Chatbots: saiba o que são e como utilizá-los

27 de abril de 2022

Os chatbots são ferramentas fundamentais para otimizar sua comunicação com os consumidores, possibilitando uma interação direta muito mais ágil e impedindo que o cliente de uma fábrica de tela artística fique muito tempo aguardando resposta.

O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, onde uma série de recursos tecnológicos tem se popularizado e se tornado parte do dia a dia das pessoas e empresas.

Dentre esses recursos, as inteligências artificiais estão entre as que mais se destacam. Esses recursos otimizam uma série de ações dentro de sua companhia, trabalhando com melhorias tanto no setor operacional quanto no administrativo, incluindo o atendimento ao cliente.

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É o caso do chatbot, uma ferramenta de comunicação que faz um atendimento inicial para seu público de forma autônoma e com muito mais facilidade.

Para inserir um chatbot, você consegue programar uma série de respostas para as perguntas mais comuns de seus consumidores de uma empresa de portaria para condomínio.

Em sua essência, um chatbot nada mais é do que um computador que responde questionamentos e dúvidas de seus usuários, mas ele é muito mais complexo do que isso.

Normalmente, um chatbot possui uma série de regras para seguir, oferecendo um atendimento mais qualificado e com capacidades de otimização. Isso porque modelos mais avançados possuem a tecnologia machine learning.

Essa tecnologia permite que os chatbots entendam quando cometem algum erro ou quando ficam sem resposta, fazendo-os se readaptar ao buscar informações em bancos de dados e conseguir alterar sua programação sem nenhum tipo de interação humana.

Nesse caso, a ferramenta “aprende”, de forma similar ao cérebro humano. Entretanto, não são todos os chatbots que começam com essa tecnologia, e você deve se atentar a isso quando for escolher seu modelo para sua empresa de montagem de painel elétrico.

Essa evolução dos chatbots foi um curso natural, parte do processo de humanização do atendimento que pede às empresas que evitem um atendimento robótico e sem personalidade.

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O chatbot também tem uma estrutura melhor de atendimento inicial, uma vez que ele consegue atender a vários clientes ao mesmo tempo. Isso acaba otimizando seus processos e permitindo uma interação melhor com seu público.

Muitas questões que os consumidores possuem são simples, como:

  • Taxas de entrega;
  • Códigos de acompanhamento;
  • Preços;
  • Tamanhos e cores.

Tomar tempo de seus atendentes para responder essas coisas simples pode gerar uma fila de atendimento e deixar pessoas com questões complexas em uma fila de espera por muito mais tempo.

Por isso, o chatbot agiliza esse tipo de interação e possibilita um contato mais efetivo para responder às questões mais comuns, deixando os casos mais difíceis para uma equipe de atendimento de uma fábrica de capachos personalizados que estará mais livre.

Além disso, os chatbots não tem necessidades de pausas ou de recessos, eles trabalham vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, sem nenhum momento parados.

Assim, mesmo que seu consumidor decida fazer um questionamento no meio da madrugada, em um feriado ou fora do horário de atendimento, ele não ficará sem resposta, ainda que a resposta final seja um pedido para aguardar um atendente entrar em contato.

Os chatbots têm feito parte da vida das pessoas e se adaptado ao mercado cada vez mais, dado que a maioria das empresas acabam adotando esse tipo de ferramenta para otimizar seu atendimento ao cliente de sua fábrica de tampa plástica.

Como utilizar um chatbot?

Existem muitas possibilidades de uso para um chatbot, dependendo inteiramente de sua necessidade e de seu orçamento para trabalhar com esse recurso de maneira mais efetiva, ampliando assim suas possibilidades de atendimento.

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Agilizar processos simples

Existem vários elementos que se repetem constantemente em um processo de negociação. O consumidor pode precisar fazer alterações cadastrais, agendamentos, acompanhamentos e muitos outros elementos que podem ser importantes para a negociação.

Existem casos em que um atendente será necessário, principalmente se a alteração for complexa demais para lidar com esse tipo de interação. Entretanto, o tempo de atendimento economizado com a utilização de um chatbot para estas questões é imenso em sua consultoria administração empresarial.

Relacionamento com consumidor

Os chatbots também podem ser ferramentas de interação e diversão, conseguindo trabalhar com conteúdo de entretenimento para manter seus clientes interessados no que você tem a oferecer.

