Como fazer sua empresa ser encontrada pelos seus clientes?

25 de março de 2021

Todo mundo sabe da importância de uma empresa ter estratégias para manter uma carteira de clientes suficientemente oxigenada, em que mesmo com quedas haja a devida reposição. Mas nem todos sabem como conseguir isso com o marketing digital.

De fato, hoje existem tantas alternativas e táticas diferentes que, em um primeiro momento, o que um empresário pode senti

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r é medo e confusão. Afinal, qual alternativa aderir, e como não errar nem acabar ficando no prejuízo?

Se a empresa faz restauração de tacos de madeira SP, por exemplo, com alcance em toda a cidade, compensa mais anunciar seus serviços em algum aplicativo, em um marketplace, nas redes sociais ou nos grandes motores de busca?

Se for preciso fazer uma escolha em termos de orçamento, a dúvida pode ser ainda maior. Mas também existem outros critérios de escolha, tais como:

  • Tempo de retorno da estratégia;
  • Elementos como segmentação;
  • Questões sobre o perfil do público-alvo;
  • Proposta central de cada plataforma;
  • Questões sobre o perfil da marca;
  • Diferença entre orgânico e pago.

Enfim, não só existem vários tipos de plataformas e propostas digitais, como para escolher a melhor delas a marca precisa ter uma maior compreensão de mercado. Isso inclui ter uma visão clara de sua missão, sua visão e seus valores.

Como também inclui ter uma visão clara sobre a concorrência e sobre o público-alvo. Por exemplo, trabalhar com reparo de portão de ferro galvanizado não é o mesmo que atuar com a fabricação desse mesmo portão.

Na verdade, a diferença entre o fabricante e a oficina que faz reparos pode ser enorme, tanto em termos de funcionários quanto de clientela, concorrência e modelo de negócio.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos básicos que são indispensáveis para compreender melhor o assunto, com dicas práticas sobre como fazer sua empresa ser encontrada pelos seus clientes através do marketing digital.

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O mais bacana é que escolhemos apenas as alternativas que podem ser ajustadas e aplicadas universalmente, por qualquer segmento ou nicho de mercado que seja.

Então, tanto na venda de produtos populares como na prestação de serviços nichados, como a atividade de portaria remota Ribeirão Preto, é possível atingir o sucesso. Para isso, basta seguir na leitura e conferir as dicas que trazemos abaixo.

O poder do marketing de conteúdo

Há muitas razões para começar as dicas de marketing digital da atualidade com o marketing de conteúdo. Talvez a principal seja a de que, no fundo, ele depende apenas do esforço da marca, podendo chegar a ser 100% gratuito para um empresário.

Ele consiste em simplesmente criar conteúdos originais e de qualidade, que agreguem algum valor à vida do público, como modo de fazer com que as pessoas se aproximem da marca, começando a gostar dela antes mesmo de se tornarem clientes.

Quando se trata de serviços mais técnicos, como piso autonivelante PU, isso pode ser ainda mais interessante, já que há muitos detalhes para tratar como modo de educar o público, ensinando quais são as vantagens da solução oferecida.

Nisso vemos outra razão bem forte: o marketing de conteúdo cumpre com as principais exigências das novas gerações. Hoje os clientes não buscam relações mecânicas com as marcas, eles querem uma solução, como algo customizado e memorável.

Por isso, uma das frentes do marketing de conteúdo é o inbound. Ao contrário do outbound, que lida com prospecção ativa e campanhas explicitamente comerciais, o inbound faz justamente o caminho de atrair o cliente, com a prospecção passiva.

Em termos práticos, os conteúdos podem ser disseminados da seguinte maneira:

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  • Blogs;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Manuais;
  • Checklists;
  • Rede social.

Desse modo, seja pela força que o marketing de conteúdo tem hoje perante o público, seja pela facilidade de que ele pode ser feito por qualquer um, ou ainda por sua natureza mista que o permite ser publicada em vários canais distintos, ele se torna central.

Portanto, essa é a primeira grande dica que damos, como modo de uma marca qualquer simplesmente começar a aparecer no radar dos clientes e conquistar seu espaço no mercado digital, batendo de frente com qualquer concorrência.

Por dentro da otimização de páginas

Depois de falar sobre marketing de conteúdo, o mais indicado é tratar da questão do SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que a Otimização de Páginas para Motores de Busca.

O que o SEO permite é fazer com que seus conteúdos tenham um bom ranqueamento nos grandes motores de busca, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, que são os mais utilizados em nosso país.

Assim, quando o cliente em potencial busca por algo como lustre sala de jantar, o seu site pode aparecer entre as primeiras posições das primeiras páginas, o que aumenta incrivelmente sua chance de ter um retorno comercial.

O modo de fazer isso é cumprindo com os algoritmos ou parâmetros que os buscadores colocam como critério de excelência. O bacana é que todos eles giram em torno do que foi dito acima sobre conteúdo: originalidade e relevância.

Ou seja, as páginas precisam trazer conteúdo original (portanto, nada de simplesmente copiar partes inteiras de outros portais), e que seja realmente relevante para o público-alvo que pesquisa aquele tipo de palavra-chave.

Na prática, porém, é preciso ir um pouco além, já que hoje as primeiras páginas dos buscadores se tornaram uma das maiores vitrines do mundo, e portanto algo bastante concorrido em praticamente todos os nichos de mercado.

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Então, é preciso seguir detalhes técnicos, como saber onde posicionar as palavras-chave (nos títulos, no primeiro parágrafo, no nome das imagens, etc.), ter um layout agradável de ler, fazer um site responsivo à tecnologia mobile, e daí em diante.

Sobre anúncios e links patrocinados

Outro modo de marcar presença nos grandes motores de busca é pagando por isso, pelos links patrocinados. Assim suas páginas começam a aparecer dentro de algumas horas, e já podem receber cotações e contatos comerciais.

Uma vantagem desse tipo de anúncio é que você pode customizar bastante a experiência. Primeiramente, em termos de investimento, de modo que se o orçamento for baixo você pode começar investindo menos, e aumentar aos poucos.

Depois, em termos de segmentação e perfil de cliente. É possível filtrar seus anúncios para que eles apareçam apenas para quem realmente importa, segundo o interesse das pessoas que fazem as buscas.

Além disso, é possível saber se a busca se trata de um lead qualificado, como quando alguém busca algo como toldo para garagem valor. A adição da palavra-chave “valor” indica que a pessoa está em momento de compra, cotando o preço do produto.

Também é possível definir a região geográfica na qual os anúncios vão aparecer, assim como os horários, e vários outros traços que tornam a propaganda muito mais assertiva do que qualquer tipo de marketing offline.

Como dominar as redes sociais?

Nas redes sociais temos o mesmo cenário: é possível crescer de maneira orgânica, criando bom conteúdo dentro do seu segmento, ou por meio de anúncios e impulsionamento dos seus posts.

O que precisa ficar claro é que, tanto nos buscadores quanto aqui, o fato de pagar para aparecer e fazer anúncio não é razão para deixar de investir na qualidade do conteúdo. Nos dois casos ele continua sendo indispensável para um crescimento sustentável.

Um ponto bacana de tratar das mídias sociais depois de falar sobre marketing de conteúdo, blogs e SEO é que o ideal é que seus conteúdos nasçam justamente nessas plataformas, e só depois migrem para as redes sociais.

Afinal, depois de escrever dez artigos sobre bomba pressurizadora, e até um e-book com infográficos sobre o assunto, você vai ter um domínio muito maior do tema, concorda? Então, fazer posts menores vai ser cada vez mais fácil.

Outra dica de ouro para crescer organicamente nas redes é fazer links diretos para o seu blog, vlog ou mesmo para o site institucional, desde que ele tenha conteúdos densos também.

Assim, as mídias sociais se tornam uma vitrine para um material muito mais profundo, que serve como reforço para um trabalho que você faça de modo mais pulverizado.

Bônus: como e por que fazer parcerias?

Por fim, é preciso lembrar que a internet é o futuro que já chegou, de modo que ninguém mais pode se dar ao luxo de ficar de fora dela. Porém, o crescimento ali pode demorar um pouco, então é preciso, e até desejável, tomar alguns atalhos legítimos.

De fato, sempre existe alguém do seu mesmo segmento, ou de um nicho transversal, que já tem uma fama consolidada. Não perca tempo em buscar parceiros assim, seja nas redes sociais (fazendo lives, por exemplo), seja na criação de conteúdo no blog.

Neste segundo caso, trata-se do guest post, que é uma troca de conteúdo apoiada na troca de links. Assim, você faz um link para o site da pessoa, e ela faz um para o seu. Além de fortalecer sua autoridade, isso favorece o SEO da sua página.

Então, se você vende móveis, mas não fabrica, pode propor algo para quem faz puxador inox, ou mesmo para a indústria moveleira que fornece a matéria-prima do que você vende.

Com isso chegamos ao fim. Seguindo essa dica e todas as demais que detalhamos acima, fica claro como é possível fazer sua empresa ser encontrada pelos seus clientes na internet, fortalecendo sua marca e melhorando suas vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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