Brand Storytelling: construção de narrativas de sucesso

5 de abril de 2024

Brand Storytelling é um termo em inglês que significa “narrativa da marca” e remete a uma estratégia usada para evocar as emoções das pessoas e conectá-las ao negócio, seus produtos e serviços.

Cada relato é detalhadamente pensado para que a história seja envolvente, gere identificação, desperte o entusiasmo da audiência, prenda a atenção dos consumidores e consiga transmitir a essência da marca.

Hoje em dia, produzir bons conteúdos é indispensável para qualquer organização que queira alcançar um bom posicionamento na web, entre os diferentes tipos de materiais que podem ser produzidos estão no storytelling.

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Com ele, a organização desenvolve um personagem e uma narrativa que consegue chamar a atenção das pessoas e gerar conexão sentimental com elas. O brand storytelling traz a mesma proposta, mas de maneira mais comercial.

Por conta de sua eficácia, especialistas no assunto acreditam que ele é o futuro do marketing, uma vez que os negócios precisam ter um rosto e uma história hoje em dia.

Para entender melhor o tema, este texto vai explicar o que é brand storytelling, falar sobre sua importância, mostrar seus benefícios e desenhar um passo a passo para colocar essa estratégia em ação.

O que é brand storytelling?

Brand Storytelling é uma estratégia que utiliza técnicas de narrativas para envolver audiência e moldar a identidade da marca, indo além das estratégias tradicionais de divulgação.

Com ele, os negócios têm a oportunidade de se conectar com seus stakeholders para promover suas crenças e valores. Entre os públicos que podem ser impactados estão:

  • Clientes;
  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Parceiros;
  • Investidores.

Uma clínica especializada em liberação miofascial com ventosa pode alcançar todas essas pessoas por meio de uma abordagem voltada para as vendas, mas que funciona de maneira humanizada.

Isso acontece porque o centro da estratégia é autenticidade, portanto, a maneira como a marca conduz sua apresentação no mercado, e a melhor forma de fazer isso é contando histórias.

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As técnicas de storytelling que uma empresa usa vão depender muito de seu segmento de atuação, do formato de conteúdo produzido e do público-alvo.

Independentemente do formato do conteúdo, ele precisa transmitir o propósito do negócio e estimular as pessoas a se conectarem, uma vez que vão se sentir representadas e se identificar com a mensagem.

Com relação ao âmbito institucional, é possível usar o Brand Storytelling para contar a história de quem fundou a empresa e a jornada percorrida para que pudesse chegar onde está.

Também é possível tratar sobre os produtos e serviços, por meio de uma abordagem usada para evitar que as ações da marca sejam meramente uma divulgação.

Importância do brand storytelling

Uma clínica especializada em ultrassom microfocado pálpebras precisa construir um relato autêntico contado por ela ou sobre ela para humanizar sua imagem. Quanto mais personificado for esse relato, mais fácil será gerar identificação no público.

Isso acontece porque o cérebro humano gosta das histórias, e isso é cientificamente comprovado, de acordo com o neurocientista Paul J. Zak, em seu artigo publicado na Harvard Business Review.

A grande importância da estratégia é sua capacidade de aproximar a marca do público, principalmente ao abordar questões ancoradas na ESG (Environmental, Social and Governance).

Além disso, pesquisas apontam que 55% dos consumidores conseguem se lembrar mais de uma história do que de uma lista de fatos, e 92% deles desejam que as empresas façam anúncios parecidos com histórias.

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Outros dados interessantes é que 68% das pessoas afirmam que uma narrativa pode influenciar sua decisão de compra, e 20% das empresas que usam o Brand Storytelling conseguem aumentar o número de clientes fiéis.

Benefícios do brand storytelling

O brand storytelling é uma estratégia que traz diversos benefícios para as empresas, e entre as que mais se destacam estão:

  • Conexão emocional com o público;
  • Destaque entre os concorrentes;
  • Memorabilidade;
  • Maior aceitação dos produtos;
  • Atração de talentos.

Uma clínica de internação involuntária alcoolismo pode se conectar emocionalmente com o público-alvo por meio dessa estratégia. Isso porque, ao contar histórias autênticas e relevantes, o negócio cria laços duradouros com a audiência.

Essas narrativas também são mais propensas a serem compartilhadas, e isso é muito importante em uma era onde o engajamento nas redes sociais e em outras plataformas é essencial para aumentar o alcance da marca.

