Hoje em dia, a produção de conteúdo é uma necessidade para qualquer empresa, afinal, o consumidor moderno mudou muito e tem acesso a um número maior de informações, ou seja, de possíveis concorrentes da sua marca.
Então, com o advento da internet, as pessoas criaram o hábito de pesquisar tudo sobre o que desejam comprar. Dessa forma, o acesso à informação abre as portas para novas possibilidades, mas também para muita concorrência.
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Com isso, oferecer conteúdo de qualidade se tornou uma moeda de troca nessa nova relação de consumo. Quanto mais completo o texto está, melhor para a empresa, independentemente de seu segmento.
Trata-se de uma das principais estratégias em Marketing Digital, conhecida como Marketing de Conteúdo. Sem ela, fica difícil construir autoridade e atrair os clientes para o seu negócio.
Se a internet se tornou o principal meio de comunicação e o melhor canal de divulgação de marcas, produtos e serviços, então, a companhia precisa investir em estratégias para atrair clientes por meio dela.
Aqui entra a produção de textos ricos, com foco no seu público-alvo, e nas principais dúvidas dele. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da produção de conteúdo e dar algumas dicas para investir nessa ação. Confira!
Importância da produção de conteúdo
Antes de explicarmos sobre a importância dessa estratégia, é necessário entender o seu conceito. De maneira abrangente, podemos dizer que a produção de conteúdo é a criação de materiais que levem informações relevantes e direcionadas.
Quando, por exemplo, uma fabricante de guarda corpo e corrimão em aço inox produz conteúdo, ela levanta informações para o leitor, investe em uma redação publicitária, e com isso permite que sua persona tenha acesso a tudo aquilo que deseja saber.
É assim que construímos a autoridade de marca hoje em dia, fazendo com que ela se torne uma referência. Naturalmente, a organização consegue aumentar sua lucratividade, afinal, ela atrai as pessoas e conquista a confiança delas.
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Isso porque a informação que leva para as pessoas é útil de alguma forma, capaz de solucionar sua dúvida e, algumas vezes, o seu problema. Também atualiza o consumidor sobre novos assuntos e ainda destaca os produtos e serviços como possíveis soluções.
Contudo, o foco principal desses materiais deve ser o consumidor, além disso, devem estar adaptados às exigências dos motores de busca, como o Google, para que sejam encontrados pelo usuário.
Sabendo melhor o seu conceito, podemos compreender a sua importância. Quando falamos em conteúdo, falamos de materiais que podem assumir diferentes formatos, como:
- Vídeos;
- Áudios;
- Imagens;
- Infográficos;
- Textos.
O foco do nosso conteúdo são os textos, mesmo assim, é importante saber que as empresas podem fazer uso de outras frentes. Então, se o usuário pesquisa, por exemplo, sobre: tanque de aço carbono preço, pode encontrar diferentes tipos.
Independentemente do modelo, o Marketing de Conteúdo serve como base para o relacionamento com os clientes e prospects. Isso surgiu porque o consumidor moderno está mais informado e exigente, justamente por estar mais conectado.
Ele pesquisa mais, procura informações e opiniões, bem como observa as avaliações de outras pessoas. Então, passa a construir um relacionamento com as marcas que mais ele se identifica.
O conteúdo de qualidade comprova a autoridade de uma empresa, melhora a experiência do cliente e desperta sua empatia.
As vantagens dessa estratégia também se explicam, por exemplo, por conta de que o próprio Google consegue perceber, por meio da produção de textos para blog, a relevância da marca, fazendo com que ela apareça entre os primeiros resultados.
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Quanto mais interessante for o material, mais o usuário vai permanecer na página. Outra vantagem é o aumento das conversões de usuários em leads e de leads em clientes, pois os consumidores passam a confiar mais na marca.
Consequentemente, a companhia terá mais visibilidade em seus canais, como o próprio blog, mas também site e redes sociais.
Nessas plataformas, inclusive, os usuários podem compartilhar os conteúdos e ter um contato mais próximo com a organização, o que melhora o seu engajamento. Finalmente, as vendas melhoram, o que é muito benéfico para o faturamento.
Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber como produzir os conteúdos. Não basta escrever um texto, postar no blog e achar que isso é suficiente. Para entender melhor, acompanhe o próximo tópico.
