevância que o benchmarking possui, é praticamente indispensável não considerá-lo através das suas estratégias e ver o quanto essa estratégia pode ser um fator-chave diante de cada ação.

Sendo assim, para que você consiga ter à disposição da sua empresa essa estratégia importantíssima, confira algumas formas de aplicar o benchmarking.

Selecione de um a três concorrentes que gostaria de monitorar

Nesse primeiro ponto é o momento de selecionar algumas empresas a serem monitoradas, para que de fato as suas estratégias e ações sejam extremamente assertivas.

Estabeleça os indicadores de análise

Crie uma tabela que tende a gerar uma espécie de comparação entre diferentes aspectos de cada empresa, podendo empregar em sua empresa os critérios que você julga interessante para o seu negócio.

Obtenha os dados para análise

Para esse ponto, existem diversas ferramentas disponíveis que tendem a te ajudar e fazer com que dados precisos venham a ser coletados, gerando o máximo de eficácia através de cada ação e estratégia realizada.

Compare e analise as informações coletadas

Após analisar todos os dados que foram coletados, chegou o momento de checar os resultados, sendo importante que sejam realizadas comparações e que se entenda as relações que você pode criar com o seu próprio negócio.

Detecte os pontos altos e baixos

Com tudo isso em mãos, o ideal é elaborar um relatório com as conclusões alcançadas, as oportunidades encontradas, pontos importantes de melhoria em suas estratégias digitais, bem como possíveis ameaças e sugestões de como evitá-las.

Você não precisa fazer todo o trabalho duro para se vigiar, existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a coletar informações para tornar seu benchmarking bem-sucedido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap