Branding Digital: conheça as melhores ações

16 de dezembro de 2022

Dentro de um cenário onde a competitividade entre as empresas está cada vez maior, adotar algumas estratégias é o melhor a se fazer para ganhar um destaque. Nesse sentido, temos o branding digital, uma das alternativas do marketing para elevar a sua empresa.

Estamos falando de um conjunto de ações que devem estar alinhadas com o posicionamento, propósito e valores da sua empresa.

O objetivo principal do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes ou inconscientes, que na prática são fundamentais para influenciar na decisão de compra do cliente.

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Adotar esse tipo de estratégia, na verdade, é super importante para aquelas empresas que trabalham diretamente com vendas.

Ou seja, se você tem uma loja que possui foco em venda de aço inox, por exemplo, adotar o branding é uma ótima alternativa para se destacar da concorrência.

Branding: Lembrança

Ao lembrar de uma marca, na maioria das vezes lembramos de alguns aspectos característicos, como cores, letras e formas.

Entretanto, algumas marcas conseguem ser lembradas com sensações, e é exatamente essa função que o branding traz. Na melhor das hipóteses, imagine o quão satisfatório seria um cliente pensar em avaliação de imóvel e logo em seguida lembrar da sua empresa.

Em outras palavras, a estratégia em questão tem o foco em despertar sensações e criar conexões, seja de forma consciente ou inconsciente.

Há uma série de aspectos que uma empresa pode criar no seu desenvolvimento que irão favorecer a construção de sua personalidade como marca. Em resumo, esses aspectos são:

  • Criação do logotipo;
  • Fonte a ser utilizada;
  • Valores da empresa;
  • Jingles;
  • Representantes da marca.

Ou seja, todos esses aspectos são responsáveis por construir a personalidade da sua marca no mercado e na mente do consumidor através de percepções e sensações.

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Todas essas características se tornam importantes para a construção da sua imagem no mercado, ou seja, quando uma pessoa pensar em projeto de prevenção e combate a incêndio, ela consegue lembrar da sua empresa que trabalha com soluções desse tipo.

Executar essas práticas com cuidado acaba auxiliando no desenvolvimento de valor do seu produto. Tenha em mente que as estratégias de marketing não possuem foco apenas no seu produto, mas também na sua marca.

Antes de falar sobre as melhores ações que você pode adotar na sua estratégia de branding, vale a pena primeiro tratar sobre a importância desse conjunto de ações. Confira:

Qual a importância do branding no seu negócio?

Um dos motivos da competitividade ter aumentado tanto nos últimos anos é a globalização. Diante desse cenário, demonstrar diferencial tornou-se obrigatório para as empresas que buscam o sucesso.

Por exemplo, se a sua principal categoria de produtos é ponto eletrônico, é necessário que você adote uma estratégia para se diferenciar do restante das empresas do ramo, considerando que esse tipo de produto é comercializado por várias lojas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, a partir do momento que uma marca consegue se conectar de fato com o consumidor, a percepção de preço pode mudar.

Acontece que a grande maioria das pessoas que foram entrevistadas estão dispostas a comprar um produto de uma marca que, de alguma forma, conecte-se com eles a partir de um propósito comum.

Além disso, esses entrevistados também estão dispostos a pagarem a mais por ter essa conexão com a marca.

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Conexão com a marca

Essa conexão, inclusive, é fundamental para empresas que trabalham em outros tipos de atividades, como negócios que atuam com instalações elétricas, afinal essa interação entre a empresa e o cliente consegue fazer com que o serviço seja recomendado para outras pessoas.

Quando você tem uma marca com personalidade, propósito e sabe criar uma identificação nas pessoas com suas histórias e causas, torna-se mais fácil promover uma boa experiência de compra para os clientes.

Vale lembrar que uma experiência de compra satisfatória é um dos fatores que precisam ser trabalhados frequentemente, principalmente em negócios que trabalham com estaca raiz e que costumam fazer diversos orçamentos.

É importante que você saiba que a experiência de compra do cliente é um dos fatores mais importantes para que uma empresa consiga alcançar o sucesso.

Através de uma experiência satisfatória, ocorrem grandes chances da sua empresa ser recomendada para outras pessoas.