O mercado está saturado de ofertas semelhantes, e para que uma empresa consiga se destacar, é necessário criar histórias únicas. Se a narrativa for bem construída, pode influenciar a escolha do consumidor.

As pessoas se lembram muito mais das histórias do que dados ou outro tipo de informação, por essa razão, o Brand Storytelling é essencial para tornar a empresa memorável.

Quando a narrativa é bem elaborada, consegue simplificar a compreensão dos produtos e serviços, e isso é fundamental para que os consumidores entendam de que maneira uma solução pode atender suas necessidades.

Para um lar de idosos perto de mim, essa estratégia também é uma forma de sair da publicidade tradicional que costuma ser vista como inoportuna ou invasiva.

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Além de tudo isso, o brand storytelling está além dos consumidores, pois a capaz de atrair excelentes profissionais para a corporação.

A estratégia está totalmente de acordo com a linha de pensamento das novas gerações que preferem se comprometer com negócios que estejam alinhados à sua visão de mundo.

Quando o profissional se identifica com a história da companhia, se dispõe a participar dos processos seletivos e se esforçam para buscar os propósitos do negócio.

Como aplicar o brand storytelling?

Para aproveitar todos os benefícios do brand storytelling, é fundamental saber colocá-lo em prática. Para fazer isso, a empresa deve trabalhar o seguinte passo a passo:

Fazer uma autoanálise

A primeira coisa que uma clínica de reumatologista especialista em artrose precisa fazer é mergulhar em sua própria história, revisitando seu trajeto, suas narrativas e os auto-relatos.

Também é muito importante compreender a razão de existir da companhia e quais são os produtos e serviços que oferece. Com base nisso, fica mais fácil olhar para o mercado suas tendências, principalmente em relação aos concorrentes.

Refinar a identidade da marca

Se a autoavaliação for bem executada, também vai ficar mais fácil refinar a identidade da marca. O ideal é começar a entender tudo aquilo que já foi feito, em relação a textos e conteúdos visuais.

Basicamente, em vez de desprezar estratégias antigas e começar do zero, é melhor adequá-las à realidade atual. Nesse processo, a companhia deve descrever ela mesma e suas ofertas, suas peças publicitárias, os canais digitais que utiliza, entre outros elementos.

Elaborar mensagens chave

Um estúdio de tatuagem e piercing tragus masculino deve adequar seu tom de voz para o novo momento. Em outras palavras, é necessário reelaborar o modo como a organização se comunica nos materiais de marketing, mídias sociais, entre outros.

É recomendável definir uma mensagem-chave, que será sempre utilizada ao dialogar com o mercado, dentro de um mesmo estilo linguístico que representa o negócio e seu público.

Escolher os canais

Também é importante visitar os canais que a organização utiliza para dialogar com o público, podendo ser canais próprios ou de terceiros.

Ao fazer isso, é comum que as empresas percebam a necessidade de implementar novos meios de comunicação, como uso de chatbots para atendimento ao cliente, ampliação de mailing em veículos jornalísticos, entre outros.

Documentar as diretrizes

Também é muito importante formalizar as novas diretrizes dentro de um Brandbook. Esse documento funciona como um manual de identidade da marca e estabelece todas as diretrizes para aplicar sua identidade visual e verbal.

A descrição deve ser feita por meio de textos e elementos visuais sobre o que pode ou não ser feito nas a estratégias de comunicação, design e relações públicas.

Uma empresa especializada na construção de piscina com hidro e prainha pode inserir orientações sobre o estilo de narrativa para interagir com diferentes públicos, como os colaboradores, clientes, investidores, entre outros.

Testar e ajustar

O ideal é fazer uma transição gradual para o brand storytelling, assim, fica mais fácil incorporá-lo à realidade do negócio.

Um bom exemplo é determinar que a equipe de Social Media implemente inovações por meio dessa abordagem e analise os resultados.

A partir das informações observadas, um  asilo Santos saberá o que funciona ou não, o que pode ser mantido e as estratégias que devem ser descartadas por não trazerem os resultados esperados.

Considerações finais

O brand storytelling é uma estratégia que, quando bem executada, ajuda a estabelecer uma conexão profunda com o público-alvo do negócio.

As pessoas conseguem se identificar com a companhia e deixam de enxergar apenas os produtos ou serviços, ou seja, elas reconhecem o valor e a importância da marca.

Para facilitar ainda mais esse trabalho, a empresa pode contar com ferramentas tecnológicas que vão ajudar a executar uma boa estratégia de Brand Storytelling.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog  Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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