Como desenvolver uma presença efetiva na internet?
14 de outubro de 2020
Hoje em dia uma presença efetiva online é fundamental para os negócios. As mudanças de comportamento, hábitos e preferências dos clientes levaram as empresas a desenvolverem estratégias de marketing digital. Assim, é possível se aproximar do público.
Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2019 apontou que cerca de 134 milhões de brasileiros acessam a internet. Esses dados equivalem a 75% da população.
Esses usuários utilizam os recursos oferecidos pela internet para desempenhar diversas atividades cotidianas, por exemplo:
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Buscar uma informação;
Pesquisar e comprar um produto;
Localizar e contratar um serviço;
Pagar contas;
Alugar um imóvel;
Encomendar comida.
Entre tanta praticidade e comodidade que o espaço online proporciona, é possível pesquisar por um serviço de locação de guindaste, por exemplo.
Essa informação é muito relevante para o cenário empresarial e o relacionamento entre o consumidor e a marca, afinal, mostra que grande parte do público se encontra no ambiente online. Então, as empresas também devem estar presentes nesse universo.
Dessa forma, a internet apresenta um grande potencial de oportunidades para os negócios. A forma mais eficaz de atuar junto do público é desenvolvendo campanhas de marketing digital e agindo no mesmo local onde essas pessoas estão.
É importante saber que as empresas de todos os diversos tipos de segmentos podem trabalhar dessa forma para melhorar seu desempenho. Até mesmo uma empresa de desentupidora consegue bons resultados dessa forma.
O que é ter presença na internet?
Presença Internet – Imagem Reprodução
Ter presença na internet é mais do que estar online e conectado a uma rede. É preciso ser visto, conseguir se destacar e ocupar um espaço nesse ambiente virtual. Hoje em dia, atuar no campo digital é fundamental para que uma empresa possa conquistar cada dia mais clientes.
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Essa é uma condição para seu negócio crescer sem precisar investir constantemente em materiais físicos ou novos funcionários para se deslocarem e divulgarem os produtos.
É importante lembrar que a presença na internet pode beneficiar estabelecimentos de muitos setores do mercado, incluindo empresas de terraplenagem em SP, por exemplo.
Por que ter presença na internet?
Se o público-alvo de um negócio se encontra online, a empresa precisa criar um plano de ação para alcançar essas pessoas. O ambiente virtual é fundamental para levar informações para esses usuários e fazer com que o conteúdo da empresa chegue até mais gente.
Isso permite que uma maior quantidade de consumidores conheça a empresa, seus produtos, serviços, além, é claro, da marca. É uma forma de se tornar conhecida e destacar o conteúdo.
Adaptar as estratégias de um negócio para adequá-lo em relação às mudanças de comportamento do público é fundamental para atender corretamente essa demanda. São características e necessidades específicas que o estabelecimento precisa estar atento.
Como ter uma presença efetiva na internet?
Como já foi explicado, estar online na internet não é o suficiente para ter uma presença efetiva e conquistar os clientes. É preciso saber como fazer isso para se destacar em meio a tantas informações distintas que o usuário tem acesso.
Conseguir essa posição de destaque entre os usuários é definitivo para o sucesso de um empreendimento. Então, vale a pena conferir algumas dicas relevantes.
Site informativo
O primeiro passo é uma etapa essencial para conquistar um espaço virtual significativo: ter o próprio endereço online. Ou seja, criar um site para a empresa. É ali que deve ser informado para os clientes dados sobre os serviços, produtos e forma de contato.
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Quanto mais informações relevantes melhor, isso inclui a história da empresa, seus valores e forma de trabalhar. Um site bem elaborado funciona como um portfólio da instituição, uma página online onde a pessoa pode encontrar serviços prestados e casos de sucesso.
Esse tipo de referência é excelente porque ajuda o usuário interessado a decidir sobre contratar um serviço ou não. Então, o material adicionado neste site é fundamental para o sucesso da empresa e seus resultados.
No momento em que for criar esse portal informativo, é importante garantir que sua navegação seja prática, fácil e acessível. Essas características são as que permitem localizar os dados que o consumidor precisa, bem como, conquistam mais ainda seu interesse.
Além disso, o desenvolvedor deve lembrar de elaborar o conteúdo a partir das técnicas de otimização SEO. Ou seja, usar palavras-chave e elaborar conteúdos relevantes. Essas palavras devem ter relação com o assunto principal.
