Como criar o processo de produção de conteúdo ideal para o seu blog

25 de fevereiro de 2021

Hoje em dia, a produção de conteúdo é uma necessidade para qualquer empresa, afinal, o consumidor moderno mudou muito e tem acesso a um número maior de informações, ou seja, de possíveis concorrentes da sua marca.

Então, com o advento da internet, as pessoas criaram o hábito de pesquisar tudo sobre o que desejam comprar. Dessa forma, o acesso à informação abre as portas para novas possibilidades, mas também para muita concorrência.

Publicidade:

Com isso, oferecer conteúdo de qualidade se tornou uma moeda de troca nessa nova relação de consumo. Quanto mais completo o texto está, melhor para a empresa, independentemente de seu segmento.

Trata-se de uma das principais estratégias em Marketing Digital, conhecida como Marketing de Conteúdo. Sem ela, fica difícil construir autoridade e atrair os clientes para o seu negócio.

Se a internet se tornou o principal meio de comunicação e o melhor canal de divulgação de marcas, produtos e serviços, então, a companhia precisa investir em estratégias para atrair clientes por meio dela.

Aqui entra a produção de textos ricos, com foco no seu público-alvo, e nas principais dúvidas dele. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da produção de conteúdo e dar algumas dicas para investir nessa ação. Confira!

Importância da produção de conteúdo

Antes de explicarmos sobre a importância dessa estratégia, é necessário entender o seu conceito. De maneira abrangente, podemos dizer que a produção de conteúdo é a criação de materiais que levem informações relevantes e direcionadas.

Quando, por exemplo, uma fabricante de guarda corpo e corrimão em aço inox produz conteúdo, ela levanta informações para o leitor, investe em uma redação publicitária, e com isso permite que sua persona tenha acesso a tudo aquilo que deseja saber.

É assim que construímos a autoridade de marca hoje em dia, fazendo com que ela se torne uma referência. Naturalmente, a organização consegue aumentar sua lucratividade, afinal, ela atrai as pessoas e conquista a confiança delas.

Publicidade:

Isso porque a informação que leva para as pessoas é útil de alguma forma, capaz de solucionar sua dúvida e, algumas vezes, o seu problema. Também atualiza o consumidor sobre novos assuntos e ainda destaca os produtos e serviços como possíveis soluções.

Contudo, o foco principal desses materiais deve ser o consumidor, além disso, devem estar adaptados às exigências dos motores de busca, como o Google, para que sejam encontrados pelo usuário.

Sabendo melhor o seu conceito, podemos compreender a sua importância. Quando falamos em conteúdo, falamos de materiais que podem assumir diferentes formatos, como:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Infográficos;
  • Textos.

O foco do nosso conteúdo são os textos, mesmo assim, é importante saber que as empresas podem fazer uso de outras frentes. Então, se o usuário pesquisa, por exemplo, sobre: tanque de aço carbono preço, pode encontrar diferentes tipos.

Independentemente do modelo, o Marketing de Conteúdo serve como base para o relacionamento com os clientes e prospects. Isso surgiu porque o consumidor moderno está mais informado e exigente, justamente por estar mais conectado.

Ele pesquisa mais, procura informações e opiniões, bem como observa as avaliações de outras pessoas. Então, passa a construir um relacionamento com as marcas que mais ele se identifica.

O conteúdo de qualidade comprova a autoridade de uma empresa, melhora a experiência do cliente e desperta sua empatia.

As vantagens dessa estratégia também se explicam, por exemplo, por conta de que o próprio Google consegue perceber, por meio da produção de textos para blog, a relevância da marca, fazendo com que ela apareça entre os primeiros resultados.

Publicidade:

Quanto mais interessante for o material, mais o usuário vai permanecer na página. Outra vantagem é o aumento das conversões de usuários em leads e de leads em clientes, pois os consumidores passam a confiar mais na marca.

Consequentemente, a companhia terá mais visibilidade em seus canais, como o próprio blog, mas também site e redes sociais.

Nessas plataformas, inclusive, os usuários podem compartilhar os conteúdos e ter um contato mais próximo com a organização, o que melhora o seu engajamento. Finalmente, as vendas melhoram, o que é muito benéfico para o faturamento.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber como produzir os conteúdos. Não basta escrever um texto, postar no blog e achar que isso é suficiente. Para entender melhor, acompanhe o próximo tópico.

