Como engajar clientes com chatbot para WhatsApp

27 de fevereiro de 2023

O chatbot pode ser uma importante ferramenta, para conseguir converter clientes através de sua utilização na rede social WhatsApp.

Isso acontece porque o chatbot está inserido cada vez mais no planejamento estratégico de inúmeras marcas, uma vez que ele pode ser utilizado em qualquer setor, tanto na administração de condomínios residenciais quanto em uma loja e-commerce.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é chatbot, como ele pode ser utilizado em suas estratégias de divulgação no WhatsApp e entre muitos outros fatores.

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O que é chatbot?

O chatbot é nada menos do que uma ferramenta que possui como finalidade fornecer a capacidade de conversar com o seu cliente, de forma automatizada, em uma linguagem bem natural e por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais.

Por exemplo, quando o seu lead, ou seja, potencial consumidor, visita a sua loja de aluguel de equipamentos para terraplanagem, o chatbot pode entrar em contato com ele e o auxiliar em sua navegação e busca por produtos da marca.

Essa ferramenta pode responder por diretrizes que são pré-programadas, ou por inteligência artificial, onde é possível observar as interações mais comuns e as reproduzir.

Por exemplo, se a maioria dos usuários que visitam o seu site buscam por um determinado tipo de mangueira para fio, onde normalmente demonstram as mesmas dúvidas, é possível automatizar esse atendimento através do chatbot.

Isso acontece porque você pode salvar as respostas para as perguntas mais comuns e, assim, auxiliar o seu cliente de maneira fácil, rápida e totalmente automatizada.

Com isso, é possível obter respostas de maneira natural, já que essa ferramenta possui uma forma mais humanizada de se comunicar e responder questões em escala.

Já caso as dúvidas do internauta não se enquadrem com as interações armazenadas no chatbot, você pode sugerir o atendimento humano e, assim, os seus funcionários irão interagir apenas com os clientes que realmente precisam da sua atenção.

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Um chatbot, possui a capacidade de otimizar o atendimento ao cliente, campanhas de marketing e até mesmo a venda de produtos. Como você pode perceber, tanto a empresa quanto o consumidor ganha alguns benefícios ao utilizar essa ferramenta em seu atendimento.

Isso se dá pelo fato de que o usuário será atendido mais rapidamente e os seus colaboradores podem economizar tempo para atividades que demandam de uma maior atenção, automatizando assim atividades que são repetitivas.

Atendimento ao cliente pelo WhatsApp

A utilização do chatbot em suas interações por mensagens com os seus clientes podem proporcionar muitas vantagens, onde é possível o utilizar tanto no processo de pré-venda quanto de pós-venda, auxiliando o consumidor em todas as etapas de compra.

Por exemplo, um cliente pode entrar em contato com algumas dúvidas referente a como efetuar a instalação de uma cerca de tela e, com o chatbot, você também pode proporcionar uma melhor experiência para o seu consumidor, o atendendo da melhor maneira.

A experiência do seu cliente é um fator muito importante em qualquer negócio, já que é ela que define a sua imagem no mercado, permitindo assim que você fidelize consumidores, tenha a sua marca indicada, além de atrair melhores profissionais.

Por exemplo, um cliente pode ter uma ótima experiência em uma empresa de portaria remoto e, por esse motivo, indica para todos os seus familiares, atraindo assim novos potenciais consumidores para a mesma loja.

Dessa forma, o uso do chatbot pode ser muito vantajoso e, nesse sentido, as vendas pelo WhatsApp utilizando esses assistentes virtuais é uma ótima maneira para aumentar o faturamento da sua empresa.

Isso acontece porque o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, possui uma grande credibilidade no mercado, contando assim com um vasto número de usuários ativos todos os dias.

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De acordo com os dados do próprio WhatsApp, existem mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, atualmente, que utilizam esse aplicativo, estando disponível em mais de 180 países.

Além disso, segundo a pesquisa que foi divulgada pela Accenture, 83% dos consumidores brasileiros já trocaram pelo menos uma mensagem com algum vendedor através desse aplicativo durante a sua jornada de compra.

Com isso, é possível perceber que o WhatsApp é um dos melhores canais para você inserir um chatbot em seu atendimento aos clientes, potencializando assim o seu negócio.

Processo de vendas pelo WhatsApp

Quando se fala no processo de vendas pelo WhatsApp, embora esse seja um canal muito utilizado pela maioria da população, ainda existem muitas dúvidas relacionadas ao seu processo de negociação.

Essa é uma das dúvidas que são muito recorrentes entre as pessoas que desejam iniciar as suas vendas através da utilização do aplicativo WhatsApp. O primeiro passo para isso é saber que existem duas versões do aplicativo, sendo essas: a Messenger e a Business.