São esses termos que permitem o site ser encontrado pelos usuários através dos mecanismos de busca, estes que varrem a web procurando correspondências entre os sites e as pesquisas das pessoas.
Quem buscar por extintor de incêndio preço deve encontrar sites com essas palavras ao longo do seu conteúdo, por exemplo.
Blog corporativo
O blog corporativo é uma ferramenta muito útil para complementar o conteúdo do site da empresa. As informações extras são um ótimo recurso para conquistar o interesse do possível consumidor e transformá-lo em um cliente ativo.
O relacionamento entre o cliente e a marca deve ser estabelecido com um vínculo de confiança a partir de transparência e honestidade. Então, o blog se torna uma forma de estreitar essa conexão da empresa com seu público.
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O processo de compra contempla várias etapas que o consumidor deve percorrer, indo desde a pesquisa do produto ou serviço até a conclusão da compra.
O blog pode fornecer informações úteis ao cliente para cada um desses momentos que agregam valor para a comunicação entre ambas as partes.
A transparência na transmissão de informações mostra para o cliente a honestidade da empresa. Além disso, aumenta a credibilidade da instituição por mostrar conhecimento real sobre o serviço e produto oferecido.
Quando uma pessoa procura por controle de acesso linear, é interessante que possa encontrar mais do que os valores do serviço oferecido. Entender como esse sistema de dados funciona, as diferentes utilidades e algumas curiosidades pode ser muito atrativo para o cliente.
Lembrando que, assim como o site da empresa, o blog também precisa ser desenvolvido a partir das técnicas SEO. É assim que os buscadores vão localizá-lo e apresentar para o usuário.
Google Meu Negócio
Muitas pessoas usam o Google para encontrar informações sobre um serviço que estejam precisando. Uma dica importante para a empresa ser localizada mais facilmente é criar um cadastro no Google Meu Negócio.
Dessa forma, o usuário pode encontrar o endereço da instituição e outros dados relevantes. É mais uma garantia de estabelecer um meio de comunicação com o público consumidor e atender suas necessidades.
Lembrando que é preciso manter essas informações atualizadas sempre que a empresa alterar qualquer cadastro. Assim pode ter certeza que os clientes vão encontrá-la.
A grande vantagem desse recurso é que os usuários também podem avaliar a empresa e visualizar outros feedbacks, principalmente, para ajudar a decidir por aquele serviço ou não. A opinião pública é valiosa para formar a reputação de um negócio.
Assim como a avaliação de imóveis ajuda a valorizar aquela construção, esses comentários feitos pelos internautas constroem a credibilidade da empresa online.
Redes sociais
Criar perfis nas redes sociais permite estabelecer uma interação mais direta e dinâmica com os usuários e conquistar novos clientes. Esse tipo de plataforma é muito prático, fácil de usar e ágil para consumir o conteúdo entre os afazeres cotidianos.
Ao mesmo tempo, é uma forma de estabelecer a presença e interatividade da empresa com eficiência. Se a pessoa vai visualizar a informação em menos tempo, é preciso usar poucos elementos para transmitir a mensagem.
Mas isso dá a liberdade de usar imagens para se expressar. Fotos de um elevador de canecas em publicações de redes sociais são atrativas para empresas do ramo, afinal, ajudam o usuário a identificar visualmente diversas formas de uso no cotidiano.
Campanhas digitais
Outra dica para estabelecer uma presença marcante na internet é criar campanhas digitais. A partir do estudo do público consumidor, seu perfil e hábitos, a empresa desenvolve um plano de ação.
Então pode trabalhar com campanhas online para levar o conteúdo até esses consumidores que estão presentes na internet. Esse planejamento permite atuar da melhor forma possível para chegar até essas pessoas.
Uma das estratégias utilizadas é o e-mail marketing. Quando um usuário acessa um site buscando serviço de raspagem de tacos e preenche um formulário de contato voluntariamente, o estabelecimento constrói uma lista de clientes interessados.
Depois disso é possível enviar mensagens direcionadas com conteúdo relevante de acordo com os interesses dessas pessoas.
Considerações finais
Uma parcela significativa das pessoas utiliza a internet diariamente para realizar diversas atividades, incluindo pesquisar produtos e serviços. Então, como os consumidores passaram a buscar essas informações online, as empresas precisaram se adaptar.
Se o público está na internet, o estabelecimento comercial precisa colocar suas informações acessíveis nesse mesmo local. Dessa forma, pode alcançar um número maior de pessoas, conquistar mais clientes e conseguir aumentar suas vendas, melhorando os resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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