Como gerar mais leads B2B para seu negócio?

25 de abril de 2022

As empresas que vendem para outras organizações podem estar interessadas em otimizar suas práticas de geração de leads B2B

Estratégias e processos eficazes de geração de leads podem ajudar sua empresa a melhorar as taxas de conversão, aumentar o engajamento e aumentar o lucro.

Para implementar táticas de geração de leads B2B bem-sucedidas, é importante primeiro entender as necessidades exclusivas de seus clientes e a variedade de estratégias que você pode incorporar nesse processo. 

Publicidade:

O que é geração de leads B2B?

A geração de leads B2B é um processo que algumas empresas usam para determinar, avaliar e se conectar com seus clientes-alvo. 

B2B é uma abreviação de business-to-business, ou seja, empresas que vendem para outras organizações em oposição a consumidores individuais, como quando uma fábrica de madeira fornece a matéria-prima para uma empresa de conserto de piso de madeira SP.

As empresas B2B que conduzem a geração de leads tentam obter ou aumentar o interesse das empresas que identificaram como seus clientes ideais. O objetivo da geração de leads B2B é vender os produtos ou serviços da empresa B2B para esses clientes em potencial.

Práticas de geração de leads B2B

Pensando em facilitar o entendimento sobre o tema, a seguir estão algumas boas práticas para conduzir a geração de leads B2B:

Use táticas de escassez

Use estratégias de escassez ou exclusividade que possam ajudar a aumentar o interesse de seus clientes em potencial em seus serviços ou produtos. 

Quando os clientes acreditam que têm apenas um certo tempo para tomar uma decisão de compra, podem se sentir mais tentados a fazer um pedido.

As táticas de exclusividade podem incluir oferecer descontos por tempo limitado de serviço de retifica de motores, por exemplo, ou publicidade quando você tiver apenas um determinado número de produtos ou horários de atendimento disponíveis.

Publicidade:

Crie conteúdo de alta qualidade

Gere conteúdo de qualidade que pode ajudar a estabelecer seus funcionários como líderes de opinião ou especialistas em seu campo. Os clientes em potencial geralmente apreciam o conteúdo que pode demonstrar como sua empresa agrega valor às suas vidas. 

Esse tipo de conteúdo pode usar uma variedade de mídias e canais, incluindo e-mails, blogs, vídeos ou postagens de mídia social.

Alguns de seus leads podem entender como sua fábrica de porta de PVC pode resolver um problema existente deles, mas precisam de mais provas de que seus serviços ou produtos podem fornecer a solução ideal.

Outros leads podem precisar de sua ajuda para entender que eles ainda têm uma necessidade ou problema com o qual sua empresa pode ajudar. Certifique-se de gerar os dois tipos de conteúdo como parte de sua estratégia de geração de leads.

Analise seus dados

Os dados que você acompanha e avalia podem variar dependendo de fatores como como você interage com seus leads, mas podem incluir:

  • Hábitos de navegação (como carrinhos online);
  • Informações demográficas (idade, sexo, raça ou localização geográfica);
  • Frequência;
  • Envolvimento (compartilhar postagens ou comentar em blogs).

A consulta de dados relacionados à geração de leads B2B pode ajudá-lo a determinar maneiras de otimizar suas práticas atuais de geração de leads. 

Realizar pesquisas

Realize pesquisas originais para demonstrar a eficácia de seus produtos ou serviços.

Fábrica de caixa de transporte para cães que apoiam suas reivindicações de produtos ou serviços com fatos ou estatísticas podem dar a seus leads provas de como seus negócios ajudaram outras pessoas (e seus pets).

Publicidade:

A realização de pesquisas pode envolver um teste ou grupo de foco de seu produto ou serviço. Sua empresa também pode realizar pesquisas fazendo perguntas específicas aos clientes atuais sobre suas experiências com seus produtos ou serviços e compilando esses dados. 

Apresente sua pesquisa para seus leads em um formato factual e envolvente, como por meio de um estudo de caso ou blog com infográficos.

Personalize as mensagens para o comprador

Personalize seu conteúdo para vários segmentos. Personalizar as mensagens que seus diferentes leads recebem pode ajudar a mostrar que você entende suas necessidades ou desafios exclusivos. 

Você pode categorizar seus leads de várias maneiras, como:

  • Onde eles estão na jornada do comprador;
  • Como eles se envolveram com sua empresa;
  • Psicografia.