Messenger

O WhatsApp Messenger é a versão em que a maioria das pessoas está mais acostumada, uma vez que ela é destinada para o uso diário, com comunicações de todos os tipos, sendo estas tanto pessoais quanto profissionais se você quiser.

Business

Já a versão do WhatsApp Business é a mais indicada para as empresas, empreendedores e vendedores, já que, como o próprio nome já diz, sendo o termo “business” a palavra em inglês para “negócios”, ele é destinado para as interações comerciais.

Por exemplo, se você vende desde estrutura metálica residencial até utensílios de cozinha, o local mais indicado para efetuar as abordagens de seus clientes é através dessa versão em específico do aplicativo.

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Essa versão foi lançada em 2018 e possui algumas funções a mais, onde a ferramenta possibilita automatizar vários processos, além da implementação do chatbot inteligente.

Além disso, funcionários também podem prestar atendimento para um mesmo número, neste aplicativo que é muito intuitivo e fácil de usar.

Você pode começar inserindo algumas informações que podem ser muito relevantes para o seu potencial cliente, como: endereço físico, perfil em redes sociais, e-mail, site, descrição comercial e entre outros dados que julgar necessário, sendo esses não obrigatórios.

Entretanto, além da enorme quantidade de pessoas que utilizam o WhatsApp, existem também outros motivos para possuir um chatbot para o seu aplicativo, onde dentre eles, podem-se citar:

  • Reduz o tempo de atendimento;
  • Menos custos;
  • Escalabilidade;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Ajuda a gerar leads.

Essas são as principais vantagens de se ter um chatbot no seu WhatsApp, onde o seu lead, ou potencial cliente, pode ser melhor atendido e a sua empresa converter mais.

Por exemplo, através de uma conversa com o chatbot em relação ao tipo de pedra seixo rolado que a sua marca fornece, o seu lead pode passar os seus dados e, com isso, você pode entrar em contato com ele depois, aumentando as chances de fechar a venda.

Quais são as suas aplicabilidades estratégicas?

Existem alguns passos que você pode seguir para conseguir aplicar a estratégia do chatbot no WhatsApp e, assim, proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes.

WhatsApp como forma de incentivar as vendas

Durante uma conversa para obter maiores informações sobre algum produto, o próprio chatbot pode oferecer o canal de bate-papo como uma forma de efetuar a compra, incentivando assim as vendas pelo aplicativo.

Por exemplo, se o usuário está interessado em bancos de praça de cimento, o chatbot pode sugerir a compra imediata pelo próprio canal de comunicação, além de incluir brindes, descontos e entre outros elementos que incentivem a compra.

Atraia novos clientes

Através do histórico de navegação de um cliente que já visitou a sua marca em canais como o Facebook, Instagram ou o próprio site, é possível atrair novos clientes e o direcionar para uma interação mais personalizada.

Forneça informações sobre a sua marca

O WhatsApp é uma ótima forma de construir uma relação mais próxima com o seu público, onde você pode o utilizar como uma rede para fornecer criação de conteúdo e, assim, nutrir o seu lead.

Construa relações mais profundas com seus clientes

O chatbot possui a capacidade de construir relações mais profundas com os seus clientes mais fiéis também, onde você pode proporcionar dicas de oportunidades de compra, descontos e entre outros.

Valorize os planos de fidelidade

O seu chatbot pode enviar notificações quando os clientes ganham pontos de fidelidade, por exemplo, os engajando nos seus planos de fidelidade.

Envie notificações que sejam vistas

Os anúncios por e-mail podem muitas vezes se perder, entretanto, o WhatsApp é mais pessoal e é utilizado através do celular, por esse motivo, suas notificações possuem uma maior probabilidade de serem visualizadas.

Atendimento ao cliente em qualquer horário

O chatbot possui a vantagem de fornecer um atendimento de 24 horas e durante 7 dias na semana, estando sempre disponível para os seus clientes.

Libere a equipe para tarefas mais complexas

Como já mencionado, ao automatizar processos repetitivos, é possível liberar a sua equipe para trabalhar em atividades que são mais complexas, otimizando o seu tempo.

Faça a coleta de feedback

Os feedbacks são muito importantes para que você consiga efetuar possíveis melhorias em produtos ou serviços e, assim, impedir que problemas saiam do seu controle.

Funcionários ao vivo no WhatsApp

Em alguns casos, como mencionado, o atendimento pode se tornar mais complexo e precisar de um atendimento humano, com isso, você pode transferir as conversas mais difíceis para um profissional.

Como você pode perceber, o chatbot pode ser uma ótima ferramenta para efetuar um melhor atendimento no WhatsApp e, assim, melhorar a experiência do seu cliente e aumentar as suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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