Como fazer uma boa análise de mercado?

18 de agosto de 2022

A análise de mercado é algo essencial em todo e qualquer tipo de negócio que deseja ter sucesso dentro do seu segmento e garantir que está à frente de sua concorrência e entregando o melhor produto, serviço e experiência aos seus consumidores. 

Vivemos em um mercado repleto de empresas, todos os dias surgem novas marcas dispostas a fazer mais resultados e nada as impede de ser concorrentes diretos do seu negócio. 

Por isso, a análise de mercado se tornou muito mais do que apenas um conceito dentro do universo dos negócios, mas uma necessidade para toda empresa que entende a importância de estar por dentro de tudo o que envolve o mercado na atualidade. 

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Assim como buscamos por uma boa empresa de ppp quando precisamos de um serviço específico desse segmento, as marcas também buscam por novas maneiras de inovar e crescer dentro de seus segmentos. 

Se destacar no mercado é um baita desafio e está longe de ser algo simples de se fazer, por isso, a análise de mercado é tão importante, afinal de contas, quanto mais destaque sua marca tem, mais resultados ela atrai. 

O desejo e objetivo de qualquer empresa é justamente crescer no mercado e se tornar uma referência no seu segmento, e é impossível fazer isso sem entender bem sobre o mercado como um todo. 

E é justamente dentro deste cenário que entra a análise de mercado, que tem como objetivo principal ajudar as marcas a entenderem mais sobre o desempenho e presença de seus negócios no mercado. 

Entenda o que é uma análise de mercado 

O processo de análise se caracteriza pela ação de verificar e até mesmo comparar determinadas estratégias, ações, produtos ou serviços, assim como uma pessoa que deseja um capacho personalizado para comprar faz a sua análise minuciosa antes da decisão de compra. 

Sendo assim, entendemos que a análise de mercado nada mais é do que o processo de verificar tudo o que envolve o mercado e segmento no qual a sua empresa está inserida, e isso traz diversas vantagens para o negócio. 

Vivemos em um mundo onde não temos controle de tudo e todos e não sabemos o que pode acontecer no mercado amanhã, por isso, o processo de análise deixa o empreendedor a par sobre o dia a dia de seu mercado. 

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O que ajuda na definição de novas estratégias, na contratação de novos colaboradores, na captação de novos clientes e até mesmo no melhor relacionamento com os consumidores da sua marca. 

Seja uma fábrica de telha térmica ou até mesmo um site de vendas de roupas para crianças, a análise de mercado serve para todo e qualquer tipo de negócio que deseja entender mais sobre o que acontece em sua área de trabalho. 

Dentre diversos passos e etapas para realizar essa análise, com ela, é possível entender mais tanto sobre o seu segmento de mercado, quanto sobre os seus concorrentes e sobre a sua própria empresa. 

Com isso, torna-se ainda mais simples traçar estratégias certeiras e que garantem mais sucesso e resultados para o seu negócio, investindo em um processo acessível e simples de ser realizado. 

Conheça os tipos de análise de mercado 

A análise de mercado em si, pode parecer algo bem abrangente, por isso, foram criados dois tipos de análises para que cada empreendedor invista no tipo que mais lhe agrada e mais se encaixa com o seu negócio. E esses dois tipos são: 

Análise de gabinete 

Esse tipo de análise se limita ao ambiente interno da empresa, seja para analisar as correias em v preço que a marca vende ou até mesmo a plataforma pela qual oferece os seus serviços. 

Isso significa que essa análise é voltada para um processo de verificação interna da empresa, onde não há opinião ou influência externa, seja de fornecedores, parceiros ou até mesmo os próprios clientes. 

Essa análise é ótima para que todos da equipe estejam cientes de tudo o que está acontecendo internamente e possam dar ideias de melhorias para que a empresa cresça cada vez mais. 

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Pesquisa de mercado 

Se a análise de gabinete é voltada para o time interno da empresa, a pesquisa de mercado já foca na opinião externa daqueles que fazem a empresa existir, que nesse caso, os principais são os próprios clientes. 