A jornada do comprador se refere a diferentes estágios pelos quais um indivíduo passa ao interagir com uma empresa antes de se tornar um cliente. 

Ao personalizar seu conteúdo com base em onde seus leads estão na jornada do comprador, você pode enviar a eles conteúdo exclusivo com base em quanto interesse eles demonstraram em sua empresa.

Uma empresa de usinagem de precisão também pode enviar conteúdo diferente para seus leads com base nos tipos de interações que os clientes em potencial tiveram com sua empresa. 

Por exemplo, ela pode enviar a um lead que assinou seu boletim informativo um e-mail diferente de um lead que seguiu você nas mídias sociais.

Publicidade:

A psicografia se refere a traços de personalidade ou comportamentos previstos com base nas interações de um lead com sua empresa. 

Por exemplo, leads levantados pela assistência técnica Chiller podem inferir que alguém que acessa seu site é uma pessoa séria.

Realize testes A/B

Realize testes A/B para determinar quais tipos de conteúdo podem ser mais eficazes para gerar leads ou convertê-los em clientes. 

As equipes de vendas e marketing podem usar o teste A/B para comparar diretamente duas versões diferentes de conteúdo digital, como uma postagem de mídia social, email marketing, infográfico ou elementos de design.

Por exemplo, uma empresa de serviço de manutenção de piscinas pode criar duas postagens de mídia social diferentes com o mesmo slogan, mas com cores e ícones diferentes. 

A empresa poderia então segmentar diferentes segmentos de seu público com cada anúncio e analisar qual deles produz o maior envolvimento do público.

Solicite apenas os dados essenciais

Peça aos seus clientes apenas a quantidade de dados pessoais que você precisar. Seus clientes em potencial podem se sentir mais à vontade para fornecer seus dados pessoais se entenderem por que você está solicitando seus dados. 

Os detalhes pessoais que às vezes você pode precisar de seus clientes em potencial incluem informações demográficas, endereço de e-mail, número de telefone ou detalhes de pagamento.

Amplie sua presença online

Expanda sua presença online para que seus leads tenham mais maneiras de se envolver com sua empresa. Além de criar mais conteúdo para seu site, sua presença digital pode incluir:

  • Uma variedade de canais de mídia social;
  • Oportunidades de convidados em outros sites;
  • Respostas a perguntas de usuários sobre seu produto/serviço;
  • Entrevistas com outras empresas ou agências de notícias;

Uma presença online mais ampla também pode ajudar a demonstrar aos seus leads que sua empresa é uma fonte de autoridade em seu campo. 

Troque conteúdo por informações

Ofereça aos seus clientes conteúdo valioso para algumas de suas informações pessoais. 

Essa tática às vezes é chamada casualmente de usar iscas digitais. Considere bloquear parte do conteúdo do seu site, para que os usuários só possam acessar esse conteúdo se fornecerem informações, como nome e endereço de e-mail. 

Se você fornecer conteúdo de valor para seus usuários, eles poderão fornecer alguns de seus detalhes de contato.

Essa estratégia também pode ajudar a estabelecer uma relação de confiança com os leads, pois demonstra que sua empresa de construção e montagem de tubulações industriais pode ajudá-los a resolver seus problemas ou atender suas necessidades.

Forneça prova social

Dê aos seus leads provas sociais de seus clientes atuais. A prova social se refere a evidências de clientes reais que mostram o valor de seus serviços ou produtos. 

A prova social pode incluir avaliações online, postagens de mídia social ou feedback coletado de pesquisas com clientes. Uma parte importante de fornecer aos seus leads uma prova social eficaz e recente é incentivar seus clientes atuais a fornecer feedback. 

Se você achar difícil receber feedback regular de seus clientes, considere oferecer incentivos, como por meio de um programa de fidelidade ou descontos por tempo limitado.

Quantidade vs. qualidade de leads B2B

A filtragem é fundamental para um processo de vendas. É necessário entender no que difere a quantidade e a qualidade dos resultados certos para obter sucesso a longo prazo. 

A quantidade de leads B2B é um importante indicador uma vez que indica a escalabilidade das vendas. A escalabilidade, por sua vez, é uma fundamental para a saúde e desenvolvimento do seu negócio. 

Depois de criar um processo de desenvolvimento de vendas consistente e previsível que alimente perfeitamente seus executivos de conta com leads qualificados e compromissos definidos, você pode expandir procurando mais leads de vendas e entrando em contato com eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap