Qual o impacto do SEO para jornalistas na elaboração de conteúdos? Primeiramente, é importante compreender o que é esta ferramenta e quais os benefícios para esta área.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca. Define-se por um conjunto de técnicas utilizadas para trazer melhorias no posicionamento de determinada página nos resultados de sites de pesquisas.
Através dessa ferramenta, é possível que seu site chegue a ser o primeiro para palavras-chaves que são relacionadas ao conteúdo redigido por jornalistas.
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Sendo assim, uma metodologia bastante assertiva na elaboração de textos permite que o alcance seja maior e melhor. São vários os benefícios que a aplicação desta ferramenta traz.
Essas estratégias permitem que os profissionais acompanhem os assuntos em alta, além de ações que realizam melhorias para a visibilidade em sites de busca. Através do marketing digital, é possível a melhora da atuação destes profissionais.
Os sites de busca são como bancas de jornais. Há uma enorme diversidade de conteúdos disponíveis e com fácil acesso. Hoje, podemos encontrar contatos que realizam aluguel de caminhão caçamba com poucos toques, por exemplo.
A grande diferença, é que os buscadores possibilitam que o usuário chegue até o conteúdo desejado sem muitas interrupções. Sendo assim, ele poderá utilizar uma enorme variedade de termos para pesquisar o assunto desejado.
O conteúdo será apresentado conforme relevância de termos, ou seja, se o usuário buscou por conserto de empilhadeira e direcionou sua busca para uma cidade, ele encontrará determinado conteúdo.
Caso tenha pesquisado sobre como consertar, será direcionado para outro ponto e assim sucessivamente. Para que os sites apareçam de forma orgânica nas primeiras posições, inicia-se a aplicação do SEO.
Acompanhe este artigo e veja quais são as aplicações desta ferramenta e como pode auxiliar os jornalistas.
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Conheça a ferramenta
Como mencionado, os sites de busca podem ser comparados às antigas bancas de jornais ou enciclopédias que eram comuns antes da democratização do acesso à internet.
Assim, iniciou-se o desenvolvimento de diversas metodologias para ganhar visibilidade na internet, sendo o SEO uma delas. Através de uma estratégia de marketing, o alinhamento das técnicas do SEO possibilitaram que entendêssemos como alguns algoritmos funcionam.
Desta forma, ao compreender o funcionamento, foram desenvolvidas técnicas assertivas que trazem resultados importantes para a visibilidade das páginas na web. Iniciando desde o desenvolvimento do site, levando em consideração diversos pontos, como
- Otimização de páginas para dispositivos móveis;
- Otimização no carregamento das páginas;
- Correção de erros;
- Inclusão de títulos.
Desenvolveu-se uma espécie de manual para os conteúdos aplicados nos sites, levando em consideração tudo o que os algoritmos filtravam. Então, é preciso ter a inclusão de títulos e subtítulos e palavras-chave sobre o assunto.
As palavras-chave são definidas após uma pesquisa da concorrência ou através da utilização de ferramentas que demonstram quais os termos que estão sendo pesquisados, fornecendo ideias para a criação delas.
Outro ponto importante, é a aplicação da meta-description, que é o pequeno texto que aparece abaixo dos links nos sites de pesquisa. É uma pequena descrição sobre o tema abordado e que contém palavras-chave sobre o tema.
Todo o componente que estiver incluso no conteúdo criado, é necessário que existam palavras-chaves que os acompanhem. Ou seja, no título, legenda ou imagens deverão ser acompanhadas desses termos.
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Exemplificando, um site que presta serviço de topografia criou um conteúdo onde explicava o que era este serviço.
Então, ele utilizou de palavras-chave em todo o texto e que remetiam ao tema central, buscou por imagens que ilustrassem tal serviço e em suas legendas e assim, o serviço também foi relacionado.
O alinhamento do SEO com as técnicas de copywriting
Alinhar as técnicas de copywriting com a ferramenta de SEO, permite que materiais relevantes sejam criados de maneira bem estruturada, bem redigida e objetiva com o intuito de proporcionar uma leitura prazerosa ao usuário.
Adicionar algumas dessas técnicas para escrever conteúdos é uma forma de atingir boas métricas e um bom posicionamento nos resultados de sites de pesquisa. Alguns dos métodos que podem ser incluídos ao dia a dia do jornalista são:
Boa introdução
Uma boa introdução faz com que desperte o interesse do usuário por aquele texto, curso ou e-book. Isso possibilita o aumento da abrangência, gerando resultados melhores para o profissional.
Através de uma introdução bem estruturada, possibilita que o usuário desenvolva interesse em assuntos diversos como aluguel de caminhão 3 e 4, confecção de roupas, materiais ecológicos, entre outras coisas.
Adicione tópicos
O usuário tem o costume de buscar as informações principais que deseja. Através da definição dos tópicos e a divisão em subtítulos, isso permite que a pessoa possa realizar o escaneamento e irá direcionar para o conteúdo desejado.
Como em um conteúdo voltado para a prevenção de incêndios, o jornalista poderá abordar diversos fatos sobre causas de incêndios e também trazer informações sobre o material de combate a incêndio.
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Formatação
Utilizar de formatação com o intuito de destacar pontos importantes no texto, facilita o acesso do usuário ao conteúdo. Então, fazer usos dos recursos como negrito e itálico são importantes.
Mídias
Adicione mídias ao conteúdo. Imagens, vídeos, áudios e links que redirecionam o usuário para outras páginas que poderão complementar o assunto principal ou apresentar outras soluções para o tema proposto.
Isso permite também a divulgação de empresas que estão com oportunidades de emprego de pintura industrial mostrar as posições em aberto, por exemplo.
As boas práticas de SEO permitem que os jornalistas possam produzir conteúdos assertivos.
Conheça as boas práticas de SEO para jornalistas
A produção de informações de qualidade é o foco dos profissionais de jornalismo através dos séculos. As maneiras de produção e as estratégias de alcançar os leitores estão em constante transformação.
As ferramentas de marketing digital, possibilitam esta transformação e atualizam os profissionais com o intuito de criar novas matérias que sejam criativas e estratégicas.
Através do uso de dados pelas empresas, as marcas podem entender melhor seu público e permite que as decisões sejam mais estratégicas e certeiras.
Dentro do jornalismo, os dados oferecem uma visão de sociedade, onde inclui problemas locais que possibilitam a criação de reportagens embasadas.
O jornalismo de dados trouxe reconhecimento para os profissionais devido às características interpessoais inclusas desta modalidade. Profissionais que passaram a dedicar-se a esta área, demonstram novas competências como análise de banco de dados.
Nesta modalidade, a ordem dos processos são alteradas. Ao invés de possuir um tema previamente definido para o início da busca de informações, os jornalistas analisam os acervos com o intuito de encontrar tendências que podem ser exploradas a fim de solucionar problemas.
Como por exemplo, os profissionais poderão procurar sobre tratamento de juntas de dilatação com o intuito de compreender quais serão os possíveis problemas da população que poderão ser solucionados através desta análise.
Outro ponto que podemos levar em consideração e compreender como uma boa prática, é o Storytelling. Seu conceito consiste na contação de histórias, sendo bastante utilizada em campanhas de marketing digital e publicidade.
O objetivo do uso desta ferramenta, é envolver os leitores e conquistá-los através de histórias criativas.
Por trabalhar contando histórias, o profissional de jornalismo pode aprender técnicas de storytelling para proporcionar textos mais interessantes e que envolvam o leitor. Existem quatro elementos básicos que estrutura esta técnica, sendo eles:
- Mensagem;
- Personagem;
- Ambiente;
- Conflito.
Em um texto jornalístico, nem sempre é possível utilizar todos os elementos, porém isto abre portas para que o jornalista possa fazer uso de recursos para tornar a escrita mais leve e criativa, caso seja possível.
Conclusão
Momentos em que pode-se utilizar desses elementos básicos, o jornalista poderá envolver o leitor com temas diversos, seja com artigos que tratem de temas domésticos a artigos que ensinam o conserto de pistola de pintura.
Já em momentos de grande complexidade e que exigem a sabedoria na distribuição de informações, proporciona a melhora da compreensão do leitor evitando ruídos na comunicação. Ou seja, quanto mais direto em casos complexos, melhor será a compreensão do leitor.
As boas práticas de SEO para jornalistas são fundamentais para a aplicação desta ferramenta. Os profissionais poderão realizar a criação de conteúdos mais envolventes e que prendam a atenção dos seus leitores.
Assim, atrairão novos usuários e possibilitará a melhoria das métricas de seus sites como tempo de permanência, tráfego orgânico e conteúdos com maior engajamento.
A produção de informações é o foco dos profissionais de jornalismo, o comprometimento com a veracidade das informações segue presente nos conteúdos redigidos. Com isso, é possível adqurir textos bons e que façam sentido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.