Você sabe o que é marketing de produto? De fato, o processo de vendas desses objetos muitas vezes pode ser complexo e até mesmo desafiador por vários motivos. Dentre eles, podemos falar sobre o processo de lançamento de um novo produto em uma loja virtual.
Além disso, antes de um produto ser inserido no catálogo e lançado, várias pesquisas no local são realizadas para entender as necessidades dos clientes.
Em vários casos são realizados testes preliminares que são essenciais para que a venda de produtos como acessórios para toldos em SP, por exemplo, sejam vendidos com sucesso.
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Todo esse processo faz parte da estratégia de marketing do produto, por isso entender sua importância e como aplicá-la no seu negócio pode ser o primeiro passo para ter uma loja virtual de sucesso.
Então, se você quer saber como fazer marketing de produto, quais são as etapas e entender todo o processo do ciclo de vida de um produto, continue lendo este artigo!
O que é marketing de produto?
O marketing de produto é uma forma de marketing que visa apresentar um objeto ou serviço específico a um público específico. É usado principalmente para introduzir novos itens no mercado, mas pode ser usado também para vender mais os que já são vendidos.
E por isso aborda diretamente as necessidades relacionadas ao marketing externo, que envolvem comunicação, fidelização, engajamento, etc. Portanto as estratégias de marketing de produto incluem:
- Pesquisar o mercado;
- Avaliar a diferenciação competitiva do produto;
- Estabelecer metas;
- Criar uma mensagem da empresa sobre o produto;
- Divulga os produtos adequadamente para o público-alvo.
Tudo isso torna o produto popular entre o público e desperta o interesse de compra dos consumidores. Até mesmo para o mercado B2B, como a venda de produtos de segurança como câmeras, alarmes e cftv para condomínio, por exemplo.
Portanto, a missão do marketing de produto é abordar diretamente as necessidades relacionadas ao marketing externo, que envolvem comportamentos como comunicação, fidelização, engajamento, etc.
Para isso, toda empresa que quer divulgar seus produtos deve estruturar bem uma equipe focada em marketing de produto, com um planejamento de ideias, e com isso até mesmo empresas de torre de resfriamento podem se dar bem na divulgação dos produtos.
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Tudo isso visa encontrar formas funcionais e inovadoras de lançar algo novo em um evento moderno super diferente, com o principal objetivo de conquistar clientes.
Diante disso, uma das funções mais importantes que o marketing de produto deve desempenhar é a defesa da voz do consumidor dentro de uma empresa.
Com base nisso, o marketing de produto requer uma compreensão abrangente da mente e do coração do cliente, pois entendendo o que ele está pensando e qual é sua real dor, é possível encontrar soluções que realmente funcionem.
Portanto, uma empresa que vende produtos orgânicos deve pensar em todas as certificações, em estruturar bem o escritório com serviços gerais bem estabelecidos, além de diligência com a vigilância sanitária e custo de elevador para cadeirante, por exemplo.
Mas isso não é tudo para o sucesso da empresa, é preciso estruturar um marketing de produto para que os produtos sejam vendidos com sucesso e a empresa consiga se manter em lucratividade e resultados concretos para o segmento do negócio.
É por isso que sempre é divulgado que, para ter sucesso em um novo negócio ou novo produto, é preciso entender os motivadores emocionais da compra e do uso.
Mas enquanto atende a todos os requisitos de qualidade e tudo o que os clientes procuram, incluindo o conserto de maquina industrial, se for o caso, nenhum produto novo vende por conta própria, afinal os clientes precisam entender seus recursos e benefícios.
Esse é o fundamento do marketing de produto que vamos ver agora com mais detalhes. Confira!
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Como fazer marketing de produto?
Existem etapas essenciais para fazer um marketing de produto que realmente funcione e gere resultados para uma empresa, seja um escritório de advocacia ou mesmo uma empresa de serviço de impermeabilização com manta asfáltica, por exemplo.
Vamos ver agora com detalhes as fases mais importantes para você começar a estruturar o marketing de produtos do seu negócio hoje mesmo. Confira:
Definir o cliente
Primeiro de tudo é preciso definir o perfil do cliente da sua empresa, ou seja, a sua persona, que nada mais é do que um personagem fictício que realmente tem o perfil de comprador assíduo do seu negócio.