Você pode trabalhar com informações rápidas e divertidas sobre o assunto que sua companhia trabalha, como curiosidades e trivias. Alguns chatbots podem ser gamificados, oferecendo uma opção de jogo para o consumidor e aumentando seu potencial de engajamento.

A criatividade é o limite quando você usa esse tipo de ferramenta. Lembre-se de manter o chatbot, acima de tudo, funcional. Ele deve ser capaz de resolver questões básicas de seus consumidores de conserto de sacada de vidro, mas isso não o impede de ser divertido.

Compartilhamento de informação

Engana-se o empreendedor que pensa que os chatbots são funcionais apenas para seus consumidores. O desenvolvimento da ferramenta para seus colaboradores é muito interessante e pode ser muito útil para a comunicação interna.

Seus funcionários podem ter dúvidas e questionamentos quanto a determinados procedimentos específicos, e os chatbots facilitam muito a questão de comunicação ao apresentar respostas de maneira rápida e efetiva.

Acesso em canais externos

Nem todo consumidor está disposto a baixar um aplicativo específico para ser atendido por sua companhia, e ligar para a loja ou ir até ela pode deixá-lo bastante frustrado, o que dificulta as chances de ele manter o relacionamento.

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Entretanto, com os chatbots você tem um atendimento direto nos canais de comunicação aos quais a pessoa faz parte. Isso engloba redes sociais, serviços de mensagem instantânea ou canais de áudio e vídeo.

Dessa forma, a pessoa não precisa se preocupar em sair de onde está para ser atendida, além de conseguir trabalhar com uma curva de aprendizado muito menor para entender as funcionalidades e possibilidades do chatbot para seu fabricante de maquinas para industria alimentícia.

Automação de vendas

Uma maneira cada vez mais popular de comprar está sendo com o uso de chatbots. Embora ainda esteja iniciando no Brasil, esse formato é cada vez mais popular e muitas pessoas já o adotam para fazer compras, contratar serviços e outras ações.

Os chatbots chegam ao ponto de captar conversas compartilhadas, então no meio de um diálogo com outra pessoa, você pode acionar um chatbot para comprar um produto que está sendo comentado ou contratar um serviço necessário.

Criando seu chatbot

O primeiro passo para você criar um chatbot de sucesso é entender qual é sua finalidade. Existem ferramentas mais voltadas para o marketing, para as vendas ou para automatizar uma série de processos de sua empresa.

Entender seu público e suas necessidades também é muito importante. Você deve criar um chatbot pensando em como esse tipo de interação pode realmente fazer a diferença para sua estrutura de atendimento.

Uma boa maneira de identificar o que pode ser otimizado é conversar com sua equipe de atendimento. Entender as questões mais repetidas e os processos mais mecânicos realizados por eles pode ser um excelente ponto de partida para seu chatbot.

Linguagem

A linguagem é um item muito importante para o chatbot. Ele deve ter uma “personalidade”, um meio de se comunicar com o público que seja interessante e que não passe a impressão de que a pessoa está falando com uma máquina.

O tipo de linguagem utilizada depende muito da empresa, e normalmente ele tenta simular o mesmo tom que as comunicações oficiais da companhia para o público. Em alguns casos, isso significa uma linguagem mais sóbria e formal.

Entretanto, para empresas que trabalham com o público mais jovem, uma linguagem descontraída pode ser um caminho melhor a seguir.

Fluxo de mensagens

Outra etapa importante é entender e desenhar um fluxo de mensagens para que seu chatbot entenda o caminho que deve seguir. Normalmente, a primeira mensagem de um chatbot já ajuda o consumidor a entender suas possibilidades.

A partir dessa interação, você deve pensar em caminhos que o chatbot pode seguir para conseguir encontrar uma solução adequada para um determinado problema, ampliando suas chances de comunicação.

Lembre-se que um chatbot nunca será capaz de resolver tudo sozinho, por isso é importante que o encaminhamento para sua equipe de atendimento sempre seja uma opção.

Considerações finais

Os chatbots são ferramentas muito úteis e muito importantes para o atendimento nos dias de hoje. Por isso, saber lidar com eles é um passo muito importante para otimizar suas relações com consumidores e aumentar suas chances de engajamento.

Essas ferramentas automatizam boa parte do atendimento, mas sem deixá-lo com uma aparência artificial, e por conta disso acabam caindo no gosto do público que entende as facilidades que um chatbot pode produzir.

Por isso, usar esse tipo de ferramenta é muito importante para companhias que desejam um destaque em seus nichos de atuação, tornando-se verdadeiras lideranças no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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