Afinal de contas, ninguém melhor do que eles para falar sobre um produto ou serviço, não é mesmo? Como consumidores, não há como não falar sobre a ótima qualidade de um serviço de instalação de ar condicionado industrial, por exemplo. 

Por isso, esse tipo de análise se preocupa em ouvir a opinião dos clientes e analisar como eles se sentem perante a marca e o que pode ser mudado ou melhorado nos processos da empresa segundo a visão deles. 

Lembrando que os dois tipos de análise são essenciais para qualquer negócio, pois ambos possuem processos diferentes e que podem trazer diversos insights para a sua marca, por isso, invista mais no que achar que mais fará diferença no seu negócio. 

Saiba como realizar uma boa análise de mercado 

Agora que você sabe o que é uma análise de mercado e os diferentes tipos que existem, chegou o momento de conferir algumas dicas simples para colocar a ideia em prática e realizar uma ótima análise de mercado no seu negócio. Confira: 

Avalie seus consumidores 

Assim como os seus clientes avaliam o seu serviço de levantamento topográfico, por exemplo, você também pode e deve avaliar os seus clientes para entender mais sobre os seus comportamentos no mercado. 

Isso porque, os seus clientes nada mais são do que pessoas que, podem mudar de ideia, opinião ou visão a qualquer momento, e isso pode afetar diretamente a relação deles com a sua marca. 

Sendo assim, avalie bem os seus consumidores e os espaços onde eles estão, seja no mundo real ou digital, isso irá te ajudar a fazer uma análise minuciosa para evitar a perda de clientes. 

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Avalie seus concorrentes 

Muitas pessoas ainda veem os concorrentes como inimigos, mas essa é uma ideia ultrapassada que impede você de crescer como profissional e até mesmo a sua marca de crescer em qualidade.

Isso porque, uma empresa de manutenção corretiva em transformadores que sabe avaliar bem os seus concorrentes, sabe o que fazer de diferente no mercado para se destacar e obter maiores e melhores resultados. 

Por isso, avaliar os seus concorrentes te ajuda a entender o que está dando certo ou não para eles e também te ajuda a ter mais clareza em relação ao que fazer na sua marca. 

Lembre-se dos fornecedores 

Seus fornecedores também não podem ficar de fora desse processo, afinal de contas, toda empresa precisa de fornecedores para a produção de seus produtos ou serviços, sem eles, nenhuma marca existiria no mercado. 

Sendo assim, é importante avaliar bem os seus fornecedores, pesquisar a fundo a história da empresa, como outros clientes avaliam a marca e as diferentes propostas que eles oferecem e prometem a você. 

Com isso, é possível aumentar não apenas os resultados das suas vendas de climatizador para fábricas, mas também contar com parceiros que estão alinhados com o seu objetivo e dispostos a te ajudar a chegar mais longe. 

Estude projeções de mercado 

Por fim, mas não menos importante, estudar as projeções do mercado também são essenciais para o sucesso da sua marca, e esse processo nada mais é do que estudar as possíveis mudanças que podem ocorrer no mercado. 

Vivemos em uma geração repleta de novidades e mudanças todos os dias, e muitas vezes elas dão sinais no mercado, e quem sabe entendê-los, consegue se prevenir e se preparar para elas. 

Por isso, estude as projeções de mercado junto a sua equipe e especialistas do seu segmento para estar por dentro de tudo que pode acontecer e preparar a sua marca para possíveis mudanças. 

Principais ferramentas para análise de mercado 

As dicas apresentadas acima já fazem toda a diferença para qualquer marca que entende a importância da análise de mercado e as aplica em seu cotidiano, mas nem sempre é possível fazer isso com assertividade sem contar com ferramentas próprias para o processo. 

Sendo assim, selecionamos algumas das principais ferramentas usadas e recomendadas por especialistas para te ajudar a fazer uma análise de mercado de qualidade para a sua marca, confira: 

  • Coletores de dados;
  • Power BI;
  • Analisadores sociais;
  • Plataformas de pesquisas;
  • Ferramentas financeiras. 

Dessa maneira, a análise de mercado não será um bicho de sete cabeças para você, mas um processo simples de fazer e que trará ótimos resultados para a sua marca, independentemente do tamanho ou segmento dela. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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