Para isso você pode, por exemplo, realizar pesquisas de mercado e usar as mídias sociais e outras plataformas online para verificar e determinar se alguém está interessado o suficiente em determinados tópicos para se tornar um cliente em potencial.
Redes como Instagram, YouTube, LinkedIn e Facebook podem ser indicadores básicos de mercados-alvo e produtos/serviços que podem interessar a um determinado grupo de consumidores.
Hoje em dia eles são os que comandam o marketing na internet. Até mesmo uma empresa de levantamento topográfico utiliza desse recurso para realizar mais vendas de serviços.
Definição de posicionamento do produto
O processo de definição de personas auxiliará no branding e, assim, na definição do posicionamento do produto a ser lançado.
A internet é fundamental para posicionar seu produto no mercado, pois por meio dela tanto empresas quanto consumidores poderão conferir o que é (ou será) a diferença de um produto em relação ao que já está no mercado.
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Definir o produto
Nesta fase é essencial utilizar estratégias de marketing na internet para facilitar a comunicação dentro da empresa. Até mesmo uma empresa de consultoria ambiental deve pensar sobre isso para melhor vender seus serviços.
Como resultado, você pode garantir que todos os funcionários saibam o que, por que e para quem o produto foi lançado e como ele impactará a empresa e os futuros clientes. Tudo isso gera uma visão clara dos valores e da missão da empresa.
Criar conteúdo relevante
Sem dúvidas o marketing digital e o marketing de conteúdo desempenham um papel muito importante para o lançamento de um produto no mercado. O marketing digital pode usar a publicidade na internet para tentar atingir determinados grupos de consumidores.
Ao produzir conteúdo relevante (por exemplo em redes sociais e por meio de sites ou blogs), as empresas também tendem a alcançar organicamente pessoas que possam se interessar por esses temas, podendo assim converter seguidores em clientes.
E quando falamos de produção de conteúdo, não estamos falando sobre o quão incrível é escrever produtos e serviços que representem com precisão o que os clientes desejam.
Ou seja, a forma ideal é produzir um conteúdo rico, com valor agregado e que converta, para isso é preciso falar sobre temas úteis que realmente atraem seu público.
Fale sobre a área de atuação e o que ela tem a oferecer aos clientes, quais são as principais novidades e outras possibilidades.
Por exemplo, se uma empresa é especializada em RH (Recursos Humanos), pode falar sobre boas práticas de gestão de pessoas. Se você é um revendedor, pode oferecer dicas de manutenção do carro ou como economizar combustível.
O próximo passo é converter esses visitantes anônimos em clientes, afinal todo conteúdo que não se converte é apenas publicado gratuitamente. Ao usar essas estratégias, as empresas podem ganhar muito dinheiro com clientes em potencial.
Preparação da equipe
A preparação de colaboradores que realmente sabem fazer o uso de estratégias como SEO e Marketing 4.0 ajuda a aumentar a curiosidade e o interesse dos clientes, o que mostra que as empresas querem se destacar sobre seus produtos no mercado.
Lançamento do produto
A fase de lançamento de produtos é sem dúvidas, a fase mais importante. É onde os clientes em potencial realmente podem ter um contato profissional e mais direto com a empresa.
E se previamente eles já foram conquistados por meio de conteúdo produzido, a estratégia de fundo de funil com divulgação dos benefícios e dores que o produto vai sanar é algo que realmente eleva os resultados.
A publicidade na internet também desempenha um papel importante aqui, assim como o investimento em outros tipos de publicidade, como mídia escrita (jornais, revistas), rádio, televisão e outdoors.
No entanto, o marketing boca a boca ainda é a melhor maneira de promover um produto, porque é mais provável que eles se interessem por aquilo se tiverem uma recomendação de alguém que conhecem.
Análise de resultados
Por fim, a internet é amplamente utilizada quando as empresas avaliam resultados após o lançamento de produtos.
Além de verificar se as expectativas dos clientes adquiridos anteriormente estão sendo atendidas, as empresas podem usar meios digitais para coletar feedback, ficar de olho na concorrência, descobrir oportunidades de atualizações/inovações de produtos e muito mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.