Dicas para produção de conteúdo
A produção de conteúdos relevantes depende de algumas práticas. Mas antes de dizer quais são, é necessário lembrar que o melhor canal para publicação das pautas é o blog.
Essa plataforma é apropriada para a postagem de materiais, independentemente do mercado de atuação, como no caso das empresas de contabilidade em SP.
Então, no que diz respeito à produção em si, algumas dicas são:
Conhecer o público e a persona
A persona é um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal. Mas para criá-la, é necessário saber quem é o seu público-alvo.
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É importante ter esse conhecimento porque o foco dos materiais são os interesses da sua audiência, e quanto mais atender às necessidades dessas pessoas, mais sucesso a marca terá.
Para criar a persona, você precisa pesquisar e analisar dados reais de seu público-alvo, para entender quais são suas dores e necessidades e que tipo de problema eles enfrentam.
As características predominantes do público-alvo serão atribuídas à persona, como faixa etária, classe social, gênero, dentre outras informações. Com base nesses dados, é possível criar a persona, como:
Adriana, 37 anos, solteira, trabalha como manicure e procura soluções inovadoras em produtos e técnicas para aplicar com suas clientes.
Criar um calendário editorial
Para que seus conteúdos tenham sucesso, uma empresa de wiper hospitalar, por exemplo, assim como qualquer outra, define a frequência de suas publicações criando um calendário editorial.
Essa estratégia é importante para planejar melhor a execução do projeto de pautas, no que diz respeito aos prazos de produção e à própria criação.
Também é imprescindível para que nenhum assunto de interesse da sua persona fique de fora do blog, definindo, também, as melhores datas e horários de publicação na plataforma e em outros canais, como as redes sociais e e-mail marketing.
Elaborar pautas
A pauta é importante para que a empresa saiba quais assuntos vai abordar. Então, se uma empresa quer entregar conteúdo para os usuários que buscam sobre aço para construção preço, por exemplo, precisa pesquisar bastante.
É necessário ler muito sobre o assunto, visitar sites e blogs, assistir a vídeos e saber quais são as referências da área.
Feito isso, é o momento de criar a pauta que vai nortear toda a elaboração do texto. Para atuar dessa forma, ela precisa contar com informações importantes como título, descrição da persona, estágio no funil de vendas, se vai ter CTA e definir a palavra-chave.
Pesquisar temas atuais
É muito comum encontrarmos materiais que são apenas mais do mesmo, ou seja, eles não trazem nada de novo para o leitor. Uma fabricante de manta asfáltica, por exemplo, sempre traz algo diferente para se destacar.
Para chegar a esse patamar, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto e levantar novas questões. Trate o tema de forma diferenciada e destaque pontos que ainda não foram abordados.
Investir em SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que ajuda a otimizar uma página para que ela apareça entre os primeiros resultados no Google, e ele deve ser aplicado ao texto também.
Para aplicar essa otimização aos seus materiais, é necessário escolher as palavras-chave adequadas, e elas devem estar presentes ao longo do texto, desde o título.
São termos usados pelo público-alvo para pesquisar algum assunto. Então, uma empresa de segurança do trabalho pode escolher a palavra-chave “ppra pcmso” para seus conteúdos.
Além disso, é necessário que o material tenha, pelo menos, 1000 palavras e que aborde o assunto de maneira aprofundada, com informações atuais e originais, por isso, evite cópias e, principalmente, plágios.
Revisar os textos
Textos escritos dependem de um cuidado exclusivo antes de serem publicados: revisão. Esse trabalho é importante para garantir que a pauta foi seguida, mas, principalmente, para garantir que esteja bem escrito.
Por exemplo, uma ADM de condominios SP, toma todo o cuidado para que as regras ortográficas sejam seguidas à risca, afinal, pega mal para a imagem da organização postar um texto cheio de erros ou fora de contexto.
Por mais que você seja bom na escrita, contar com um revisor profissional nunca é demais, principalmente para assegurar a fluidez do texto e, consequentemente, a satisfação do leitor.
Conclusão
Produzir conteúdos é essencial para melhorar a autoridade da marca e se tornar uma referência em seu segmento. E com as dicas que demos aqui, temos certeza de que seus materiais vão atender às necessidades de sua persona.
É uma forma de mostrar para as pessoas que você entende a necessidade delas, e que sua empresa está disposta a informá-las e oferecer as melhores soluções.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.