Ou seja, estamos falando daquela divulgação boca a boca que, em mercados que trabalham com carreta porta container, por exemplo, é essencial para garantir uma base na lucratividade.

Priorizando uma boa experiência de compra, é questão de tempo para que a sua empresa comece a ganhar um certo reconhecimento no mercado. Logo, você pode atingir um dos níveis mais desejados pelos empreendedores: ter autoridade no seu nicho.

Dicas para melhorar o branding digital

Dito isso, vamos agora, entender quais são as melhores ações a serem tomadas com o branding. Na prática, trata-se de um processo igual a um levantamento arquitetônico, ou seja, é uma série de ações para construir o progresso da sua empresa. Entenda:

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1. Trabalhe as características da sua marca

Até aqui você pôde entender que o branding é uma estratégia que faz com que os seus consumidores criem lembranças dos produtos que você comercializa. Ou seja, a sua marca é a responsável por fazer parte dessas lembranças.

Contudo, isso acontece quando a sua marca possui características fortes, portanto você deve trabalhar na identidade visual, logotipo e principalmente nos valores, percepções, experiências e sentimentos que o seu produto carrega e é capaz de despertar no público.

Em alguns casos, esses elementos podem surgir naturalmente, mas o melhor a se fazer é que todos eles já sejam trabalhados de acordo com os objetivos de comunicação e marketing da sua empresa.

2. Criação de buyer persona

Quando o assunto é marketing digital, logo lembramos da importância de saber qual é o público-alvo do negócio. Entretanto, a pauta aqui é branding, e logo devemos falar sobre a criação da buyer persona, que vai além do público-alvo da marca.

Trata-se de uma personificação dele (público-alvo) com algumas características específicas e bem definidas, além de incluir hábitos de consumo que devem ser mapeados, construindo assim um personagem de verdade.

Saiba que a criação da persona é uma das etapas mais importantes do branding. Devido ao fato de ajudar a entender o modo de comportamento do seu público, além de envolver, também os desejos e necessidades dos potenciais clientes.

Estas informações que fazem parte do desenvolvimento da persona podem ser usadas para a construção da sua marca e também do personagem.

3. Identificação do tom e da voz da marca

Uma das coisas mais comuns de se ver são empreendedores que ignoram a importância de definir o modo de interagir com o público. Saiba que o tom e voz da sua marca são extremamente importantes para definir o modo que a empresa interage com os clientes.

Nesta ação, você precisa saber que a voz será sempre a mesma, mas o tom, de acordo com o contexto, pode variar. Vale pontuar também que a voz precisa estar bem conectada com a personalidade da sua empresa e até mesmo com os objetivos da marca.

Para que você entenda melhor, imagine o seguinte cenário: se você possui uma marca educadora, a sua voz precisa ser didática, certo? É assim que você deve definir o tom e a voz da sua marca.

4. Design da identidade visual

A identidade visual é a junção de todos os elementos visuais que identificam a marca, capaz até mesmo de fazer com que a persona consiga distinguir a comunicação dela mesmo estando em uma timeline repleta de imagens aleatórias.

O design da sua identidade visual é essencial para que a marca seja facilmente identificada, portanto trabalhar os elementos de cores, tipografia, ícones, símbolos e imagens é extremamente importante para traduzir os valores e propósitos do seu negócio.

5. Planejamento de canais e conteúdos

Por fim, temos o planejamento de canais e conteúdos, que se tratam de fatores que também fazem parte da composição da personalidade da sua marca.

Exemplificando: se a sua marca tem foco no público infantil, não faz o menor sentido estar presente no LinkedIn criando conteúdos sobre desenvolvimento profissional, a não ser que o seu objetivo, no momento, seja contratar novos colaboradores.

Conclusão

Resumidamente, o branding digital é um processo importante que precisa ser implementado em qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso. Por meio dessa estratégia é possível até mesmo colocar o seu negócio em uma posição mais confortável no mercado.

Portanto, vale a pena considerar a ideia de contar com um profissional de marketing digital para te ajudar na implementação dessa estratégia, afinal é por meio dela que a sua marca poderá construir bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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