Dicas para produção de conteúdo

A produção de conteúdos relevantes depende de algumas práticas. Mas antes de dizer quais são, é necessário lembrar que o melhor canal para publicação das pautas é o blog.

Essa plataforma é apropriada para a postagem de materiais, independentemente do mercado de atuação, como no caso das empresas de contabilidade em SP

Então, no que diz respeito à produção em si, algumas dicas são:

Conhecer o público e a persona

A persona é um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal. Mas para criá-la, é necessário saber quem é o seu público-alvo.

Publicidade:

É importante ter esse conhecimento porque o foco dos materiais são os interesses da sua audiência, e quanto mais atender às necessidades dessas pessoas, mais sucesso a marca terá.

Para criar a persona, você precisa pesquisar e analisar dados reais de seu público-alvo, para entender quais são suas dores e necessidades e que tipo de problema eles enfrentam.

As características predominantes do público-alvo serão atribuídas à persona, como faixa etária, classe social, gênero, dentre outras informações. Com base nesses dados, é possível criar a persona, como:

Adriana, 37 anos, solteira, trabalha como manicure e procura soluções inovadoras em produtos e técnicas para aplicar com suas clientes.

Criar um calendário editorial

Para que seus conteúdos tenham sucesso, uma empresa de wiper hospitalar, por exemplo, assim como qualquer outra, define a frequência de suas publicações criando um calendário editorial.

Essa estratégia é importante para planejar melhor a execução do projeto de pautas, no que diz respeito aos prazos de produção e à própria criação.

Também é imprescindível para que nenhum assunto de interesse da sua persona fique de fora do blog, definindo, também, as melhores datas e horários de publicação na plataforma e em outros canais, como as redes sociais e e-mail marketing.

Elaborar pautas

A pauta é importante para que a empresa saiba quais assuntos vai abordar. Então, se uma empresa quer entregar conteúdo para os usuários que buscam sobre aço para construção preço, por exemplo, precisa pesquisar bastante.

É necessário ler muito sobre o assunto, visitar sites e blogs, assistir a vídeos e saber quais são as referências da área.

Feito isso, é o momento de criar a pauta que vai nortear toda a elaboração do texto. Para atuar dessa forma, ela precisa contar com informações importantes como título, descrição da persona, estágio no funil de vendas, se vai ter CTA e definir a palavra-chave.

Pesquisar temas atuais

É muito comum encontrarmos materiais que são apenas mais do mesmo, ou seja, eles não trazem nada de novo para o leitor. Uma fabricante de manta asfáltica, por exemplo, sempre traz algo diferente para se destacar.

Para chegar a esse patamar, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto e levantar novas questões. Trate o tema de forma diferenciada e destaque pontos que ainda não foram abordados.

Investir em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que ajuda a otimizar uma página para que ela apareça entre os primeiros resultados no Google, e ele deve ser aplicado ao texto também.

Para aplicar essa otimização aos seus materiais, é necessário escolher as palavras-chave adequadas, e elas devem estar presentes ao longo do texto, desde o título.

São termos usados pelo público-alvo para pesquisar algum assunto. Então, uma empresa de segurança do trabalho pode escolher a palavra-chave “ppra pcmso” para seus conteúdos.

Além disso, é necessário que o material tenha, pelo menos, 1000 palavras e que aborde o assunto de maneira aprofundada, com informações atuais e originais, por isso, evite cópias e, principalmente, plágios.

Revisar os textos

Textos escritos dependem de um cuidado exclusivo antes de serem publicados: revisão. Esse trabalho é importante para garantir que a pauta foi seguida, mas, principalmente, para garantir que esteja bem escrito.

Por exemplo, uma ADM de condominios SP, toma todo o cuidado para que as regras ortográficas sejam seguidas à risca, afinal, pega mal para a imagem da organização postar um texto cheio de erros ou fora de contexto.

Por mais que você seja bom na escrita, contar com um revisor profissional nunca é demais, principalmente para assegurar a fluidez do texto e, consequentemente, a satisfação do leitor.

Conclusão

Produzir conteúdos é essencial para melhorar a autoridade da marca e se tornar uma referência em seu segmento. E com as dicas que demos aqui, temos certeza de que seus materiais vão atender às necessidades de sua persona.

É uma forma de mostrar para as pessoas que você entende a necessidade delas, e que sua empresa está disposta a informá-las e oferecer as melhores soluções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap